40 receitas com coxão mole tão boas que merecem virar notícia

Escrito por Vanessa Herrmann

O coxão mole é um corte bovino muito comum na mesa dos brasileiros e isso acontece porque essa é uma carne magra, gostosa e com um preço acessível, o que faz com que muita gente sempre tenha um pedacinho guardado na geladeira para preparar uma refeição caprichada.

O bom dessa carne é que ela pode ser usada de várias maneiras diferentes, como bife, em cubinhos ou moída, aumentando as possibilidades de preparo e tornando possível inovar na textura e no sabor dos seus pratos.

Para aprender algumas receitas bem gostosas e testar em casa, confira a lista abaixo:

Preparos simples de coxão mole

Foto: Reprodução / cozinha travessa

1. Kafta: para preparar essa receita em casa, você vai precisar do coxão mole moído. A carne é combinada com hortelã, cebola, alho, salsinha, pimenta, canela e sal. O resultado é um espetinho árabe supertemperadinho para a sua próxima refeição.

2. Steak tartare: essa é uma receita digna do MasterChef. O prato consiste em carne crua, que deve ser de ótima qualidade, bem temperadinha e acompanhada de ovo também cru. A sugestão é servir o steak tartare acompanhado de batatas fritas e uma salada de folhas verdes.

3. Carne de sol caseira: se você adora carne de sol, mas não encontra pronta para comprar ou simplesmente quer fazer sua versão em casa, essa receita pode ser uma boa pedida. O preparo é extremamente simples, porém, é demorado, já que a carne passa por um processo de cura que dura aproximadamente 48 horas.

4. Bife de panela: se você adora um bom bife para acompanhar suas refeições do dia a dia, mas quer evitar fritura, testar essa receita na sua cozinha pode ser uma excelente escolha, pois, além de ser uma opção mais saudável, a carne fica com um caldinho pra lá de suculento.

5. Bife acebolado: o bife acebolado combina superbem com um prato de arroz e feijão, não é mesmo? Mas nem todo mundo conhece as dicas certas para um resultado de sucesso. Se você faz parte desse grupo de pessoas, não deixe de conferir todos os detalhes para que sua próxima refeição fique irresistível.

6. Picadinho simples: essa é uma receita de picadinho bem simples e prática de ser feita, mas que combina temperos muito gostosos e fica uma delícia! Além disso, você também vai precisar de uma cerveja pilsen para ajudar a deixar o caldo melhor. Esse é um prato ideal para ser servido com arroz quentinho e farofa de mandioca.

7. Picadinho na cerveja preta: se você quer um picadinho de coxão mole que tenha um gostinho diferente e um molho grossinho e suculento, mas sem ter trabalho extra na cozinha, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, a cerveja preta entra em cena para engrossar o caldo e ainda dar um toque adocicado ao prato.

8. Picadinho ao molho ferrugem: esse picadinho ao molho ferrugem tem esse nome porque o tomate pelado também entra em cena no preparo do prato, que continua com um passo a passo bem simples. Além disso, a dica é servir sua carne acompanhada de banana frita, ovo pochê, arroz branco e uma farofinha caprichada.

9. Cozido das cavernas: que tal preparar uma receita em que pedaços de coxão mole são combinados com legumes? Essa é a sugestão desta opção, que é bem simples de ser feita, mas que rende uma refeição suculenta para o seu almoço ou jantar.

10. Goulash: o goulash é um prato húngaro que lembra muito a nossa carne de panela, a diferença está nos temperos que são usados para o preparo do caldo. Além disso, o cogumelo paris, ou champignon, como também é conhecido, entra em cena para um toque extra de sabor. Tudo isso com um passo a passo muito prático!

Preparos incrementados de coxão mole

Foto: Reprodução / cozinha legal

11. Carne com brócolis: que tal preparar uma carne com toque oriental em casa? Nessa receita, tiras de coxão mole são combinadas com brócolis e um molho à base de shoyu. O preparo é tão simples e o resultado, tão suculento, que será difícil não repetir a dose.

12. Carne de panela com mandioca: carne de panela é uma maravilha para quem busca praticidade na cozinha, não é mesmo? Se for acompanhada de mandioca, melhor ainda! O bom desta receita é que você só precisa colocar todos os ingredientes na panela de pressão e esperar o tempo de cozimento. Depois disso, é só se deliciar com o resultado final.

