40 receitas com molho funghi para quem ama cogumelos

Escrito por Leo Oliveira

Com origem no idioma italiano a palavra “funghi”, que significa cogumelo ou simplesmente champignon, é um acompanhamento perfeito para receitas simples como a de strogonoff, macarrão ou carne desfiada. E também para as mais elaboradas como, por exemplo, risoni, nhoque e fettuccine.

Existem inúmeras espécies de cogumelos comestíveis, no entanto as mais conhecidas no Brasil são porcini, chileno, shiitake, shimeji e portobello.

Selecionamos quarenta receitas deliciosas para você preparar tanto no dia a dia, quanto para um almoço em família aos finais de semana. Confira:

Receitas de macarrão com molho funghi

Foto: Reprodução / Monta Encanta

1. Tagliatelli ao molho de funghi secchi: se você gosta de pratos mais requintados vai adorar este tagliatelli. Manteiga, creme de leite fresco, sal, pimenta-do-reino, bacon, azeite, alho, caldo de funghi ou de carne, funghi secchi e massa de tagliatelli grano duro são os ingredientes necessários para preparar esta receita super simples.

2. Macarrão ao molho funghi simples: uma receita rápida, fácil de ser preparada e que leva macarrão, alho, cebola, água morna, molho de tomate, cheiro verde picado, manjericão, sal, pimenta-do-reino e azeite. O tempo de preparo é de trinta minutos e serve em média duas pessoas.

3. Espaguete com molho funghi: este espaguete é super simples e perfeito para um almoço mais rápido durante a semana. Além disso, o molho funghi é fácil de ser preparado e pode ser utilizado em outros pratos como, por exemplo, aqueles que levam carne ou qualquer tipo de massa. Experimente!

4. Espaguete com funghi portobello: uma receita leve e ideal para um jantar a dois. Comece refogando uma cebola grande e fatiada em uma frigideira com azeite, em seguida cozinhe o espaguete e adicione na frigideira o cogumelo bem fatiado com um pouco de flor de sal. Para finalizar retire do fogo, flambe e acrescente o creme de leite fresco.

5. Talharim com molho funghi: sal, pimenta-do-reino, alho, limão, noz-moscada, creme de leite fresco, vinho branco, tomilho, manteiga, cebola e funghi secchi. Isso é tudo o que você vai utilizar na preparação deste delicioso talharim com molho funghi. O tempo de preparo é de até uma hora e serve até duas pessoas.

6. Talharim cremoso com funghi: para este talharim cremoso você deve preparar primeiro o creme, utilizando castanhas, água, azeite de oliva, alho e sal. Em seguida, faça o restante da receita com talharim grano duro, funghi, cebola, alho-poró, tomate, alho, o creme de castanhas, óleo vegetal, sal e pimenta.

7. Massa caseira com molho funghi: servindo até quatro pessoas e exigindo um pouco mais de atenção durante o preparo, esta massa caseira com molho funghi é incrivelmente saborosa. Para prepará-la você vai precisar de farinha de trigo, quatro ovos, azeite e sal. Bom apetite.

8. Pappardelle com molho funghi: uma opção caseira que leva farinha de trigo, ovos, sal, pimenta-do-reino moída e noz-moscada. Para o molho você vai precisar de funghi secchi, cebola, manteiga, vinho branco, creme de leite, suco de limão, castanhas-do-pará picadas e sal a gosto.

9. Penne ao funghi: rendendo até seis porções e com um custo de preparo baixo, este penne ao funghi é mais uma opção de macarrão super deliciosa. Separe penne já cozido (al dente), funghi seco, cebola, manteiga sem sal, creme de leite, farinha de trigo, pimenta-do-reino moída, pimenta verde, azeite, salsa e água.

10. Macarrão com almôndegas ao molho funghi: sabe aquela receita que todo mundo ama e que é super simples de ser feita? Pois bem, para este prato você vai precisar de macarrão tipo espaguete, molho funghi, carne moída, alho, sal, salsinha, pimenta-do-reino, cebola, vinagre e queijo mussarela ralado.

11. Rigatoni com funghi: uma receita saborosa e ótima para ser preparada aos finais de semana. Você vai precisar de pimenta, sal, manteiga, azeite, alho espremido, água, funghi seco, abobrinha e massa curta. Ao servir, salpique ervas frescas como, por exemplo, orégano e acrescente também um pouquinho de queijo parmesão ralado.

Receitas de carnes com molho funghi

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

12. Lagarto recheado ao molho funghi: um prato tradicional que serve até duas pessoas e é recheado de funghi ao molho de vinho branco. Para esta receita você vai precisar de uma peça de lagarto, duas cebolas picadas, alho, funghi seco, água quente, caldo de legumes, vinho branco seco, azeite, pimenta moída  e sal.

