60 receitas com maçã para acrescentar a fruta aos seus pratos

Por
Atualizado em 31.01.20

Muito comum na alimentação dos brasileiros, a maçã é uma fruta gostosa, nutritiva e acessível. Seja a gala, a argentina, a fugi ou a verde, é possível se deliciar com o seu sabor e ainda se aventurar na cozinha com o preparo dos mais variados pratos.

Para você ter uma ideia, é possível incluir a maçã em tortas, bolos, sobremesas variadas, como recheio de massas e até mesmo em pratos salgados! Como é possível perceber, opções não faltam com o uso desse ingrediente.

Se você quer conhecer as melhores receitas para testar em casa, basta dar uma olhada na lista abaixo:

Tortas de maçã

Foto: Reprodução / Dani Noce

1. Torta de maçã americana: mega famosa, a torta de maçã americana não deixa só os personagens de desenho com água na boca. Com uma massa leve e crocante e um recheio suculento, é difícil encontrar quem resista a um pedaço dessa delícia. E com as dicas dessa receita, você pode aprender o passo a passo para testá-la em casa.

2. Torta de maçã francesa: os franceses também têm a sua própria versão da torta de maçã e é um pouco diferente da opção anterior. Aqui, a massa crocante é usada apenas como base e o recheio aberto fica por conta de uma grande quantidade da fruta. O passo a passo é simples, mas não é muito rápido.

Publicidade

3. Torta folhada de maçã: nessa receita, além de aprender a preparar uma deliciosa torta de maçã que conta com uma massa crocante e um recheio suculento, você também confere como fazer um creme aromático para servir como acompanhamento.

4. Torta de maçã crocante: se você busca uma torta de maçã completamente aromatizada, precisa conhecer essa receita. Aqui, a canela é usada tanto no preparo da massa, quanto no recheio, o que faz com que o sabor seja incrível.

5. Tortinha cremosa de maçã: além de ser um charme, essa tortinha de maçã é ideal para quando bate aquela vontade de comer um doce que pode ser levado para qualquer lugar. Com uma aparência bonita e um sabor delicioso, será difícil resistir à essa opção.

6. Tortinha de maçã: que tal preparar tortinhas de maçã que ficam com a aparência de uma rosa? Com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo simples, você pode se surpreender com o resultado dessa receita.

Publicidade

7. Galette de maçã: essa é uma receita de galette francesa, que é muito consumida no dia dos Reis Magos. O recheio fica por conta de uma compota de maçã, enquanto a massa é folhada. Além disso, dois cremes são usados para incrementar a textura e o sabor da torta.

8. Torta de maçã low carb: já pensou em preparar uma torta que, além de ser low carb, também é de frigideira? Para quem não tem muito tempo para passar na cozinha, essa pode ser uma ótima escolha. Para ficar ainda melhor, você só vai precisar de ovo, maçã, farinha de amêndoas, creme de leite, fermento em pó, adoçante, canela e manteiga ghee.

9. Torta de caramelo salgado e maçã: essa é uma receita de torta sensacional, ideal para aqueles dias que você quer surpreender com uma sobremesa divina. Aqui, a base é feita com biscoito, manteiga e amêndoas. O recheio combina caramelo salgado com maçã e a cobertura fica por conta de um merengue suíço.

10. Torta de maçã sem glúten/lactose: quer fazer uma torta de maçã que seja livre de glúten e lactose? Com essa receita isso é possível! A massa é crocante e o recheio molhadinho, o que forma uma combinação pra lá de especial.

11. Galette integral de maçã: essa é uma opção de galette simples, em que a massa é integral e o recheio ficam por conta de uma grande quantidade de maçãs. Para quem busca uma sobremesa saudável e gostosa, essa pode ser uma boa escolha.

Bolo de maçã

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

12. Bolo de maçã: sabe aquele bolo que fica com os pedaços da fruta aparecendo no topo? É essa receita que você aprende a preparar aqui. A massa é simples, mas conta com esse toque especial, que além de deixar a aparência mais bonita, faz com que o sabor seja mais gostoso.

13. Muffin de maçã verde: ter um muffin em mãos pode ser uma ótima pedida para quando a fome aperta e você quer fazer um lanchinho saboroso. Aqui, a maçã verde é combinada com mirtilo para um resultado que pode deixar qualquer um com água na boca.

14. Bolo de maçã simples: por mais simples que seja, um bolo feito com carinho pode conquistar qualquer um e esse é o caso dessa receita. Com ingredientes básicos, você faz uma massa que pode surpreender qualquer um. Além disso, caso você queira incrementar o sabor do seu doce, ainda confere como fazer uma calda de maple syrup.

