10 receitas com cumaru para transformar as sobremesas com a iguaria brasileira

Escrito por                          

Tipicamente brasileiro, o cumaru é considerado a baunilha da Amazônia. Rico em aromas e sabores, ele eleva o nível de qualquer receita e harmoniza muito bem com sobremesas. Confira uma seleção de receitas para degustar esse sabor e se impressionar.

Continua após o anúncio

1. Pudim de leite na lata

Bonita e refinada, esta é uma ótima opção para impressionar ao servir a sobremesa. O pudim de leite na lata ganha uma explosão de sabores com uma calda feita à base de leite e semente de cumaru.

2. Pudim de leite condensado com cumaru

A semente ralada de cumaru vai dar um toque especial à massa do pudim que fica pronta em apenas 3 minutos! Assado no forno em porções individuais, ele possui uma cobertura cremosa e docinha de caramelo de açúcar.

3. Bolinho de creme

Este bolinho de creme se assemelha muito ao sonho. A massa é recheada com um creme suave e adocicado feito de semente de cumaru. Ele pode ser finalizado na frigideira, forno ou panela elétrica.

4. Mousse de chocolate com cachaça e cumaru

Suas mousses de chocolate nunca mais serão as mesmas com esses dois ingredientes tipicamente brasileiros: cachaça e cumaru. De fácil preparo, ela deve ficar na geladeira por no mínimo 6 horas e rende 6 porções individuais.

5. Mousse três amores

Com um visual de encantar os olhos, esta sobremesa é feita de camadas com três tipos de mousse, sendo elas cumaru e chocolate branco, morango e chocolate meio amargo. Finalizada e decorada com mirtilos frescos, vale cada minuto de trabalho!

Continua após o anúncio

6. Calda de caramelo com chocolate branco

Superversátil, esta calda de caramelo pode ser combinada com rabanada, cheesecake, bolo, sorvete ou pudim. O segredo da sua doçura é a semente de baunilha da Amazônia combinada com o chocolate branco. Economizando louça, ela pode ser feita em uma única panela.

7. Bolo de mandioca com calda de jabuticaba

Com ingredientes nutritivos, a massa do bolo é feita com cumaru, mandioca crua, farinha de aveia e açúcar demerara. Para completar, sua cobertura colorida e saborosa é feita com jabuticaba e fécula de batata. Uma combinação imperdível para sair da rotina.

8. Torta de amoras com mousse de cumaru

Com 4 camadas, esta torta encanta na beleza e sabor. Ela possui como base uma massa de bolo, que é coberta por geleia de amoras, mousse de cumaru e glacê de purê de amora e chocolate branco. Coloque em prática!

9.Crème Brûlèe com cumaru

A tradicional sobremesa francesa crème brûlèe fica ainda mais gostosa com o ingrediente brasileiro. Ela é de fácil preparo e deve ser refrigerada por 6 horas. Confira como finalizar com o caramelo gratinado que encanta pela beleza e sabor.

10. Bombom de framboesa e cumaru

Delicioso, este bombom tem uma casquinha fina de manteiga de cacau e um recheio que rouba a cena. É feito com framboesa e cumaru e adocicado com chocolate branco.

Que tal conhecer melhor os sabores da Amazônia colocando em prática receitas com araçá e creme de cupuaçu?

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