70 receitas com mostarda para trazer sabor e personalidade às suas receitas

Por
Atualizado em 08.07.21

A mostarda é um dos ingredientes preferidos para quem busca pratos marcantes, com sabor bem picante e intenso, e o molho de mostarda combina, principalmente, com carnes, saladas e legumes.

Publicidade

Ainda, é possível incrementar seu sabor com a adição de outros ingredientes, como mel, pimenta, ervas e temperos, além de poder variar no ingrediente base do molho – algumas receitas usam água e vinagre, enquanto outras usam o vinho branco ou o suco de limão.

Confira abaixo 70 receitas para aproveitar esse delicioso condimento:

Carnes bovinas com mostarda


1. Carne de panela com molho de mostarda: o toque especial dessa receita de carne de panela está no molho que sobra no final do cozimento. Ao acrescentar cebola e mostarda, ele fica bem forte e encorpado! A combinação do sabor da carne com a acidez adocicada da mostarda harmoniza bem a refeição.

2. Fraldinha assada na mostarda: fácil e saborosa, a fraldinha é coberta por uma mistura de manteiga, alho e mostarda e assada por cerca de uma hora. Depois, é só utilizar o caldo nas batatas para ficarem bem douradas e pegarem o sabor da carne.

Publicidade

3. Carne assada com manteiga de mostarda: essa receita consiste em uma peça de maminha untada com manteiga de lata. Depois, é misturada com mostarda e outros temperos. O ideal é que a carne tenha um pouco de gordura para manter a suculência do prato!

4. Filé mignon à mostarda dijon: o filé mignon, quando frito, exige um ponto certo para que fique dourado e suculento. O molho com mostarda dijon compõe o prato com muito sabor e uma leve picância.

5. Escalopinhos de alcatra ao molho de mostarda e mel: os escalopes nada mais são do que pequenos bifes, temperados e passados no óleo. Esse, de alcatra com molho de mostarda e mel, é bem rápido de fazer. Além disso, é acompanhado por um delicioso fettuccine à manteiga de limão siciliano.

Publicidade

6. Carne de panela ao molho de cerveja e mostarda: carne de panela é sempre um prato que vai bem em qualquer situação, mas fica melhor ainda com esse incrível molho de cerveja escura e mostarda. Basta selar a carne antes de por na pressão para que ela fique bem suculenta!

7. Isca de fígado na mostarda: o segredo para o fígado ficar bem macio é mantê-lo no leite por pelo menos uma hora na geladeira. Para ficar ainda melhor, basta temperar bem, com alho, sal, pimenta, azeite, vinagre e mostarda.

8. Maminha na pressão com molho de mostarda: a panela de pressão pode ser uma grande amiga para quem não gosta de receitas demoradas. O ideal é que o caldo da carne fique bem grosso para absorver os temperos. A mostarda é acrescentada para finalizar o prato!

9. Medalhão de baby beef ao molho de mostarda: essa receita é ótima para quem quer servir uma refeição com boa aparência e um sabor incrível. A carne é combinada com batatas levemente douradas na frigideira e, depois é só cobrir tudo com o molho de mostarda e aproveitar.

10. Filé mignon ao molho de mostarda, leite de coco e amora: o filé mignon é um dos queridinhos entre as carnes. Nessa receita, seu sabor é ainda mais realçado com uma exótica combinação de mostarda, leite de coco e amora. A finalização fica por conta de um pouquinho de whisky.

11. Fraldinha recheada com calabresa, bacon e pasta de mostarda: para quem deseja algo diferente, uma boa opção é rechear a carne. Essa versão traz uma fraldinha recheada com calabresa, bacon e pasta de mostarda. O tempero de tomilho e alecrim por cima da carne também se destaca.

12. Filé ao molho de mostarda e whisky: o clássico filé ao molho de mostarda pode servir como acompanhamento para diversos pratos. Aqui, a combinação fica ainda melhor com um delicioso risoto de manteiga de trufa branca.

13. Carpaccio de filé ao molho de mostarda: o carpaccio consiste em fatias finas de carne crua. Nessa receita, ele é acompanhado por um molho mostarda, maionese e molho inglês. A cobertura é feita com parmesão ralado!

