50 receitas com hortelã que são perfeitas para refrescar o seu dia

Escrito por                                                              

O hortelã é uma erva leve, refrescante, saborosa e aromática que combina com diversos alimentos. Além disso, é rico em antioxidantes, vitaminas e nutrientes.

Confira abaixo 50 receitas com hortelã para preparar bebidas, comidas e sobremesas deliciosas!

Receitas de bebidas com hortelã

1. Suco de abacaxi com hortelã: clássico, delicioso e refrescante, o suco de abacaxi com hortelã é querido por muitos. Além disso, é uma bebida super-rápida de se preparar e qualquer um pode se arriscar a fazer. Experimente!

2. Suco verde com hortelã: essa opção é perfeita para quem quer emagrecer ou simplesmente está em busca de um estilo de vida mais saudável. Para este suco, você vai precisar de abacaxi, couve, gengibre e hortelã. O sabor é surpreendente!

3. Suco detox com hortelã: ideal para quem quer desinchar ou desintoxicar, esse suco leva ingredientes bem simples. Para prepará-lo, você deve ter em sua casa chá-verde, hortelã, abacaxi e água. Que tal testar no seu próximo lanche da tarde?

4. Suco de abacaxi, melão e hortelã: esse suco de abacaxi, melão e hortelã promete te salvar durante os dias quentes. Isso porque ele é bem refrescante, leve e saboroso. E a dica para essa receita é colocar bastante gelo para se ter uma bebida bem gelada.

5. Mate gelado com hortelã: o chá mate é um clássico e, quando gelado, se torna uma bebida deliciosa. É fácil de fazer e o tipo de refresco que promete agradar todo mundo. E dois ingredientes se destacam e garantem um sabor único quando combinados com o mate: o hortelã e o limão.

6. Chá de abacaxi, gengibre e hortelã: abacaxi, gengibre e hortelã também é uma combinação bem tradicional. A diferença é que aqui, ao invés de usarmos suco, vamos usar chá de abacaxi. É uma receita exótica, mas que vale muito a pena provar!

7. Limonada de melancia e hortelã: a “Pink Limonade” é uma bebida original dos Estados Unidos e que já conquistou muitos brasileiros pelo seu sabor cítrico e, ao mesmo tempo, doce. Veja a lista de ingredientes: melancia, limão, água, açúcar e hortelã.

8. Smoothie verde de abacaxi e hortelã: uma bebida bem gelada e refrescante é a cara do verão. E esse smoothie verde é ideal para os dias de muito calor. Essa sugestão nutritiva é excelente para saborear tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde.

9. Gin tônica com hortelã: o primeiro passo para esse drink é juntar as folhas de hortelã e o suco de limão em uma taça. Depois, adicione gelo, gin, água tônica e rodelas de limão. Misture e coloque um ramo de alecrim, o que garantirá um aroma extra à bebida.

10. Gin tônica com laranja e hortelã: essa versão de gin tônica leva um ingrediente a mais do que a anterior. Nela, você irá utilizar laranja ao invés de limão. A dica aqui é amassar bem o hortelã porque assim ele irá liberar óleos que deixarão a bebida mais saborosa e aromática.

11. Mojito tradicional: você não vai acreditar na praticidade dessa receita! Ela é tão fácil que fica pronta em apenas 5 minutos. Confira os ingredientes: limão, açúcar, hortelã, rum, água com gás e gelo. Supersimples, né?

12. Mojito de melancia: essa é uma receita simples e gostosa! Além disso, ela tem uma apresentação linda e é uma ótima pedida para servir em reuniões com os amigos. E o melhor de tudo é que ela conta com apenas 5 ingredientes: melancia, rum, açúcar, hortelã e água com gás.

13. Drink de gin com lima, canela e hortelã: o toque especial dessa receita fica por conta da canela e do hortelã, que deixam a bebida com um aroma sem igual. A laranja utilizada aqui é a lima, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade. O sabor principal deve ser o do gin com a tônica.

14. Licor de chocolate com hortelã: esse licor de chocolate fica leve, cremoso e delicioso. É perfeito para ser servido em um jantar especial ou em comemorações. Os ingredientes são os seguintes: açúcar, leite condensado, chocolate meio amargo, cachaça e hortelã.

Receitas de kibe com hortelã

iStock

15. Kibe de forno: essa é uma receita prática, fácil e que te conquista pelo sabor. Para esse prato, você deve se aventurar nos temperos, o que irá garantir o sucesso da receita. Cebola, alho, hortelã, salsinha, sal, canela e pimenta-do-reino são algumas sugestões.

16. Kibe de forno com berinjela: o diferencial dessa receita é que ela leva berinjela em sua composição. O legume deixa a versão mais nutritiva e saudável, sendo por esse motivo uma ótima opção. Experimente fazer no próximo almoço!

