64 receitas com gengibre saborosas que auxiliam na perda de peso

Escrito por                          

O gengibre é um alimento com gosto picante que pode ser considerado um grande aliado da saúde, já que é rico em nutrientes como vitaminas, magnésio, ferro, proteínas, potássio, fibras e cálcio e ajuda a combater problemas respiratórios ou gastrointestinais, náuseas, cólicas menstruais, mau hálito, dores de garganta, entre outros.

Com efeitos anti-inflamatórios, ele é também capaz de aumentar a imunidade e ainda contribui com o emagrecimento, pois além de contar com poucas calorias, ele é considerado um alimento termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordurinhas com maior facilidade, além de auxiliar no combate das temidas celulites e varizes.

Além disso, é possível incluir o gengibre nas mais variadas receitas do dia a dia, desde os doces e sobremesas, até entradinhas, sopas, pratos quentes como massas, risotos ou carnes, e até mesmo bebidas, como sucos, chás ou drinks alcoólicos. Pensando nisso, listamos abaixo as melhores receitas com gengibre incríveis para você preparar em casa. Confira!

Entradas e acompanhamentos com gengibre

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

1. Salada de cenoura em tiras com gengibre e gergelim: essa é uma ótima variação da salada de cenoura comum, pois aqui ela é crua e fatiada em tiras bem fininhas e também combinada com um molho estilo asiático bem saboroso, feito com gengibre, gergelim tostado, azeite de oliva e shoyu.

2. Salada oriental de repolho com gengibre e shoyu: super deliciosa, fácil de fazer e propícia para os dias quentes, essa saladinha oriental de repolho com gengibre e shoyu leva outros ingredientes básicos como cebolas, alho e óleo. Depois de pronta, deixe-a na geladeira até a hora de servir.

3. Salada de folhas com gengibre fresco e aceto balsâmico: se você pensa que as saladas precisam ser super incrementadas para serem gostosas, está muito enganado. Para um jantar delicioso, leve e refrescante, aposte na simples combinação de folhas diversas, tomatinhos, gengibre, sal, pimenta, aceto balsâmico e azeite de oliva.

4. Massa para torta com gengibre: essa é uma base de massa fácil de ser feita em casa e ótima para tortas com recheio mais azedinho, como a de limão, por exemplo. Para incrementar a receita, a aposta foi no gengibre em pó, que além de deixar a massa bem aromatizada, também contribui com um gostinho especial.

5. Espaguete com gengibre, tomate e camarão: essa receita é ideal para os amantes de espaguetes incrementados, pois aqui a massa ganha mais sabor com a presença de ingredientes como gengibre, alho, tomates, camarão, limão, sal, pimenta, azeite, manjericão e queijo parmesão. Prato perfeito para um almoço em família!

6. Macarrão com abobrinha e gengibre: esse é um macarrão prático, delicioso e super baratinho que você pode fazer sempre que bater aquela vontadinha de massa. É uma receita de alho e óleo incrementada com abobrinha e temperada com ingredientes como cebola, gengibre, cheiro verde, azeite, sal e pimenta.

7. Arroz com cenoura e gengibre: esse arroz com cenoura é uma ótima opção para variar o arroz branco de cada dia e perfeito para acompanhar grelhados diversos. Além disso, o sabor do gengibre é super suave e a receita leva outros ingredientes simples e saborosos como alho e azeite.

8. Risoto de camarão com gengibre e laranja: esse é um incrível risoto de camarão que leva uma mistura de ingredientes bem especial e deliciosa. Além do gengibre, o prato conta também com o gostinho suave da laranja, que dá o toque final à receita, cheiro verde, alho poró, vinho branco, caldo de peixe, entre outros.

9. Purê de cenoura com gengibre: essa é uma receita de purê de cenoura com gengibre deliciosa que pode ser preparada em casa rapidamente e combinada com diferentes alimentos, como uma carne vermelha ou um franguinho. Anote os ingredientes: cenoura, gengibre, sal e salsinha picada.

Carnes com gengibre

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

10. Almôndegas de frango com gengibre: essas almôndegas de frango são diferentes em função do gengibre e talo de capim santo, que oferece um sabor todo especial à receita e um toque diferente na hora de servir, já que depois de prontas você as acomoda sobre uma pequena folha de alface, rega com limão e pode comer com a mão mesmo. Fica super informal, charmoso e saudável.

11. Frango assado com mel, laranja e gengibre: se você gosta de receitinhas de frango inovadoras, experimente esse frango assado com mel, suco de laranja, gengibre, alho, azeite e sal a gosto. É prático de fazer e resulta em um prato muito gostoso, refrescante e ideal para um almoço de final de semana!

