40 receitas com flores comestíveis para encantar os olhos e o paladar

Por
Atualizado em 01.09.21

Você já viu algum prato com flores comestíveis? Eles ficam lindos e sempre chamam a atenção, mesmo em meio a diversas opções de pratos interessantes. A alta gastronomia usa e abusa desse recurso nas receitas. No entanto, não é qualquer flor que pode vir para a mesa. Confira, abaixo, a lista das flores comestíveis mais comuns. Estas estão liberadas para embelezar seus quitutes:

Publicidade

  • Amor-perfeito: o sabor é levemente adocicado. Cai bem em saladas e sobremesas. Em pratos salgados, dá um ar de sofisticação.
  • Begônia: o sabor dela é mais cítrico, então combina bastante com pratos à base de peixe. Também pode ser cozida.
  • Calêndula: de sabor leve, fica ótima em saladas e para decorar sobremesas. Também pode ser usada como corante.
  • Capuchinha: a mais usada nas saladas que levam flores, já que combina bem com pratos frios. Seu sabor fica dividido entre picante e amargo.
  • Cravo: o gosto é mais apimentado, então combina bem em molhos. Use também para decorar os pratos.
  • Flor de abobrinha: uma das mais versáteis, já que fica uma delícia de várias formas, fritas, empanadas, recheadas, em omeletes…
  • Flor de cebolinha: seu sabor lembra alho e cebola, por isso é indicada para pratos salgados, como saladas, risotos e carne.
  • Flor de manjericão: a flor tem quase o mesmo gosto da folha, só que mais leve. Fica ótima em massas que tem molho de tomate.
  • Hibisco: perfeita para bebidas, sendo que sua versão em chá é a mais famosa. Mas cai muito bem em geleias, já que tem um gosto levemente cítrico.
  • Lavanda: conhecida por suas propriedades calmantes, seu sabor tem um toque cítrico. Versátil, pode ser usada no preparo de biscoito, bolo, chá, cheesecake, geleias, vinagres, xaropes, entre outros.
  • Rosa e minirrosa: a mais famosa de todas as flores pode ser usada de várias maneiras. As duas mais tradicionais são para decoração e com as pétalas cristalizadas. Ricas em vitaminas, podem ser usadas em pratos frios e quentes. Combinam com bolos, cremes, conservas, mousses, sucos de frutas.
  • Violeta: seu sabor leve permite a combinação com saladas, geleias, pudim e sorvetes. Pode ser usada in natura, como decoração, ou cristalizada.

Flores na bebida

iStock

1. Aperol Spritz com flores comestíveis: se tem alguma bebida perfeita para brindar a primavera é essa. Com suas cores alegres e vibrantes, dá um colorido especial à ocasião. Você precisa de apenas cinco minutos para preparar essa delícia. Sirva em copos ou taças transparentes.

2. Cointreau fizz de água de flor de laranjeira: para aquele dia quente, que pede um drink leve e refrescante e com a cara do verão. Sirva em taças transparentes e decore com rodelas de laranja. Perfumado, essa bebida vai surpreender também no paladar.

3. Flores em cubos de gelo: a delicadeza em cubos, não tem outro jeito melhor de explicar. Para ficar com um aspecto translúcido, ferva a água que será usada. Depois, espere esfriar para levar ao congelador. Fica lindo servido em drinks e águas aromatizadas.

Saladas com flores

4. Salada de camarões e flores: linda e supercolorida, essa salada com certeza será o centro das atenções assim que chegar à mesa. Recheada com camarão e amor-perfeito, essa é uma opção perfeita para quem segue a dieta low carb, já que tem baixo nível de carboidrato.

Publicidade

5. Salada cidade das flores: saladinha leve, que também possui peixe em sua composição. Dessa vez, o salmão grelhado faz uma perfeita combinação de cor e sabor com os demais ingredientes. Com a proteína vinda do peixe, e os carboidratos da batata, essa é uma refeição leve e completa, ideal para quem está priorizando refeições mais saudáveis.

6. Salada de beldroegas com pêssego e queijo fresco: beldroega pode, facilmente, ser confundida com “mato”, ou alguma plantinha que é arrancada e cisma de nascer de novo. Entretanto, ela é um vegetal rico em vitamina A, B, C, minerais (como cálcio, ferro, magnésio, manganês e potássio) e antioxidantes.

7. Salada de flor de abobrinha com folhas e molho de geleia de mirtilo: as flores de abobrinha são bem delicadas e murcham rápido. Por isso, o ideal é que sejam adquiridas e consumidas rapidamente. Elas são bem versáteis, então dá para combinar facilmente com as folhas verdes de sua preferência e caprichar no molho para a salada.

Publicidade

8. Salada de hibisco-colibri e folhas com molho de laranja: o hibisco-colibri é considerado uma PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – e, por isso, são mais difíceis de serem encontradas em mercados, mas é bem comum encontra-las em canteiros ou jardins. Atente-se apenas sobre o manejo. Caso elas tenham recebido veneno em algum momento, não são aptas para a alimentação.