17. Kibe assado com queijo: se você adora comidas recheadas e bem temperadinhas, então essa receita é para você! Aqui o recheio fica por conta do queijo. Além disso, você irá aprender a fazer um tempero sírio que é de dar água na boca.

18. Kibe assado cremoso: queijo, creme de ricota e requeijão cremoso são alguns dos ingredientes que dão vida a esse prato, que é uma ótima sugestão para um jantar em família. Não deixe de experimentar essa delícia inspirada na culinária árabe.

19. Kibe frito recheado com catupiry: essa receita te ensina a preparar um kibe frito, sendo diferente das anteriores, que usavam o forno ou assadeira. Essa é uma opção mais prática e simples já que fica pronta em poucos minutos. É perfeita para os dias em que você estiver com pressa.

20. Minikibe frito: sabe quando você vai fazer uma festa de aniversário em casa ou outra comemoração e não tem ideia do que servir? Então esse minikibe frito vai te salvar! Isso porque ele rende porções individuais, é fácil e tem grandes chances de agradar os seus convidados.

21. Kibe cru: essa sugestão serve bem 4 pessoas e é ótima para quando receber visitas em casa. Você vai precisar de patinho, cebola, hortelã, kibe, cebola roxa, limão, rabanete, sal e azeite.

22. Kibe frito com proteína de soja: esse kibe com proteína de soja fica crocante e delicioso, mas prepare-se para se surpreender com a simplicidade dessa receita! Essa é uma opção fácil, simples e vegana, ou seja, sem nada de origem animal.

23. Kibe frito vegano: o sabor especial dessa opção fica por conta da combinação do limão com o hortelã, o que garante uma explosão de sabores. Além desses ingredientes, a receita pede trigo para kibe, farinha de trigo, cebola, azeite, cheiro-verde, salsinha, sal, pimenta e óleo.

24. Kibe assado de berinjela: o segredo dessa receita é o tempero. Para que ela seja um verdadeiro sucesso na sua mesa, você precisa temperá-la bem. Você deve utilizar alho, cebola, tahine, limão, cheiro-verde, hortelã, sal e pimenta-do-reino.

25. Kibe assado de lentilha: sem leite, sem carnes ou ovos, essa receita é capaz de agradar os mais diversos paladares. A dica aqui é servi-la como acompanhamento de saladas, refeições ou massas.

26. Kibe assado de proteína de soja e aveia: nutritiva, saudável e vegana, essa sugestão vai te conquistar na primeira garfada. Isso porque é uma receita muito saborosa e aromática. Anote os ingredientes: proteína de soja, trigo para kibe, aveia, cebola, alho, cheiro-verde, hortelã, vinagre, azeite e sal.

Saladas com hortelã

27. Salada refrescante de batata com hortelã: uma salada é sempre uma boa opção. E essa daqui vai te encantar tanto pelo sabor quanto por ser refrescante. O prato é perfeito para dias quentes. Que tal provar hoje mesmo?

28. Salada com pesto de hortelã: para um prato leve e refrescante, teste essa sugestão. O molho pesto é feito à base de hortelã e pera. Esse molho combina superbem com uma salada de folhas, formando uma refeição completa e gostosa.

29. Salada de quinoa com hortelã: a quinoa é um grão rico em proteínas, cálcio e ferro. O modo de preparo é simples e pode ser resumido em cozinhar a quinoa, misturá-la cozida com o tomate e a cebola, adicionar salsinha e hortelã para temperar.

30. Salada de abobrinha com cogumelos ao molho de hortelã: cogumelos são sempre uma boa pedida e garantem uma refeição cheia de sabores. Aqui você vai aprender, com um passo a passo simples, a preparar uma deliciosa e refrescante salada de abobrinha com cogumelos ao molho de hortelã. Prove já!

31. Salada de repolho roxo, cenoura, couve e hortelã: perfeita para os dias de correria, essa salada fica pronta rapidamente e conta com ingredientes simples e coloridos. São eles: repolho roxo, couve, cenoura, hortelã, sal marinho com ervas, azeite, vinagre balsâmico e limão.

32. Salada de berinjela com hortelã e alho: a combinação da berinjela, do hortelã e do alho é de deixar qualquer um salivando. Aqui, o segredo é desidratar a berinjela antes de dourar no alho, porque assim ela irá ficar mais consistente e irá absorver ainda mais o sabor do tempero.

33. Salada de feijão fradinho com hortelã: o feijão fradinho é rico em proteínas e tem um excelente valor nutricional, sendo possível fazer uma refeição completa com ele. Além disso, o hortelã irá garantir que o prato fique refrescante.

