56 receitas com mostarda dijon para você se deliciar com o seu sabor

Escrito por Vanessa Herrmann

De origem francesa, a mostarda dijon é produzida em grande escala na cidade com o mesmo nome do molho. Ela é feita com a semente marrom misturada com especiarias e vinho ou vinagre. Seu sabor é único e, por isso, ela faz um grande sucesso ao redor do mundo todo.

Ela pode ser muito bem usada para o preparo de molhos mais incrementados. Mas também pode ser usada sozinha. Combina com carnes, saladas, sanduíches e muito mais. Além disso, você também pode conferir como fazer a sua versão em casa. Veja a lista abaixo:

Receitas simples com mostarda dijon

1. Hambúrguer caseiro com mostarda dijon: para matar a fome com estilo, essa receita é uma boa pedida. Aqui, não só a mostarda, mas cebolas caramelizadas, molho barbecue, queijo gorgonzola, tomate e rúcula também são usados. O resultado é um prato muito saboroso.

2. Sanduíche de frango com mostarda dijon: essa é uma receita saudável. Por isso, nem azeite entra em cena no preparo do frango. Para que a carne não fique tão seca, a mostarda entra em ação. Além dos ingredientes citados, você vai precisar de cebola roxa, alho, tomate, salsinha, sal, alface, pepino, cenoura e pão de forma.

3. Macarrão ao molho de mostarda dijon: sabe aquele dia que você não sabe o que cozinhar? Essa receita pode te salvar nesses momentos. Ela leva poucos ingredientes, mas fica com um sabor incrível. Aqui, o molho é feito com vinho branco, creme de leite, mostarda, limão e outros temperos.

4. Filé na mostarda: para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso cortar o filé mignon em tiras. Ele deve ser temperado e ser refogado com azeite, cebola e, por último, mostarda. Para finalizar, é só acrescentar um pouco de cebolinha e servir.

5. Rolinhos de filé de frango com mostarda dijon: aqui, filés de frango são cobertos com mostarda dijon. Depois, são acrescentadas fatias de mussarela. O próximo passo é enrolar a carne. Quando o prato estiver montado, basta acrescentar uma última camada de queijo e levar ao forno. Simples e prática, essa é uma boa receita para sair da rotina.

6. Sanduíche de filé com rúcula: para fazer esse sanduíche em casa, anote os ingredientes necessários: baguete, mostarda, manteiga, filé mignon, rúcula e sal. A lista de itens é pequena, mas você pode se surpreender com o resultado final dessa receita.

7. Croquete com mostarda dijon: típico sanduíche francês, é como se ele fosse o misto-quente de lá. Ele combina pão, mostarda com mel, presunto, queijos gruyère e parmesão, além de molho bechamel. Como é um lanche de forno, é ideal para dias que pedem um prato quentinho. Além disso, servido com uma salada, se torna uma refeição completa.

8. Escondidinho de carne moída com mostarda dijon: nessa receita, a mostarda dijon entra no preparo do recheio de carne moída. Você também aprende a fazer um purê de batata. Para finalizar, você confere o passo a passo de um creme de queijo. Ele é usado como cobertura e deixa o prato incrível.

Receitas com carne e mostarda dijon

9. Steak tartare com mostarda dijon: se você não se importa de comer carne crua, pode adorar essa opção. Para prepará-la em casa, o principal é ter em mãos uma carne fresca e de boa qualidade. Para cobri-la, é feito o molho tartare. Ele é feito com mostarda dijon, azeite, molho inglês, ketchup, sal, pimenta-do-reino e tabasco.

10. Medalhão de baby beef ao molho de mostarda: também chamado de miolo da alcatra, o baby beef é um corte bem macio. Para a carne, só é preciso um pouco de sal e pimenta, então, ela deve ser grelhada. Depois, você deve fazer um molho com creme de ricota, mostarda dijon, leite e sal.

11. Medalhão de filé mignon ao molho de mostarda: o preparo dessa receita é extremamente simples. Seu segredo está em acertar o ponto da carne. Para isso, além das dicas escritas, você confere um infográfico bem interessante. Assim, independente do ponto da carne que você gosta, é possível obter o resultado ideal. Já a mostarda dijon, entra em cena no preparo de um molho bem básico.

12. Pernil de cordeiro com mostarda dijon: comum nas festas de fim de ano, o pernil de cordeiro pode ser consumido durante o ano todo. Aqui, a carne vai ao forno com vinho branco, mostarda dijon, salsão e vários temperos. Com isso, se forma um molho que combina tanto com a carne, quanto com um arroz, por exemplo.

