85 receitas com frutos do mar que são deliciosas e impressionantes

Por
Atualizado em 31.01.20

Muitas vezes associados à sofisticação e muito sabor, os frutos do mar podem ser usados para o preparo dos mais variados pratos, mas que não precisam, necessariamente, contar com um passo a passo complicado ou até mesmo demorado. É possível encontrar opções que ficam prontas em instantes e podem ser reproduzidas até mesmo por quem não conta com muita experiência na cozinha.

Camarão, lagosta, polvo, lula, mexilhão, siri, ostra e sururu são opções de frutos do mar que você pode usar para o preparo dos mais variados pratos, que podem cair muito bem como entrada, prato principal ou até mesmo acompanhamento.

Aprenda receitas bem gostosas e que podem agradar diversos paladares na lista abaixo:

Camarão

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

1. Fideuá de camarão: o fideuá é um parente bem próximo da paella, mas no lugar de arroz, ele é feito com macarrão. Para quem adora massas, essa receita pode ser uma ótima escolha para ser testada em casa, pois pode muito bem ser servida como prato único.

2. Torta de camarão: essa é uma receita bem prática de ser preparada em casa, pois a sugestão é usar uma massa folhada pronta, assim, você só precisa se preocupar com o preparo do recheio, que leva uma boa quantidade de camarão, requeijão, catupiry e temperos. O tempo no forno é de aproximadamente 45 minutos.

Publicidade

3. Camarão à húngara: quer preparar uma receita com camarão que fica pronta em apenas 15 minutos e ainda conta com um gostinho incrível? Então, essa é a opção ideal para você. Aqui, é feito um molho com o fruto do mar e batatas, por isso, se você quiser, só precisa preparar uma salada para servir como acompanhamento.

4. Calzone de camarão: calzone é sempre uma delícia, certo? Se for recheado com camarão ao molho vermelho, mussarela e requeijão cremoso, melhor ainda! O preparo não é dos mais rápidos, pois é preciso fazer a massa, o recheio e, depois, levar o salgado para assar, mesmo assim, o trabalho vale a pena, porque o sabor é incrível.

5. Camarão na manteiga: se você está procurando uma receita bem simples, essa pode ser a opção ideal. Aqui, só é preciso derreter manteiga em uma panela e acrescentar alcaparras e tomate-cereja, que são flambados com vinho branco. Em uma frigideira, grelhe os camarões e misture tudo na hora de servir.

6. Arroz com camarão: incrementar o arroz do dia a dia para uma ocasião especial não precisa ser uma tarefa difícil e essa receita é a prova disso. Aqui, a lista de ingredientes não é extensa e o tempo na cozinha é curtinho, mas você pode se surpreender com o resultado final.

Publicidade

7. Masala de camarão: que tal preparar um prato indiano em casa? O masala é feito com um tempero chamado garam masala, que dá um sabor completamente especial ao prato. Aqui, ele leva camarão e manteiga de garrafa e é servido com arroz jasmine.

8. Camarão na moranga: camarão na moranga é uma delícia, não é mesmo? E sabia que não é difícil preparar esse prato em casa? O tempo de espera não é dos mais curtos, mas o passo a passo pode ser seguido tranquilamente até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

9. Caldo de camarão: nessa receita, você aprende a fazer um caldo de camarão com legumes, que pode ser usado para o preparo dos mais variados pratos, como o risoto, por exemplo. Aqui, você confere dicas para um resultado incrível e cheio de sabor.

10. Penne com camarão: macarrão é uma ótima pedida para quando o tempo na cozinha não pode ser longo, mas nem por isso você precisa preparar um prato simples e sem graça. Aqui, o camarão faz toda a diferença no sabor final do prato e o melhor de tudo, é que você não vai ter quase nada de trabalho.

11. Moqueca de camarão: que tal colocar um prato com gostinho da Bahia na sua mesa? A moqueca de camarão não faz sucesso à toa, viu? Aqui, o preparo é feito com camarão, peixe, leite de coco, tomate, pimentão, limão, azeite de dendê e alguns temperos.

12. Camarão crocante : essa é uma receita de camarão pistola – aquele grandão – empanado e que ainda ganha um molho de coco. Para quem gosta de pratos agridoces ou quer se deliciar com o preparo do fruto do mar em tamanho grande, essa pode ser uma boa pedida.

