30 receitas com erva-doce para pratos refrescantes e saborosos

Escrito por                                                              

Muito popular entre os brasileiros, a erva-doce é uma plantinha utilizada para o preparo de chás que aliviam a azia e a dor de barriga. No entanto, apostar em receitas com erva-doce pode ser uma ótima ideia para trazer um toque especial a bolos, biscoitos e, até mesmo, salgados.

Confira abaixo receitas com erva-doce – desde as mais tradicionais, como o bolo de fubá, até saladas e carnes que levam a planta – e descubra novas formas refrescantes e saborosas de preparar seus pratos!

Bolos e biscoitos com erva-doce

1. Bolo de fubá com erva-doce: quem prefere optar pela simplicidade vai adorar esta receita! O bolo de fubá fica incrivelmente fofinho e, para complementar o aroma e o sabor, a erva-doce é adicionada na massa. Com esse simples toque é possível dar uma nova cara ao seu bolo de fubá!

2. Bolo de fubá, goiabada e erva-doce: o tradicional sabor do bolo de fubá com goiabada ganha um toque especial com a adição da erva-doce na massa! Assim, o doce fica mais refrescante e saudável, além de deixar tudo com uma aparência apetitosa e diferente.

3. Bolo de milho com erva-doce: tradicional das festas juninas, o bolo de milho pode ficar ainda melhor: adicionando erva-doce à massa é possível suavizar o sabor forte do milho de latinha com o aroma irresistível da planta. O resultado é um bolo saboroso, fofinho e prático de preparar!

4. Bolo simples com erva-doce: perfeito para acompanhar um chá ou um café, este bolo simples é muito versátil. Com azeite, erva-doce e raspas de limão, o sabor fica tão bom que deixa um gostinho de quero mais a cada pedaço!

5. Bolo de gergelim, erva-doce e coentro: traga um sabor diferente e delicioso ao seu bolo com toques que fazem toda a diferença! Esta receita de bolo três sementes leva gergelim, erva-doce, coentro e raspas de limão e laranja, que deixam tudo com um aroma irresistível. A dica é cobrir o bolo com uma calda de limão e açúcar, para mais sabor e cremosidade.

6. Broa de fubá com erva-doce: muito tradicional da casa da vovó ou das padarias da infância, a broa de fubá é o acompanhamento perfeito para um café da tarde ou um chá quente. Com esta receita é possível viajar no tempo apenas com o sabor!

7. Biscoito de fubá e erva-doce: com apenas seis ingredientes é possível preparar um delicioso biscoitinho que, além de ser sem glúten, ainda é muito saudável e saboroso! Com fubá, erva-doce e manteiga, as bolachinhas ficam macias e derretem na boca!

8. Biscoito de milho e erva-doce: estes biscoitinhos amarelos são tão saborosos que é difícil resistir! Com apenas cinco ingredientes – fubá, açúcar, manteiga, farinha de trigo e, é claro, a erva-doce – é possível preparar esses petiscos que combinam com um café em qualquer hora do dia.

9. Biscoito amanteigado de erva-doce e limão: traga uma dose extra de refrescância aos seus biscoitinhos com esta receita que combina a leveza da erva-doce com a acidez do limão. Além do sabor irresistível, que só a manteiga pode trazer, o biscoitinho amanteigado fica crocante e com uma crosta de açúcar que derrete na boca.

10. Bolacha de erva-doce sem glúten: quem é intolerante ou prefere evitar o consumo do glúten também pode se deliciar com deliciosas bolachinhas de erva-doce! Com apenas cinco ingredientes, a receita é prática e resulta em bolachinhas crocantes, saborosas e saudáveis.

11. Cookie de fubá e erva-doce: com fubá, pinoli e a erva-doce, estes cookies são muito saudáveis e ficam extremamente saborosos! Crocante por fora e macio por dentro, o doce ainda é perfeito para lanchinhos mais saudáveis e nutritivos.

12. Tabletón com erva-doce: tradicional da Argentina, o tabletón é uma sobremesa que leva doce de leite, cacau em pó, vinho branco, raspas de laranja e, também, um pouco de erva-doce. Viaje ao exterior sem sair da sua cozinha com esta sobremesa típica e deliciosa!

Petiscos e acompanhamentos com erva-doce

13. Erva-doce assada: aproveite o melhor que a erva-doce tem para oferecer com esta receita que utiliza a planta como ingrediente principal! O petisco fica delicioso e une leveza, crocância e muita praticidade.

14. Erva-doce em conserva: uma forma diferente e criativa de preparar conserva é inovando nos ingredientes – por isso, vale a pena experimentar esta receita, que utiliza folhas de erva-doce para o preparo! Assim, o sabor do prato fica leve e refrescante, realçando os temperos que forem adicionados.

15. Erva-doce com alho-poró: para uma refeição leve e refrescante, a dica é refogar as folhas de erva-doce com alho-poró e temperar com azeite, açúcar e vinagre de vinho branco. Finalize o prato com cheiro-verde e saboreie esse refogadinho que vai conquistar o seu paladar!

16. Salada de erva-doce e limão: em dias quentes, não há nada melhor do que uma refeição leve e refrescante para aliviar o calor. Esta receita ensina a preparar uma deliciosa salada de erva-doce com cebola roxa e limão em conserva. Não deixe de provar!

17. Salada de cogumelos e erva-doce: uma ótima dica para quem quer servir uma entrada em um jantar refinado é preparar esta salada de cogumelos. Ela é a prova de que é possível unir refrescância e elegância em um prato que é muito prático de preparar. A erva-doce dá um toque especial ao sabor!

18. Salada de erva-doce, maça-verde e avelã: use a criatividade nesta receita que mistura frutas, sementes e ervas! Nesse mix de sabores e texturas, é possível unir frescor, crocância e maciez. Seu conceito de salada ganhará um outro sentido!

19. Salada de maçã, erva-doce e parmesão: esta receita une sabores e texturas inusitados em um único prato, formando uma salada deliciosa que vai surpreender a todos! Além da combinação, na receita você aprende a fazer um molho refrescante que vai deixar tudo mais incrível!

20. Molho de tomate com erva-doce: nada melhor do que preparar o próprio molho de tomate em casa, não é mesmo? Assim é possível deixar seu molho com o aroma e o sabor ideais para o seu paladar! Adicione um pouco de erva-doce, manjericão, mel, alho e cebola para incrementar e deixar o molho de todo dia ainda melhor!

21. Caldo de legumes com erva-doce: para uma dieta mais saudável e natural, vale a pena preparar o caldo de legumes em casa – além de reduzir o sódio e aromas artificiais da dieta, o caldo caseiro pode ser feito com os ingredientes de sua escolha! A dica desta receita é preparar um sachê com as ervas aromatizantes – louro, salsinha e erva-doce – para dar sabor e facilitar na hora de coar.

Pratos salgados com erva-doce

22. Salmão com molho de limão e erva-doce: una leveza com refrescância nesta receita de dar água na boca! No prato, a erva-doce é servida em fatias, como acompanhamento, refogada junto com o filé de salmão. Dessa forma, o sabor fresco da planta também ajuda a deixar o peixe mais saboroso!

23. Fettuccine com molho de linguiça e erva-doce: esta receita é muito fácil de preparar e é tão saborosa que vai te impressionar! A dica é assar a linguiça com a erva-doce e tomates. Depois, é só regar com o molho e voltar ao forno. Quando estiver pronto, basta misturar com o macarrão cozido e servir!

24. Salmão com aspargos e erva-doce: para uma refeição completa, a dica desta receita é preparar o salmão e servi-lo com acompanhamentos – como aspargos, erva-doce e batata inglesa. Assim, o sabor do peixe fica ainda mais incrementado!

25. Posta de salmão com erva-doce e castanhas: adicione uma dose extra de crocância e sabor à posta de salmão com esta receita que ensina a preparar uma deliciosa crosta de erva-doce com castanhas. Depois, é só servir acompanhado de purê de batatas e aspargos, ou o acompanhamento de sua preferência.

26. Peixe com laranja e erva-doce: aprenda a preparar um delicioso filé de peixe feito com rodelas de laranja e bulbo de erva-doce, tudo embrulhado em um papilote para dar mais suculência e sabor! Um prato fino, prático e saboroso para ser servido em jantares mais elaborados.

27. Truta com erva-doce e batata: impressione seus convidados em um jantar com este prato que une o sabor refrescante da erva-doce com o peixe e a cremosidade do molho beurre-blanc – que é feito com manteiga e vinho e vai dar um toque superespecial ao preparo!

28. Ceviche com erva-doce: típico do Peru, o ceviche é um prato refrescante e leve, feito com peixe curtido no limão. Para deixar o preparo ainda mais saboroso, a dica dessa receita é adicionar um pouco de erva-doce à mistura!

29. Barriga de porco assada com erva-doce: nesta receita, a erva-doce é utilizada como apoio para a barriga de forno – basta fatiá-la junto com outros legumes, espalhar na forma e colocar a carne por cima. Assim, é possível trazer maciez e suculência ao prato!

30. Frango com batata-doce e erva-doce: para uma refeição mais saudável, opte por este preparo que une os alimentos mais famosos entre quem pratica exercícios: o frango e a batata-doce. Para trazer um sabor diferente, a erva-doce entra em cena na mistura!

Quem adora temperos diferentes precisa experimentar estas receitas com canela. Ou, se preferir manter o sabor refrescante da erva-doce, tente inovar com estes preparos com maçã!

PARA VOCÊ