13. Filé mignon suculento com mostarda dijon: aqui, a mostarde é usada para temperar a carne. Mas um molho de vinho e cebolas caramelizadas também entram em cena. O preparo não é dos mais complicados e ainda rende uma carne bem suculenta.

14. Bifes de filé mignon à mostarda dijon: para fazer um filé mignon que foge do comum, você pode testar essa receita. Aqui, a carne é envolta por um molho que tem como principal ingrediente a mostarda dijon. Depois disso, ela é frita. O passo a passo é bem simples. Mesmo assim, essa opção rende um prato saboroso.

15. Fraldinha recheada com calabresa, bacon e pasta de mostarda dijon: essa é uma receita ideal para uma refeição especial. Isso porque a carne recebe um recheio com calabresa, bacon, alho, pasta de mostarda e azeite. Quando a fraldinha já estiver montada, ela é coberta com temperos. O último passo é levá-la ao forno para assar.

16. Filé com molho de mostarda dijon e batata sauté: aqui, a carne é temperada e grelhada em uma frigideira. Para cobrí-la é preciso preparar um molho. Ele é feito com catupiry, creme de leite, leite e mostarda dijon. Essa mistura deve ir ao micro-ondas.

17. Risoto de mignon com abobrinha e mostarda dijon: prático, o risoto é um prato que salva quando você quer preparar algo especial. Ele é um prato fácil de ser feito, mas que é muito apreciado. Essa é uma opção ideal para quando o tempo na cozinha é curto. Mesmo assim, o resultado é bem gostoso e pode surpreender.

18. Prime ribs com creme de mostarda dijon: o prime ribs não é um corte de carne muito comum. Porém, caso você consiga encontrá-lo, vale testar essa receita. Também conhecido como costela fiorentina, ele é rico em sabor e textura. Para completar, um molho bechamel com mostarda dijon entra em cena.

19. Fraldinha assada na mostarda dijon: a fraldinha assada na mostarda é um clássico. Se você quer apostar em uma opção sem erro, vai nessa daqui. Além de temperos, a carne leva um molho. Ele é feito com manteiga, mostarda dijon e alho. Já o tempo de forno é de aproximadamente 1 hora.

Receitas com frango e mostarda dijon

20. Sobrecoxas de frango com mostarda dijon e mel: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas da mostarda, mel, azeite, sobrecoxas de frango, sal, pimenta-do-reino e alecrim. É feita uma mistura com todos os itens para cobrir a carne. Depois disso, ela deve ir ao forno em um refratário regado com azeite. O tempo de espera é de aproximadamente 1 hora.

21. Franguinho dijon: essa é uma receita bem rápida. Isso faz com que ela seja ótima para quebrar a rotina. O único porém é que a carne deve marinar nos temperos por 4 horas. É assim que o sabor penetra nela. Ah, não se assuste com a lista de ingredientes, pois são itens comuns da cozinha, com excessão do whisky.

22. Frango com mostarda dijon: essa é outra receita de peito de frango em cubos. Além da carne, você vai precisar de colorau, mostarda dijon, alho, pimenta, sal, molho de soja, vinagre ou suco de limão, azeite e água. Com uma lista de ingredientes básica, é possível se deliciar com o prato.

23. Frango crocante com mostarda e mel: e que tal um frango empanado? Aqui, a mostarda e o mel são usados para o preparo de um molho. Ele é servido como acompanhamento. Além disso, a carne é assada. Para quem busca um prato saudável, essa pode ser uma boa alternativa.

24. Frango assado com mostarda dijon e mel: essa é outra opção de frango assado. Porém, aqui são usados coxa e sobrecoxa. O mel dá um toque agridoce para o prato. Se você curte esse estilo, vale a pena apostar nessa opção. Ela é fácil de ser feita e não conta com uma lista de ingredientes extensa.

25. Frango com mostarda dijon, alho e mel: para testar essa receita em casa, você vai precisar de peitos de frango, manteiga, algo, sal, pimenta, mel e mostarda dijon. O molho deve ser feito em uma panela. Só depois ele é usado para cobrir o frango. A carne fica no forno por aproximadamente 40 minutos.

26. Peito de frango ao molho de mostarda dijon: nessa receita, peitos de frango são temperados com limão, erva de provence, pimenta-do-reino e sal. Depois, a carne é frita em uma assadeira com azeite, alho e cebola já refogados. O próximo passo é adicionar vinho branco e mostarda. Quando reduzir, um caldo de legumes entra em cena. Para finalizar, basta adicionar cream cheese, queijo gruyère e acertar o tempero.

27. Tulipa na mostarda dijon: tulipas, mostarda dijon, sal, alho e azeite são os ingredientes usados nessa receita. Aqui, a carne é cozida. O tempo que ela deve ficar no fogo é de mais ou menos 40 minutos. Simples, essa é uma boa pedida para o dia a dia.