13. Escondidinho de camarão: nessa receita, você não aprende a preparar um simples escondidinho de camarão, já que ele é incrementado com aligot de mandioca salsa. Para quem gosta de inovar na cozinha, essa receita pode ser uma ótima escolha, pois a texturado purê é cremosa, enquanto o camarão rosa refogado em alho e óleo é tenro, sem contar o puxa puxa do queijo.

14. Risoto de camarão: essa é uma receita de risoto que tem o camarão como protagonista, mas também leva presunto parma e melão. O risoto é um prato coringa, já que é simples de ser feito e não conta com um preparo demorado, mas agrada os mais variados paladares.

Lagosta

Foto: Reprodução / vamos receber

15. Aligot com lagosta: se você quer impressionar com um prato bem caprichado, essa receita pode ser a opção perfeita. Aqui, um aligot é coberto com ragu de lagosta ao vinho marsala, aspargos e azeite trufado. O modo de preparo não é dos mais práticos, mas se você quer realmente surpreender, não deixe de testar essa delícia em casa.

Publicidade

16. Paella com lagosta: a paella é feita com anéis de lula, camarões, lagostins, mexilhõs, coxas de frango e lagosta, sendo esse último ingrediente o protagonista do prato. De origem espanhola, esse é uma ótima opção para saborear em um dia festivo.

17. Linguini com lagosta: agora, se você quer preparar um prato sofisticado, mas que conta com um passo a passo simples e rápido, essa é a receita ideal. Aqui, você vai precisar de 400 gramas de lagosta para 200 de massa. Além desses ingredientes, só é necessário ter em mãos dentes de alho, cebola, tomate, pimenta, sal e Martini.

18. Lagosta com alho: essa é outra opção simples, em que a lagosta é feita em uma panela e incrementada com um molho de alho. Para quem busca praticidade e não quer uma receita com uma lista extensa de itens, essa opção pode ser uma boa pedida.

19. Lagosta na manteiga: um prato extremamente incrível não precisa, necessariamente, contar com um passo a passo trabalhoso e essa receita está aqui para provar isso. A lagosta vai ao fogo com uma manteiga de ervas e fica simplesmente deliciosa.

20. Lagosta com arroz de jaca: aqui, você aprende a preparar lagosta grelhada, arroz de jaca com castanhas e um purê de batata doce com creme de milho e queijo coalho. Essa é uma refeição completa ideal para quem gosta de inovar na cozinha e fazer combinações diferentes.

21. Lagosta assada: se o que você quer mesmo é praticidade, que tal assar sua lagosta embrulhada em papel alumínio? Aqui, uma boa quantidade de temperos é usada para deixar o gostinho do prato com um sabor incrível, mas sem te dar muito trabalho na cozinha.

22. Lagosta thermidor: nessa receita, a lagosta já limpa é temperada apenas com alho, sal e pimenta-do-reino para, depois, ser grelhada na manteiga. Ela é servida com um molho branco feito com vinho branco e champignon. Além disso, a dica é preparar um arroz branquinho para ser saboreado como acompanhamento.

23. Lagosta na chapa: nessa receita, você aprende a fazer uma lagosta na chapa, que é servida com purê de batatas e arroz. O modo de preparo não é nada complicado e você ainda confere dicas muito interessantes de como limpar o fruto do mar.

24. Sanduíche de lagosta: já pensou em combinar um ingrediente tão sofisticado como a lagosta com pão? Essa é a proposta desta receita, ideal para um piquenique ou até mesmo para um petisco entre amigos. Aqui, a lagosta é cozida e servida em uma baguete com pepino e maionese de cebolinha, que você também aprende a fazer na receita.

Publicidade

Polvo

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

25. Polvo grelhado: para testar essa receita, além do polvo, só é preciso ter em mãos, sal, pimenta, páprica, azeite e limão siciliano. Aqui, o fruto do mar deve cozinhar por aproximadamente 2 horas e meia antes de ser grelhado. O tempo de preparo não é dos mais curtos, mas o passo a passo é bem simples.

26. Espaguete com polvo: aqui, você confere diversas dicas para que seu polvo não fique duro, borrachudo ou algo do tipo. Além disso, você aprende a usá-lo como ingrediente principal para o preparo de um molho com vinho tinto que fica ótimo acompanhado de espaguete.

27. Polvo grelhado com batatas: nessa receita, além de aprender preparar o polvo grelhado, você ainda confere como fazer batatas ao murro para servir como acompanhamento. O bom é que o tempo na cozinha é curtinho e você obtém um prato completo.

