11 receitas com couve-de-bruxelas que vão te surpreender

Escrito por                          

A couve-de-bruxelas é pouco consumida aqui no Brasil, por isso, pode te surpreender com sua textura, sabor e formato. Parecida com um repolho em miniatura, ela é rica em nutrientes e pode ser preparada de maneiras bem variadas.

Por ser um item não tão comum na mesa dos brasileiros, esse ingrediente pode até te intimidar a princípio, mas não precisa ficar preocupado, pois seu preparo pode ser bem simples e versátil, já que ele pode ser cozido, assado, frito e combinado com grãos, carnes, queijos, molhos e outros itens de sua preferência.

Para que você possa preparar a couve-de-bruxelas em casa, confira dicas nas receitas abaixo:

1. Risoto de couve-de-bruxelas

Que tal aprender a preparar um risoto bem diferente? Aqui, a sugestão é trocar o arroz por trigo sarraceno, mas você pode usar o grão que preferir. Além disso, o prato combina couve-de-bruxelas com cogumelos para um gostinho incrível. Essa é uma receita simples de ser preparada, mas que conta com um sabor que pode surpreender qualquer um.

2. Gratin de couve-de-bruxelas

Nessa receita, a couve-de-bruxelas é usada para forrar o fundo de um refratário que, depois, também ganha uma cobertura feita com creme de leite, vinho, alho, sal e pimenta-do-reino mesclados com farelo de pão, queijo ralado e nozes picadas. O prato deve ficar no forno por aproximadamente 25 minutos.

3. Couve-de-bruxelas com queijo

Para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso cozinhar a couve no vapor até que ela fique macia. Enquanto isso, você deve preparar um molho branco básico, que é incrementado com gema de ovo, mussarela ralada e requeijão cremoso. Aqui, tudo é misturado e pode ser servido assim mesmo, mas, caso você queira, ainda pode levar o prato ao forno por alguns minutos com uma cobertura de queijo para obter uma casquinha crocante.

4. Couve-de-bruxelas assada

Se você está procurando uma receita extremamente prática, essa pode ser a pedida ideal. Aqui, a couve-de-bruxelas vai ao forno acompanhada apenas de vinagre balsâmico, óleo de coco, sal e pimenta-do-reino. Além disso, o tempo de espera é de apenas 25 minutos.

5. Couve-de-bruxelas com grão de bico

Nessa receita, você confere como preparar uma quantidade de couve-de-bruxelas com grão de bico para uma pessoa. Essa é uma opção de forno, que conta com um passo a passo bem simples, mas tem um gostinho que pode te deixar com água na boca.

6. Salada-de-couve de bruxelas

Foto: iStock

Essa é uma receita em que a couve-de-bruxelas é incrementada com azeite, feijão cannellini, nozes, alho, limão, queijo parmesão e noz-moscada. O último ingrediente é opcional e você pode substituir as nozes por outra oleaginosa de sua preferência.

7. Creme de couve-de-bruxelas

Foto: iStock

Um creme sempre cai bem, não é mesmo? Seja servido frio ou quente, esse prato não é nada complicado de ser feito e pode deixar seu dia muito mais gostoso. Além da couve-de-bruxelas, você vai precisar apenas de azeite, caldo de legumes e temperos.

8. Couve-de-bruxelas com linguiça

Nessa receita, a verdura é cozida enquanto a linguiça é frita com cebola. Depois que os dois ingredientes estiverem prontos, basta misturá-los na frigideira em que você preparou o embutido. Essa é uma opção simples, mas que conta com um sabor marcante.

9. Salada no liquidificador

Se você quer saborear uma salada quente, mas está com pressa, essa receita de micro-ondas pode ser uma excelente escolha. Aqui, a couve é combinada com mirtilos, vinagre balsâmico, azeite, presunto parma, queijo ralado e limão siciliano.

10. Couve-de-bruxelas com bacon

Nessa receita, a sugestão é combinar a couve com pedacinhos de bacon e servir o prato com um ovo pochê. Esse é um prato fácil de ser preparado, mas que conta com algumas dicas especiais, principalmente para o preparo do ovo.

11. Nuggets de couve-de-bruxelas

Para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso assar as couves, depois, empaná-las e levá-las ao forno por alguns minutos. Além desse petisco saudável, você ainda confere como fazer um molho de abacate para ser servido como acompanhamento.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de inovar no cardápio, a couve-de-bruxelas pode ser um ótimo ingrediente para ser acrescentado aos seus próximos preparos, mas, se você quiser, ainda pode conferir algumas receitas com a couve tradicional para testar em casa.

PARA VOCÊ