28. Frango à la Gaston Gérard: nessa receita, o primeiro passo é selar a carne de frango. A vantagem é que você pode escolher o corte de sua preferência. Em outra panela, é feito o molho com caldo de frango, alho, bouquet garni, creme de leite, páprica, mostarda, queijo comté, vinho e pimenta-do-reino.

Receitas de saladas e legumes com mostarda dijon

29. Vagem holandesa: nessa receita, a salada é feita com vagem holandesa, salsinha, dill, hortelã e nozes. O molho leva mostarda dijon, suco de limão, mel, azeite, sal e pimenta-rosa. A mescla de sabores fica bem interessante. Além disso, o prato é ideal para os dias de calor.

30. Batatas à mostarda de dijon: quem não ama batata, certo? Nessa receita, você confere algumas dicas para inovar no sabor do legume. Para isso, é feito um molho simples e com poucos ingredientes. Se você gosta de sair do comum, confira o passo a passo.

31. Purê de batatas com mostarda dijon: outra opção com batata, aqui, você aprende a fazer um purê. Bem diferente do tradicional, ele leva o legume, mostarda dijon, creme de leite fresco, vinho branco seco e manteiga.

32. Salada com arroz, abobrinha e manga: bem colorida, essa é uma salada nutritiva. O modo de preparo não é dos mais rápidos, já que primeiro é preciso preparar o arroz. Vale a pena para aquele dia que pede um prato simples, gostoso e cheio de nutrientes.

33. Salada de carne com mostarda dijon: aqui, a mostarda dijon é usada para temperar o filé mignon, junto com outros itens. A carne também é acompanhada de fatias de rabanete, queijo parmesão em lascas, minirrúcula, salsinha crespa, sal e azeite.

34. Couve-flor com molho de mostarda dijon: já pensou em preparar uma salada quente no micro-ondas? Essa é a proposta dessa receita. Anote o que você vai precisar para testá-la em casa: couve-flor, maionese, mostarda dijon, presunto, mussarela e queijo ralado. O prato fica pronto em apenas alguns minutos, o que é ótimo para quem tem pressa.

35. Salada completa com molho de mostarda dijon e mel: essa é uma salada bem colorida. Ela é feita com folhas verdes variadas, mussarela de búfala, tomate-cereja, semente de abóbora ou girassol e gergelim. Para acompanhá-la, é feito um molho com mostarda dijon, vinagre balsâmico, mel, água e sal.

36. Aspargos com molho balsâmico e mostarda dijon: para testar essa receita em casa você só vai precisar de aspargos, azeite, sal, pimenta-do-reino, vinagre balsâmico e mostarda dijon. Assim como a lista de ingredientes é curta, o passo a passo é simples. Confira.

37. Salada de batatas e mostarda dijon: outra opção de salada de batata é essa que conta com um molho. Ele leva iogurte, azeite, mostarda em grão, mostarda dijon, melaço e sal. Depois de pronto, ele deve ser adicionado ao legume cozido e picado. Para finalizar, acrescente cebola roxa.

38. Salada de folhas, grão-de-bico e palmito com molho picante de mostarda dijon: uma salada com vários ingredientes é tudo de bom, não é mesmo? Se ela contar com molho, melhor ainda! Aqui, ele é feito com mostarda dijon, pimenta tabasco forte, queijo parmesão ralado, azeite, vinagre balsâmico e sal.

39. Salada de frango com castanha, dijon e mel: nessa receita, o peito de frango é envolto com sal, pimenta-do-reino e castanha moída. Depois, ele é grelhado em uma frigideira. Enquanto isso, coloque folhas de alface em um prato. Quando a carne estiver pronta, combine com as folhas. Para finalizar, adicione um molho feito com mostarda dijon, mel e vinagre de vinho branco.

40. Salada de batata quentinha com mostarda dijon: quer uma receita bem simples? Aqui, só é preciso cozinhar a batata, cortá-la em rodelas, adicionar sal, mostarda dijon, mostarda granulado, vinagre de vinho branco, pimenta-do-reino, azeite e salsinha. Para finalizar, misture tudo e sirva.

Receitas de molhos com mostarda dijon

41. Mostarda dijon caseira: já pensou em fazer sua própria mostarda dijon? Para isso, você precisa ter em mãos vinho branco seco, vinagre branco, grãos de mostarda e sal. Para o preparo, basta misturar todos os ingredientes e deixar a combinação descansando na geladeira por 48 horas. Depois, bata tudo no liquidificador. Uma dica: não use vinhos doces ou de mesa.