34. Salada de repolho com hortelã: essa é uma salada fresca, leve e com um tempero à base de limão e hortelã. O primeiro passo é fatiar o repolho e colocá-lo em uma tigela. Depois disso, coloque suco de limão, hortelã e água na mistura. É simples e prático!

35. Salada de cuscuz marroquino com hortelã: o cuzcuz marroquino é um dos pratos preferidos de muitos brasileiros. Se também é o seu, não deixe de experimentar essa sugestão, que tem o toque especial do hortelã!

36. Salada de pepino e hortelã: essa opção é uma explosão de frescor! Isso porque tanto o pepino quanto o hortelã são alimentos que trazem a sensação de refrescância, sendo ideais para dias mais quentes em que não se quer usar o fogão ou o forno.

37. Tabule tradicional: o tabule é um prato tipicamente árabe. Ele é consumido em temperatura ambiente e, por isso, é uma opção também refrescante. Os ingredientes são trigo para quibe, tomate, cebola roxa, salsinha, hortelã, pimenta síria, azeite de oliva, sal e limão.

38. Tabule de quinoa: essa sugestão é sem glúten, uma vez que o tabule é preparado com quinoa e não com trigo para quibe. Além disso, é um prato que tem uma apresentação sofisticada, sendo uma boa dica para servir em almoços com os amigos ou com a família.

Receitas doces com hortelã

39. Salada de melancia e morangos com toque de hortelã: água, açúcar, limão, hortelã, melancia e morangos. Esses são os ingredientes necessários para você saborear essa deliciosa salada de frutas. Vale a pena testar em sua casa!

40. Salada de frutas com hortelã no copinho: por ser servida em copinhos e ser sofisticada, é ideal para aniversários e festas. Além disso, é fácil, simples e rápida de preparar. Você irá precisar de poucos ingredientes: pêssego, morango, prosecco, hortelã e iogurte natural.

41. Bolo de erva-doce e hortelã: se você é fã de sabores exóticos e diferentes, então vai adorar essa receita. Nela, quem rouba a cena é a erva-doce, mas quem dá um aroma especial é o hortelã. Prove no seu próximo lanche da tarde com um café!

42. Creme de abacate e hortelã: leve e saboroso, esse creme de abacate e hortelã é rico em nutrientes, sendo perfeito para quem quer uma sobremesa mais saudável. O passo a passo é muito simples: você deve apenas bater todos os ingredientes no liquidificador.

43. Picolé de melão e hortelã: uma ótima pedida para o verão, esse picolé de melão e hortelã ainda fica pronto rapidamente. É uma receita que promete conquistar tanto as crianças quanto os adultos. Não deixe de testar!

44. Flan de manga com gengibre e hortelã: além de ser fácil de fazer, essa sobremesa tem poucas calorias. Por isso, se você está fazendo dieta, precisa provar essa delícia! O modo de preparo é prático: você deve bater os ingredientes no liquidificador, preparar uma gelatina sem sabor e adicioná-la a mistura.

45. Calda de morangos com hortelã: essa calda de morangos é versátil e pode ser usada como complemento de bolos, pavês ou sorvetes. O hortelã deixa a calda levemente picante e o vinagre balsâmico também contribui para o sucesso da receita.

46. Melão e pêssego em calda com hortelã: essa é uma ótima receita para servir quando chegarem visitas inesperadas em sua casa. Isso porque ela é rápida e não exigirá muito esforço de você. Com apenas 3 ingredientes você consegue fazer essa delícia!

47. Torta de abacaxi com chocolate branco e hortelã: a combinação do abacaxi e hortelã é clássica e querida por muitos. Nessa versão, além desses dois ingredientes, um outro entra em cena: o chocolate branco. Ele irá conferir cremosidade ao doce e deixá-lo ainda mais irresistível.

48. Sorbet de abacaxi com hortelã: essa receita, feita com ingredientes naturais, sem glúten e sem lactose, é muito fácil! Você deve bater abacaxi, açúcar, limão e hortelã no liquidificador. Depois disso, é só despejar o líquido em uma travessa e levar ao congelador por pelo menos 4 horas!

49. Sorvete de hortelã e chocolate: o chocolate irá deixar a sobremesa cremosa e saborosa, enquanto o hortelã dará leveza e a deixará refrescante. Essa é uma receita mais complexa, mas que vale muito a pena ser feita! O resultado é um sorvete maravilhoso!

50. Mousse de menta: além da mousse, essa opção irá te ensinar a preparar uma ganache feita à base de creme de leite e chocolate ao leite, que será a cobertura do seu doce. A sugestão é preparar essa receita para a sua ceia de Natal!

Qual dessas receitas você vai testar primeiros? São tantas opções que difícil mesmo vai ser não sair correndo para a cozinha! E se você adora inovar na culinária, veja essa outra lista de receitas com provolone.

PARA VOCÊ