Pratos salgados com flores

9. Flor de abóbora recheada: essa iguaria tem um segredo apenas: rechear para fritar! Ela fica com uma casquinha crocante por fora e um recheio cremoso por dentro, digno de repetir o aperitivo. Frite até que fique levemente dourada. Escorra em papel toalha. Sirva sozinha ou acompanhada de uma saladinha de folhas.

10. Alcachofra com molho de ervas: muita gente não sabe, mas a alcachofra também é uma flor. Presente em restaurantes mais requintados, ela é supersaudável e bem saborosa. Sua aparência, diferente das flores comuns, traz ainda mais charme para a refeição.

11. Creme de baroa com shimeji na manteiga: esse creme é perfeito para dias mais frios, para dar aquela esquentadinha no corpo todo. Também conhecida como mandioquinha, a batata baroa deixa qualquer receita com uma cremosidade peculiar. Nessa opção, ela é servida com cogumelo refogado na manteiga e capuchinha. Você pode variar ou incrementar também adicionando bacon e linguiça, picadinhos e fritos.

12. Flor de abobrinha com vinho branco recheada: para rechear essas flores de abobrinha você vai precisar de uma misturinha de ricota cremosa, raspas de limão, queijo parmesão ralado, hortelã, pimenta e seus temperinhos preferidos. Para dar um toque especial, use vinho branco na misturinha para empanar.

13. Flor de abobrinha frita recheada com ricota e manjericão: essa receita fica divina, para dar água na boca mesmo: crocante, sabor suave, aparência delicada. Para o preparo, lave bem a flor, recheie com uma mistura de ricota, grana padano e manjericão. Empane, frite, e se delicie.

14. Canoa de pepino com flor de lavanda: para esse prato, você vai rechear folhas de alface americana com uma mistura cremosa de ovos cozidos, pepino, leite e flor de lavanda. É uma ótima receita para quem gosta de experimentar preparos diferenciados.

15. Risoto de funghi com carneiro assado: esse prato é uma ótima oportunidade para reaproveitar sobras de carne assada. Em vez de ficar lá no fundo da geladeira, use para o preparo desse risoto de funghi. Adicione a carne por último à panela.

Pratos doces com flores comestíveis

iStock

16. Brigadeiro de camomila: que tal preparar uma versão diferente desse docinho tão clássico? Aqui, a flor de camomila é usada na forma de chá. Os outros ingredientes necessários são leite condensado, creme de leite e manteiga sem sal.

Publicidade

17. Ataif de nozes: não tem como falar em doces árabes sem lembrar do ataif, uma pequena panqueca recheada de nozes. Molhadinha, tem uma calda com flor de laranjeira. Uma sobremesa refinada, para ser servida em ocasiões especiais.

18. Sorvete de lavanda: a base desse sorvete leva apenas três ingredientes: creme de leite fresco, leite condensado e iogurte grego. Para dar cor, sabor e aroma à receita, você vai precisar também de essência de lavanda comestível.

19. Bolinho de chuva especial: bolinho de chuva é uma nuvenzinha frita e cheia de amor e sabor. Essa receita, especificamente, é especial porque leva na massa farinha de amêndoas e água de rosas. Acompanhado de uma xícara de café fumegante, forma o par perfeito para colocar a leitura em dia em um sábado chuvoso.

20. Pétalas de rosa cristalizadas: depois de pronta, nem dá para acreditar que é comestível, de tão linda que fica, um verdadeiro primor. O açúcar faz com que a pétala pareça ter recebido um pouco de neve, tornando seu aspecto ainda mais bonito. É uma ótima opção para decorar sobremesas e presentear.

21. Doce árabe com essência de flor de laranjeira: essa receita consiste em um doce com base de pão, que é recheado com creme de confeiteiro e, depois, frito. Para a cobertura, você aprende como preparar uma calda com essência de flor de laranjeira.

22. Cronuts de lavanda e limão-siciliano: o nome pode até ser estranho aos seus ouvidos, mas o sabor é bem conhecido, já que o cronut é a junção entre o donut e o croissant. Aqui, ele aparece com um creme delicioso de limão-siciliano e lavanda, além da glaçagem, aquela casquinha branca fantástica.

23. Brioche com água de flor de laranjeira: que tal aprender como fazer um brioche bem amanteigado, macio e aromático? Para isso, você vai juntar água de flor de laranjeira aos ovos antes de bater a massa.

24. Doce de semolina: tradicional doce árabe, o doce de semolina deve ser preparado com um dia de antecedência, já que a massa precisa descansar uma noite, antes de assar. O ponto alto – e perfumado – é a calda, à base de água de flor de laranjeira e água de rosas.

25. Macaron de lichia e rosas: o macaron é um doce sofisticado que pode ficar ainda melhor com o uso de ingredientes especiais, como lichia, amêndoa e rosas. Apesar de não ser muito fácil de reproduzir, essa receita tem um resultado lindo – perfeito para comemorações românticas.

