22 receitas com molho béchamel para comer pratos de restaurante em casa

Simples, prático e delicioso, o béchamel é um ótimo molho para regar seus pratos. Tradicionalmente usado com massas, o famoso molho branco também pode ser servido com peixe, frango e frutos do mar, além de ser usado como base para o preparo de outros alimentos.

Existem diferentes receitas de molho béchamel, porém, todas elas são simples de serem feitas e são conhecidas pela cremosidade e pelo sabor.

Para que você possa incluir o béchamel no seu cardápio, confira uma lista com diversos pratos que levam o molho. De massas a sanduíches, escolha a receita que mais combina com o seu paladar:

Massas com molho béchamel

Foto: Reprodução / Francinha Cooks

1. Lasanha de porco com molho béchamel: ao invés de ficar na lasanha à bolonhesa tradicional, experimente trocar a carne bovina pela suína! Nesta receita, aprenda a fazer a massa digna de um almoço de domingo que leva muito recheio, além de dois molhos (o vermelho e, é claro, o molho béchamel) deliciosos!

2. Lasanha de carne seca com molho béchamel de sálvia: vá mais além do tradicional e experimente esta deliciosa massa! A receita, que surgiu de um imprevisto, traz a perfeita combinação de carne seca, abóbora e um molho béchamel com sálvia. Uma dica é utilizar massa fresca para a lasanha, ao invés das industrializadas.

Publicidade

3. Penne com legumes e molho béchamel de queijo: para não ficar na mesmice e comer apenas o macarrão com molho, experimente adicionar legumes à mistura, colocar tudo em uma assadeira e gratinar no forno – com muito queijo e pão de alho ralado em cima! Uma receita simples que, com um pouco de criatividade, ganha uma forma totalmente diferente e ainda mais deliciosa!

4. Nhoque de batata ao molho béchamel: aprenda a preparar uma deliciosa massa caseira nesta receita de dar água na boca! Simples e saboroso, esse nhoque ao molho béchamel pode ser o caminho para o preparo de massas em casa – que, além de mais saborosas, são mais saudáveis que as industrializadas.

5. Conchiglioni com espinafre e ervas ao molho béchamel: pouco utilizado pelos brasileiros, o conchiglioni é uma massa feita para ser recheada. De forma simples e prática, é possível usar a imaginação para combinar sabores com a pasta – nesta receita, o prato é feito com queijo gorgonzola, espinafre e ervas, além, é claro, do molho béchamel. Para deixar tudo ainda mais gostoso, o conchiglioni é gratinado com queijo parmesão!

6. Lasanha de porco com cerveja preta e molho béchamel: para deixar a lasanha de porco com um sabor mais rústico, experimente adicionar cerveja ao preparo da carne que vai rechear a massa. Para completar a harmonização, a lasanha é regada com molho béchamel, que traz suavidade e leveza ao prato!

7. Fettuccine de espinafre ao molho béchamel: a massa caseira pode ser feita de muitas formas, mas você deve experimentar adicionar espinafre no preparo do fettuccine fresco, trazendo um sabor delicioso e deixando o prato ainda mais bonito e colorido! Para completar, adicione também o molho béchamel para uma refeição clássica e saborosa!

Publicidade

8. Conchiglioni de bacalhau ao molho béchamel: peixes também tem vez no preparo de massas com béchamel! Nesta receita, o conchiglioni é recheado com bacalhau desfiado e regado com o molho branco. Um prato simples, suave e delicioso, perfeito para quem optou por uma dieta leve, mas não abre mão de uma boa massa!

Outras receitas com molho béchamel

Foto: Reprodução / Sal de Flor

9. Frango empanado recheado com molho béchamel: a combinação clássica de frango com o molho branco fica ainda mais deliciosa com a carne empanada! A cremosidade do béchamel ajuda a não deixar o frango seco e, de quebra, traz um sabor maravilhoso ao prato. Experimente servir esta receita acompanhada de uma massa ou até mesmo como aperitivo.

10. Couve-flor gratinada com molho béchamel: mesmo quem não é fã de vegetais vai adorar esta receita! A couve-flor ganha um sabor completamente diferente quando é servida ao molho béchamel – e, ainda por cima, gratinada com muito queijo parmesão. É impossível resistir a esse clássico.

Publicidade

11. Croquete de pastrami com queijo brie e molho béchamel: este bolinho frito recheado com pastrami, queijo e molho béchamel vai te deixar com água na boca! Crocante por fora e cremoso por dentro, o croquete é perfeito para servir em uma reunião descontraída, como aperitivo – acompanhado de molhos de maionese, pimenta, rosé… use a criatividade.

