40 receitas com molho de laranja que vão conquistar seu paladar

Escrito por Vanessa Herrmann

Inovar no sabor de pratos comuns não precisa ser uma tarefa difícil, às vezes, usar apenas um toque especial faz toda a diferença no sabor final da sua refeição. O molho de laranja é ideal para cumprir essa proposta e é muito simples de ser feito em casa.

Carnes, principalmente de frango e suína, combinam muito bem com esse toque cítrico da fruta, assim como saladas e até mesmo massas, principalmente para quem curte um gostinho agridoce a cada garfada.

Mesmo sendo simples de ser feito, o molho de laranja pode contar com temperos variados, o que faz bastante diferença no resultado do seu prato. Para conhecer algumas opções para testar em casa, confira a lista abaixo:

Frango com molho de laranja

Foto: Reprodução / aqui na cozinha

1. Filé de frango: se você está procurando por praticidade, essa pode ser a receita ideal. Aqui, os filés de peito de frango devem descansar por 30 minutos em uma combinação de suco de laranja e temperos. Depois disso, basta fritar a carne e preparar o molho feito com a fruta.

2. Frango com manteiga e laranja: nessa receita, a sugestão é usar coxas e sobrecoxas de frango, que são incrementadas com molho de laranja e manteiga. Para o preparo, é importante deixar a carne descansar no tempero durante a noite. O tempo no forno é de apenas 30 minutos. O resultado é um sabor levemente adocicado e ácido, além de um toque aveludado.

3. Frango assado: essa é outra opção em que coxas e sobrecoxas vão ao forno, porém, aqui, o molho não é feito apenas com laranja e temperos, pois também leva cenoura. Todos os ingredientes, exceto a carne, devem ser batidos no liquidificador. É interessante que o frango fique marinando por 12 horas, mas se você não tiver todo esse tempo, deve esperar por pelo menos 2 horas.

4. Frango oriental: que tal empanar cubos de frango com massa de tempurá? Essa é a proposta desta receita, que ainda conta com um molho feito com laranja, shoyu, bacon, pimenta, água, alho, vinagre de maçã, açúcar e amido de milho.

5. Almôndegas de frango: já pensou em preparar almôndegas de frango? Para quem quer sair da rotina, essa receita pode ser uma ótima pedida. Além disso, a carne é coberta por um molho que combina laranja, mostarda em grãos, manteiga, sal, pimenta-do-reino, mel e farinha de trigo.

6. Frango recheado com maçã: nessa receita, você aprende a preparar um frango inteiro, que é recheado com maçã e coberto com molho de laranja. Para quem busca um prato com um sabor agridoce marcante, essa pode ser a receita ideal.

7. Frango laranja: essa é uma receita típica chinesa, em que cubos de frango são fritos e cobertos com um molho que tem a laranja como ingrediente principal. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas grande parte dos itens são apenas temperos.

8. Frango com laranja e alecrim: essa é uma receita bem simples, de coxas e sobrecoxas que vão ao forno acompanhadas de suco de laranja, alecrim e outros temperos. Além de ser uma opção bem prática, o resultado é muito saboroso. Tudo isso sem usar uma lista extensa de ingredientes.

Aves variadas com molho de laranja

Foto: Reprodução / gordelícias

9. Peito de peru: essa receita é uma ótima pedida para quem curte carne de peru, mas acha um exagero assar a ave inteira. Aqui, como só o peito é assado, o resultado é suficiente para um pequeno grupo de pessoas. O modo de preparo é extremamente simples, mas para que o resultado seja saboroso, a carne deve marinar por 12 horas.

10. Peito de chester: nessa receita, o peito de chester deve descansar por 1 hora na geladeira junto com um molho feito com suco de laranja, shoyu, molho inglês, mel, cebolinha, sal e manteiga. Depois desse tempo, basta levar a carne ao forno.

11. Tender caramelado: aqui, o tender vai ao forno coberto por uma mistura de mel e azeite, que também deve ser pincelada na carne durante o tempo em que assa. Depois que ela estiver pronta, entra em cena um molho feito com laranja e pimenta rosa.

