17 receitas com lichia para incluir essa fruta no seu dia a dia

Escrito por                          

A lichia é uma fruta de origem chinesa, mas também é plantada em alguns estados do Brasil, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Seu consumo pode ser feito entre os meses de novembro e janeiro, por isso, é muito comum nas mesas de festas de fim de ano.

A aparência dessa fruta é rústica por fora, mas por dentro ela se apresenta com grande delicadeza em com um sabor extremamente suculento. Além de um gostinho que pode atrair o paladar de qualquer um, esse é um alimento que possui antioxidantes, contribui para redução de problemas cardíacos e tem baixas calorias, entre outros benefícios.

Se você quer saber como pode incluir a lichia em seu cardápio, basta conferir as receitas abaixo:

Pratos salgados com lichia

Foto: Reprodução / Pimenta do Reino

1. Ceviche de lichia: o ceviche é um prato que normalmente é feito com peixe branco, mas aqui, ganhou uma versão que leva a lichia como ingrediente principal. Essa é uma ótima pedida para uma entrada ou até mesmo para um prato principal em dias de calor. Isso porque o resultado é extremamente refrescante, além, é claro, de ser cheio de sabor.

2. Frango com lichia: o frango é uma carne que está presente com grande frequência na mesa dos brasileiros, por isso, é interessante saber inovar no preparo desse item. A sugestão dessa receita é usar a fruta como ingrediente especial para dar um toque extra de sabor ao prato. O bom é que essa é uma receita de forno, que não dá muito trabalho e nem faz muita bagunça.

3. Lichia com shiitake: essa é uma receita para um petisco super leve, mas que é cheio de nutrientes e que pode surpreender o paladar de muita gente. Se você não é muito fã de shiitake, mas curte outros cogumelos, também pode fazer substituições à vontade. Com pouquíssimo tempo na cozinha, você consegue desfrutar de um aperitivo de dar água na boca.

4. Sunomono de lichia: o sunomono é um prato bem comum na culinária japonesa e seu ingrediente principal é o pepino, mas, aqui, também ganha um toque especial de lichia. O legume e a fruta são combinados com outros ingredientes, como molho de soja, suco de laranja e mais. O resultado é um prato que pode ser servido como entrada ou como salada.

5. Lichia recheada: já pensou em tirar o caroço da lichia e rechear a fruta com um creme de gorgonzola? Essa é a proposta dessa receita que conta com um sabor inusitado, mas que pode surpreender! Além disso, o passo a passo é super simples e pode ser reproduzido tranquilamente até mesmo por quem não tem experiência na cozinha.

Doces com lichia

Foto: Reprodução / Kitchenlicious

6. Cupcake de lichia: essa é uma receita em que a massa dos cupcakes tem um toque de lichia e de chá branco, a combinação desses ingredientes gera um sabor bem gostoso e inovador. Além disso, a cobertura fica por conta de um delicioso creme de manteiga.

7. Kanten de lichia: essa é uma sobremesa feita tendo o ágar-ágar como ingrediente principal. Esse item é uma gelatina de algas que não tem gosto nem sabor, por isso, a lichia entra em cena. O legal é que ele é mais saudável do que a gelatina tradicional e também fica com uma textura mais firme, o que faz com que seja possível deixar seu doce fora da geladeira sem que ele derreta.

8. Sorvete de lichia: essa é uma receita em que a fruta é combinada apenas com água, açúcar, clara de ovo e uma pitada de sal. Com uma lista de ingredientes bem curtinha e um modo de preparo extremamente prático, é possível se deliciar em dias quentes um um sorvete bem geladinho feito com lichias.

9. Brigadeiro de lichia: já pensou em usar a fruta para preparar um delicioso brigadeiro? Aqui, o chocolate em pó é deixado de lado para que a lichia deixe seu sabor bem marcante. O modo de preparo é bem simples, mas o resultado é bem gostoso.

10. Mousse de lichia: o mousse é uma sobremesa super prática e que faz o sucesso na mesa de muita gente, não é mesmo? Mas você já pensou em usar a lichia para dar um toque especial de sabor para o seu doce? Se não, que tal parar para conhecer essa receita que é simples de ser feita e pode conquistar o paladar de qualquer um?

Bebidas com lichia

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

11. Drink delicioso de lichia: se você gosta de drinks com um toque diferente, deve conhecer essa receita. Aqui, a fruta é combinada com vodca, açúcar, melado, canela e gelo. O resultado é refrescante e ao mesmo tempo bem aromático. Por isso, essa é uma boa pedida para ajudar a se refrescar nos dias de calor intenso.

12. Caipirinha de lichia: a caipirinha é uma bebida tradicionalmente feita com limão, mas que pode ter variações com as mais variadas frutas e a lichia é uma delas. Essa é uma opção feita com vodca, assim, o sabor fica suave.

13. Caipirinha de lichia diferente: nessa receita, além dos tradicionais ingredientes usados no preparo da caipirinha: fruta, bebida alcóolica, açúcar e gelo, você também vai precisar de H2O de limão. Esse último item fará com que sua bebida fique mais fraquinha e refrescante.

14. Suco frisante de lichia: que tal combinar duas frutas para preparar um suco super refrescante para os dias de verão? Para essa receita você vai precisar de lichias e framboesas, que são combinadas com água de rosas e com gás. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor pode te surpreender.

15. Drink de lichia com champanhe: se você quer um drink realmente refrescante e que não conte com um teor alcóolico muito alto, deve conhecer essa receita. Aqui, lichias são combinadas com champanhe e hortelã, o que faz com que essa seja a opção ideal para um dia quente de verão.

16. Cointreau com lichia: essa é uma receita que combina Contreau, limão, água com gás, goiabada e lichia. O sabor é completamente inovador e, por isso, essa é a opção ideal para quem gosta de conhecer sabores novos.

17. Suco detox de lichia: essa é uma frutinha que também pode ser usada no preparo de um suco detox. Aqui, lichias são combinadas com água de coco, gengibre e hortelã. O resultado é tão gostoso que mal dá pra saber que essa é uma opção saudável para o seu dia.

A lichia é uma fruta super suculenta e com um sabor bem suave, por isso, muita gente adora o seu gostinho. Agora que você conferiu essas receitas, conheça também receitas com manga, outra fruta super versátil que pode ser incluída no seu cardápio!

PARA VOCÊ