28. Ceviche de polvo: essa é uma receita de ceviche bem diferente, pois deixa o peixe de lado e dá lugar ao polvo grelhado. Essa é uma ótima pedida para uma entrada refrescante ou até mesmo para um petisco. Aqui, a lista de ingredientes não é curtinha, mas grande parte dos itens são apenas temperos.

29. Lollipops de polvo: que tal aprender a preparar um petisco com polvo que conta com uma apresentação diferente? Aqui, os tentáculos do fruto do mar são enrolados e espetados em um palito, para depois serem cobertos com um molho feito com maionese, alho, salsinha e sal. O resultado é refrescante e muito saboroso.

30. Polvo à lagareiro: que tal testar uma receita portuguesa em casa? Aqui, o polvo e a batata cozidos são levados ao forno para assar junto com cebola, dentes de alho descascados, sal, pimenta, limão e azeite. O tempo de espera é de aproximadamente 30 minutos.

31. Polvo pomodori: para testar essa receita em casa, só é preciso colocar em uma frigideira azeite, cebola e alho até dourarem, para, depois, acrescentar tomates até que cozinhem. O próximo passo é adicionar vinho branco até que o álcool evapore, acrescentar o polvo e esperar por aproximadamente 3 minutos. Na hora de servir, use torradas como base.

32. Espaguete com ragu de polvo: o espaguete é uma ótima pedida para uma refeição simples, mas muito saborosa, certo? Se ele for incrementado com um ragu de polvo e tomates-cereja, melhor ainda! Essa é a proposta desta receita, que conta com uma lista de ingredientes curtinha, um passo a passo simples e um sabor incrível.

33. Polvo grelhado com risoto: nessa receita, você confere como fazer um polvo grelhado que é usado para incrementar um risoto de beterraba e queijo mascarpone. Se você gosta de inovar na cozinha, mas não quer ter muito trabalho cozinhando, essa pode ser a opção ideal para você testar em casa.

34. Vinagrete de polvo: para testar essa receita em casa, é preciso cozinhar o polvo e combiná-lo com cebola refogada em azeite. Depois disso, basta acrescentar tomate, pimentão, mais cebola, coentro, cebolinha e vinagre.

35. Salada de polvo: uma salada de polvo pode ser uma excelente pedida para os dias de calor, pois além de gostosa, é muito refrescante. Aqui, a lista de ingredientes pode assustar, mas não se preocupe, pois são apenas vários temperos usados para dar um sabor incrível ao prato.

36. Nhoque com polvo: nhoque de batata asterix ao molho sugo é um clássico adorado por muita gente, mas que tal inovar no preparo desse prato? Aqui, a sugestão é acrescentar polvo e bottarga para um gostinho especial.

37. Arroz com polvo: deixar o arroz do dia a dia com um sabor mais interessante não precisa ser uma tarefa difícil e essa receita é a prova disso. Com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo que não fica longe do comum, você pode se surpreender positivamente com o sabor desse prato.

Mexilhão

Foto: Reprodução / figos e funghis

38. Mexilhão ao vinho branco: mexilhões na casca, tomates italianos sem pele, cebola, azeite, vinho branco, açúcar, salsa, pimenta e sal são os únicos ingredientes que você vai precisar para testar essa receita, que fica pronta em apenas alguns minutos, mas rende um petisco ou entrada com gostinho de quero mais e aparência charmosa.

39. Papilote de mexilhão: essa é uma receita de forno, por isso, é ideal para quem busca praticidade na cozinha. Aqui, um refratário é recheado com robalo, mexilhões, tomates e batatas. Os ingredientes devem ser envolvidos em papel alumínio, para que fiquem bem suculentos.

40. Salada de mexilhão: tem muita gente que não sabe ao certo como usar o feijão fradinho, mas, aqui, você pode conferir como preparar esse item em casa. Nessa receita, ele é combinado com mexilhões para o preparo de uma salada colorida, simples, refrescante e ao mesmo tempo nutritiva.

41. Mexilhão com leite de coco: nessa receita, você aprende a fazer uma receita com um toque tailandês em casa. Aqui, os mexilhões são incrementados com um molho feito com leite de coco, curry, capim-limão e outros temperos. O passo a passo é bem básico, mas para quem gosta de pratos com um sabor marcante, essa pode ser uma ótima escolha.