12. Salmão ao gengibre: além de ser um salmão super brilhante, saboroso e apetitoso, é um prato muito simples de preparar que conta com o aroma incrível do gengibre com alho saídos do forno, além dos ingredientes que criam um sabor único e levemente agridoce. Para acompanhar, aposte em batatas e em um pouquinho de arroz branco.

13. Camarão rosa com gengibre e limão siciliano: essa receita simplesmente deliciosa leva camarões rosas marinados no limão siciliano, alho, sal, pimenta e gengibre em conserva, e é uma ótima opção de almoço para quem ama frutos do mar. Sirva com uma geleia de pimenta para ficar ainda melhor!

14. Frango com gengibre, alho poró e iogurte natural: aqui você aprende a preparar franguinhos com iogurte natural de limão e hortelã, alho poró, gengibre e brotinhos de trevo, que podem ser incrementados com um punhado de macarrão somen (o japonês fininho). A receita serve até quatro pessoas.

15. Camarão com coco e arroz de gengibre: essa é uma deliciosa receita de camarão com leite de coco e ervas acompanhado de arroz de gengibre e cachaça, que leva entre seus ingredientes azeite, cebola roxa, tomates, alho, açafrão, suco de limão, cebolinha, tomilho, salsinha, coentro, sal e pimenta do reino.

16. Costelinha de porco marinada na geleia de gengibre: o truque para deixar essa costelinha bem gostosa e com um sabor e cheiro menos fortes é deixá-la marinando na geladeira de um dia para o outro com geleia de gengibre, limão galego e sal. Depois que estiver fritinha, jogue um punhado de cebolinha fresca picada e sirva.

17. Coxa de frango com gengibre e coentro: com uma simples marinada e poucos ingredientes, carne de frango cozinhada no forno pode ser sinônimo de sucesso garantido. Essa receita de coxa de frango aposta em uma pasta de gengibre super aromática e em coentros, que dão o toque todo especial ao prato.

18. Carne de porco com leite de coco à tailandesa: se você está com vontade de cozinhar e comer algo diferente, porém muito saboroso, não deixe de conhecer essa receita de carne de porco com leite de coco à tailandesa. Entre os ingredientes, estão pimentas da jamaica, suco de limão, óleo, sal e pimenta do reino, cebola, gengibre, alho e açúcar.

19. Porco com gengibre e noodles: essa é uma incrível carne de porco feita com gengibre e um molho de ostras que dá todo o toque especial desse prato simples, prático e rápido de fazer em casa. Sirva com noodles de ovos ou arroz.

Bolos e tortas com gengibre

Foto: Reprodução / Flagrante Delícia

20. Cheesecake de limão com gengibre e amora: além de ter um visual maravilhoso para servir em ocasiões especiais e aniversários, esse cheesecake de limão siciliano com gengibre e amora é muito fácil de fazer e fica com um gosto simplesmente espetacular. Para a massa de limão e gengibre, tenha em mãos os seguintes ingredientes: quatro limões, gelatina em pó, creme de leite fresco, cream cheese, açúcar refinado e geleia de gengibre.

21. Bolo de maçã e gengibre: esse bolo de maçã e gengibre é muito gostoso e fica com um úmido incrível devido às maçãs raladas e a caldinha de mel, que dá um toque todo especial e deixa o bolo ainda mais delicioso. É uma receita fácil de fazer e que rende cerca de oito a dez fatias. Perfeito para acompanhar uma xícara de café!

22. Bolo de gengibre e cerveja preta: esse é um bolo super aromático e cheio de sabor que com certeza vai agradar todo mundo que experimentar. Fácil de preparar, ele leva ingredientes como gengibre, cerveja preta, mel, melaço de cana, açúcar mascavo, canela, cravo, farinha de trigo, creme de leite, ovos e bicarbonato de sódio.

23. Bolo de gengibre com cobertura de cream cheese: esse é um suculento bolo de gengibre ralado feito com cobertura azedinha de cream cheese, canela em pó e pimenta do reino. Além de ser uma receita super diferente, é também bem simples de fazer, daquelas que não precisam nem de batedeira.

24. Torta de requeijão com coco e gengibre: que tal uma receitinha de torta bem gostosa e prática de preparar para comer em casa sempre que bater aquela fominha? Você vai precisar de ingredientes como requeijão, açúcar, ovos, farinha para bolos, margarina, fermento, bicarbonato de sódio, coco e gengibre ralado.

