51 receitas com couve-flor que foram feitas para te surpreender

A couve-flor é um ingrediente muito versátil. Além de ser saborosa e possuir uma textura única, a hortaliça é saudável e traz muitos benefícios para o corpo, já que possui fibras, vitaminas e antioxidantes! Quer incluir essa maravilha na sua dieta? Veja estas receitas com couve-flor gostosas e bem variadas:

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas de aperitivos com couve-flor

Um petisco delicioso para acompanhar o happy hour em casa, essa receita de bolinhos de couve-flor são simples de serem feitos e combinam demais com uma maionese caseira. E para a massa ficar perfeita, você precisa usar um pouco de fermento químico em pó, ok?

Publicidade

Se você está a procura de um petisco diferente, então acabou de encontrar! Muito gostosas, essas tirinhas de couve-flor com queijo ficam crocantes e são ótimas para saborear com um molho ou maionese caseira. Capriche nos temperinhos e aproveite.

Bem no estilo comida de boteco, esse bolinho de frango e couve-flor vai deixar todos os seus convidados com água na boca. E aqui, o que dá a liga aos demais ingredientes é a farinha de amaranto ou aveia e o ovo. Invista nos temperos, hein!

Outra delícia que promete animar o seu happy hour, o bolinho de arroz de couve-flor conta com um sabor marcante do espinafre que ajuda a dar uma corzinha a mais e bem linda! Para a massinha crescer bem, utilize o fermento químico em pó.

Você não vai conseguir comer apenas um pedaço dessas barrinhas de couve-flor com queijo! Afinal, elas são feitas também com queijo parmesão, mussarela, ovos, requeijão cremoso (ou de corte) e vários temperinhos deliciosos. Clique e veja!

Publicidade

Receitas de pratos principais com couve-flor

Ideal para colocar na sua marmitinha da semana, o escondidinho low carb de couve-flor é recheado com carne moída e bastante queijo. Para o purê, tenha em mãos leite, requeijão e, claro, um buquê de couve-flor.

Não se deixe enganar pelo nome: o arroz de couve-flor com burrata, na verdade, não leva arroz. Aqui, a própria couve-flor faz o papel do grão. E o resultado é maravilhoso, viu? Faça aí na sua casa e surpreenda todo mundo!

Você não vai acreditar na praticidade desse arroz de couve-flor com brócolis e castanhas! Pronto em meia horinha, ele combina demais com uma salada de folhas ou legumes refogados. Ele fica verdinho devido ao brócolis.

Sem arroz arbóreo, esse risoto de couve-flor é feito com o legume triturado grosseiramente. Outro destaque vai para a abóbora cabotiá, que deve ser cozida e amassada até virar um purêzinho. Capriche no queijo ralado e aproveite!

Em busca de uma alternativa de almoço diferente, gostosa e fácil de ser feita? Então, invista nesse macarrão com couve-flor e espinafre! E o grande diferencial dessa delícia está na espécie de farofinha com farinha Panko que vai por cima do prato na hora de servir.

Publicidade

Quem não consome carne precisa conhecer essa parmegiana de couve-flor maravilhosa! E para obter a textura ideal, você precisa fazer o tradicional branqueamento do vegetal, que nada mais é do que cozinhar por alguns minutos na água fervente e depois passar na água gelada.

Além de ser glúten free, esse nhoque de couve-flor também é totalmente vegano, pois não leva ovos e nenhum outro ingrediente de origem animal. O mix de farinhas é completo: farinha de castanha, farinha de grão-de-bico, farelo de aveia e uma misturinha de farinha sem glúten da sua preferência.

Quem ainda acredita que comidas vegetarianas são sem graça precisa provar esse angu de couve-flor low carb. Extremamente saboroso, ele não perde em nada para a versão tradicional com carne. Capriche no açafrão em pó, pois ele combina demais com o leite de coco!

Para quem não come carne, a couve-flor à parmegiana vem como uma excelente alternativa à receita tradicional que leva peito de frango. Outro diferencial dessa receita está na farinha Panko, que deixa tudo crocante.

Receitas de acompanhamentos com couve-flor

Essa couve-flor gratinada fica irresistível, pois fica cremosa e vai bem tanto no almoço quanto no jantar. Clique e confira o passo a passo em fotos!

Crocante por fora e macia por dentro, a couve-flor à milanesa agrada vegetarianos e não vegetarianos. E o modo de preparo é bem fácil, viu? Basta cozinhar até ficar macia, escorrer bem, empanar e fritar em óleo quente. Prontinho!

