10 receitas com frutas do cerrado para aproveitar todo o sabor dessa região

Escrito por                          

Sabe o que buriti, pequi, baru, mangaba e murici têm em comum? São frutas do cerrado. Com elas, é possível preparar alguns pratos bem gostosos, que vão desde clássicos, como o frango caipira com pequi até outros não tão comuns, como o brownie de castanha de baru. Ficou curioso? Então, veja as opções abaixo:

1. Paçoca de carne-de-sol com buriti

Nessa receita, é possível aprender desde o preparo da carne-de-sol, usando fraldinha e sal até a paçoca. Essa última é feita com a carne, manteiga, polpa seca de buriti, farinha de mandioca e temperos. O passo a passo começa na panela e, depois, segue no processador. Na hora de servir, a dica é adicionar umas rodelinhas de banana.

2. Maionese de pequi

Para testar essa opção em casa, é preciso misturar gema de ovo, um tanto de pequi, sal e pimenta em um mixer, batedeira ou liquidificador. Quando a textura estiver firme, é hora de acrescentar o resto de pequi, acertar o sal e prontinho. Você pode servir a maionese em lanches, com batata ou o que mais preferir.

3. Frango caipira com pequi e tomate

Um prato clássico do cerrado, o frango com pequi ganha um toque especial nessa receita: tomate. Um simples ingrediente pode fazer toda a diferença no resultado final e essa receita é a prova disso. Ele ajuda a quebrar a oleosidade do pequi e ainda garante um toque de leveza a cada garfada. Ficou com água na boca só de ler? Experimente!

4. Petit gateau de pequi

Nessa versão salgada, o petit gateau é feito combinando purê de pequi com gema de ovo, manteiga derretida, farinha de trigo e claras em neve. A massa deve ser misturada delicadamente e, quando estiver homogênea, só é preciso levá-la em forminhas untadas para assar. O tempo no forno é de aproximadamente 5 minutinhos.

5. Doce de buriti

Feita apenas com polpa de buriti, açúcar e água, essa é uma receita em que os ingredientes devem cozinhar juntos. Versátil, o doce pode ser comido puro, com bolos, pães ou que mais você preferir. Tudo isso com um modo de preparo bem prático. Vale a pena conferir.

6. Brownie de castanha de baru

Livre de ingredientes de origem animal, essa é uma ótima receita para os veganos. O brownie é feito com castanha de baru, chocolate 70% cacau, tâmaras, farinha de aveia e água. O resultado é um bolo com textura densa e molhadinha, com um sabor incrível e rico em nutrientes.

7. Picolé de buriti

Para refrescar os dias de calor, que tal fazer picolé de buriti? Para isso, é preciso misturar a polpa da fruta com leite, creme de leite e açúcar. Depois, é só colocar o líquido em forminhas e levar para ao freezer para congelar. Fácil e prático, não é mesmo?

8. Mousse de mangaba

Com uma textura bem cremosa, essa mousse é feita com mangaba, creme de leite, leite condensado, água e gelatina. Como essa é uma receita de liquidificador, o modo de preparo é bem simples. Isso sem contar na lista de ingredientes que é bem curtinha.

9. Sorvete de murici

Nessa receita, polpa de murici, leite condensado e creme de leite são batidos juntos no liquidificador. Quando a mistura estiver homogênea, é só colocá-la em um recipiente que pode ir ao congelador. O tempo de espera para que a textura fique firme é de aproximadamente 4 horas.

10. Licor de murici

Para fechar a lista de receitas com frutas do cerrado, que tal aprender a fazer um licor? Aqui, a fruta deve ser amassada com as mãos. Depois, é preciso adicionar água, misturar bem e retirar as cascas e as sementes. O próximo passo é coar o líquido e misturá-lo com uma calda de água com açúcar. Para finalizar, cachaça também entra em cena.

Viu só como dá para preparar pratos deliciosos com frutas do cerrado? Para conhecer um pouco mais sobre essa culinária, você ainda pode testar receitas de empadão goiano.

PARA VOCÊ