15. Bolo de maçã e canela: essa é outra opção de bolo que conta com pedaços da maçã no topo da massa, mas, aqui, a canela entra em cena para dar um toque de sabor ao doce. Além disso, se você quiser, ainda pode conferir como fazer uma calda de caramelo.

Publicidade

16. Bolo de maçã e banana: essa é uma receita de minibolo vegano, que usa a banana para dar liga à massa. Essa é uma opção simples e que ainda é integral, o que é ótimo para quem não quer ganhar várias calorias comendo um docinho.

17. Bolo integral de maçã e banana: essa é outra opção de bolo que combina banana e maçã, mas não é vegana. Além disso, aqui, a sugestão é usar canela e castanhas para deixar sua massa ainda mais gostosa.

18. Bolo integral de maçã e tâmaras: se você acha que um bolo integral é necessariamente seco, é porque ainda não conhece essa receita. Aqui, a massa fica molhadinha e com um sabor pra lá de incrível. Para esse resultado, tâmaras e maçã são combinadas.

19. Muffin vegano de maçã: fazer um muffin vegano não é uma tarefa difícil e não requer o uso de ingredientes de difícil acesso, por isso, se você não come ingredientes de origem animal, não tem desculpa para não testar essa opção em casa, viu?

20. Cuca de maçã: a cuca é aquele bolo alemão que conta com uma farofinha bem crocante, sabe? Nessa receita, entre a massa e a farofa, existe uma camada de maçã, que faz com que um leve toque umedecido faça parte do prato.

Massas com maçã

Foto: Reprodução / frango com batata doce

21. Panqueca de iogurte e maçã: para obter uma massa bem fofinha, essa receita sugere o uso de iogurte no seu preparo. Para a cobertura, uma mistura de maçã, canela e água deve ir ao fogo, até que a fruta fique com uma consistência mais macia.

22. Folhado de maçã: essa é uma daquelas receitas que ficam muito bem em uma mesa caprichada de café da tarde. Com uma massa fininha e um recheio bem caprichado, será difícil resistir aos encantos desse doce. Para facilitar seu trabalho, a sugestão é comprar a massa já pronta, assim, você só precisa se preocupar com o recheio.

23. Torrada de maçã: nem sempre uma torrada precisa ser uma coisa simples e até mesmo meio sem graça. Nessa receita, você aprende como deixar seu pão muito mais gostoso! Para isso, você vai precisar de pão italiano, maçã verde, queijo brie, mel e amêndoas. A lista de ingredientes é curta, mas conta com itens sofisticados, que garantem uma surpresa logo na primeira mordida.

24. Rabanada de maçã: já ouviu falar de rabanada sem fritura? Essa receita existe e pode ser muito saborosa. Essa é uma opção de forno e que conta com ingredientes inusitados, como a maçã e o conhaque. Para quem gosta de inovar na cozinha e ainda de quebra consumir menos calorias, essa pode ser uma ótima escolha.

Publicidade

25. Panqueca de maçã: uma panqueca caprichada cai bem em diversos momentos do dia, seja no café da manhã ou na hora do almoço. Essa é uma versão que leva maçã e mirtilos para que o sabor do prato fique ainda mais gostoso.

26. Strudel de maçã: preparar um delicioso strudel não é uma tarefa muito rápida e nem muito fácil, mas o resultado daquela massa crocante, com um recheio suculento de maçã verde compensa todo o esforço investido. A sobremesa tem origem austríaca, mas pode ser um grande sucesso na sua cozinha.

27. Panqueca de aveia com maçã: nessa receita, você aprende a preparar uma panqueca de aveia aromatizada com laranja e que ainda leva uma calda que combina caramelo e maçã. Já vou te adiantar que o trabalho não é dos menores, mas cada mordida nesse delícia compensa.

28. Bolinho de chuva de maçã: bolinho de chuva é um clássico e superfácil de ser preparado, mas você sabia que é possível incrementá-lo com maçãs? A fruta deve ser batida no liquidificador junto com um pouco de leite para só depois ser acrescentada à massa.

29. Croissant de maçã: já pensou em fazer o seu próprio croissant em casa? Para que o trabalho não seja difícil, a dica é comprar a massa pronta em um supermercado, assim, você só precisa se preocupar com o preparo do recheio e com a montagem do doce.