Você nunca mais vai querer fazer couve-flor depois que aprender a preparar essa versão empanada fácil. E o pulo do gato dessa receita está no modo de empanar: a mistura leva ovo e um pouco de leite.

Fã de comida oriental? Então, essa couve-flor empanada ao molho teriyaki vai te conquistar! O molho pede vinagre branco, shoyu, açúcar mascavo, amido de milho, gengibre ralado, óleo de gergelim, cebolinha e molho de pimenta. Clique e confira!

Chegou em casa cansado e está morrendo de preguiça de fazer uma janta mais elaborada? A couve-flor assada com parmesão é a sua salvação. É só reunir todos os ingredientes em uma travessa e levar para assar até dar uma leve gratinada. Fica uma delícia!

Com ingredientes que você consegue achar com certa facilidade em mercados e lojas de produtos naturais, a couve-flor assada com crosta e pistaches é o tipo de prato que parece ter saído de um restaurante de alto padrão. E quem gosta de sabores picantes, pode investir na pimenta-dedo-de-moça.

Com um sabor de comida oriental bem marcante, essa couve-flor agridoce recebe um molho maravilhoso, composto por ingredientes como melado de cana, óleo de gergelim, sriracha e gengibre. Finalize com bastante gergelim e se delicie!

Cores e sabores diferentes são o grande charme dessa couve-flor indiana. Já deixe reservado um pedaço de gengibre fresquinho, um garam masala perfumado e outros ingredientes incríveis que você confere na receita completa.

Varie as suas opções do almoço e jantar com essa receita de purê de couve-flor! A cremosidade da mistura é devido ao creme de leite, então se conseguir encontrar, dê prioridade para a versão fresca, ok? Fica mais gostoso.

O nome faz jus à textura leve e fofinha desse prato. Afinal, suflê, em francês, significa “sopro”. E o mais legal é que a receita clássica pode ganhar diferentes versões, como no caso desse suflê low carb de couve-flor e espinafre.

Além da couve-flor, esse quibe também é composto por cebola, hortelã, especiarias diversas e carne moída! E você ainda pode dar uma incrementada: recheie com queijo light ou um molho branco feito com farinha de arroz. Não tem quem resista.

Com um sabor intenso e marcante, a couve-flor de forno com queijo de cabra vai arrancar suspiros de todo mundo que provar. Além do queijinho diferente, esse prato também é composto por ingredientes refinados, como presunto de parma, castanha de caju e chia.

Deliciosa, essa rosti de couve-flor surge como alternativa perfeita para quem segue uma dieta low carb. Os ovos e os queijos ralados ajudam a dar liga à mistura e conferem um sabor muito gostoso. Não tem como não amar!

Uma explosão de sabores sem igual, esse homus de lentilha com couve-flor tostada é ideal para quem ama inovar no almoço e na janta. Além dos gostinhos marcantes, essa delícia também tem um aroma incrível. E tudo isso graças às folhas de louro, páprica, tahine e limão-cravo.

A cremosidade desse purê de couve-flor gratinado low carb parece coisa de outro mundo! E essa textura aveludada é obtida com um simples ingrediente: a nata ou o creme de leite fresco. Não se esqueça de cozinhar muito bem o legume, viu?

Para os dias mais quentes, a couve-flor assada com iogurte e especiarias surge como uma ótima escolha. Já deixe anotado na sua listinha de compras: cominho, páprica (pode ser a doce, picante ou defumada) e cúrcuma. Uma delícia!

Quem gosta de um legume na mistura do arroz e feijão vai adorar essa couve-flor grelhada. Com um toque delicioso de shoyu e mel, ela é levemente agridoce. Se quiser dar uma boa incrementada, sirva com uma maionese caseira.

Uma ideia de almoço diferente, gostosa e prática de ser feita, essa couve-flor de frigideira com tomate e queijo suja pouca louça e fica pronta em menos de meia hora. Para deixar tudo bem molhadinho, você vai precisar de uma lata de tomate pelado.

Sinônimo de praticidade, a couve-flor na airfryer fica crocante e serve tanto como acompanhamento, quanto para um happy hour divertido. O mix de temperos (páprica defumada, açafrão e chimichurri) agrega um sabor incrível.

Uma receita supersimples e que todo mundo precisa ter anotadinha no caderno, a couve-flor refogada é um ótimo acompanhamento com o arroz e feijão do dia a dia. Para os temperos, um alho e uma cebola bem refogadinhos já bastam!

O sabor intenso do queijo gorgonzola é a grande estrela dessa deliciosa couve-flor gratinada! Se quiser deixar o molho branco ainda mais gostoso, rale um pouco de noz-moscada por cima na hora de finalizar.