25. Bolo de chocolate e gengibre cristalizado: para os amantes das ótimas variações de bolinhos de chocolate, essa é uma deliciosa receita que leva ingredientes como gengibre cristalizado, chocolate 70% cacau, ovos, óleo de girassol, leite, farinha de trigo, açúcar, nata e levedura química.

26. Bolo de gengibre com calda de limão: essa receita rende um bolo grande e encorpado, que fica bem bonito e escuro e leva uma incrível calda de limão por cima, que sem dúvidas garante o toque especial da sobremesa. Tenha em mãos ingredientes como gengibre em pó e cristalizado, óleo vegetal, açúcar mascavo, melado preto, leite, ovos, limão siciliano, farinha de trigo, pimenta da jamaica e sal.

27. Bolo de laranja com gengibre: bolo de laranja é fácil de fazer e sempre uma boa pedida para acompanhar um cafezinho, um lanchinho da tarde ou qualquer outro momento que der vontade de comer um bolo gostoso! Essa é uma versão que leva gengibre super prática de fazer. Vale a pena experimentar!

28. Bolo de tâmaras e gengibre com calda de caramelo: esse é um bolo fofinho e super gostoso que fica perfeito quando acompanhado de uma xícara de chá ou chocolate quente a qualquer hora do dia. A receita leva tâmaras e gengibre com calda de caramelo e resulta em um bolo com sabor, aroma e cor únicos!

29. Torta de damascos com gengibre cristalizado: essa é uma receita de torta de massa folhada bem prática e versátil, feita com damascos, gengibres cristalizados, açúcar refinado, manteiga, ovos, amêndoas, farinha de trigo e sal. Para um gostinho ainda mais especial, sirva a torta salpicada de lascas de amêndoas levemente tostadas.

Doces e sobremesas com gengibre

Foto: Reprodução / Gastrolândia

30. Gelado de gengibre com fondant de chocolate: esse gelado de gengibre com fondant de chocolate é uma sobremesa fácil, bonita e do tipo que agrada a maioria das pessoas, afinal, quem não gosta da perfeita combinação de sorvete e chocolate? Para incrementar, finalize com alguma calda de frutas da sua preferência, como tangerina. A receita rende 12 porções.

31. Biscoito de gengibre e rum: essa receita de biscoitos é incrível, já que além de serem enormes (cada um do tamanho de uma pequena panqueca), eles também são completamente viciantes. O melaço e o rum escuro combinam perfeitamente, e ingredientes como o gengibre, a noz moscada e o cravo em pó contribuem para que os cookies fiquem ainda mais saborosos.

32. Biscoito de gengibre: essa é uma receita excelente para preparar para o Natal, já que são biscoitos de gengibre (também conhecidos como Gingerbread) deliciosos que você pode fazer furinhos, decorar e até mesmo pendurar na árvore. Além disso, não tem nada melhor do que o cheiro que as especiarias deixam na casa após serem assadas no forno.

33. Geleia de abacaxi com gengibre: apesar de um pouco mais trabalhosa, essa é uma receita tão mágica e deliciosa que você com certeza não vai se arrepender. É uma geleia de abacaxi com gengibre que leva maçã entre seus ingredientes, pois a fruta serve para ajudar a adoçar e para fornecer a pectina, que dá a textura perfeita para o preparo da geleia.

34. Mousse de maracujá com gengibre: se você adora uma sobremesa fácil e rápida de fazer, conheça essa receita de mousse de maracujá com um toque especial de gengibre, que além de saborosa, fica extremamente refrescante e leve. Dica: para deixar a sobremesa mais cremosa, não utilize gelatina.

35. Biscoitos de mel e gengibre: esses deliciosos biscoitos de mel e gengibre são perfeitos para comer de lanchinho da tarde acompanhados de um café, ou também podem ser uma boa alternativa de lembrancinhas para os amigos e a família em datas especiais. Se guardados em potes fechados ou mesmo em saquinhos, eles duram cerca de uma a duas semanas.

36. Brigadeiro de gengibre: que tal inovar na tradicional receita de brigadeiro? Aqui você aprende a preparar uma incrível versão do docinho com sabor de gengibre, feito com leite condensado, manteiga sem sal, gengibre fresco, água filtrada e açúcar cristal para enrolar. A receita rende até 20 unidades.

37. Cookies de gengibre: já pensou em preparar biscoitos deliciosos e saudáveis para comer sem culpa a qualquer hora do dia? São cookies de gengibre veganos feitos com ingredientes como açúcar orgânico, fécula de batata, óleo de coco, melado de cana, leite de castanhas, extrato de baunilha, gengibre, canela e cravo em pó, sal rosa do himalaia, farinha, bicarbonato de sódio e gengibre cristalizado.