Sobremesas variadas com maçã

Foto: Reprodução / Dani Noce

30. Crumble de maçã: essa é uma receita que conta com um recheio aromatizado da fruta com uma farofinha bem crocante como cobertura. É uma receita versátil e não muito complicada de ser feita. Além disso, você pode soltar a imaginação e usar suas especiarias favoritas.

31. Chips de maçã: uma sobremesa saudável não deixa de ser sobremesa, e para quem quer manter uma alimentação equilibrada, frutas são uma ótima pedida. Para não cair na rotina comendo-as sempre in natura, é possível inovar um pouco, e o chips de maçã é uma ótima alternativa para esse momento.

32. Maçã caramelizada: que tal aprender a preparar deliciosas maçãs caramelizadas? Além disso, aqui, nozes também entram em cena para dar um charme extra e um toque de sabor aos doces. Crianças e adultos podem adorar o resultado.

33. Maçã do amor envenenada: quer assustar seus convidados com uma sobremesa horripilante? Então, confira as dicas para preparar uma maçã do amor que vai deixar todo mundo com medo! A dica é apenas usar corante, mas o resultado fica bem divertido.

34. Maçã do amor: uma maçã do amor básica também pode ser uma boa pedida de sobremesa, certo? Para isso, é muito importante saber acertar a calda de açúcar e, é claro que, na receita você confere todas as dicas para que isso aconteça.

35. Maçã cozida: é possível fazer com que as pessoas fiquem salivando só de olhar para uma fruta, sabia? Para isso, é preciso ter cuidados no seu preparo. Nessa receita, a proposta é cozinhar a fruta em um suco de uva, o que faz com que a aparência fique bem suculenta e tentadora.

36. Compota de maçã: a compota de maçã é um alimento muito versátil, pois pode ser consumida pura ou para incrementar o sabor de outros pratos, o que vai desde o iogurte até mesmo o pastel. Além disso, aqui, você aprende a fazer uma versão light, que pode ser consumida até mesmo por quem não quer ganhar quilos na balança.

37. Maçã caramelizada alemã: a maçã caramelizada pode ser uma ótima pedida quando bate aquela vontade de comer um doce, mas você não tem nada além da fruta e de açúcar na cozinha. Além disso, na Alemanha eles recomendam o uso dessa delícia até mesmo para acompanhar pratos salgados, então, imagina como fica bom!

38. Pavê de maçã do amor: o pavê é uma sobremesa muito comum na mesa dos brasileiros, por isso, é sempre importante variar no seu preparo. Assim, seu sabor não cai na rotina e você sempre pode testar novas opções. A versão maçã do amor é bem docinha e conta com um modo de preparo que não é muito complicado.

39. Geleia de maçã: não gosta de comer casca de maçã, mas também não gosta de desperdício? Nessa receita, você aprende a preparar uma geleia usando essa parte da fruta. Porém, é preciso fazer uma higienização correta antes de começar o passo a passo, viu?

40. Purê de maçã: essa receita de purê de maçã é boa tanto para ser servida como sobremesa, como lanche intermediário entre as refeições. Como é uma opção feita no micro-ondas e usa apenas quatro ingredientes, até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha pode obter um resultado de sucesso.

41. Chutney de maçã: o chutney de maçã é algo muito versátil, pois pode ser consumido puro, como um toque para os seus doces ou até mesmo para pratos salgados, caso você goste de inovar na cozinha. Independente da escolha, o resultado com certeza será um sucesso.

42. Doce de maçã: maçã, suco de limão, açúcar e água são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar esse doce em casa. Para ficar ainda melhor, o passo a passo é bem rapidinho. Então, se você adora ter um docinho em mãos, não deixe de conferir todas as dicas dessa opção.

Pratos salgados com maçã

Foto: Reprodução / receitas de minuto

43. Salada de quinoa e maçã: muito nutritiva, a salada de quinoa é uma ótima pedida para quem quer um prato cheio de benefícios, mas como seu sabor é bem suave, é interessante acrescentar outros itens para um gostinho incrível. Nesse caso, maçã e castanhas são usadas para obter esse resultado.

44. Salada de repolho e maçã: refrescante e com uma combinação de doce e salgado, essa é uma salada ideal para os dias de calor. Além da fruta e do repolho, essa receita também leva uva-passa, maionese, cebola e outros temperos. Com um passo a passo simples, será difícil não querer sempre preparar essa delícia em casa.

45. Salada coleslaw: outra opção que combina maçã e repolho é a salada coleslaw, porém, essa é uma opçao mais incrementada, já que leva cenoura, iogurte e maionese, além de diversos temperos que ajudam a deixar o sabor iressistível.