12. Tender : essa é uma receita de tender bem tradicional, que conta com os cravos fincados na carne e tudo! Aqui, é importante ficar atento ao ponto da ave para que a carne não fique muito seca.

13. Pato: se você está procurando por uma receita mais sofisticada, essa pode ser uma boa pedida. Aqui, o peito de pato é envolto em presunto de parma – também pode ser bacon – e ainda ganha um molho de laranja e cranberries.

Carne bovina e suína com molho de laranja

Foto: Reprodução / quitutes da andréa

14. Carne-seca: para quem gosta de contrastes de sabores intensos, essa receita pode ser uma excelente escolha, já que o salgado da carne-seca cai muito bem com o molho de laranja, que aqui é feito com a fruta, mel, vinho branco, pimenta-do-reino, molho de soja e amido de milho. Além disso, você também aprende a fazer um risoto de arroz negro para servir como acompanhamento.

15. Medalhão: se você quer preparar uma receita que fica pronta em apenas 20 minutos, mas conta com um um sabor incrível e ao mesmo tempo aromatizado, essa é a opção ideal. Mesmo parecendo ser um prato sofisticado, você não terá muito trabalho na cozinha.

16. Costelinha: já pensou em preparar uma costelinha de porco na panela de pressão? Essa é uma boa pedida para quem não quer fazer muita bagunça na cozinha, mas mesmo assim saborear uma carne suculenta. Aqui, ela precisa marinar nos temperos por 2 horas para, depois, ir ao forno.

17. Mignon suíno: o filé mignon suíno é uma carne macia e suculenta, mas que não é cheia de gordura. Aqui, a carne é braseada e, depois, coberta com o molho feito com laranja. Essa é uma opção simples de ser feita, mas que pode surpreender os mais variados paladares.

18. Pernil: essa é uma receita em que o pernil deve marinar por 12 horas para só depois ir ao forno. Aqui, o molho é feito separado e servido como acompanhamento, assim, cada um pode cobrir a carne com a quantidade desejada.

19. Lombo recheado: se você acha que o lombo suíno assado fica com uma textura muito seca, precisa conhecer essa receita em que a carne é coberta por um molho feito com laranja. Além disso, a carne é recheada com cenoura, queijo mussarela e presunto ralado.

20. Bifes de lombo: quer dar uma cara nova aos seus bifes de lombo que estão aí na geladeira? Aqui, primeiro, é preciso fritar a carne para, depois, na mesma frigideira, fazer o molho com laranja, amido de milho e água. Além disso, você também confere como fazer uma salada de repolho para servir como acompanhamento.

21. Bisteca de porco: preparar a comum bisteca de porco de uma maneira diferente não precisa ser uma tarefa difícil. A sugestão dessa receita é assar a carne junto com o molho de laranja. Assim, você não tem muito trabalho e ainda obtém uma refeição deliciosa.

Peixes e frutos do mar com molho de laranja

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

22. Salmão: nessa receita, o salmão deve ser apenas selado em uma frigideira, o que faz com que seu preparo seja bem rápido. Para que o sabor do seu prato fique bem gostoso, a sugestão é preparar o molho na mesma panela em que o peixe foi feito.

23. Robalo: essa é outra opção bem prática de ser preparada em casa, já que o robalo é apenas frito e coberto com um molho de laranja e um toque de manjericão. Com poucos ingredientes é possível ter um prato com sabor marcante e bem suculento.

24. Salmão grelhado: aqui, a sugestão é deixar os filés de salmão descansarem no tempero por 20 minutos. Depois disso, basta fritar o peixe e, enquanto isso, preparar o molho de laranja. A sugestão é servir com arroz e uma saladinha.

25. Salmão assado: se você não gosta de fritar peixe em casa, essa receita de forno pode ser uma ótima opção. Aqui, além do peixe ser coberto com molho de laranja, a sugestão é também levar batatas ao forno.

26. Ostras: comer ostras in natura não é tarefa para qualquer um, por isso, muita gente gosta de caprichar no tempero para saborear o fruto do mar. Aqui, a sugestão é preparar um molho que combina laranja, limão e diversos temperos. A maior dificuldade dessa opção é abrir as ostras, pois o passo a passo do molho é bem tranquilo.