38. Sorvete de nectarina e gengibre: para os dias quentes do verão, nada mais agradável do que um bom sorvetinho caseiro e refrescante para a sobremesa. Esse é de nectarina e gengibre e leva ingredientes simples como água quente, açúcar, iogurte natural desnatado e essência de baunilha.

39. Geleia de laranja e gengibre: essa é uma suculenta geleia de laranja e gengibre bem fácil de preparar em casa e que você com certeza vai se apaixonar. Perfeita para comer com torradinhas e bolos, a receita rende quatro potes e leva apenas três ingredientes: laranja pera, açúcar cristal e gengibre ralado.

40. Mousse de manga e gengibre: essa mousse de manga com gengibre é uma ótima opção para preparar rapidamente em ocasiões especiais ou jantares para convidados em casa. É uma sobremesa bem leve, doce na medida certa e conta com poucos ingredientes. Entre eles, estão iogurte natural, ovos e açúcar.

41. Bolachinhas de gengibre: outra opção de receita de bolachinhas de gengibre perfeita para o Natal, essa aqui rende cerca de 30 unidades e conta com ingredientes simples e baratos, como farinha sem fermento, açúcar, manteiga sem sal, leite, raiz de gengibre (ou gengibre em pó) e sal.

Bebidas com gengibre

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

42. Drink de limão e gengibre: esse é um drink de verão delicioso e que não leva bebidas alcoólicas, o que o torna perfeito até mesmo para as crianças. O sabor do gengibre não fica muito forte e, combinado com o limão, fica simplesmente maravilhoso. Tenha em mãos açúcar, água natural, água com gás, refrigerante de limão, gelo e hortelã para enfeitar.

43. Água de gengibre emagrecedora: uma das melhores e mais simples formas de consumir o gengibre e aproveitar de seus inúmeros benefícios é fazendo uma água saborizada, que auxilia no emagrecimento e ajuda a desinchar durante o dia. Para cada litro de água, basta adicionar quatro rodelas de gengibre ou apenas ralar um pedacinho.

44. Refrigerante de gengibre: essa receita de refrigerante é na verdade um xarope de gengibre e limão para misturar em bebidas comuns ou nas alcoólicas. Para preparar, basta levar ao fogo os seguintes ingredientes: gengibre descascado e picado, açúcar, água, casca e suco de um limão siciliano.

45. Suco de laranja e gengibre: para quem já é adepto do suco de laranja com cenoura, tente acrescentar à mistura uma colher (sopa) de gengibre ralado. É uma combinação saborosa, refrescante e extremamente saudável para tomar a qualquer momento do dia. Dica: evite coar para deixar o suco ainda mais nutritivo.

46. Suco de manga com gengibre: que tal aprender a preparar um suco delicioso e nutritivo que de quebra ainda ajuda a saciar a fome por mais tempo? Entre os ingredientes, estão mangas, laranjas, gengibre fresco ralado, canela em pó e, se necessário, mel para adoçar.

47. Chá de abacaxi, gengibre e hortelã: essa receita ensina a preparar um maravilhoso chá feito com ingredientes muito refrescantes: abacaxi, gengibre e hortelã. Se quiser, pode adicionar um pouco de açúcar ao final. Depois, deixe na geladeira até esfriar. Além de ser delicioso, é um jeito ótimo de se hidratar.

48. Drink de whisky, laranja e gengibre: esse é um drink cheio de sabores criado especialmente para animar as tardes de verão. A receita é dividida em duas partes: o xarope de gengibre, feito com gengibre fatiado e descascado, açúcar, água e essência de baunilha; e o drink, que leva xarope, whisky, licor de laranja, suco de laranja e gelo quebrado.

49. Smoothie de melão com laranja e gengibre: para um café da manhã turbinado e nutritivo, aposte nessa receita de smoothie de melão com suco de laranja e gengibre descascado. Você pode adoçar com açúcar demerara ou mel e também enfeitar com folhinhas de hortelã.

50. Suco de laranja com beterraba e gengibre: esse é um suco natural perfeito para tomar pela manhã, já que combina frutas, legumes e gengibre, que juntos ficam deliciosos e são super saudáveis. São eles: laranja, beterraba e salsinha fresca. É uma receita fácil de fazer que rende duas porções e fica pronta em apenas 15 minutos.

51. Chá de gengibre com cravo e canela: o chá de gengibre é ideal para aquecer nos dias frios, e também para curar problemas como resfriados e dores de garganta intensas. Essa receita leva açúcar, um pedaço de gengibre, cravos, canela e água, que além de serem bem saudáveis, garantem um gostinho especial à bebida.

