69 receitas com cominho para aprender a usar esse tempero

Escrito por                          

O cominho é um tempero utilizado principalmente em pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes. Seu consumo constante pode auxiliar na saúde cardiovascular e ajudar a melhorar a digestão.

Apesar de todos as vantagens, o condimento deve ser usado com moderação. Por possuir um sabor bem marcante, é recomendável a medida caseira de uma ponta de faca na preparação dos pratos.

Confira agora mesmo 69 receitas bem diversas para você testar em casa. Experimente!

Carne vermelha com cominho

Foto: Reprodução / Sem Medida

1. Goulash com nhoque de batata: o Goulash é um prato popular da Áustria que se originou na Hungria. O autêntico Goulash era um prato preparado pelos pastores húngaros com carne bovina, cebolas, banha de porco, pimentão, cominho, sal e água. Mas para esta receita com nhoque de batata você usará carne bovina, cebola, manteiga, alho, páprica doce e picante, extrato de tomate e ervas, como louro e alecrim. Serve até quatro pessoas.

2. Carne moída com batatas e cominho: uma receita simples, deliciosa e que serve até seis pessoas. Você utilizará um quilo de carne moída, três batatas inglesas grandes, cebola, alho, tomate, cominho em pó, manjericão e óleo. O tempo de preparo é de 45 minutos e é o prato ideal para um almoço rápido durante a semana.

3. Bisteca bovina assada com cominho: a bisteca bovina assada com cominho é uma ótima opção para o final de semana. Com um tempo de preparo de trinta minutos e rendendo três porções ou mais dependendo da quantidade de bistecas que você utilizar, pode ser acompanhada por arroz, batatas ou outro acompanhamento de sua preferência.

4. Boulettes de carne: se você gosta de almôndegas vai amar ainda mais esta receita. As boulletes possuem sabores e temperos inovadores, podem ser assadas ou fritas, com acompanhamento ou não. Para este prato, você utilizará carne moída, cebola roxa, alho, salsinha, cominho, óleo, sal e pimenta.

5. Cozido das cavernas: um prato delicioso que além de te ajudar a perder peso, também vai te deixar supersatisfeito. Depois de pronto, você pode servi-lo com bastante queijo ralado e cheiro-verde

6. Costelinha ao barbecue artesanal: nesta receita, você utilizará uma costela de porco, alho, cebola, sal, pimenta, alecrim e vinho branco. Já para o molho barbecue: soja, cominho, molho inglês, ketchup, vinagre, açúcar, mel e cerveja Brown Ale. O prato deve ser preparado em duas etapas e é importante ficar atento à temperatura do forno e aos ingredientes da marinada.

7. Cupim de forno com vinho tinto e cominho: se você gosta de cupim no churrasco vai adorar esta receita. Para prepará-la, você precisará de um quilo de cupim, uma cebola média, quatro dentes de alho, cominho, pimenta, vinho tinto seco, sal, cinco batatas médias e caldo de carne. O prato serve quatro pessoas.

8. Músculo na pressão: esta receita, apesar de simples, possui um tempo maior de preparo – principalmente porque o cozimento da carne é mais demorado. Dicas importantes: utilize a panela de pressão para o músculo e misture bem os ingredientes.

9. Chilli: uma receita típica do Texas, extremamente deliciosa e ideal para o inverno. Os ingredientes são bem simples, mas atente-se para o modo de preparo – refogue a carne moída por até cinco minutos, depois adicione cebola, pimentão, jalapeño, alho e feijão. Após acrescentar os tomates e a água, deixe cozinhar por mais ou menos três horas.

10. Risoto de cupim: este risoto de cupim é o prato ideal para um almoço de domingo com a família. Ele serve até quatro pessoas e você precisará de quatro xícaras de arroz, cupim, três cebolas médias, cenoura, cominho, pimentas cumari, água, caldo de carne, manteiga sem sal, vinho branco, queijo parmesão e tomate.

11. Linguiças com lentilhas cremosas: lentilhas e linguiças são uma ótima combinação e esta receita é a prova disso. Para prepará-la, você vai precisar de duas colheres de sopa de azeite de oliva, quatrocentas gramas de linguiça, cebola roxa, dois dentes de alho, pimenta calabresa, cominho em grãos, coentro, duzentos e cinquenta gramas de lentilha, caldo de legumes e iogurte natural.