13. Carne com legumes: se você quer uma opção de carne cozida mais incrementada e que conte com um passo a passo simples, essa receita pode cair muito bem! Aqui, o coxão mole é combinado com cenoura e batatas. Além disso, vários temperos e vinho branco também entram em cena para deixar sua refeição mais gostosa.

14. Carne de panela com legumes: nessa receita, você aprende a fazer um coxão mole na panela de pressão que também vai ao fogo com batata, cenoura e mandioca salsa. O molho fica por conta de tomates e diversos temperos que ajudam a dar sabor ao prato.

15. Rocambole: que tal aprender a fazer um rocambole de coxão mole que é recheado com uma farofa de pão e ervas? Essa é a proposta desta receita, que conta com um passo a passo simples e uma lista de ingredientes que não é extensa, mas pode deixar qualquer um com água na boca.

16. Rosbife: já pensou em preparar o seu próprio rosbife em casa? É isso que você vai aprender seguindo as dicas dessa receita. Além disso, você também confere como fazer um delicioso molho de azeite, limão, salsinha e castanha para servir como acompanhamento.

17. Medalhão: essa é uma receita de medalhão que é acompanhado por um molho de cerveja preta, o que faz com que o resultado final seja um sabor levemente agridoce. Além disso, a carne fica tão macia, que derrete a cada mordida.

18. Bife à parmegiana: o bife à paregiana é um clássico e, convenhamos, é difícil resistir a esse prato, não é mesmo? A combinação de uma carne macia com uma casquinha crocante, queijo e molho de tomate agrada aos mais variados paladares. E se você acha que esse é um prato muito difícil de ser feito em casa, saiba que com um pouco de organização, seu tempo na cozinha não será muito longo.

19. Almôndega recheada: nessa receita, você aprende a fazer uma deliciosa almôndega recheada com queijo mussarela e que ainda leva molho de tomate. É uma opção extremamente suculenta e você pode escolher entre fritar ou assar suas porpetas!

20. Bife rolê com cerveja: essa é uma receita em que o bife de coxão mole é recheado com cenoura e bacon e leva um molho de tomate com toque de cerveja como cobertura. Essa é uma ótima pedida para quem quer sair da rotina sentindo um gostinho novo, mas sem ter muito trabalho cozinhando!

21. Bife rolê com queijo e bacon: essa é uma receita em que os bifes são recheados com queijo coalho e bacon, levemente fritos e, depois, cozidos com molho de tomate na panela de pressão. O resultado é um prato supersaboroso e com gostinho de casa de mãe!

22. Bife rolê com cenoura: essa é uma receita de bife rolê que não leva bacon. Aqui, o recheio fica por conta de uma combinação de cebola e cenoura. Além disso, o molho dá um toque completamente especial ao prato.

Sopas e ensopados com coxão mole

Foto: Reprodução / figos e funghis

23. Chilli: essa não é uma receita de chilli mexicano, mas um tipo de ensopado de carne muito comum nos Estados Unidos. A diferença para a nossa carne de panela está nos temperos usados, que fazem toda a diferença no sabor final do prato. Além disso, o coxão mole é combinado com legumes, como a cenoura e a abobrinha, e cogumelos.

24. Minestrone: minestrone é uma sopa típica da culinária italiana que leva vários ingredientes, resultando em um prato denso. Essa opção é feita com macarrão, carne, legumes de sua preferência, caldo de legumes, sal e pimenta calabresa.

25. Sopa de legumes: essa é outra opção de sopa que combina legumes, coxão mole e macarrão, porém, aqui, o tomate também entra em cena para ajudar a engrossar o caldo e deixar sua refeição ainda mais suculenta.

26. Caldo de legumes: esse é um caldo com textura bem espessa, ideal para os dias bem frios. Aqui, os legumes usados são abóbora cabotiá, cenoura e mandioquinha. Além disso, o coxão mole em tirinhas também entra em cena para que seu prato fique mais gostoso e nutritivo.

27. Ensopado de carne: essa é uma receita muito famosa na Irlanda e, olha, o prato não faz sucesso à toa, pois o resultado é realmente muito saboroso. Para testar essa receita em casa, você vai precisar de uma cerveja do tipo stout, que é usada para o ensopado de coxão mole com legumes.