Carnes suínas com mostarda


14. Tender ao molho de iorgurte e mostarda: para quem busca festas de final de ano mais lights, sem perder sabor, esse prato é ideal. A receita tem um toque bem ácido, já que o tender é regado por suco de laranja e o molho contêm suco de limão.

Publicidade

15. Filé mignon suíno com molho de mostarda escura: que tal uma refeição fácil, gostosa e elegante? Isso pode se concretizar com esse filé mignon suíno. O diferencial fica por conta do molho de mostarda escura e do refogado de ervilha e alface que acompanham a carne.

16. FIlé de porco com molho de mostarda: a carne de porco, dependendo do corte, pode ser uma opção saudável. Nessa receita, o destaque fica com o tempero, composto por mostarda, tomilho, cerveja, limão e azeite.

17. Tender assado com abacaxi, mostarda e melaço: os sabores agridoces são uma excelente combinação para as carnes suínas e esse prato mistura o tender com mostarda, abacaxi e melaço. Também são utilizados cravos espetados pela carne para dar um aroma ainda mais especial.

18. Lombo com mostarda e mel: nessa receita, o lombo fica bem suculento e o molho, perfeito para ser utilizado em diversas ocasiões. Sirva com batatas coradas e salada de alface para completar o sabor!

19. Bisteca com mostarda e mel: para quem gosta de dar uma escapada na fritura de vez em quando, esse prato é perfeito. A bisteca fica saborosa e não precisa ser temperada com antecedência. Pode ser decorada e servida com tomate e manjericão.

20. Lombo com mostarda e limão siciliano: o limão siciliano e a mostarda deixaram o lombo dessa receita muito macio e úmido. Basta adicionar todos os temperos e levar a carne regada com azeite ao forno até dourar!

21. Lombo com cogumelos, natas e mostarda: esse prato é uma ótima pedida para quem quer algo mais leve e saudável. O molho de mostarda é feito com natas e açafrão para dar ainda mais sabor. Para acompanhar, prepare cogumelos, arroz e salada.

22. Filé mignon suíno ao molho de mostarda e chipotle: o filé mignon suíno é uma das carnes mais gostosas e fáceis de fazer. Quando a carne ficar com um tom bem dourado, saiba que você atingiu o ponto ideal! O molho com mostarda e chipotle dá um sabor bem marcante na finalização.

Carnes brancas com mostarda


23. Salmão com mostarda e mel: essa receita tem delicadeza e sabor ao mesmo tempo. Depois de temperado, o salmão precisa ficar pelo menos trinta minutos marinando. Depois disso, é só assar por 20 minutos em fogo alto e servir com o molho.

Publicidade

24. Frango com molho de mostarda: para dar mais vida para aqueles filés de frango sem graça, nada melhor do que um molho de mostarda dijon. Além do condimento, o molho leva também creme de leite e vinho branco.

25. Frango assado com mostarda e mel: além das saladas, o molho clássico de mostarda e mel pode ser usado também para acompanhar carnes. A sobrecoxa do frango ganha vida depois da adição do molho e de temperos como o alecrim.

26. Espetinho de frango com mostarda dukan: em um formato um pouco diferente, esses espetinhos de frango podem ser usados como acompanhamento no dia a dia. O diferencial do molho de mostarda está no amido de milho, que o deixa mais firme e consistente.

27. Salmão gravlax com molho de mostarda dijon e dill: o gravlax é um preparo de salmão curado por 48 horas em sal, endro, açúcar mascavo e pimenta branca. O prato é servido com o salmão acompanhado do molho de mostarda e dill, cebola roxa e rabanete.

28. Frango com shoyu, mostarda e mel: perfeito para o dia a dia, o molho de shoyu com mostarda e mel dá um sabor especial e agridoce às coxinhas de frango. A dica é pincelar o frango com o molho que se forma na assadeira para deixá-lo mais dourado e suculento.

29. Frango cremoso com mostarda: essa receita é ótima para variar na simplicidade do dia a dia. O sabor e cremosidade do frango estão presentes por causa do molho feito com mostarda comum, mostarda dijon e creme de ricota.