Carne branca com cominho

Foto: Reprodução / Sem Medida

12. Curry de peixe: conhecido como caril e utilizado em larga escala em países asiáticos como Índia e Tailândia, o curry deixa o peixe ainda mais delicioso. Para a primeira etapa deste prato, você precisará de um limão seco escuro, sementes de mostarda, pimenta preta, cominho, erva-doce e semente de coentro.

13. Butter chicken: esta receita é perfeita para quem gosta de comida indiana. A mistura de ervas como cominho, coentro e louro dá ainda mais sabor ao frango. Preste atenção na hora de adicionar o iogurte ao molho.

14. Camarão com especiarias asiáticas e arroz basmati: fácil, saboroso e com um acompanhamento de sabor peculiar, este camarão com especiarias asiáticas e arroz basmati serve até duas pessoas e tem um tempo de preparo de 30 minutos. O prato possui pouca gordura e é ideal para o jantar ou até mesmo para um almoço especial.

15. Espetinhos de frango recobertos com sementes de gergelim e cominho: ideal para uma reunião com os amigos na sexta-feira à noite, estes espetinhos de frango com sementes de gergelim e cominho podem ser feitos na grelha, frigideira (sem gordura) ou até mesmo na churrasqueira. Para acompanhar, prepare uma salada de abacate, pepino e coentro.

16. Frango com cominho: se você gosta de frango e especiarias, vai se apaixonar por esta receita. Para prepará-la, separe de oito a dez pedaços de frango, três colheres de sementes de cominho, óleo fula, pimenta preta, quatro vagens de cardamomo, alho, malagueta verde (com ou sem sementes), gengibre fresco, coentro e cominho em pó, garam masala e sal.

17. Frango ao curry indiano: o curry indiano é sempre um ótimo acompanhamento para o frango e, nesta receita, que serve até seis pessoas, você poderá usar diversas especiarias como coentro, cominho, açafrão e castanha-de-caju. Para acompanhar: arroz negro.

18. Chicken masala: de origem indiana, o chicken masala é parecido com o strogonoff, mas com especiarias mais características. A base desta receita é o garam masala, que pode ser facilmente substituído por curry. Mas se você preferir pode comprar todas as especiarias que compõem o ingrediente original (semente de coentro, cardamomo, cominho, canela, cravo da índia, louro e noz-moscada).

19. Frango indiano com leite de coco: cebolas, gengibre, cúrcuma, semente de coentro e cominho são os ingredientes principais para o molho deste prato. Além disso, você deve separar tirinhas de frango, alho, pimenta vermelha, leite de coco e óleo de soja.

Sopas e saladas com cominho

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

20. Salada de grão de bico: esta salada, comumente chamada de Balila, é uma salada feita com grão de bico e tradicionalmente servida nas ruas da Palestina. A receita é simples e muito saborosa pelo uso do cominho e do limão siciliano. Você pode saboreá-la até mesmo como lanche entre as refeições.

21. Salada de batata e palmito com cominho: a combinação entre batata e palmito é simplesmente incrível e, nesta receita, você pode diversificar a escolha das ervas. Servindo de quatro a seis pessoas este prato pode ser facilmente dividido.

22. Salada de cenouras e cominho tostado: se você procura por uma salada crocante, saborosa e que ajude a eliminar os excessos do fim de semana, vai se apaixonar por esta. Separe duas cenouras raladas, um punhado de sementes de girassol, uvas-passa, palmitos diversificados, cominho em grãos, vinagre de framboesa, azeite, sal, tabasco e coentro.

23. Gaspacho: o gaspacho nada mais é do que uma sopa fria de origem espanhola. Existem muitas versões deste prato como, por exemplo, de beterraba com laranja e de pepino com iogurte, mas esta é feita com tomate. A receita é ideal para ser servida como entrada em um jantar.

24. Salada de cenoura e mel: uma salada simples e ideal para acompanhar ou substituir uma refeição mais calórica. Para prepará-la, você utilizará três cenouras, aipo, salsinha e nozes. Já para o molho, atente-se para um dente de alho, cominho, três colheres de mel, vinagre de vinho, sal e óleo vegetal.

25. Salada de tofu com cominho, abacate e tomate: saudável e rápida de ser preparada, esta salada de tofu com cominho é bem mais gostosa do que parece. Abacate, tomates fatiados e salsinha picada junto do tofu, pimenta-do-reino e cominho moído, são os ingredientes principais.

26. Sopa de cebola: mais uma opção para o inverno e para os apaixonados por cebola. Além de servir até três pessoas, esta receita custa em torno de sete reais e pode ou não conter glúten – tudo depende da sua preferência.

27. Sopa de tomate indiana: esta sopa de tomate indiana tem uma combinação deliciosa de cominho em grãos, pimenta preta, alho, gengibre, coentro, manteiga e tomate. Você pode servi-la com leite de coco ou coentro fresco picado.

28. Salada de cenoura com gengibre e gergelim: com um molho diferente, rápido e gostoso, esta salada de cenoura é perfeita para aqueles que não gostam dela ralada. Primeiro descasque as cenouras usando um descascador, depois rale o gengibre (descascado) e misture-o com azeite, shoyu gergelim e sirva.

29. Sopa temperada de lentilha vermelha com cebolas crocantes: perfeita para um dia frio esta sopa temperada de lentilha vermelha com cebolas crocantes, leva óleo vegetal, cebola, alho, cominho, lentilha coral (ou verde), louro, orégano, açafrão, tomate, caldo de legumes, salsinha, pimenta-do-reino e limão – de preferência siciliano.

Acompanhamentos com cominho

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

30. Picles de cenoura, brócolis, rabanete e pepino: a receita é simples, rápida e ideal para acompanhar um prato principal de sua preferência. Você pode utilizar os temperos que mais gosta ou se arriscar na mistura de cominho em semente, coentro, ervas secas, alho e cebola.

31. Aipim cozido e temperado com azeite e cominho: o aipim cozido por si só já é uma delícia, mas temperado com azeite, cominho, orégano e alho é ainda melhor. Primeiro, refogue o alho no azeite, mas não o deixe dourar. Depois, misture-o aos outros ingredientes, espalhe o molho sobre o aipim e sirva.

32. Arroz com legumes: ideal para um dia de preguiça ou correria, este arroz com legumes é rápido, fácil e saboroso. Para prepará-lo, você pode utilizar legumes de sua preferência como, por exemplo, ervilha e cenoura.

33. Cenoura refogada: uma receita básica e deliciosa para ser servida durante a semana. Você precisará apenas de três cenouras médias, dois dentes de alho, azeite, pimenta-do-reino, cominho, páprica doce e sal a gosto.

34. Couve-flor assada: com um tempo de preparo de quarenta minutos e servindo até quatro pessoas, esta receita de couve-flor assada é uma ótima opção para um almoço de domingo. A lista de ingredientes é extensa, mas o prato é extremamente gostoso.

35. Arroz com lentilhas e cebolas douradas: a lentilha está sempre presente no prato do brasileiro, mas imagine combiná-la com arroz e cebolas douradas? Para prepará-la, você deve cozinhar as lentilhas na água e refogá-las no azeite. O próximo passo é levar o arroz no azeite em que a cebola foi dourada e acrescentar a pimenta síria, cominho e canela. Quando o arroz estiver cozido, separe um prato e sirva com as cebolas douradas.

36. Brochettes de berinjela: para preparar esta receita, você pode utilizar uma grelha ou churrasqueir. Além disso, o sal de cominho dá um sabor excelente ao prato. s brochettes são um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas.

37. Arroz com cebola rocha e cominho: se você está procurando uma receita diferente para o dia a dia, a mistura de arroz com cebolas roxas é uma boa opção. Para este prato, você usará uma xícara de arroz agulhinha, duas colheres de sopa de óleo, cominho em grãos, duas cebolas roxas pequenas cortadas em fatias, sal a gosto e água.

Molhos e pastas com cominho

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

38. Creme azedo: se você está procurando um ótimo acompanhamento, esta receita de sour cream (creme azedo) é uma opção fácil e deliciosa para acompanhar, por exemplo, o chilli mexicano. Você também pode colocar este creme na salada misturando com algumas folhas de hortelã picadas.

39. Molho de salada especial: para esta receita, você precisará de um dente de alho, suco de limão fresco, suco de laranja fresco, uma cebola pequena, mel e sementes de cominho. Este molho serve até seis pessoas.