13. Lombo de cordeiro com purê de dois queijos e molho funghi: um lombo de cordeiro delicioso acompanhado de um purê de batata que vai deixar qualquer um com água na boca. Para preparar o purê use batata, leite, manteiga, queijo gruyère e meia cura, creme leite e sal.

14. Medalhão de mignon com molho funghi: esta receita é ideal para um jantar a dois. Separe quatro medalhões de filé mignon de tamanho médio e tempere com azeite, sal, e pimenta. Você vai utilizar também cogumelos de sua preferência, creme de leite fresco, caldo de carne, cebola, azeite, manteiga, conhaque, cream cheese, pimenta e sal.

15. Filé ao molho de funghi em cama de batata: este filé é perfeito para um almoço em família. Você vai precisar de salsinha desidratada, pimenta-do-reino, sal, azeite, cebola, funghi secchi, manteiga, creme de leite, batatas, molho inglês e filés altos. Este prato serve até seis pessoas.

16. Escalopinho de filé mignon ao molho funghi: uma receita mais elaborada que leva uma peça de filé mignon, sal, pimenta-do-reino, manteiga e óleo. Prepare um caldo de carne caseiro com cebola, alho-poró, cenoura, louro e o cordão e aparas do filé mignon. O molho fica por conta do alho, azeite, funghi e amido de milho.

17. Filé mignon ao vinho branco e molho de cogumelos: filé mignon, cebola, cogumelos paris limpos e cortados em pedaços grandes, funghi seco, caldo do funghi, vinho branco seco, caldo de carne liquido, azeite, alho, manteiga, pimenta e sal. Estes são os ingredientes que você vai utilizar no preparo deste delicioso prato.

18. Filet ao vinho do porto com molho funghi: um prato sofisticado que exige um pouco mais de atenção durante o preparo, principalmente porque o molho é feito com funghi seco e leva manteiga, farinha de trigo, água, sal, pimenta e algumas lasquinhas do filet. Esta receita rende duas porções.

19. Carne desfiada com funghi: uma receita gostosa, fácil de ser preparada e que pode ser servida acompanhada de arroz, macarrão ou pão francês. Para preparar esse prato você vai precisar de carne de peito cozida e com pouca gordura, shoyu, gengibre, anis estrelado, cebola, alho e um ramo de cebolinha.

20. Entrecot ao molho funghi e batatas douradas com ervas: este prato é delicioso e super versátil. Prepare e hidrate bem os funghis com vinho branco seco e água morna. Para acompanhar a receita cozinhe um arroz branco ou grelhe algumas batatinhas douradas com ervas.

Receitas variadas com molho funghi

Foto: Reprodução / Veganana

21. Sopa cremosa de funghi: esta receita é perfeita para os dias mais frios. Ela fica pronta em até quarenta minutos e leva funghi secchi, cebola, alho, cebolinha verde, óleo vegetal, vinho branco, amido de milho, água, noz-moscada, sal, pimenta-do-reino, cogumelos frescos, salsinha e azeite de oliva.

22. Batatas gratinadas ao creme de funghi: um prato delicioso que fica bem como acompanhamento, entrada ou prato principal. O rendimento é de quatro porções e você vai precisar de batatas grandes, funghi picado já hidratado em água quente, cebola, alecrim, creme de leite light, pimenta-do-reino, sal e azeite.

23. Batatas ao murro com molho funghi: esta receita é simples. Primeiro lave as batatas e cozinhe-as com casca em água e sal. Depois de cozidas coloque-as sobre papel laminado, dê um murro em cada, coloque sal, azeite e leve ao forno para gratinar. Por fim coloque o molho funghi na batata ainda no forno e sirva com queijo parmesão.

24. Polenta cremosa com funghi: a polenta é um dos pratos mais deliciosas e fáceis de serem preparados. Nesta receita você vai utilizar manteiga com sal, cebola, leite, água, fubá dissolvido em água, sal, pimenta-do-reino, salsinha e queijo. Prepare também um molho com manteiga, cebola, alho, vinho tinto seco, água e funghi chileno.

25. Bruschetta com funghi: se você não é muito fã de funghi, vai se apaixonar por ele com esta receita de bruschetta. Separe uma bandeja de shitake fresco e outra de shimeji fresco, uma cebola em tiras, óleo de gergelim torrado, azeite, molho de yakisoba e pão italiano cortado.

26. Creme de funghi: um prato aconchegante e saboroso para os dias mais frios. Você vai utilizar duas batatas grandes descascadas e em pedaços, funghi seco, cebola, vinho branco seco, requeijão, parmesão ralado na hora, sal a gosto e um pouco de azeite trufado.

27. Strogonoff de cogumelos variados: um strogonoff sem carne que leva um mix delicioso de cogumelo paris fresco, shitake, portobello e funghi secchi, além de creme de leite fresco, cebola, saquê culinário, tomate, mostarda dijon, molho inglês, manteiga, noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto.

