23 receitas com fava de baunilha para incrementar os doces do dia a dia

A fava de baunilha pode ser utilizada no preparo de vários tipos de doce. Bolos, merengues, sorvetes e geleias ficam ainda mais gostosos com o uso das raspas para incrementá-los. Há também opções de extratos e cremes com a especiaria. Confira uma seleção de receitas com esse ingrediente para dar mais sabor às suas receitas:

Publicidade

Receitas básicas com fava de baunilha

1. Creme de confeiteiro com fava de baunilha: aqui, a fava deve ser cortada no sentido do comprimento. A receita ainda leva leite, açúcar, farinha de trigo e gemas. Uma dica é reaproveitar a fava colocando-a em um pote com açúcar após o preparo.

2. Calda de fava de baunilha: nessa receita, as bolinhas da fava são combinadas em uma panela com açúcar e água. A essência de baunilha é adicionada depois do cozimento e a calda pode ser utilizada sobre bolos, pudins, doces e tortas.

3. Extrato de fava de baunilha: para esse preparo é preciso cortar as favas ao meio e raspá-las com uma faca. As sementes e a fava são colocadas em um pote com vodka esterilizado. O recipiente deve ser guardado em local fresco longe do sol e a mistura só pode ser usada após esperar no mínimo dois meses.

4. Creme de fava de baunilha: esse creme é composto a partir da mistura da fava raspada com leite, gemas de ovo, açúcar e creme de leite fresco. O preparo deve ficar na geladeira por pelo menos quatro horas antes de servir. É uma boa pedida para incrementar seus doces!

Publicidade

5. Pera cozida com vinho e fava de baunilha: as sementes da baunilha são combinadas com vinho, açúcar, canela, raspas de laranja e tomilho. O cozimento das peras é feito nessa mistura, que depois é combinada com manteiga e vira uma calda para servir com a fruta.

6. Geleia de morango com fava de baunilha: essa geleia é feita em uma panela com morangos, sucos de laranja lima e limão siciliano, suas cascas, semente de fava de baunilha, gengibre e açúcar. O cozimento dura de 15 até 20 minutos. O preparo tem validade de 2 meses.

7. Geleia de melancia com baunilha: as sementinhas da fava de baunilha são raspadas nessa receita e combinadas em uma panela com suco de limão, fatias de maçã, açúcar demerara e suco de melancia. O cozimento leva entre 20 e 30 minutos e os pedaços de maçã devem ser retirados antes de consumir.

Publicidade

8. Brigadeiro de baunilha: esse doce é feito em uma panela com as raspas de fava de baunilha, leite condensado, manteiga sem sal, glucose de milho, chocolate branco e sal. O rum é adicionado quando o brigadeiro já estiver fora do fogo e o doce é decorado com confeitos.

9. Arroz doce com fava de baunilha: nessa receita o arroz é cozido em água. Depois de pronto e soltinho, deve-se adicionar as raspas de fava de baunilha, o creme de leite e o leite condensado. O doce deve ser servido ainda quente.

10. Pudim de leite com fava de baunilha: para preparar esse pudim é preciso levar o leite ao forno com a fava de baunilha aberta ao meio. Depois que esfriar, a fava deve ser retirada e acrescenta-se leite condensado e ovo. A mistura é batida com o mixer e levada para assar em formas caramelizadas.

11. Bolo branco com baunilha: esse bolo é composto por uma combinação de sementes de baunilha, açúcar refinado, ovos, manteiga, farinha de trigo, leite, farinha de amêndoas, sal e fermento. O tempo de forno é de mais ou menos uma hora.

12. Sorvete de creme com fava de baunilha: aqui, o sorvete de creme é feito com apenas quatro ingredientes: raspas de fava de baunilha, açúcar, gemas e leite. O preparo ocorre em uma panela e depois deve ir para a máquina de sorvete.

Receitas elaboradas com fava de baunilha

13. Mil folhas de banana e baunilha: a fava de baunilha é usada para compor o creme dessa receita. O preparo também leva leite, açúcar refinado, gema, amido de milho e ovo. A banana é caramelizada com água e açúcar. A massa folhada pronta é utilizada para a base do doce.

14. Crème brûlée com baunilha: para preparar esse crème brûlée é preciso misturar creme de leite fresco com açúcar cristal, gemas e fava de baunilha. O doce é assado em banho-maria e levado para gelar. Ao servir, deve-se fazer uma camada de açúcar cristal que dá o charme tradicional da sobremesa francesa.

15. Crème légère com fava de baunilha: esse doce é feito com as sementes de fava de baunilha, creme de confeiteiro e creme de leite fresco. A duração do creme é de três dias e a sugestão é guardar a fava para preparar açúcar baunilhado.

16. Brigadeiro brulêé com baunilha: os ingredientes utilizados pra compor essa versão de brigadeiro são chocolate branco, fava de baunilha, creme de leite fresco, gemas, leite condensado e manteiga sem sal. O preparo é feito em uma panela e as bolinhas do doce devem ser passadas no açúcar cristal.

Publicidade

17. Merengue de morango com fava de baunilha: o suspiro dessa receita é feito com suco de limão, claras e açúcar refinado. O creme é preparado com as raspas de fava de baunilha, creme de leite fresco e açúcar de confeiteiro. Os morangos são adicionados na montagem do merengue.

18. Bolo mousse de morango com fava de baunilha: esse bolo é composto por uma massa de pão de ló. Para preparar a calda, é preciso misturar água, açúcar e kirsh. O recheio do doce é feito com leite, açúcar, fava de baunilha, gemas, amido de milho, queijo mascarpone e açúcar refinado. A cobertura de gelatina dá o toque especial para o bolo.

19. Bolo crepe com fava de baunilha: o creme desse bolo é feito com leite condensado, gemas, leite, amido de milho e fava de baunilha. Além da massa de crepe, o preparo ainda conta com um chantilly composto pela combinação de creme de leite fresco e açúcar de confeiteiro. Os morangos são utilizados para finalizar.

20. Panna cotta com fava de baunilha: a fava de baunilha é combinada em uma panela com o leite, o açúcar demarara, o leite de coco, o açúcar e o ágar-ágar. O preparo deve ficar na geladeira por pelo menos quatro horas. A calda de morango, colocada por cima da panna cotta, é feita com a fruta e açúcar para calda.

21. Tortinha de maçã com fava de baunilha: essa torta é feita com massa folhada pronta. O creme é feito de açúcar, leite, amido, gemas peneiradas e fava de baunilha. O limão é espremido sobre a maçã para não escurecer e o ovo é utilizado para pincelar. Ao servir, deve-se polvilhar açúcar de confeiteiro.

22. Tortinha de frutas com baunilha: o creme patissiére dessa tortinha é feito com gemas, farinha de trigo, açúcar, leite e fava de baunilha cortada no comprimento. A massa é composta por açúcar de confeiteiro, manteiga gelada, ovo, sal e farinha de trigo. As frutas são usadas na finalização.

23. Sonho de padaria com fava de baunilha: o creme especial desse sonho é composto por fava de baunilha, amido de milho, leite condensado, gemas, leite e creme de leite fresco. Para compor a massa, é preciso de manteiga, leite, fermento, gemas, açúcar, ovo, sal e farinha de trigo. O doce é finalizado com açúcar de confeiteiro.

A baunilha pode ser utilizada para compor doces diversos e o resultado conta sempre com um sabor inconfundível. Os preparos são ótimos para servir tanto em refeições do dia a dia quanto nas ocasiões mais especiais. Veja também receitas de bolo de baunilha, torta holandesa e bolo de leite Ninho!

Publicidade