12. Peixe com alho poró e molho béchamel de laranja: esta combinação inusitada parece estranha ao primeiro olhar, mas acredite: é deliciosa! A sugestão da receita é usar o filé de pescada amarela, mas que pode ser substituído por qualquer peixe. A cremosidade do béchamel harmoniza com o sabor do alho poró – e a laranja traz a acidez que termina de compor o prato. É de deixar qualquer um com vontade!

13. Camarão gratinado com molho béchamel de coco: a combinação clássica de camarão com coco também pode ser adaptada ao molho béchamel. Esta receita, que além de prática, é deliciosa, inova ao gratinar os ingredientes, formando uma película com o molho que deixa tudo ainda mais saboroso!

14. Peixe com cogumelos e molho béchamel: para uma refeição fácil, rápida e deliciosa, experimente unir peixe e cogumelos e regar tudo com molho béchamel. Uma combinação um tanto quanto diferente, mas que dá muito certo! Experimente servir o prato com purê de batatas e legumes.

Publicidade

15. Pudim de bacalhau com molho béchamel: a combinação do molho béchamel com o bacalhau é um clássico – mas porque não inovar no formato? Nesta receita, aprenda a fazer um pudim com o peixe desfiado. Para regar, um pouco do tradicional molho branco e, como acompanhamento, a dica é servir arroz branco, legumes refogados ou uma massa. Impossível resistir!

16. Croque monsieur: muito famoso na França, seu país de origem, o croque monsieur é como se fosse o misto quente francês. É claro, com algumas variações: esta receita clássica leva molho béchamel no preparo e é assado no forno, para gratinar o queijo. O prato está ganhando espaço no Brasil, e cada vez mais os estabelecimentos o oferecem. Mesmo assim, experimente fazê-lo em casa – além de prático, fica ainda mais delicioso quando é feito com amor!

17. Croque madame: esta receita é uma variação do croque monsieur – a única diferença é que leva um ovo frito na parte de cima do sanduíche. O croque madame é perfeito para quem gosta de pães com muitos acompanhamentos e não quer deixar de experimentar um prato tradicional francês.

18. Muffin de croque madame: para deixar o famoso sanduíche francês mais elegante, esta receita ensina a transformá-lo em um muffin. Os ingredientes são os mesmos, mas a forma deixa tudo ainda mais apetitoso! Usando a criatividade, é possível criar inúmeros pratos utilizando uma só receita. Experimente!

19. Torta de frango com molho béchamel: é comum ver tortas de frango recheadas com requeijão cremoso, no entanto, é possível substituir esse ingrediente industrializado pelo molho béchamel, que traz a mesma cremosidade, mas um sabor ainda mais delicioso! Aprenda a fazer uma massa super prática e um recheio maravilhoso para a sua torta com esta receita.

20. Peixe gratinado ao molho béchamel com iogurte: nesta receita, aprenda a utilizar o iogurte grego no preparo do molho béchamel! Uma alternativa para quem quer deixar o molho mais denso e com um sabor mais acentuado. Para deixar tudo ainda mais delicioso, o peixe é temperado com diversas especiarias e, depois, gratinado no forno!

21. Bacalhau gratinado com camarões ao molho béchamel: esta receita é para os verdadeiros amantes de frutos do mar! A combinação de bacalhau com camarões é deliciosa, mas com molho béchamel, alho poró e presunto fica ainda mais incrível. Monte tudo em camadas, como se fosse uma lasanha. Em seguida, é só colocar muito queijo e gratinar!

22. Cachorro-quente francês: assim como o croque monsieur, o cachorro-quente francês nada mais é do que uma variação do nosso tradicional pão com salsicha. A diferença, é claro, está na adição do molho béchamel. Combine o lanche com mostarda dijon, queijo parmesão e molho vermelho à gosto. Se quiser inovar ainda mais, substitua o nosso tradicional pão de leite pelo pão francês, para um cachorro-quente mais crocante!

O molho béchamel é uma receita quase obrigatória para quem quer saber cozinhar, devido a sua versatilidade e popularidade. No entanto, se você não sabe preparar o molho, não se desespere: o Receiteria te ensina 15 receitas diferentes de fazer molho béchamel em casa. Agora, é só escolher uma e preparar com um dos pratos acima. Bom apetite!

Publicidade