12 receitas com jambu para aproveitar todos os benefícios dessa erva

Escrito por    
Em 24.01.20

O jambu é uma erva medicinal típica da região norte do Brasil, tanto que é um ingrediente muito comum na culinária. Apesar disso, também pode ser utilizado com o intuito de tratar alguns problemas de saúde. Então que tal experimentar receitas que usam essa planta?

Continua após o anúncio

1. Salada de jambu

Um prato mais saudável em que a erva será a grande estrela. Como se trata de uma salada mais picante, é indicado colocar o mel, caso seja sua primeira experiência com um prato com um toque apimentado.

2. Pastel de jambu

Bem simples de fazer, tudo que você vai precisar é de massa para pastel, queijo e jambu. É preciso cozinhar rapidamente o jambu, colocando as folhas em água quente. Em seguida, é só realizar a montagem do pastel, com as plantas em cima dos pedaços de queijo.

3. Pastel de tacacá

Para essa receita, primeiramente você deverá preparar uma massa, já que aqui o pastel será assado. O jambu entra no recheio mas, ainda assim, será fácil de fazer.

4. Dadinho de tapioca com jambu

O preparo dessa receita é muito semelhante ao dadinho de tapioca tradicional. No entanto, durante o preparo da massa, as folhas de jambu serão adicionadas para proporcionar aquele gostinho superespecial. Veja os detalhes da receita!

5. Arroz paraense

Continua após o anúncio

Esse é um arroz bem completo que, além dos temperos, leva também tomate, jambu, camarão sem cabeça e tucupi. Trata-se de uma receita simples, já que tudo o que você precisa fazer é misturar parte dos ingredientes em uma panela. Assim que o arroz cozinhar, serão adicionados o camarão, o tomate, o cheiro-verde e o jambu.

6. Risoto de tacacá

Sugestão muito parecida com a anterior, mas que traz várias dicas para o preparo de cada ingrediente antes de fazer o arroz. Além do jambu e dos camarões, leva também chicória e tucupi.

7. Tacacá

A receita ensina de maneira simples e prática como fazer o tacacá, além de trazer uma dica muito importante sobre o jambu. Você vai precisar de bastantes panelas para preparar cada parte da receita, já que a montagem do prato é feita apenas no final.

8. Espaguete ao pesto de jambu

Simples de preparar, a sugestão também explica porque não é necessário o fio de óleo no cozimento do macarrão. Além disso, o pesto de jambu é feito no processador, com o acréscimo de outros ingredientes que garantem o sabor.

9. Lasanha de pirarucu

Para essa lasanha você vai precisar de três panelas. Primeiramente é feita a massa, que terá o jambu como ingrediente. Em segundo lugar, o recheio de pirarucu e depois um creme de tucupi. As etapas são bem detalhadas e fáceis de acompanhar, além de a montagem da lasanha não ter nenhum segredo.

Continua após o anúncio

10. Galinha no tucupi

Antes de tudo, é preciso assar os pedaços de frango. Além disso, a receita traz uma dica de tempero e, em seguida, ensina como o jambu deve ser misturado ao tucupi.

11. Nhoque de tambaqui

Essa dica é indicada para quem já tem mais experiência na cozinha e não tem pressa para finalizar o prato. Precisa do processador e exige um pouco de paciência na montagem dos nhoques. Já o jambu é parte do caldo e aparece apenas na finalização da receita.

12. Rabada amazônica

Uma receita um pouco mais demorada, então, indicada para quem tem paciência na cozinha. Apesar disso, traz uma dica para adiantar um pouco o preparo da rabada. Você irá começar pela rabada, em seguida fazer o purê de mandioquinha e finalizar com a gremolata de jambu. Acompanhe todo o passo a passo!

Você sabia que o jambu podia ser parte de tantos pratos saborosos como os que viu acima? Enquanto escolhe qual vai preparar, já que estamos falando de um ingrediente típico da Amazônia, conheça também o araçá, uma fruta da região.

PARA VOCÊ