27. Salmão grelhado com legumes: essa é outra opção de salmão grelhado coberto com molho de laranja, mas a diferença está nos acompanhamentos. Aqui, o peixe, depois de frito, deve ir ao forno com batatas, ervilhas, alcaparras e molho de tomate.

28. Tambaqui: nessa receita, você aprende a preparar um tambaqui grelhado coberto por um molho feito com laranja, mostarda e gergelim. Além disso, o prato é composto por aspargos, cuscuz marroquino e presunto cru crocante.

Saladas com molho de laranja

Foto: Reprodução / diga maria

29. Salada de hibisco: para testar essa receita em casa, você vai precisar de folhas de sua preferência, hibisco, suco de laranja, vinagre balsâmico e azeite. Com uma lista de ingredientes curtinha, é possível sair da rotina de uma maneira bem gostosa.

30. Salada de couve: que couve e laranja combinam não é nenhuma novidade, certo? Aqui, as folhas são cortadas e, depois, cobertas com um molho feito com azeite, vinagre, mostarda, suco da fruta, sal e pimenta. Para finalizar, use raspas de laranja.

31. Cenoura: nessa receita, pedaços de cenoura cozida al dente são incrementadas com um molho feito com azeite, mostarda, sal, pimenta e suco de laranja e limão. O preparo é bem rápido, mas o sabor fica incrível, pode apostar.

32. Salada de rabanete picante: se você está procurando por uma receita de salada mais incrementada, mas que não seja difícil de ser preparada, essa pode ser uma ótima opção. Aqui, o rabanete é servido com um molho de laranja e curry, queijo feta e ainda ganha algumas folhas de hortelã. O resultado é extremamente refrescante e saboroso.

33. Cenoura com laranja e alecrim: outra opção para quem gosta de cenoura, é preparar essa receita em que o legume é assado com o molho de laranja e ainda ganha um toque de tomilho. O resultado é uma textura bem macia e um sabor que pode deixar qualquer um com água na boca.

34. Salada de rabanete: essa é uma versão mais simples de uma salada de rabanete incrementada com molho de laranja. Além disso, um pouco de gergelim entra em cena para um toque especial de sabor.

Massas com molho de laranja

Foto: Reprodução / diga maria

35. Espaguete ao molho de laranja: essa é uma receita de espaguete bem simples de ser feita, mas que fica supersofisticada. Aqui, o espaguete leva molho de laranja, creme de leite, presunto parma e alguns temperos. Mesmo com uma lista de ingredientes curta, é possível preparar um prato incrível.

36. Massa com escalope: nessa, receita, o escalope é frito e, depois, ganha o molho de laranja. Enquanto isso, você deve cozinhar a massa. Quando ambas as partes estiverem prontas, basta misturar tudo e se deliciar com o resultado final.

37. Linguine: nessa receita, a massa é acompanhada de um molho pesto de couve e coberta com um camarão ao molho de laranja. O passo a passo não é dos mais rápidos, mas isso não quer dizer que seja complicado. Além disso, o sabor final é tão gostoso, que todo o tempo na cozinha compensa.

38. Linguine negro: essa é uma receita extremamente simples de ser feita, mas por contar com a massa na versão negra, ganha um toque de sofisticação. Aqui, além do molho de laranja, o atum também entra em cena para deixar sua refeição ainda mais gostosa.

39. Nhoque: fazer nhoque em casa pode até não ser uma tarefa muito simples, mas se deliciar com uma massa fresquinha vale muito a pena. Aqui, apenas o molho de laranja é usado como acompanhamento, para não complicar ainda mais o passo a passo.

40. Penne com salmão: nessa receita, a massa do tipo penne ganha um molho feito com leite de amêndoas e laranja. Além disso, o salmão defumado também é usado para a composição do prato.

O molho de laranja é muito versátil e uma ótima pedida para quem gosta de pratos com um sabor agridoce. Para quem adora incrementar suas refeições, ainda é possível conferir receitas de molho de mostarda e mel, tzatziki e de iogurte.

PARA VOCÊ