7 receitas com feijão andu que vão te ensinar a usar esse ingrediente

Escrito por                          

Cheio de sabor e com muita personalidade, o feijão andu não é tão usado na nossa culinária quanto deveria, já que é um ingrediente nutritivo e rico em proteínas.

Ele pode ser consumido ainda verde, em saladas e alguns outros pratos, ou quando já está seco – aí é só usar sua imaginação e preparar a receita mais legal em que conseguir pensar, farofas e cozidos são as melhores opções.

Porém, uma coisa é certa: os preparos com feijão andu exigem a presença de temperos marcantes. Então, confira dicas especiais para aprender a usar esse ingrediente e incluí-lo em seu cardápio!

1. Feijão andu cozido com pimentões

Foto: Reprodução / jornada vegana

Para preparar um feijão andu cozido supersaboroso, tenha em mãos pimentão vermelho, pimentão amarelo, alho, cebolinha, sal e temperos variados, como louro, pimenta-do-reino e curry. Sirva o prato bem quentinho, sem dúvidas, sua família vai adorar o carinho no estômago que essa comida proporciona.

2. Salsa de feijão andu

Foto: Reprodução / marola com carambola

A salsa é uma misturinha de tomate, cebola e salsinha temperada com vinagrete, ou seja, vinagre, óleo e sal. Além disso, você vai precisar também de água, alho-poró, cebolinha, azeite, vinagre de maçã e sal marinho. O resultado final é uma saladinha fresquinha e cheia de sabor para servir às pessoas amadas.

3. Farofa de feijão andu com calabresa

Em uma panela com óleo e cebola refogadinha, coloque linguiça calabresa, alho especial, tomate, orégano, cebolinha, feijão andu levemente cozido, farinha e ovos cozidos em pedaços. Para finalizar, acerte o sal. Simples e muito fácil de fazer, certo? Experimente!

4. Feijão andu cozido com abóbora

Antes de tudo, deixe o feijão de molho de um dia pro outro. Depois, confira o passo a passo da receita para aprender a cozinhar o feijão da maneira correta. Você vai precisar ainda de óleo, cebola, alho, curry, cúrcuma, cominho, sementes de coentro, sal, louro e, por fim, abóbora japonesa.

5. Feijão andu cozido com maturi e dendê

Anote os ingredientes: feijão andu, maturi, tomates, alho, gengibre, limão, cebola, dendê, água e sal. Misture, no processador à mão, o alho e o gengibre. Leve essa mistura junto com o dendê à panela de pressão e deixe refogar. Acrescente cebola, tomate e o feijão andu já cozido. Ao final, adicione sal, o maturi, a água e o limão e deixe na panela de pressão por 5 minutos.

6. Feijão andu com linguiça, bacon e carne seca

Antes de tudo, é necessário tirar o sal e cozinhar a carne seca. Enquanto isso, deixe o andu de molho e também leve-o para cozinhar. Depois, acrescente o bacon e a linguiça calabresa na pressão. Prepare também um tempero especial e acrescente juntamente com a carne seca. Pronto, agora é só servir com arroz e deixar todo mundo babando!

7. Farofa de feijão andu bem temperada

Aqui, você vai precisar de feijão andu, cominho, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, açafrão, linguiça calabresa, bacon, banha de porco, sal, alho, cebola, couve, cheiro-verde e farinha. Siga corretamente o passo a passo e arrase na cozinha. O sabor desta farofa vai conquistar seus convidados, não tenha dúvidas.

Outro feijão que deveria ser mais incorporado no seu dia a dia é o feijão verde, experimente receitas incríveis com esse grão e deixe todo mundo impressionado com suas habilidades culinárias.

PARA VOCÊ