Publicidade

26. Geleia de damasco: essa opção também é perfeita para presentear uma pessoa querida. O aroma doce e o toque levemente azedinho caem bem em torradas, iogurtes, decorar e rechear bolos, tortas e sobremesas. Água de rosas e flor de laranjeira dão o toque final à essa delícia.

27. Geleia de rosas: sabia que as pétalas de rosas podem ser usadas no preparo de uma geleia linda e muito saborosa? Para testar em casa, você vai precisar apenas da flor, açúcar, água e pectina de maçã.

28. Mousse de manga e gengibre: sobremesa para uma noite de calor, essa mousse dá aquela sensação refrescante, causada pela junção do iogurte natural, manga e gengibre ralado. Acompanha uma calda de suco de manga, flor de laranjeira, açúcar e cravos. Pouco doce, é ideal para quem não faz parte do time de formiguinhas.

29. Navettes provençais: navettes são biscoitinhos pequenos e delicados. Com ingredientes simples de serem encontrados, o destaque fica por conta do aroma de flor de laranjeira. Perfeitos para presentear.

30. Panna cotta perfumada com água de flor de laranjeira: panna cotta exige um pouco mais de atenção na hora do preparo (e também para desenformar), mas vale a pena. Aqui, a sugestão é de um creme perfumado com água de flor de laranjeira e fava de baunilha. Sirva com uma geleia caprichada.

31. Pão dos mortos: receita tipicamente mexicana, o Pan de Muertos, como o próprio nome sugere, faz parte do menu da celebração do Dia dos Mortos. Doce, redondo e fofinho, esse pão cheio de histórias (existe um porquê de ter esse nome) é perfeito para ser devorado no lanchinho da tarde.

32. Pêssego em calda de água de flor de laranjeira: para essa sobremesa não vale usar o pêssego em calda enlatado que você encontra no mercado. A calda tem que ser feita em casa, já que ela é toda especial, feita com canela e água de flor de laranjeira. Para acompanhar, sorvete de creme ou baunilha, suspiros esfarelados e amêndoas laminadas tostadinhas.

33. Trufa de chocolate: se feita em épocas de calor, precisa ficar refrigerada. Em dias frios, serão devoradas rapidamente. Essas trufas de chocolate meio amargo com água de flor de laranjeira são deliciosas. A cobertura, de cacau, ainda deixa aquele gostinho de “quero mais”.

Bolos e tortas com flores comestíveis

34. Torta jardim espelhada: sobremesa perfeita para dar boas-vindas à primavera. Linda e supercolorida, desperta a curiosidade de como foi feita logo no primeiro olhar. A base é uma massa simples de torta. Por cima, o creme branco também já conhecido. E, para coroar, um jardim feito com gelatina, refrigerante e as flores mais lindas que você encontrar.

35. Bolo ombré de lavanda: esse bolo é lindo, perfeito para impressionar em uma comemoração ou evento especial. Para colorir naturalmente o doce, a dica é usar purê de amoras, que garante um resultado muito charmoso. Já o xarope de lavanda dará um aroma todo especial ao bolo.

36. Bolo de rosas: esse bolo, além de muito saboroso, chama toda a atenção para si, já que sua cobertura tem pétalas de rosas cristalizadas, deliciosas e ricas em vitamina C. Feita no liquidificador, a massa leva iogurte, responsável por deixar o bolo mais fofo. O recheio, de limão, deixa o sabor mais refrescante.

37. Cheesecake de lavanda com limão: a base desse cheesecake é feita com tâmaras e castanha-de-caju. Já para o recheio, a dica é apostar em um creme que leva castanhas, mel, suco de limão, óleo de coco, sal, lavanda desidratada e essência de baunilha.

38. Bolo turco de iogurte grego e figos: a massa desse bolo difere um pouco das habituais, que são fofinhas. Ela lembra a textura de uma torta, só que bem molhadinha. O sabor doce é equilibrado com um toque azedinho.

39. Charlotte de frutas vermelhas e pétalas de flores cristalizadas: imponente e elegante, essa é a sobremesa perfeita para presentear o anfitrião quando for convidado para algum almoço ou jantar, essa charlote tem a consistência bem levinha. Além de usar água de rosas para a calda, decore com pétalas cristalizadas e frutas.

40. Torta rendeira: quer impressionar no almoço de família? Essa torta vai arrancar suspiros de todos! A massinha leve, à base de farinha de amêndoas e açúcar mascavo, recebe dois recheios, ambos em tons de lilás, bem delicados. A cobertura vem para abrilhantar o prato, com amoras, mirtilos e flores coloridas.

Embora qualquer prato fique mais bonito e perfumado com o uso de flores, é importante prestar atenção para não ingerir flores tóxicas, como antúrio, azaleia, bico-de-papagaio, copo-de-leite, coroa-de-cristo e hortênsias. Na hora de comprar, procure adquirir de um produtor especializado em flores comestíveis e, se possível, orgânicas. As flores no prato sempre causam impacto e ficam lindas, fazendo com que o próprio prato decore a mesa. Faça esse carinho aos seus convidados no próximo menu!