28. Lasanha ao funghi: mais uma opção incrível para o final de semana. Para esta lasanha você vai precisar de queijo mussarela fatiado, parmesão ralado e massa de lasanha. Já para o molho, funghi secchi, sopa de manteiga, cebola, shoyu, vinho branco seco, farinha de trigo, leite, sal. Se preferir, prepare também um molho branco.

29. Macarrão de abobrinha com molho ao funghi vegano: um macarrão feito com leite de aveia, sem glúten, e totalmente vegano. Para preparar o leite você vai precisar de aveia em flocos, farelo de aveia e água. No molho utilize cebola, funghi seco e no macarrão, duas abobrinhas.

30. Coxinha vegana com funghi: uma receita vegana que rende até dez coxinhas de tamanho médio. A massa é simples e para o recheio você vai precisar de funghi secchi chileno, água fervente, um alho grande amassado, cebola ralada, azeite de oliva, sopa de creme de leite vegano, sal e pimenta preta a gosto.

31. Torta de funghi: uma torta simples e rápida de ser preparada. Você vai precisar de massa folhada, funghi seco, leite, manteiga sem sal, farinha de trigo, cebola, alho, queijo parmesão ralado, azeite, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. Vai precisar também de uma gema e um pouquinho de azeite para pincelar.

Receitas especiais com molho funghi

Foto: Reprodução / Francinha Cooks

32. Risoto ao molho funghi com sálvia crocante: preparar um risoto é sempre um grande desafio, por isso duas dicas super importantes: mexa muito bem e use um bom caldo de legumes. Para preparar este utilize cebola, manteiga, vinho branco, arroz arbóreo, funghi secchi, sálvia, azeite e parmesão.

33. Nhoque ao molho de funghi e nata: funghi secchi, cebola, alho, manteiga, vinho branco, passata, nata, sal e nhoque pré-cozido são os ingredientes principais deste prato. Além disso, prepare também um caldo delicioso com cenoura, cebola, alho-poró, batata, aipo e vegetais para acompanhar.

34. Risoni ao molho de funghi: uma receita saborosa e que leva risoni, funghi secchi, cebola, alho, água morna, vinho branco seco, manteiga, cebolinha, creme de leite, sal e pimenta. O rendimento deste prato pode variar de acordo com a quantidade utilizada de cada ingrediente.

35. Risoto ao funghi: servindo duas pessoas e pronto em até meia-hora, este risoto ao funghi leva arroz arbóreo, funghi secchi, alho, cebola, vinho tinto seco, manteiga, azeite de oliva, caldo de carne ou legumes, noz-moscada em pó, parmesão ralado e azeite de frutas negras. Você gastará entre dezoito e trinta reais no preparo deste prato.

36. Risoto de frango com funghi: um prato delicioso e perfeito para um almoço durante a semana. Separe cebola, alho, peito de frango, funghi desidratado, arroz arbóreo, vinho branco, açafrão, manteiga e salsinha. Prepare também um caldo de legumes com duas cenouras, uma cebola, talo de salsa, tomilho e alho-poró.

37. Pennete com abobrinha e funghi porcini: esta receita é gostosa, fácil de ser preparada e rende porções bem generosas. Você vai precisar de penette integrale barilla, funghi porcini, três abobrinhas italianas fatiadas, alho, cebola, parmesão ralado, tomate italiano, passata de tomate, cebolinha verde e azeite.

38. Tagliatelle ao funghi e vinho branco: para este prato você vai precisar de tagliatelle, funghi secchi, cebola, manteiga, orégano, vinho branco, creme de leite fresco, limão, sal, pimenta-do-reino e queijo parmesão. O tempo de preparo e cozimento é de mais ou menos uma hora. Rendimento: duas porções.

39. Fettuccine com funghi porcini e alho-poró: uma receita mais rústica cheia de sabor e praticidade. O tempo de preparo é de vinte minutos e o rendimento é de duas porções. Utilize fettuccine, caldo de legumes, porcini secchi, alho-poró fatiado, alho em lâminas, azeite, pimenta-do-reino e sal a gosto.

40. Picci ao molho de linguiça com funghi: a preparação deste prato se divide em duas etapas. Para a primeira você precisará de farinha de trigo, semolina de trigo, água e sal. Já para o ragu de linguiça, utilize manteiga, cebola, shiitake, alecrim, funghi porcini, linguiça toscana, sal e salsinha. Acrescente queijo ralado ao servir.

Com estas opções práticas e versáteis as suas refeições ficarão ainda mais saborosas. Basta escolher o cogumelo certo e combiná-lo com massas, carnes ou outros pratos especiais. Lembre-se sempre de verificar a procedência do produto, assim como seu prazo de validade. Bom apetite.

PARA VOCÊ