42. Sopa de mexilhão: já pensou em usar mexilhões para o preparo de uma sopa? Se não, você precisa parar para conhecer essa receita, que leva massa, molho de tomate, alho-poró e outros temperos para que o gostinho fique incrível.

43. Mexilhão ao curry: nessa receita, você aprende a fazer um prato que tem como principais ingredientes o mexilhão, o alho-poró e o curry, usado para fazer um molho cremoso. É ideal para quem busca um prato com sabor marcante, mas que não dá muito trabalho para ser preparado.

44. Pasta de tomate e mexilhão: se você quer uma receita extremamente simples, essa opção pode ser uma boa pedida. Aqui, o espaguete é acompanhado de um clássico molho de tomate, mas que é incrementado com mexilhões. O modo de preparo não dá quase nada de trabalho, mas essa é uma boa pedida para sair da rotina.

45. Escabeche de mexilhão: extremamente prática, essa é uma receita de escabeche ideal para uma entrada, servida fria acompanhada de pães. O passo a passo é simples, mas o tempo de espera é longo, já que o escabeche deve descansar na geladeira por 24 horas antes de ser servido.

46. Massada de mexilhão: essa é outra receita de massa com mexilhão e molho de tomate, porém, é uma opção para quem busca um prato mais incrementado, pois, aqui, outros itens, como pimentões, também entram em cena.

47. Risoto de mexilhão: risoto é uma delícia equebra um galho quando bate aquela vontade de comer algo gostoso, mas o tempo é curto, ou até mesmo para aquele dia em que você deseja preparar uma refeição especial. Aqui, o arroz arbóreo é incrementado com mexilhões e você ainda aprende a fazer um caldo caseiro muito gostoso.

48. Arroz com mexilhão: se você adora um arroz cremoso, mas não quer testar uma receita de risoto, essa opção pode ser uma boa pedida. Aqui, o grão usado é o agulha, preparado com mexilhões, tomates, pimentões verde e vermelho, molho inglês e alguns temperos.

49. Mexilhão com cerveja: que tal preparar mexilhões na grelha incrementados com um molho que tem como principal ingrediente a cerveja? Além dela, você também vai precisar de tomates e temperos. O tempo na cozinha é bem curtinho, mas o sabor pode te surpreender.

50. Mexilhão no taxo: nessa receita, você aprende a preparar seus mexilhões no tacho apenas com temperos e um toque de conhaque. Essa é uma boa opção para quem busca praticidade, mas não quer deixar o sabor de lado.

Lula

Foto: Reprodução / francinha

51. Arroz vermelho com lula: nessa receita, você aprende como preparar um arroz vermelho incrementado com anéis de lula e cogumelos. Além disso, você também confere como fazer um molho verde para servir como acompanhamento. Essa é uma refeição fácil de ser preparada, mas que pode ser uma ótima pedida para uma refeição especial.

52. Lula ao molho pesto: se você acha o sabor da lula muito suave e quer dar um toque especial ao ingrediente, essa receita em que o fruto do mar é combinado com molho pesto pode ser uma excelente escolha. O modo de preparo não é nada complicado e a lista de ingredientes é bem curtinha.

53. Lula com batata doce: para testar essa receita em casa, só é preciso grelhar a lula, misturar com molho de campana – que você aprende a fazer na receita -, grelhar a batata doce e servir a combinação em um prato com salsa e tomate-cereja cortado ao meio.

54. Espaguete de lula: nessa receita, você aprende a fazer um espaguete com lula reduzida no vinagre balsâmico. Além de uma lista de ingredientes bem curtinha, o passo a passo é extremamente simples. O prato é ideal para quem busca sabor e praticidade na mesma refeição.

55. Espaguete integral com lula: essa é outra opção de macarrão com lula, mas, aqui, a sugestão é usar a massa na versão integral. Além disso, a lula não é o único fruto do mar usado para o preparo do prato, o camarão também entra em cena para um resultado ainda mais saboroso.

56. Risoto de lula: que tal preparar para a sua próxima refeição um risoto de lula com tomatinhos? Essa é uma receita simples de ser feita, mas que pode deixar seu dia muito mais gostoso. Além disso, o risoto pode cair muito bem em uma refeição especial.

57. Lula recheada: nessa receita, você aprende como rechear sua lula com uma farofa com ovo. Essa é uma ótima pedida para quem quer uma refeição que mescle o sofisticado com o simples. Além disso, você vai sujar apenas uma panela para testar essa opção em casa.

