24 receitas com maminha que você precisa conhecer o quanto antes

Escrito por Julia Martins

A maminha é um dos cortes mais populares da culinária brasileira, trazendo suculência e sabor. Com um maior teor de gordura, comparado a outros cortes, é ideal para assados, churrasco, grelhados, carnes de panela ou bifes.

Além de todos os seus benefícios nutricionais, já que é rica em proteína, o seu preparo permite combinações com uma infinidade de ingredientes. Também, pode ser incrementa com diversas ervas, grãos, vegetais, queijos e até bebidas alcoólicas.

Confira, abaixo, 24 receitas para aproveitar esse ingrediente tão comum e surpreendente.

Receitas com maminha na panela

Receitas com maminha

Foto: Reprodução / Gastronomismo

1. Maminha na panela com ervas e farofa de cenoura: aqui, o primeiro passo é fazer pequenos furos na carne, ainda crua, e introduzir pedaços de alho. Ela é temperada com manteiga, ervas frescas, sal e pimenta. Após deixá-la marinando, sele em um panela bem quente e acrescente cerveja. Para acompanhar, farofa de cenoura com farinha de mandioca.

2. Maminha na panela na cachaça com tubérculos rosti: antes da carne, os temperos são todos adicionados na panela. Toucinho, cebola, alho, pimentão e tomate. Depois, coloque a carne e cozinhe por cerca de 2 horas, até estar bem macia. Para acompanhar, mandioca, mandioquinha e batata-doce são raladas, colocadas em “montinhos” e fritas.

3. Maminha na panela com batata e cenoura: essa maminha é feita com a técnica do braseado, em que se doura previamente o alimento em gordura quente e, depois, o cozinha com pouco líquido em panela tampada. O toque de sabor é dado, além dos temperos, pelo vinho tinto. O acompanhamento é feito com os legumes cozidos.

4. Isca de maminha na panela com molho de gorgonzola: a carne é cortada em tiras pequenas e refogada na frigideira até ficar bem dourada. Para o molho, coloque creme de leite, leite, mussarela, gorgonzola e salsinha. Na hora de servir, regue a carne com o molho e coma junto com um pão bem fresquinho.

5. Maminha gratinada com bacon e cerveja: em uma panela, coloque os temperos e adicione a carne, que vai cozinhar por aproximadamente 2 horas. Conforme a água for secando, acrescente um pouco de cerveja. Para o acompanhamento, batatas gratinadas.

4. Espetinho de maminha com tomate: para esse prato, a maminha é cortada em cubos e colocada nos espetos, que intercalam carne e cebola. Os espetinhos são dourados na frigideira. Eles são servidos com tomates assados recheados com mussarela e um creme de alho, salsinha e manteiga.

Receitas com maminha na pressão

Receitas com maminha

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

7. Maminha na pressão ao molho de mostarda: a peça de maminha é temperada com sal e pimenta. Então, na panela de pressão, deixe esquentar um fio de óleo e sele a peça de todos os lados. Coloque os temperos: alho, cebola, pimenta dedo-de-moça, molho inglês e shoyu. Acrescente a água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Finalize com mostarda.

8. Maminha na pressão com cebola: na panela de pressão, é colocado o óleo, as cebolas cortadas em rodelas e a maminha. A carne deve ficar na pressão por 30 minutos. Caso queira, você também pode colocar um pouco de leite no molho que sobrar na panela e servir com a carne.

9. Maminha na pressão ao molho de vinho e champingnon: forre o fundo da panela de pressão com cebolas e alho e acrescente a água, o vinho, o shoyu e o sal. Depois, coloque a carne, tampe e leve ao fogo alto. O molho é engrossado com uma mistura de água e amido de milho. Incorpore o champingnon e sirva!

10. Maminha na pressão ao molho de cebola: essa é uma das formas mais fáceis de fazer carne de panela. No próprio saco da carne, adicione o caldo de carne líquido e espalhe. O fundo da panela é forrado com cebola picada e um fio de azeite. Para temperar, sal, páprica doce e pimenta-do-reino. No molho que sobrar, coloque batatas picadas, cozinhe e sirva com a carne.

11. Maminha na pressão com cerveja preta: o processo de preparo da carne é bem fácil. Coloque a “cama” de cebola na panela e a carne já temperada com sal grosso e pimenta-do-reino. Despeje a cerveja preta na panela, tampe e leve ao fogo alto por 1 hora. Você pode servir com arroz, batatas ou uma seleção de legumes.