Receitas de sopas e cremes com couve-flor

Bem no estilo comfort food, a sopa creme de couve-flor é simples de ser feita! Além da própria couve-flor, o creme de leite também é responsável por deixar a mistura com uma textura aveludada e deliciosa. Confira!

Nada de desperdício! Com essa receita de sopa de talos de brócolis e couve-flor, você consegue aproveitar todos os legumes e ainda tem como resultado um prato quentinho e saboroso. Para uma versão vegana, use creme de castanha-de-caju no lugar do creme de leite.

Ideal para servir com um vinho branco, a sopa de couve-flor com alho-poró é deliciosa. À base de feijão-branco ou fradinho cozido, ela recebe uma finalização de tirar o chapéu: alho-poró crispy crocante.

Um banquete para os olhos e paladar, a sopa de cenoura, abóbora e couve-flor fica com uma consistência intermediária: não é extremamente cremosa, mas também não é aguada. Finalize com sementes de chia e girassol e sirva com torradas.

O creme de cenoura e couve-flor combina demais com um jantar mais refinado e diferente. Democrático, ele é liberado para veganos, pois é feito com leite de coco e não leva ingredientes de origem animal. O sabor especial fica por conta do missô de grão-de-bico.

Caiu a temperatura aí na sua cidade e deu uma vontade de uma comidinha mais aconchegante? Então, confira essa receita de creme de couve-flor, brócolis e cenoura e prepare essa maravilha! Use mostarda em grãos para dar um sabor ainda mais gostoso.

Surpreenda na janta com esse creme de batata e couve-flor com cogumelos delicioso e fácil de ser feito. Vegano e gostoso, ele pode ser feito com caldo de legumes (caseiro, é claro) e o tipo de cogumelos que você preferir.

No estilo chefes de cozinha, esse creme de couve-flor com pétalas de cebola assada é para quem gosta de fazer bonito e surpreender todos os convidados. E para que prato fique com um sabor ainda mais marcante, a dica é usar um caldo de legumes caseiro.

Receitas de lanches com couve-flor

Quem está em busca de uma alimentação mais saudável e equilibrada vai se apaixonar por essa pizza low carb de couve-flor! Além do legume, a massa desse lanche também pede um ovo e queijo parmesão ralado. Já o recheio fica por conta de um tomatinho e bastante mussarela.

Quem gosta de lanchinhos mais leves vai ficar encantado por essa massa de empadinha de couve-flor. Além do legume, ela também é composta por ovo e queijo parmesão. Já o recheio fica ao seu critério: queijos, frango, carnes e por aí vai.

É simplesmente impossível comer apenas um pedaço dessa torta low carb de couve-flor e frango! As farinhas usadas são de aveia e de coco. Já os temperos incluem a salsinha, alho em pó, cúrcuma, páprica defumada e pimenta-do-reino.

Adeptos de lanches diferentes e saudáveis precisam testar essa pizza 3 queijos com massa de couve-flor. A massa é feita com queijo parmesão, ovos, temperos e, claro, couve-flor. Já o recheio é à base de parmesão, mussarela normal e mussarela de búfala.

Vai receber convidados vegetarianos e/ou celíacos em casa? Então, prepare esse hambúrguer de couve-flor low carb e deixe todo mundo contente! Aqui, a farinha de trigo sai de cena e dá lugar à farinha de amêndoas. Se quiser uma versão vegana, use linhaça para substituir o ovo.

Café da manhã e lanche da tarde vão ficar ainda mais gostosos com esse pão de couve-flor! Feito com farinha de amêndoas e ricota, ele é superlevinho e totalmente liberado para quem não pode consumir glúten. Democrático e gostoso!

Um dos salgados brasileiros mais tradicionais de todos ganha uma nova versão com essa receita deliciosa e muito mais leve de coxinha de couve-flor com frango. Na massa, o trigo é substituído por farinha de amêndoas e farinha de aveia.

Superleve e versátil, essa minipizza de couve-flor também é composta por queijo parmesão ralado, ovos e farinha de trigo. Mas, você pode substituir o trigo por outro tipo de farinha e usar o recheio que mais gostar, seja legumes, queijos ou carnes. Veja e aproveite!

Se surpreendeu com a versatilidade da couve-flor?

Então, que tal escolher as suas receitas preferidas e montar um prato repleto desse legume? Vai ficar perfeito!

Aproveite e confira também estas receitas com brócolis que incluem entradas, acompanhamentos, massas, pratos principais e lanches.