52. Chá verde, limão e gengibre: esse chá é um verdadeiro termogênico natural, pois combina poderosos ingredientes como chá verde, limão e gengibre, que juntos ajudam a desinchar e combater a retenção de líquidos. Deixe todos juntos em infusão e beba morninho.

53. Suco de pepino, gengibre e limão: esse suco é uma bebida ideal para servir em um almoço em um dia quente, pois é extremamente refrescante e aromática e funciona perfeitamente com ou sem álcool. Anote os ingredientes: um pepino, um pedaço de gengibre, três limões e um litro de água com gás.

54. Batida de gengibre sem álcool: esse é um drink diferente, gostoso, saudável e que você com certeza vai amar e querer saborear novamente! É uma batidinha de gengibre sem álcool feita com suco de limão, uvas passas brancas e água gelada (caso a bebida fique muito espessa, acrescente mais).

55. Suco detox de acerola com cenoura e gengibre: se você está precisando de uma ajudinha extra para eliminar as toxinas do corpo, aposte nessa receita de suco detox de cenoura com acerola e gengibre, que é saborosa e rica em antioxidantes, considerada ótima aliada para limpar o organismo.

Sopas com gengibre

Foto: Reprodução / Fru Fruta

56. Sopa de abóbora, cenoura, quinoa e gengibre: que tal uma sopinha de abóbora, cenoura, quinoa e gengibre para nutrir o corpo no inverno? É uma receita sem glúten, sem lactose, sem ovos e sem açúcar rica em proteínas e fibras e com uma textura de creme super aveludada, além de deliciosa.

57. Creme de abóbora e gengibre: essa sopa/creme de abóbora com gengibre não contém glúten, é vegana, muito saborosa, temperadinha e bem fácil de fazer. Para deixá-la ainda mais nutritiva, você pode servir com petiscos de grão de bico ou de tofu. Além disso, você pode também substituir a água por leite de amêndoas ou de coco.

58. Creme de cenoura com gengibre: essa receita de creme de cenoura com gengibre é rica em vitaminas, auxilia no emagrecimento e pode ser consumida fria ou quente, considerada perfeita para uma entradinha leve e saudável. Na hora de servir, coloque um fio de azeite e decore com manjericão ou salsinha por cima.

59. Sopa de fubá com couve e gengibre: essa é uma deliciosa sopa de fubá com couve e gengibre, perfeita para esquentar nos dias frios e combater gripes e resfriados. Você pode incrementar a receita adicionando outros temperos ou então usar caldo de legumes caseiro no lugar da água. Dica: prepare a sopa em uma panela alta, pois ela espirra muito e você pode se queimar.

60. Sopa de batata doce com linguiça e gengibre: para preparar essa saborosa sopa de batata doce com linguiça e gengibre, você precisará também de ingredientes como sal, cebola, tomilho fresco, ervilha e pimenta do reino. Para dar um charme a mais na hora de servir, você pode triturar um pouco de castanha por cima com um fio de azeite.

61. Sopa de abóbora, gengibre e leite de coco: essa é uma sopa deliciosa, cremosa, aveludada, fácil de preparar e cheia de benefícios para a saúde, perfeita para ser consumida em dietas detox. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: abóbora, gengibre, leite de coco, cebola, alho, óleo, sal e pimenta.

62. Caldo de abóbora com chantilli de gengibre: essa é uma receita de sopa super diferente e inovadora, porém que você precisa experimentar, pois é repleta de sabor. É um caldinho de abóbora com chantili de gengibre que leva ingredientes como creme de leite, caldo de legumes, alho e cebola.

63. Sopa de mandioquinha com gengibre: essa incrível sopa de mandioquinha fica ainda melhor quando combinada com o gengibre, já que ele ajuda a esquentar, dá um toque de sabor especial e de quebra ainda traz benefícios à saúde. Finalize a sopa com um fio de azeite e pimenta moída.

64. Sopa de abóbora com espinafres e gengibre: essa é outra sopa muito agradável para preparar rapidamente em casa nos dias friozinhos, pois é simples e leva ingredientes fáceis como abóbora, espinafres, gengibre, cebola, sal e azeite. Sirva com torradinhas para uma refeição ainda mais saborosa!

São receitas maravilhosas, versáteis e fáceis de preparar em casa, que de quebra ainda irão ajudar na ativação do seu metabolismo e na sua perda de peso. Prepare seu prato preferido agora mesmo e aproveite dos benefícios incríveis que essa especiaria oferece!

PARA VOCÊ