24 receitas com feijão preto para aproveitar o melhor desse clássico

Escrito por                          

O feijão preto é um dos ingredientes mais consumidos no nosso país, seja para acompanhar o arroz branquinho ou para compor aquela feijoada. O que você não sabe é que ele pode ser aproveitado em muitas outras propostas, inclusive em sanduíches, saladas e receitas doces.

Confira algumas sugestões caprichadas que vão desde o que há de mais básico – te ensinando a cozinhar o feijão da maneira correta – até o mais inusitado e especial. Você vai amar!

Feijão preto simples

1. Feijão preto na panela de pressão: comece pelo básico e aprenda a cozinhar o seu feijão na panela de pressão. Dica importante: mantenha a panela em fogo baixo até que o ingrediente cozinhe por completo. Dessa maneira, você evitará aquele caldo ralo e sem graça.

2. Feijão preto com farofa: uma combinação tipicamente brasileira e que não tem erro. A farofinha, aqui, é feita com carne picada, cenoura, farinha de mandioca, ovo, caldo de legumes, pimenta e salsinha. Confira para aprender a receita completa.

3. Feijão preto com linguiça: quase uma refeição completa, esse feijão com linguiça é capaz de matar qualquer fome. Comece cozinhando o grão por vinte minutos e, logo em seguida, adicione a linguiça de sua escolha. Você pode escolher entre a calabresa ou a paio. Acrescente também alguns temperos e deixe ferver. Mais alguns minutos no fogo e pronto!

4. Feijão preto com carne-seca: outra sugestão para incrementar o básico e deixar a rotina mais gostosa. Dessa vez, a carne-seca é a grande responsável por aprimorar o sabor do feijão, mas a receita completa também leva cebola, alho, folha de louro e sal.

5. Feijão preto com bacon e calabresa: um passo a passo que ensina desde a lavagem do feijão até o seu cozimento. Perfeito para quem não tem tanta experiência na cozinha ou ainda não conseguiu acertar no ponto da receita. Não perca a chance de experimentar!

6. Feijoada tradicional: não dá para falar de feijão preto sem pensar em feijoada, né? Por isso, nada melhor do que aprender a fazer a versão mais tradicional – e mais certeira também. Além de tudo, a receita também explica o preparo de alguns acompanhamentos.

7. Feijoada com peixe: feijão e peixe pode parecer uma proposta equivocada, mas o estranhamento com essa receita dura somente até a primeira colherada. Tempere o prato com sal, pimenta, suco de limão e azeite para ter ainda mais sabor.

8. Feijão tropeiro: embora seja uma receita mineira, essa versão promete fazer sucesso em qualquer região do país. Para reproduzi-la em casa você vai precisar de feijão preto, farinha de mandioca, cebola, alho, salsinha, cebolinha, páprica defumada, sal e pimenta-do-reino.

Lanches e petiscos com feijão preto

9. Brownie de feijão preto: um brownie para ninguém botar defeito e que vai muito bem com um cafezinho. Essa receita é a prova de que tem como combinar doce e salgado sim senhor! E você ainda consegue evitar o desperdício aproveitando o feijão cozido do dia anterior.

10. Brownie de feijão preto e chocolate: mas é claro que a receita fica ainda melhor com uma porção extra de chocolate. Se você não vive sem esse ingrediente, essa é uma proposta para guardar no lado esquerdo do peito – e no seu cardápio de sobremesas.

11. Brownie integral de feijão preto: e aqui está uma opção integral para quem está em busca de uma alimentação mais saudável. Separe aveia em flocos, feijão, cacau em pó, fermento em pó, óleo de coco, açúcar, nozes e tâmaras e experimente!

12. Bolinho de feijão preto: um lanchinho salgado para servir como petisco, entrada ou acompanhamento. Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea, modele as bolinhas e frite-as. Vale rechear os bolinhos com bacon ou calabresa também, se você desejar.

13. Bolinho de feijão preto com arroz: que tal variar no preparo do arroz com feijão de todo dia? Esse bolinho é ótimo para quem gosta de testar receitas diferentes e promete deixar o seu cardápio mais divertido. Cinco ingredientes e meia hora é tudo o que você vai precisar.

14. Sanduíche de feijão preto: tortilha de milho, feijão, banana, abacate, tomate e suco de limão: esses foram os ingredientes escolhidos para montar um sanduíche de respeito. Nada como uma inspiração mexicana para deixar o seu café da tarde mais gostoso.

15. Hambúrguer de feijão preto: esse hambúrguer caseiro pode ser uma boa pedida para servir aos amigos no fim de semana. Seu preparo leva feijão, aveia em flocos finos, farinha de trigo integral, cebola, alho, azeite, suco de limão e orégano. E ele ainda é vegano!

16. Burritos de feijão preto: mais uma receita inspirada na gastronomia mexicana, dessa vez em uma combinação prá lá de saudável entre o feijão e a abóbora. Cebola, pimentão, arroz integral e queijo são algumas opções para complementar o lanche.

Pratos salgados com feijão preto

17. Caldo de feijão preto: um bom caldinho de feijão é tudo o que você precisa em dias mais gelados. Além do ingrediente principal, você vai precisar de cebola, alho, azeite, molho de pimenta e sal. Sirva em potes individuais para uma apresentação charmosa.

18. Sopa de feijão preto: outra receita infalível – principalmente no inverno – é a sopa de feijão. Ela também é muito versátil, já que pode ser feita com diferentes combinações e aproveitando aquilo que você já tem na geladeira. Saiba como fazer essa versão deliciosa.

19. Almôndegas de feijão preto: prepare almôndegas de feijão e substitua a carne nas refeições. A receita é vegetariana, saudável e rende aproximadamente quinze unidades, ou seja, dá para compartilhar com toda a família. Tem coisa melhor?

20. Chilli de feijão preto: com um visual de dar água na boca, essa receita é feita com carne picada, polpa de tomate, feijão preto, feijão vermelho e milho. Escolha temperos marcantes como o cominho, a páprica, a canela em pó e o coentro – esse é o grande truque do prato.

21. Feijão preto com arroz e abacate: receitinha picante e que é puro sabor. Comece cozinhando o arroz e o feijão e reserve por alguns minutos. Enquanto isso, prepare o molho e pique os abacates. Aí é só misturar tudo, temperar e servir.

22. Feijão preto com arroz cubano: também chamado de Congri, esse prato tem um preparo inacreditavelmente simples. Basta cozinhar o arroz, o feijão, o bacon e os demais ingredientes na mesma panela. Invista em um toque de coentro para finalizar e voilà!

23. Salada mexicana de feijão preto: que tal uma saladinha bem nutritiva para compor um jantar mais leve? Essa opção é feita com feijão cozido, vagem, abacate, pimenta-do-reino e cebolinha. Além do sabor incrível, o visual desse prato é um show à parte.

24. Salada fresca com feijão preto: essa sugestão foi especialmente pensada para os dias mais quentes, já que ela conta com ingredientes que dão um toque suave de frescor. Tenha em mãos abacate, manga, cebola roxa, alface, azeite de oliva e, é claro, feijão preto.

Essa variedade de receitas vai te ajudar a ter um cardápio mais completo e estar sempre pronto(a) para fazer bonito na cozinha. Saiba também como fazer um arroz temperado e continue apostando na versatilidade!

PARA VOCÊ