40. Pasta de grão de bico: esta pasta de grão de bico ou homus, tem origem árabe e é extremamente saborosa. O tempo de preparo do molho é de mais ou menos oito horas, serve em média quatro pessoas e não contém glúten.

41. Pasta de berinjela: o Baba Ghanoush ou simplesmente pasta de berinjela, é um acompanhamento também de origem árabe à base berinjela e tahine. O custo é de quatro reais e fica pronto em vinte minutos.

42. Molho barbecue caseiro: mais uma opção rápida e fácil para acompanhar o almoço de domingo é o molho barbecue, utilizado nas churrascarias americanas. Esta receita rende aproximadamente trezentos gramas e é ainda mais saborosa do que aquela encontrada nas prateleiras do supermercado. Experimente.

43. Molho Chipotle: o nome diferente assusta um pouco, mas este molho nada mais é do que uma maionese de pimenta suave. Você pode servi-lo em lanches, saladas e carnes. É importante conservá-lo na geladeira após o uso por cerca de quinze dias. Mantenha-o bem tampado.

44. Homus de feijão branco: se você não gosta de grão de bico, esta receita de homus de feijão branco é uma ótima opção. Servindo até oito pessoas este acompanhamento não contém glúten e é vegano.

45. Homus de abóbora cabotiá: seguindo a mesma forma de preparo do Homus de grão de bico, nesta receita, você usará quatrocentos gramas de abóbora cabotiá picada, tahine, limão tahiti, azeite, alho, cominho e sal a gosto.

46. Guacamole: esta iguaria mexicana feita com abacate é perfeita para um sábado à noite. Para prepará-la, você deve utilizar cominho, sal, alho, avocado (uma espécie de abacate “melhorado”), limão, tomate, cebola roxa, coentro e pimenta.

Lanches e aperitivos com cominho

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

47. Snack de grão de bico: se você procura um salgadinho saudável e gostoso, este snack de grão de bico é perfeito. O modo de preparo é supersimples e você pode fazer uma combinação de temperos de sua preferência.

48. Corn dog: a famosa salsicha no palito pode ficar ainda mais deliciosa envolvida em uma massa de milho adocicada, empanada e frita. O corn dog é tipicamente americano, mas se espalhou pelo mundo todo pela facilidade de preparo e sabor.

49. Piroshki: este pastel de forno russo é gostoso e sua massa lembra muito a massa de um empadão. Para o recheio, você deve usar repolho, cominho, frango, cenoura e cogumelo. Ele rende mais ou menos doze unidades.

50. Bolinho de carne com ovo: o famoso bolovo é servido com uma massa de coxinha tão gostosa que fica difícil comer um só. Para este prato, você vai precisar de carne moída, dois ovos, cominho em pó, pimenta branca, alho em pó, sal, farinha de trigo e de rosca para empanar, além de um ovo extra.

51. Pastel de festa pernambucano: recheado com carne moída e polvilhado com açúcar, este pastel típico do estado de Pernambuco é delicioso e pode ser feito com massa caseira ou comprada. Esta receita rende até vinte pasteis e tem um tempo de preparo de trinta minutos.

52. Empanadas argentinas: empanadas são deliciosas e com esta receita diferente e característica da cozinha argentina, ficam ainda melhor. Você pode rechear com abóbora e carne seca, berinjela ou outro sabor de sua preferência.

53. Empanada de carne: se você está afim de uma refeição rápida, estas empanadas de carne podem ser uma boa opção. Você pode prepará-las no final de semana, congelar e aquecr no forno quando precisar. Esta receita rende vinte e quatro unidades.

54. Panqueca quadrada: panqueca por si só já é uma delícia, mas recheada com requeijão e muita carne é ainda melhor. Esta receita rende apenas seis panquecas, mas caso você deseje fazer para um almoço de família em um domingo, por exemplo, aumente a quantidade de ingredientes de forma proporcional.

55. Kibe cru: chá de trigo para kibe, um quilo de patinho moído, cominho, sal, azeite, hortelã e cebola são os ingredientes principais deste prato. É importante misturar bem a carne com o cominho, o trigo e, caso deseje, pimenta síria. Lembre-se de misturar bem até que a massa fique uniforme. Você pode servir com cebolas picadas e hortelã.

