15 receitas com goma xantana para abrir mão do glúten com sucesso

Escrito por                          

Se você tem restrição ao glúten, precisa ter goma xantana em casa, já que esse componente é responsável por dar mais elasticidade, maciez e encorpar diversos pratos. Confira uma seleção de receitas com esse ingrediente que vão fazer parte de todas as refeições do seu dia.

1. Misto quente de pão cremoso

Perfeita para a hora do lanche, você vai poder levar essa delícia para qualquer lugar. Aprenda a fazer um pão low carb com goma xantana, creme de leite, coco ralado, ovos, azeite, stevia, fermento e sal. Assim que sair do forno, recheie com queijo mussarela, peito de peru e orégano, criando um misto quente que promete te saciar por muito tempo.

2. Pão francês sem glúten

Não pode consumir glúten, mas não quer abrir mão do pão francês? Confira essa versão que é feita a base de goma xantana, farinha de arroz, polvilho doce e óleo de coco. Você só vai precisar de uma batedeira para criar uma massa incrível que é assada por 25 minutos e lembra muito o pão de padaria.

3. Pão de queijo

Acompanhamento perfeito para um café, você pode assar um pão de queijo low carb em apenas 30 minutos. Sua massa é criada somente na batedeira com os seguintes ingredientes: goma xantana, queijo curado, queijo parmesão, leite e farinha de amêndoas, farinha de coco, ovo e sal. Fica uma delícia!

4. Panqueca sem glúten

Uma ótima pedida para qualquer refeição do dia, confira como fazer uma massa de panqueca versátil para soltar a criatividade com diversos recheios. Aqui, a massa é criada no liquidificador e não contém glúten. Seus ingredientes são: farinha de arroz, goma xantana, fécula de batata, amido de milho, leite, ovos e sal.

5. Mix de farinhas sem glúten

Para deixar suas receitas salgadas macias, use esse poderoso mix de farinhas que é ideal para fazer massas de pizza, esfiha ou pão. Para criá-lo, você pode optar pela farinha de arroz integral, sorgo integral ou trigo sarraceno e misturar com fécula de batata, polvilho doce, goma xantana e goma de tapioca.

6. Maionese verde

Seus lanches nunca mais serão os mesmos depois dessa maionese verde. Vegana, ela é feita a base de goma xantana, água de grão de bico reduzida e óleo vegetal. Para deixar com um sabor incrível, é temperada com suco de limão, alho, cebola, salsinha, pimenta-do-reino e sal. Você pode utilizar em um hambúrguer ou misturar com a comida, fica muito saborosa.

7. Creme de manjericão

Muito parecido com o molho pesto, esse creme possui a adição da goma xantana, que vai contribuir com a textura e uniformidade do creme. Versátil para ser utilizado com diversos tipos de massa, ele conta também com os seguintes ingredientes: manjericão, azeite, queijo parmesão e amêndoas. Confira como preparar para extrair o melhor dos sabores!

8. Massa fresca sem glúten

Ideal para servir em um jantar, essa massa fresca vai impressionar seus convidados. Bem leve, ela pode ser combinada com o molho de sua preferência. Sem glúten, a massa de macarrão é feita na batedeira com farinha de arroz, fécula de batata, goma xantana, goma guar, polvilho doce e sal.

9. Carbonara de pupunha

Se você é adepto da dieta low carb e quer comer uma massa leve e saborosa, coloque em prática essa receita. Substituindo o macarrão por uma massa de pupunha que pode ser encontrada pronta, você pode combinar com um molho carbonara suculento. Para criá-lo, utilize bacon, queijo pecorino romano, ovos, goma xantana, pimenta-do-reino e sal.

10. Pizza sem glúten

Para não errar no cardápio, a pizza é um prato que geralmente agrada todos os convidados. Confira como preparar uma massa sem glúten que é feita com farinha de arroz, farinha de trigo, farinha de amaranto, polvilho doce e goma xantana. Você pode soltar a criatividade nos recheios e variar os sabores

11. Bolinha de queijo low carb

Sucesso nos aniversários infantis, a bolinha de queijo é amada por crianças e adultos. É possível fazer sua versão sem glúten utilizando apenas queijos, farinha de amêndoas, farinha de coco, goma xantana, ovo e parmesão ralado. É muito fácil de colocar em prática e vai derreter na boca a cada mordida.

12. Pudim proteico

Bateu a vontade de doce mas está buscando uma alimentação saudável? Você pode degustar esse pudim rico em proteínas sem sair da dieta. Para executar essa receita você vai precisar de: whey de baunilha, iogurte desnatado, goma xantana, gelatina incolor, essência de baunilha e adoçante stevia. Ele fica mais lindo e saboroso com uma calda de frutas vermelhas e geleia!

13. Sorvete de maracujá

Nos dias mais quentes se refresque com um sorvete nutritivo de maracujá. Extraindo os melhores benefícios e sabor da fruta, essa receita possui uma base de sorvete de creme inglês que será coberta com geleia de maracujá. Para auxiliar na consistência correta, a goma xantana e o xylitol são essenciais.

14. Bolinho de banana e pasta de amendoim

Seja como pós-treino ou um para matar a vontade de doce, esse bolinho vai conquistar seu paladar. Feito em porções individuais, ele vai perfumar sua cozinha, pois é feito com banana, farinha de coco, goma xantana, pasta de amendoim, ovos, canela, fermento e água. É simples e fica pronto em menos de 3 minutos no micro-ondas.

15. Brigadeiro de maracujá

Muito amado pelos brasileiros, o brigadeiro possui uma versão deliciosa low carb. Ela vai agradar os fãs de doces levemente azedinhos, pois é feita com maracujá, goma xantana, manteiga, creme de leite e adoçante. Você pode se esbaldar com a colher ou enrolar os brigadeiros para servir em eventos.

Quer ampliar ainda mais seu cardápio, confira também receitas de bolo de cenoura sem glúten.

PARA VOCÊ