28. Ensopado de carne com legumes: essa é uma receita de ensopado de carne que combina o coxão mole com mandioca, cenoura, brócolis, pimentão, alho-poró, tomate e vários temperos deliciosos. O resultado é um prato com sabor marcante e um caldinho bem grosso que pode deixar qualquer um com água na boca.

29. Ensopado básico de carne com legumes: essa é outra opção de ensopado de coxão mole bem gostosa para você testar em casa. A carne é combinada com ervilhas, cenoura, pimentão, batata e tomate. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas o sabor pode te surpreender.

30. Sopa com carne: uma sopinha é tudo de bom pra aquecer os dicas frios, não é mesmo? Ainda mais se ela for bem completa, nutritiva e saborosa, como esta! Para fazer essa receita em casa, você vai precisar de coxão mole em cubos, cenoura, cebola, repolho, vagem, abóbora, chuchu, brócolis, salsão, couve-flor e alguns temperinhos. A lista de ingredientes até pode ser extensa, mas o resultado é tão bom que vale experimentar.

Pratos variados com coxão mole

Foto: Reprodução / cozinha legal

31. Vaca atolada light: vaca atolada é uma delícia, não é mesmo? Esse é um prato que agrada os mais variados paladares e você sabia que ele não conta com um preparo difícil? A dica saudável dessa receita é deixar a costela de lado e usar uma opção mais magra, como o coxão mole.

32. Strogonoff de carne: nessa receita, você aprende a fazer um delicioso strogonoff em que a carne ganha o gostinho de vinho branco e ainda tem o acréscimo de cogumelos frescos. É uma receita que foge um pouco do comum, por isso, é uma boa pedida para quando você quer sair da rotina sem ter muito trabalho extra na cozinha.

33. Farofinha de carne: essa receita de farofa com carne é uma ótima pedida de acompanhamento para várias refeições, desde o arroz e feijão do dia a dia até mesmo aquele almoço mais caprichado de domingo. Além disso, ela é uma ótima pedida para evitar o desperdício, já que você pode usar sobras de coxão mole da última refeição.

34. Feijão caprichado: que tal aprender a preparar um feijão branco bem caprichado em casa? Aqui, o grão é combinado com coxão mole, linguiça defumada e uma boa quantidade de temperos, que fazem toda a diferença no sabor final do prato.

35. Polenta com carne: polenta é um prato que combina superbem com um molho de carne, não é mesmo? Ainda mais se o molho for bem caprichado! E é isso que você confere como fazer nessa receita: uma refeição simples, mas cheia de sabor.

36. Capeletti: essa é uma receita de capeletti que é acompanhado por um caldinho com carne e legumes. É uma ótima pedida para aqueles dias em que o estômago pede uma refeição bem quentinha e aconchegante.

37. Sanduíche de carne: nessa receita, você aprende como fazer um delicioso pão caseiro para ser recheado com manteiga de ervas e bife de coxão mole frito. Caso você não tenha tempo para fazer seu próprio pão, basta comprar um pronto e seguir as dicas para o recheio, o resultado também será muito saboroso.

38. Picada guanahaní: essa é uma receita colombiana que combina ingredientes inusitados, mas que pode surpreender seu paladar. O prato é composto por pipoca, carne de sol caseira e banana frita. O preparo deve ser iniciado um dia antes de ser servido, por causa da carne de sol, mas o resultado pode surpreender quem experimentar.

39. Arroz chaufa misto: essa é uma receita que mescla a culinária chinesa com ingredientes peruanos, o que pode ser bem interessante! Aqui, o arroz é feito com a combinação de camarão, coxão mole e frango. Além disso, uma grande variedade de temperos também entra em cena para dar mais sabor ao prato.

40. Kibe assado: o kibe assado é uma ótima pedida para vários momentos do dia, seja como refeição principal ou lanche em uma reunião entre amigos. Além disso, seu sabor é incrível, mas seu preparo é bem prático e não exige muitas habilidades na cozinha,

O coxão mole é uma carne acessível, gostosa e muito versátil, por isso, sempre vale a pena ter um pedacinho na geladeira para preparar uma refeição bem gostosa. E se você adora carnes, que tal conferir algumas receitas com alcatra para testar em casa também?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS