21 receitas com escarola para pratos mais saudáveis e maravilhosos

Escrito por                          

Você sabia que a escarola é um tipo de chicória? Muita gente conhece esse ingrediente por ser usado no recheio dos mais variados pratos, e claro, saladas, mas muitas vezes essa é uma informação que passa batida. Agora que você já sabe essa curiosidade, que tal conhecer um pouco dos benefícios desse alimento?

Essa é uma verdura que ajuda na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e ainda contribui para a proteção dos ossos e do sistema imunológico. Por isso, ao consumi-la, além de acrescentar um delicioso sabor à sua mesa, você ainda está ingerindo uma grande quantidade de nutrientes.

Para que você conheça algumas das opções de refeições que podem ser feitas com o uso da escarola preparamos uma lista que conta com as melhores receitas. Confira abaixo:

Massas com escarola

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

1. Canelone de ricota e escarola: a vantagem dessa receita é que você pode comprar a massa do canelone pronta, assim, evitando o trabalho de preparar esse item. O recheio além de ricota, também leva um toque de amêndoas para incrementar o sabor.

2. Panqueca integral de escarola: e que tal preparar uma panqueca com massa integral e usar ricota, escarola, alho-poró e tomate para o recheio? Sua refeição além de saborosa, será cheia de nutrientes, pode apostar.

3. Macarrão com bacon e escarola: o macarrão é um alimento que salva naqueles dias que estamos com pressa para cozinhar, mas queremos uma comidinha bem gostosa, não é mesmo? Essa é uma receita que se encaixa nesse padrão, mas sem deixar o sabor de lado.

4. Nhoque de escarola e parmesão: e que tal preparar um nhoque que a massa é feita com ricota, escarola e parmesão? O sabor da sua refeição será muito diferente do tradicional. Além disso, você pode preparar seu molho favorito para incrementar o prato.

5. Capellini de escarola e queijo: a dica para essa receita é usar uma massa de boa qualidade, pois isso faz diferença no resultado final. O molho fica bem cremoso e tem um sabor marcante de alho, já a verdura fica com um gosto suave.

6. Conchiglioni de ricota e escarola: o conchiglione é aquela massa em formato de concha, sabe? A ricota e a escarola são usadas como recheio, e de quebra, o prato ainda leva um molho branco para incrementar o sabor.

Pratos diversos com escarola

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

7. Risoto integral de escarola: se você adora risoto, mas busca por uma versão mais saudável do prato, essa pode ser uma boa opção. A dica aqui é substituir o arroz arbóreo pelo integral longo, mesmo assim, o resultado é delicioso.

8. Sopa de escarola e arroz: sopas são uma ótima opção para aqueles dias que precisamos de uma comida quentinha e reconfortante, não é mesmo? Usando o arroz no preparo do prato sua refeição ficará mais completa e nutritiva, além disso, a verdura faz toda a diferença no sabor.

9. Omelete com escarola: e que tal inovar no preparo daquele simples omelete? A dica dessa receita é acrescentar além de escarola aos ovos, cogumelos, queijo branco, manjericão e outros temperos. Sair da rotina nunca foi tão fácil!

10. Batata assada com creme de escarola: a batata é um legume muito versátil, por isso, rende variados pratos saborosos. Nesse caso, a dica é preparar um molho bem simples com a verdura e usar como recheio do prato.

11. Escarola assada com ovos: quer dar uma cara nova para o seu legume refogado? A dica dessa receita é cobrir a escarola com ovos e ainda acrescentar shiitake. Essa é uma ótima opção para uma refeição leve, mas cheia de sabor e com um preparo bem prático e fácil.

12. Suflê de queijos e escarola: o suflê é um prato que tem uma textura bem leve e delicada, mas seu sabor pode ser intenso. Nessa receita o recheio é feito com escarola, creme de ricota e queijo cottage. Além desses ingredientes você só vai precisar de temperos e claras de ovos para preparar sua refeição.

13. Batatas com pasta de ricota e escarola: essa é outra receita em que as batatas são assadas e incrementadas com outros ingredientes. O creme de ricota é bem simples de ser feio e a escarola dá o toque de sabor para deixar seu prato bem gostoso.

Tortas e salgados recheados com escarola

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

14. Torta de escarola com ricota: a combinação de ricota com a verdura fica muito gostosa, mas para incrementar o sabor do seu salgado você ainda vai precisar acrescentar cebolas caramelizadas. O toque doce faz toda a diferença e com certeza vai ser difícil comer apenas um pedaço.

15. Torta de escarola: já para quem busca uma torta com um recheio mais simples, essa pode ser uma boa opção. Para melhorar ainda mais o sabor do prato a dica é acrescentar castanha, azeitona e uva passa ao recheio.

16. Esfiha de escarola e bacon: e que tal preparar esfihas caseiras para o seu próximo lanche? Você não terá muito trabalho e ainda pode saborear um delicioso lanche caseiro recheado com a verdura e bacon!

17. Calzone de escarola e cogumelo: o calzone tem uma massa parecida com a de pizza, mas ela é fechada. O champignon e o pimentão vermelho foram escolhidos para incrementar o sabor do recheio junto com a verdura.

Saladas com escarola

Foto: Reprodução / Sem medida

Foto: Reprodução / Sem medida

18. Salada morna de escarola: essa é uma salada morna por misturar ingredientes quentes e frios, daí a temperatura fica no meio termo. Além da escarola, você vai precisar de pimentão vermelho, lentilha e temperos para preparar o prato.

19. Salada de escarola e repolho: uma salada com um preparo bem simples pode ter um sabor surpreendente, sabia? Essa daqui, por exemplo, além de ser feita com escarola e repolho também leva mussarela e laranja, que dá um toque cítrico aos outros ingredientes.

20. Salada de escarola e maçã: e que tal preparar uma salada bem leve? A dica dessa receita é combinar a escarola com maçã, queijo de cabra, avelãs e temperos. O resultado é um sabor incrível, pode apostar!

21. Salada de escarola e erva-doce: na descrição da receita a erva-doce é chamada de funcho, mas o ingrediente é o mesmo. Além dessa combinação, você também vai precisar de maçã verde e queijo coalho para completar o prato.

Uma refeição nutritiva também pode ser muito gostosa, não é mesmo? Incluindo a escarola ao seu prato você ainda agrega uma boa quantidade de sabor para sua refeição. Por isso, não deixe de experimentar pelo menos uma das receitas da lista. Depois disso, lembre de nos contar o resultado.

PARA VOCÊ