58. Lula empanada: para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso misturar maisena, semolina, pápria e sal. Depois disso, acrescente os anéis de lula e misturar tudo. Em uma panela com óleo quente, frite o fruto do mar. Você também confere como fazer uma maionese de alho para servir como acompanhamento.

59. Lula à dorê: nessa receita, é preciso misturar ovos, açafrão, tomilho, manjericão, páprica, pimenta e sal. A lula deve ser passada primeiro nessa mistura e, depois, em farinha de trigo. O próximo passo consiste em fritar seus pedaços de fruto do mar. O resultado é uma casquinha crocante bem temperada e um interior macio.

60. Lula recheada com camarão: já pensou em preparar sua lula recheada com camarão? Para quem busca um prato mais incrementado, essa pode ser uma ótima pedida. Aqui, você também confere dicas para que o seu fruto do mar não fique borrachudo, o que não é gostoso, certo? O tempo na cozinha é curto, mas você pode se surpreender com o resultado.

61. Salada de lula: nessa receita, você aprende a preparar uma salada que combina alface romana ou roxa, rúcula, alface roxa, anéis de lula e azeite. Além disso, você também confere como fazer um molho bem caprichado para deixar a sua salada ainda mais gostosa.

Siri

Foto: Reprodução / gastrolândia

62. Casquinha de siri com sururu: a proposta desta receita é preparar um creme para rechear a casquinha de siri com sururu, mas, caso você não encontre esse ingrediente, pode fazer sem ele mesmo, porque o resultado fica muito saboroso apenas com o creme. Essa é uma ótima pedida para entrada, já que é um prato bem leve.

63. Casquinha de siri: que tal preparar uma receita de casquinha de siri que é muito saborosa, fica pronta em no máximo 15 minutos e ainda conta com o sabor marcante do azeite de dendê? Esse ingrediente é tão indispensável quanto o siri para o preparo do prato. Além disso, você pode variar na receita e substituir o fruto do mar por atum ou camarão.

64. Coxinha de siri: que os braseiros amam coxinha não é nenhuma novidade, mas usar carne de siri com catupiry pode ser uma boa pedida para inovar na cozinha. Além disso, o quitute é empanado com uma farinha japonesa, o que dá uma crocância diferente ao salgadinho.

65. Frigideira de siri: essa é uma receita em que a carne de siri é preparada com um molho em uma frigideira e, depois, vai ao forno como recheio de um creme em um refratário. O prato é assado, mas o nome frigideira é comum na Bahia para esse tipo de preparo.

66. Bobó de siri: o bobó de siri é um prato com uma textura muito leve, por isso, pode ser servido tanto como entrada, como em uma refeição principal. Caso você opte pela segunda sugestão, a dica é servir o bobó com arroz de coco e farofa de banana.

67. Moqueca de siri: essa é uma receita para quem quer uma refeição bem elaborada, pois você aprende a preparar uma moqueca de siri na minimoranga e um arroz ao pesto. O tempo na cozinha não é dos mais curtos, mas o resultado é tão gostoso, que cada minuto vale a pena.

68. Siri ao leite de coco: nessa receita, você aprende a preparar uma carne de siri cremosa com leite de coco acompanhada de uma farofa crocante. A combinação de texturas fica muito interessante, assim como o sabor do prato.

69. Macarrão com siri: nessa receita, o siri é o principal ingrediente usado, mas o camarão é outro fruto do mar que também entra em cena. A massa escolhida foi a tagliatelle, que combina muito bem com o molho de tomate e frutos do mar.

70. Tortinha de siri: essa é uma receita de torta falsa, pois não leva massa. Aqui, a carne de siri é preparada em uma panela e, depois, usada para forrar o fundo de um ramequim, que deve ser coberto com queijo parmesão ralado. Para o próximo passo, basta levar ao forno até que o queijo derreta e fique crocante.

71. Arroz com siri: essa é uma receita de arroz de forno, que leva siri e leite de coco. É uma ótima pedida para aproveitar aquele arroz que sobrou da última refeição e sair da rotina em um dia comum.

72. Siri gratinado: aqui, você confere uma receita em que a carne de siri é combinada com limão, sal, pimenta, pão de forma sem casca, leite de coco, leite, tomate, queijo e outros temperos. O resultado é um prato cremoso e cheio de sabor, ideal para surpreender os mais variados paladares.

