9 receitas com jenipapo que são deliciosas e afrodisíacas

Tradicional no Nordeste, o jenipapo é uma fruta pouco conhecida, mas extremamente rica em nutrientes e vitaminas. Ele pode ser consumido como fruta, em sua forma natural, ou pode ser utilizado para fazer sucos, doces e licores de sabor exótico.

Publicidade

Além disso a fruta é conhecida pelo efeito afrodisíaco e por trazer muitos benefícios, como o combate à anemia, o controle das plaquetas do sangue, a melhora na circulação e a ajuda ao sistema respiratório.

Confira uma seleção com 7 receitas que levam jenipapo e que vão te surpreender:

1. Compota de jenipapo

Publicidade

Para fazer a compota, você vai precisar de jenipapo e rapadura. Corte tudo em pequenos pedaços e junte em uma panela, mexendo até a rapadura virar um melado, e está pronta! Faça a apresentação em um prato bonito e sirva.

2. Bala de jenipapo

Essa receita é tradicional da culinária artesanal brasileira, muito servida em festas típicas. Coloque a polpa da fruta com açúcar em uma panela e misture até deixar a combinação homogênea. Enrole em formato de bolinhas e aproveite!

Publicidade

3. Brigadeiro de jenipapo

Depois de mexer a fruta e o açúcar na panela, enrole e polvilhe com chocolate amargo. A combinação dos sabores amargo do chocolate, ácido do jenipapo e doce do açúcar fica incrível e deliciosa. Experimente!

4. Geleia de jenipapo

Foto: iStock

Para fazer esta geleia, você vai precisar de 20 jenipapos e um quilo de açúcar cristal. Misture tudo e guarde em um frasco de vidro bem tampado. Lembre-se de que é necessário consumir em até 30 dias!

5. Licor de jenipapo

Foto: iStock

Uma das mais tradicionais receitas feitas com a fruta nordestina é o licor de jenipapo. É preciso guardar a mistura da fruta com a pinga por uma semana em um local escuro. Depois, é só acrescentar água e xarope de açúcar e engarrafar.

6. Suco de jenipapo

Foto: iStock

O suco de jenipapo é bem tradicional no nordeste. Rico em vitaminas B1, B2, B5 e C, ele tem um sabor levemente ácido e uma cor amarelada. Lembre-se de utilizar a fruta bem madura para não deixar o suco muito azedo.

7. Suco de jenipapo com limão e hortelã

Publicidade

Foto: iStock

Essa versão do suco de jenipapo leva limão e hortelã, fazendo toda a diferença no sabor. Vale à pena experimentar, pois além de saborosa, a fruta é extremamente nutritiva e rica em vitaminas e minerais essenciais para o corpo.

8. Bolo de jenipapo

Esse bolo de jenipapo é feito sem nenhum corante artificial e fica com uma cor azulada lindíssima! Você vai precisar apenas de farinha de trigo, açúcar, ovos, azeite, fermento químico, água ou leite e polpa de jenipapo verde.

9. Bolo de jenipapo com manjericão anis

Confira mais uma receita de bolo de jenipapo! Porém, dessa vez, o preparo leva alguns ingredientes especiais para incrementar o sabor e a aparência do seu bolo, como leite azul e manjericão anis.

Gostou? Para os mais focados em dieta, é importante dizer que a fruta possui apenas 113 calorias e tem cerca de 5g de proteínas e 10g de fibras, além de todos os outros benefícios já citados acima. Vale a pena experimentar!