46. Lentilha com maçã: uma salada simples de ser feita pode ser incrível e essa receita é a prova disso. Aqui, o tempero usado para deixar o sabor do prato bem marcante é o curry, que é um ingrediente ideal para quem gosta de uma refeição com sabores intensos.

47. Salada de maçã e erva-doce: para uma refeição sofisticada, nem sempre é preciso passar horas na cozinha. Com essa receita, você pode surpreender qualquer um, mesmo com um passo a passo simples. Aqui, o prato é feito com fatias bem finas da versão verde da fruta, assim como com erva-doce, hortelã, avelã e temperos.

48. Vinagrete de maçã: nessa receita, você não aprende apenas a preparar um vinagrete de maçã verde, mas também polvos, que são combinados e usados para cobrir tostadas. Essa é uma opção de um petisco prático, refrescante e, ao mesmo tempo, sofisticado.

49. Costelinha de porco com maçã: costelinha de porco assada já é uma delícia por si só, certo? Imagina trocar o famoso molho barbecue por um chutney de maçã? Essa é uma ótima pedida para quem não tem medo de inovar na cozinha e adora provar sabores novos.

50. Farofa de maçã: que uma farofinha cai bem como acompanhamento dos mais variados pratos não é nenhuma novidade, mas acrescentar maçã nela, pode ser! Essa é uma ótima pedida para quem quer uma opção agridoce e que ainda seja fácil de fazer.

51. Petisco de maçã: se você está procurando por um petisco agridoce que deixe todos os seus convidados com água na boca, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Aqui, um pedaço de maçã caramelizada é envolto por presunto parma e folha de rúcula.

52. Molho de vinho e maçã: nessa receita, você aprende a preparar um molho de vinho com a fruta, que é ideal para ser servido como acompanhamento para carnes. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o resultado é tão surpreendente, que vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado final.

53. Peixe com purê de maçã: que tal aprender a preparar uma refeição completa que combina com o gostinho da fruta? Aqui, você aprende a preparar um peixe coberto por uma crosta de castanhas e um purê de maçã, que é servido como acompanhamento.

Bebidas com maçã

Foto: Reprodução / tempero alternativo

54. Suco de maçã: essa é uma receita que foge do comum no preparo de sucos, onde a fruta é batida no liquidificador com água, o que resulta em uma textura bem grossa. Para uma bebida mais leve, é preciso cozinhar maçãs bem maduras e depois coar o suco. Você pode misturar variedades diferentes da fruta e também acrescentar canela.

55. Soda de maçã verde: nessa receita, primeiro é preciso fazer um xarope caseiro, depois que ele estiver frio, é preciso acrescentar suco de limão e pedaços de maçãs. A combinação deve marinar por aproximadamente 3 dias. O processo é demorado, mas o resultado é bem gostoso e mais saudável que um refrigerante, por exemplo.

56. Suco de beterraba e maçã: que tal preparar um suco detox que combina beterraba, maçãs e gengibre? Essa é a proposta desta receita, que é ideal para ser consumida logo no início da manhã para que você comece o dia cheio de energia.

57. Suco de maçã e morango: essa é uma opção extremamente simples, em que só é preciso bater maçãs, morangos e água no liquidificador. Mesmo com um passo a passo rápido e uma lista de ingredientes curtinha, você pode se surpreender com o resultado final.

58. Vitamina de maçã e mamão: uma bebida densa e cheia de nutrientes pode ser tudo o que você precisa para aquele café da manhã com pressa ou até mesmo como um lanche intermediário entre as refeições. Aqui, além de maçã e mamão, você vai precisar apenas de leite para preparar sua vitamina.

59. Chá de maçã: o chá é uma bebida muito versátil, pois pode ser consumido em qualquer momento do dia e você ainda pode optar por bebê-lo quente ou frio. Para testar essa opção em casa, você vai precisar apenas da fruta, de água e canela.

60. Chá de maçã e especiarias: a última receita da lista é ideal para quem gosta de bebidas aromatizadas. Aqui, a fruta é combinada com água, cravos, anis-estrelado, cravos, canela em pau e um adoçante de sua preferência.

A possibilidade de pratos que você pode preparar em casa com o uso da maçã é incrível, não é mesmo? Assim, você pode saborear essa delícia de diversas maneiras diferentes. Para outros preparos com frutas, você ainda pode conferir receitas com maracujá e pêssego.