10 receitas com fiambre que vão mudar seu conceito sobre embutidos

Escrito por Beatriz Steck

O fiambre, conhecido por alguns como um tipo de presunto, é um embutido vindo da carne de porco, muito servido em tábuas de frio ou sanduíches clássicos.

Porém, existem outras maneiras de misturar o fiambre nos pratos do dia a dia e, até mesmo, opções mais sofisticadas sabia? É possível fazer massas incríveis e, também, recheios de quiches e tortas com fiambre, saindo totalmente do lugar comum.

Confira a seleção de 10 receitas com fiambre que vão fazer você querer utilizar o produto em todas as refeições!

1. Cogumelos com fiambre, tomate e mussarela

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

Nessa receita, o fiambre é utilizado para rechear os cogumelos junto com o tomate e a mussarela. Para ficar bem gratinado e com o queijo derretido, leve os ingredientes ao forno a 180º. Por último, faça uma salada para acompanhar e sirva como entrada ou petisco antes de uma refeição!

2. Quiche de fiambre, cogumelos e azeitonas

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

O quiche é preparado com recheio de fiambre, champignon, azeitonas pretas e queijo. Com a massa pronta, distribua os ingredientes sobre ela e, por cima de tudo, coloque o queijo ralado e leve ao forno. Fácil de fazer e fica uma delícia!

3. Muffins de fiambre e cogumelos

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

Essa receita de muffin com fiambre é perfeita para um almoço leve ou para comer de lanche ao longo do dia. Basta adicionar fiambre, alho e cogumelos à massa e levar ao forno por cerca de 30 minutos.

4. Cogumelo recheado com fiambre e alho-poró

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

Outra versão do cogumelo recheado, essa receita é feita com fiambre e alho-poró. Pique o fiambre em cubinhos, junte ao tomate e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Coloque o recheio nos cogumelos já preparados e leve ao forno por 15 minutos.

5. Macarrão com queijo e fiambre

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

Fácil de fazer, deliciosa e confortante, essa receita de macarrão com queijo e fiambre é incrível! É só cozinhar a massa, temperar e, por último, juntar o queijo e a mistura com fiambre. Leve ao forno até que o queijo derreta.

6. Gratinado de fiambre e três queijos

Foto: Reprodução / sweet my kitchen

Para fazer essa massa, você vai precisar apenas de um pacote de macarrão cotovelo (ou algum outro de sua preferência!), três tipos de queijos ralados, molho bechamel e fiambre. Depois que o macarrão estiver pronto, misture tudo, mexa bem e leve ao forno para gratinar por 10 minutos.

7. Kibe de fiambre

Esta receita lembra a versão tradicional do kibe árabe, a diferença é que a carne utilizada é de fiambre em lata. Misture os ingredientes, tempere e amasse em formato de kibe. Fácil de fazer e delicioso!

8. Fiambre à milanesa com farofa

Muito simples de fazer, o fiambre à milanesa é feito com a carne de fiambre enlatada, farinha de trigo, farinha de rosca, farinha de mandioca e ovo. É só empanar o fiambre e fritar e, para fazer a farofa, também frite o ovo, misture a farinha e tempere.

9. Quiche de fiambre e queijo

Este quiche fica delicioso consumido tanto frio quanto quente. O preparo é bem simples até mesmo para cozinheiros iniciantes. O recheio é feito com fiambre, queijo mussarela, cenoura, milho e cebola. É só levar ao forno e se deliciar!

10. Croque madame de ovo, fiambre e molho branco

Esse prato é tradicionalmente francês, mas é igualmente adorado aqui no Brasil. Coloque o fiambre e o queijo no pão de forma, jogue o molho branco por cima e leve ao forno. Faça um ovo frito e jogue por cima. Não deixe de conferir essa delícia!

Viu só? Além de servir o fiambre como aperitivo, é possível usá-lo para fazer muitos pratos deliciosos. Escolha o de sua preferência e faça para servir para os amigos – vai fazer o maior sucesso, com certeza!

PARA VOCÊ