42. Vinagrete francês: ideal para acompanhar uma salada, esse molho é feito com vinagre branco, azeite, mostarda dijon, suco de limão, sal, pimenta-do-reino e cebola. Mas o último item é opcional, tá? Você deve colocar todos os ingredientes em uma tigela. Depois, com a ajuda de um garfo, bata tudo por aproximadamente 1 minuto.

43. Molho de queijo com mostarda dijon: queijo é tudo de bom. Para incrementar seu molho de mostarda, esse é um ingrediente certeiro. Para testar essa receita em casa, você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, leite, cebola, tomilho, requeijão e a mostarda. O molho começa como um bechamel clássico, que é incrementado aos poucos.

44. Molho de iogurte com mostarda dijon: para quem busca um molho com sabor mais suave, essa receita pode ser uma boa opção. Isso porque o iogurte é usado em boa quantidade. Seu sabor é neutro e faz com que o resultado não seja tão intenso. Ele é ótimo para acompanhar saladas, carnes e até mesmo sanduíches.

45. Molho de mostarda e mel: para fazer esse molho em casa, só é preciso misturar mostarda dijon, mostarda amarela, mel e maionese. Quando a combinação ficar homogênea, seu molho estará pronto para o consumo.

46. Maionese caseira: a maionese caseiera é feita com gema de ovo, suco de limão, mostarda dijon, sal, água e óleo. O passo a passo consiste em misturar todos os ingredientes, menos o óleo. Que deve ser adicionado aos poucos. Você deve mexer até obter um creme firme e homogêneo.

47. Molho moutarde: esse molho tem como base o clásico bechamel. Depois que esse estiver pronto, é preciso acrescentar duas gemas, mostarda dijon, salsinha e raspas de limão siciliano. Para sair do comum, essa é uma ótima receita.

Receitas especiais com mostarda dijon

48. Salmão gravlax: de origem escandinada, aqui, o gravlax é adaptado. O prato é composto por salmão cru curado em sal e temperos. Isso faz com que ele fique pronto em apenas 10 minutos. Ideal para servir como petisco, essa é uma opção saudável e refrescante.

49. Salmão grelhado: aqui, o salmão é temperado e coberto por farinha de trigo. Depois disso, deve ir para o fogo até que fique com uma casquinha. Para finalizar o prato, basta preparar um molho na mesma frigideira. Ele é feito com mostarda dijon, cebola, creme de leite e sal.

50. Tartare de salmão: outra opção refrescante é o tartare de salmão. Aqui, o peixe também é usado cru. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o preparo é simples. Então, que tal experimentar essa delícia?

51. Strogonoff de camarão: que tal sair da rotina no preparo do strogonoff? Essa versão é mais sofisticada do que a comum por usar o camarão. Além disso, a mostarda escolhida é a dijon. Isso faz toda a diferença no resultado final do prato.

52. Lombo de porco: gosta de pratos agridoces? Então, vale a pena experimentar essa receita. Aqui, mostarda dijon, xarope de maple e limão são usados no preparo de um molho. O sabor é único e foge bastante do tradicional para o preparo de lombo suíno.

53. Tender ao molho: essa é outra receita que conta com um toque agridoce. Para atingir esse objetivo, é feito um molho com suco de laranja, mel, mostarda dijon, manteiga e vinho branco. A carne é assada e seu tempo no forno é de aproximadamente 1 hora.

54. Bruschetta com salada: a bruschetta é um prato bem prático e ideal para um pestisco. Aqui, a base é feita com pão australiano. Para a cobertura, tomate picado, alho, azeite, sal, suco de limão, pimenta, cogumelo paris e queijo de cabra. Para servir como acompanhamento, a sugestão é fazer uma salada, anote o que você vai precisar: folhas de rúcula e um molho feito com mostarda dijon, mel e vinagre balsâmico.

55. Sanduíche de salmão: um sanduíche de salmão pode ser tudo o que você precisa na correria. Ele é prático de ser feito e conta com um sabor irresistível. Aqui, fatias de pão de forma são recheadas com o peixe defumado. Queijo, tomate, pepino, cebolinha, salsa, creme azedo, mostarda dijon e azeite também são usados para completar o lanche.

56. Torta de tomate: para fechar a lista, uma receita de torta deliciosa. Para testá-la em casa, você só vai precisar de massa folhada, tomate, tomilho, mostarda dijon, azeite, vinagre balsâmico e sal. Ela pode ser servida tanto quanto lanche, como refeição principal.

A origem é francesa, mas esse é um molho que pode fazer muito sucesso na sua mesa. Também vale conferir como fazer diversas receitas com mostarda em casa.

PARA VOCÊ