12 receitas com damasco seco para aproveitar esta frutinha

Escrito por    
Em 24.06.20

Uma frutinha para lá de especial, o damasco seco possui alta concentração de nutrientes, sendo rico em fibras e ferro. Muito saboroso e versátil, ele pode ser usado em receitas doces e salgadas. Pensando nisso, separamos uma seleção perfeita de receitas que levam esta iguaria deliciosa! Confira a lista a baixo e escolha a sua opção preferida:

Continua após o anúncio

1. Pirulito de damasco seco com chocolate

Que tal servir um doce super refinado e para lá de diferente na sua festinha com os amigos? Ideal para estas ocasiões, esse pirulito de damasco seco com chocolate é fácil de fazer e fica muito gostoso. Na hora de servir, a dica é decorar um copinho com bolinhas ou pedrinhas e espetar os palitos!

2. Geleia de damasco

Quem é fã de geleia caseira vai se encantar por esta versão. Muito fácil de fazer e simplesmente deliciosa, ela leva ingredientes bem acessíveis, anote aí: damasco seco, açúcar, suco de limão, água, suco de laranja, canela e gengibre. Sirva com pães, torradas ou outros doces e aproveite!

3. Brigadeiro de damasco

Na onda de brigadeiros gourmets, esta opção feita com damasco vai deixar todos os seus convidados de boca aberta. Aqui, o clássico docinho brasileiro ganha um preparo todo especial. Além da frutinha, ele também leva amêndoas trituradas, coco ralado, suco de limão, canela em pó, sal e melado de cana.

4. Docinho de damasco com coco

Muito simpática, essa opção é ótima para servir em festas e outras ocasiões especiais. Democrático, este docinho é 100% vegano, ou seja, livre de ingredientes de origem animal. Você só precisa bater os ingredientes em um liquidificador, transferir para uma panela e cozinhar até obter o ponto correto. Depois, é só enrolar, decorar e servir!

5. Compota de damasco com maçã

Para lá de refinado, este doce de damasco com maçã tem um toque muito especial: a baunilha de madagascar! O modo de preparo é bem facinho e você só precisa estar atento ao ponto certinho de cozimento. Uma dica bem gostosa é servir ainda quente com uma bola deliciosa de sorvete de creme.

Continua após o anúncio

6. Cheesecake de damasco

Mais uma receita vegana, esta cheesecake de damasco surpreende pelo sabor intenso e muito delicioso. Sabe o que dá consistência ao creme? Uma combinação deliciosa de castanha-de-caju crua, leite de coco, essência de baunilha, óleo de coco, suco de limão e açúcar ou melado de cana. Sirva em copinhos individuais. Fica um charme!

7. Torta de damasco

Está morrendo de vontade de comer um doce bem diferente e gostoso? Então, a dica é apostar nesta torta de damasco bem diferente e saborosa! Aqui, a massa é bem simples e básica. Já o recheio fica por conta de uma deliciosa combinação de creme de chantilly e coulis de damasco.

8. Bolo de damasco

Todo mundo gosta de um bolo preparado no capricho, não é mesmo? Melhor ainda se este docinho for diferente! Quem gosta de variar vai ficar encantando por esta versão de damasco sem açúcar e sem farinha de trigo, o que deixa docinho e dá a estruturada da massa é a própria frutinha e o coco ralado!

9. Petisco de damasco com queijo feta

Fácil, rápido e muito saboroso, esse petisco é perfeito para servir como entrada daquela ocasião toda especial. Feito com apenas quatro ingredientes – damasco, queijo feta, manjericão e mel -, ele fica pronto em menos de um minuto e é sucesso garantido entre os seus convidados.

10. Farofa de damasco

Se você é fã de farofinhas agridoces, então confira essa receita e teste hoje mesmo na sua casa! Olha só os ingredientes que você vai precisar ter em mãos: manteiga, suco de laranja, bacon, cebola, alho, damasco, uvas passas, farinha de mandioca crua, nozes picadas, cheiro-verde e sal.

Continua após o anúncio

11. Queijo brie empanado com geleia de mel e damasco

Uma explosão de sabores, este queijo brie empanado com geleia de mel e damasco promete conquistar e agradar os mais variados paladares. O modo de preparo é um pouco mais trabalhoso e delicado. Então, esteja bem atento para cada passo desta receita. O resultado final é surpreendente!

12. Risoto de damasco

Os amantes de risoto não vão resistir a esta receita superespecial e diferente feita com damasco! Para dar aquele sabor a mais e uma cremosidade incrível, a dica é usar duas colheres de sopa de manteiga e 3/4 de xícara de chá de queijo parmesão ralado. Sirva com uma taça de vinho branco e se delicie!

Como você pode ver, o damasco é um ingrediente versátil que pode ser usado em várias receitas gostosas. Para mais opções com frutinhas desidratadas, não deixe de conferir estas receitas com uva passa!

PARA VOCÊ