56. Blinis de agrião com chantilly de cominho: as blinis são panquecas de fermento biológico e, nesta receita, você pode servi-las com chantilly de cominho. O prato rende quatro porções e seu tempo de preparo é de até uma hora e vinte minutos. Uma delícia!

57. Tacos mexicanos: amada por muitos brasileiros, a comida mexicana é, sem dúvidas, uma ótima escolha para o final de semana. Mas que tal preparar os seus próprios tacos mexicanos com chilli de feijão com carne? Se você for servir apenas os tacos, é importante calcular três unidades para cada convidado.

Pratos vegetarianos com cominho

Foto: Reprodução / Eu como sim

58. Risoto de cevadinha: este risoto de cevadinha serve até quatro pessoas e deve ser preparado em etapas. Primeiro, lave a cevadinha em água fria e deixe escorrer. Enquanto isso, derreta a manteiga e duas colheres de azeite em uma frigideira grande. Refogue junto o aipo, a cebola e também o alho por cerca de cinco minutos. Adicione os demais ingredientes, misture e cozinhe por quarenta e cinco minutos. Depois, torre as sementes de cominho e misture com o azeite. Quando o risoto estiver pronto, verifique o tempero e sirva com o queijo.

59. Assado de grão de bico e quinoa: com uma receita saborosa e nutritiva, este assado de grão de bico e quinoa é perfeito para um almoço ou jantar. O prato contém glúten e serve até seis pessoas.

60. Bolinhos de couve-flor: todo mundo sabe que couve-flor é uma delícia, mas assada ela é ainda melhor. Esta receita rende mais de quarenta bolinhos e combina perfeitamente com o final de semana.

61. Hambúrguer de lentilha: se você é apaixonado por hambúrguer, vai adorar este. Primeiro, cozinhe a lentilha e adicione alho, cebola, cheiro-verde, azeite, cominho e sal a gosto. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo integral e modele com óleo. Depois, leve os hambúrgueres em uma forma untada até o freezer por uma hora. Em seguida, frite em uma frigideira e sirva como preferir.

62. Samosa vegetariana: a samosa é um salgado indiano bem famoso e que pode ser recheado com frango, queijo ou cabrito. Esta receita rende trinta unidades e é totalmente vegetariana.

63. Hambúrguer de grão de bico: rendendo cerca de seis unidades e com um tempo de preparo de, aproximadamente, nove horas (por conta do molho), este hambúrguer é uma boa opção de lanche para a semana. Lembrando que ele pode ou não conter glúten dependendo da farinha utilizada.

64. Arroz com “bacon” vegano de tempeh: além de combinar perfeitamente com saladas, o “bacon” vegano de tempeh também fica delicioso com um pouquinho de arroz. Fique atento ao tempo de preparo desta receita e à temperatura do forno.

65. Hambúrguer de ervilha: mais uma opção saborosa de hambúrguer, mas desta vez com ervilha. O tempo de preparo é semelhante ao de grão de bico, porém a grande diferença está no molho que demora em torno de doze horas para ficar pronto.

66. Kibe assado de berinjela: se você gosta de testar novas receitas, vai amar este kibe assado de berinjela. Para prepara-lo, você vai utilizar uma berinjela grande, alho, cebola, tahine, limão tahiti, cheiro-verde, hortelã desidratada, trigo para quibe e sal e pimenta a gosto.

67. Ratatouille de forno: um dos pratos franceses mais famosos do mundo também possui uma versão assada que é deliciosa. Você vai precisar de uma cebola pequena, cinco dentes de alho, uma lata de tomate, sal, orégano, cominho, pimenta, azeite, manjericão, berinjelas e abobrinhas. Serve em média quatro pessoas.

68. Coxinha de “carne de jaca”: esta receita é uma versão vegana para a coxinha de frango e possui um tempo de preparo de uma hora. Além de render cerca de oito unidades, o prato é superbarato e contém glúten.

69. Curry de feijão mulatinho: um prato indiano, bem picante e que leva ingredientes orgânicos? Sim, isso é possível. Você vai precisar de feijão mulatinho, cominho, assa fétida, alho e gengibre.

Se você tinha alguma dúvida com relação a versatilidade do cominho, agora não tem mais. Com estas receitas variadas você poderá incrementar o seu cardápio do almoço ao jantar para convidado nenhum colocar defeito!

PARA VOCÊ