73. Bolinho assado de siri: nessa receita, você aprende a fazer um bolinho de siri empanado assado, mas que também pode ser frito – ideal para quem quer uma casquinha mais crocante. O passo a passo não é nada complicado e o tempo de espera é curtinho.

74. Fusilli com siri: esse prato é a cara do verão, pois além de levar carne de siri, também ganha um toque de limão sicialiano. O modo de preparo leva apenas alguns minutos, mas você obtém uma refeição que pode deixar muita gente babando.

75. Hambúrguer de siri: não é só o Bob Esponja que pode fazer um hambúrguer de siri de sucesso, com essa receita, você também vai se tornar um especialista nessa delícia. Aqui, o preparo não é nada complicado, mas rende um sanduíche que pode surpreender os mais variados paladares. Então, se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de conferir todas as dicas.

Ostras

Foto: Reprodução / cozinha da matilde

76. Ostras com vinagrete: essa é uma receita de ostras para comer em natura. Aqui, você aprende a preparar um vinagrete de coco, usado para cobrir o fruto do mar. Esse vinagrete é feito com polpa de coco verde, salsinha, raspas de limão tahiti, flor de sal, azeite e pimenta dedo-de-moça. Para o seu preparo, só é preciso misturar todos os ingredientes.

77. Salada de ostras: para preparar essa receita, você vai precisar de ostras defumadas, massa curta, azeitonas recheadas, tomates-cereja, cheiro-verde, pimenta-do-reino, sal, azeite, óleo de ostra, limão e manjericão. Mesmo sendo uma salada de macarrão, o resultado é leve e fresco.

78. Ostras gratinadas: se você não quer comer suas ostras in natura, pode adorar essa receita em que o fruto do mar deve ir ao forno por aproximadamente 7 minutos, para que ela comece a abrir sozinha, mas o trabalho deve ser finalizado com o auxílio de uma faca. Depois disso, é preparado um molho com gemas, pimenta-do-reino, raspas de limão siciliano e espumante em banho-maria. Para finalizar, cubra as ostras com o molho e leve ao forno novamente.

79. Ostras ao molho de laranja: nessa receita, as ostras in natura são cobertas com um molho feio com gengibre, laranja, limão, pimentão vermelho, pimenta dedo-de-moça, coentro e azeite de oliva. Na hora de servir, a dica é polvilhar um pouco de pimenta-do-reino.

Sururu

Foto: Reprodução / pitadinha

80. Risoto de sururu: se você quer preparar uma receita com sururu que seja muito charmosa, essa pode ser a opção ideal. Aqui, o risoto de fruto do mar é servido como recheio de uma banana comprida enrolada. Além de dar uma cara brasileira ao prato, a fruta ainda faz com que o sabor seja levemente agridoce.

81. Arroz de sururu: essa é uma receita simples de ser feita, mas ideal para quem quer incrementar o arroz do dia a dia. Além do sururu, tomate, pimentão e leite de coco também entram em cena para deixar seu prato ainda mais gostoso.

82. Caldo de sururu: o sururu é o principal ingrediente para o preparo dessa receita, mas você também vai precisar de camarão seco, leite de coco, batata, tomate, azeite de dendê, pimentão, sal e temperos. O modo de preparo é bem prático e o sabor pode te surpreender.

83. Caldo de sururu e peixe: essa é uma receita em que o peixe usado é sobra de outra refeição, ideal para quem gosta de evitar o desperdício, mas você também pode preparar um fresquinho para servir como acompanhamento para o sururu.

84. Caldinho de sururu: essa é uma receita de caldo que tem como principal ingrediente o sururu, mas para testá-la em casa, você também vai precisar de uma boa quantidade de tomates e uma variedade de temperos caprichados. O resultado é leve, mas ao mesmo tempo cremoso e com um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca.

85. Moqueca de sururu: que tal preparar uma moqueca diferente, feita com sururu? Essa é a proposta desta receita, ideal para quem gosta de inovar na cozinha e quer fazer um prato que não leva uma lista extensa de ingredientes. Além disso, o passo a passo é bem mais simples do que você pode imaginar.

Como você pode perceber na lista acima, é possível preparar uma grande diversidade de pratos com os frutos do mar, assim, você não cai na rotina e sempre pode se deliciar com esses alimentos. Ainda é possível conferir outras receitas com camarão, esse ingrediente muito queridinho pelos brasileiros e que vai te fazer arrasar na cozinha.