Receitas com maminha assada simples

Receitas com maminha

Foto: Reprodução / Panelaterapia

12. Maminha assada com manteiga de ervas: além do de sal e da pimenta, a carne é temperada com uma deliciosa manteiga de ervas, feita com manteiga, alho, tomilho, orégano, cheiro-verde e manjericão. Coloque a carne na assadeira com as batatas e cebolas cruas. Leve ao forno por aproximadamente uma hora e meia. A dica é, a cada 15 minutos, regar o preparo com um pouco da manteiga de ervas.

13. Maminha assada com batatas: primeiro, prepare a pasta de manteiga, feita com alho, sal, azeite, tomilho, cúrcuma e salsa, orégano e cebolinha desidratados. A carne, coberta pela pasta, é colocada na assadeira com fatias de batata e ramos de alecrim. Devem ser assados por cerca de 1 hora. Para servir, fatie a carne e regue com a manteiga do fundo.

14. Maminha assada com manjericão: antes de assar, a carne é coberta com uma mistura de óleo, shoyu, sal, manjericão e pimenta. A primeira parte de forno é feita com papel alumínio e a segunda sem nada. Quando retirada do forno, a carne é coberta com alho frito e servida com batatas douradas na manteiga.

15. Maminha assada no sal grosso: em uma assadeira rasa, faça uma “cama” de sal grosso. Por cima, acomode a peça de carne sem nenhum tempero. Coloque mais sal por cima e asse em forno alto até dourar. Na hora de servir, retire o excesso do sal e fatie.

16. Maminha assada com manteiga de mostarda lancienne: aquele almoço de família não será mais o mesmo com essa deliciosa maminha. O ideal é escolher uma peça de carne que tenha pouca gordura. A mostarda é misturada com um pouco de manteiga antes de cobrir a carne. Para acompanhar, um risoto é a opção perfeita.

17. Churrasco de maminha: quer uma carne bem suculenta para o seu churrasco? Então, essa receita é perfeita. A peça de carne, com gordura, é coberta de sal grosso em todos os lados. Depois, coloque-a para assar na churrasqueira quando o carvão já estiver bem quente.

Receitas com maminha assada incrementadas

Receitas com maminha

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

18. Maminha assada na cerveja escura com legumes: a carne é temperada com alho, sal, pimenta-do-reino, mostarda, coentro, alecrim, tomilho e sálvia. Após adicionar a cerveja, a carne deve marinar por pelo menos 2 horas antes de ser levada para a frigideira e para o forno. A maminha é acompanhada por batata, batata doce, mandioquinha e cenoura.

19. Maminha assada recheada com farofa de banana: para temperar a carne, você vai precisar de sal e alho. O segredo está no corte exato que deve ser feito, para que o recheio não saia para fora. Então, basta adicionar a farofa de banana e colocar para assar na grelha da churrasqueira.

20. Maminha assada recheada com bacon e queijo: a carne é temperada com manteiga derretida e chimichurri. Ela é assada lentamente dentro do papel alumínio, ficando bem molinha. No recheio, coloque um pedaço de queijo e um de bacon em cada corte da carne, dando o efeito “sanfonado”.

21. Maminha assada ao molho de cerveja e azeitona: em uma frigideira, a carne é dourada por cerca de 3 minutos de cada lado. Depois, coloque-a em uma assadeira. Tempere com alho, cerveja, azeitona e champingnon. Asse por 40 minutos e sirva com o molho que sobrou na forma.

22. Maminha assada ao ragu de cogumelos com suflê de milho verde: essa é uma daquelas receitas para quem não quer sair totalmente da dieta. Depois de assada, fatie a maminha e coloque-a para cozinhar com cebola, cogumelos, shoyu e creme de leite. O suflê de milho verde funciona como um ótimo acompanhamento.

23. Maminha assada ao molho de agrião: esse prato leva poucos ingredientes e não dá quase nada de trabalho. A carne, temperada com sal, pimenta e gengibre, é assada no forno até dourar. Quando já estiver pronta, recebe o molho, feito com mostarda, limão, azeite, agrião, cenoura e cebola.

24. Maminha assada embrulhada em presunto parma com batatas coradas: a peça de carne, nessa receita, já começa sendo regada com whisky. Antes de assar, a carne é toda embrulhada em fatias de presunto de parma. O resultado é uma carne saborosa, macia, suculenta e com um sabor incrível de defumado do presunto.

A maminha prova, a cada dia, a sua versatilidade frente a outros ingredientes. Aproveite-se disso e comece a incorporar esse elemento tão rico e saboroso em suas refeições.

PARA VOCÊ