30. Frango empanado com iogurte e mostarda: essa receita é especial porque o frango é empanado com iogurte natural e mostarda e não é frito. Depois de assado, pode ser servido com purê de legumes e arroz integral.

31. Frango com molho de mostarda dijon, alho e mel: aqui, é só juntar todos ingredientes e colocar para assar! É uma receita perfeita para preparar um jantar diferente para os amigos. Para acompanhar, uma salada de espinafre, sementes de abóbora, cranberry e molho de framboesa cai superbem.

32. Frango com tofú ao molho de mostarda e iogurte: esse prato é leve, cheio de proteínas e uma delícia. O gostinho especial do filé de frango está na misturinha de temperos – coentro em grãos, cúrcuma e semente de mostarda.

33. Robalo com molho de mostarda: o robalo pode ser uma ótima pedida para uma refeição diferente e saborosa. Nessa receita, depois de ser bem temperado com mostarda, vinho e tomilho, o peixe é empanado e servido com espaguete.

34. Tambaqui com molho de laranja e mostarda: esse prato mistura diversos ingredientes que formam uma combinação surpreendente. O tambaqui é grelhado e servido com molho de laranja, mostarda e gergelim. Para acompanhar, cuscuz marroquino, aspargos e crocante de presunto cru.

35. Salmão grelhado com molho de limão e mostarda: esse salmão segue a receita básica de peixe temperado, grelhado e coberto com um molho cremoso. O segredo é não deixar o salmão fritar muito, para que fique bem selado por fora, mas molhadinho por dentro.

36. Filé de salmão com mostarda doce: o molho para esse prato é feito com uma mistura de mostarda, mel, leite de coco e curry. O acompanhamento fica por conta de um delicioso arroz com pedaços de amendoim!

Acompanhamentos com mostarda


37. Crostini de presunto e bocconcini com mostarda : crostini são pequenos snacks crocantes tostados no forno. Estes, são deliciosos queijos bocconcini derretidos enrolados no presunto e cobertos com um molho de mostarda.

38. Purê de batatas com mostarda e vinho branco: o purê de batatas é um dos acompanhamentos mais fáceis de se fazer. Depois de cozinhar e amassar as batatas, basta misturá-las com o molho de nata, alho, mostarda e vinho branco. Para finalizar, tempere com sal, pimenta e manteiga.

39. Batatas à mostarda dijon: essa é uma receita fácil e que pode ser servida com diversos pratos. A batata é cozida com sal e pimenta e, depois, o molho de mostarda dijon e creme de leite é incorporado delicadamente. Para finalizar, basta polvilhar um pouco de salsa por cima.

40. Couve flor com molho de mostarda dijon: essa receita de couve-flor é ideal para quem busca refeições que podem ser feitas em porção única. Aqui, ela é feito em uma tigela no micro-ondas, misturando a couve-flor com presunto, queijo e molho de mostarda dijon.

41. Macarrão ao molho de mostarda: o macarrão é sempre uma boa opção para quem está sem inspiração e quer fazer uma refeição rápida e gostosa e econômica, já que leva poucos ingredientes. Pode ser feito com tiras de carne ou de frango, que vão combinar superbem com o molho de mostarda!

42. Vinagrete frânces com mostarda: se você quer uma nova opção de molho para saladas, esse vinagrete é perfeito. Basta misturar bem todos os ingredientes e aproveitar para usá-lo onde preferir!

43. Molho de cogumelos e mostarda dijon: o segredo para deixar esse molho de cogumelos com mostarda dijon ainda mais saboroso são os temperos. Nesta receita, são utilizados sal, pimenta, cebola roxa, dill e salsinha. O molho pode ser combinado com um peito de frango grelhado.

44. Legumes assados com mostarda: a seleta de legumes utilizada aqui é composta por cenoura, batata doce, alho-poró e abóbora. Asse tudo em forno alto por aproximadamente 40 minutos para que os legumes fiquem bem macios e dourados.

Saladas com mostarda


45. Curry vegetariano com grão de mostarda: o curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países asiáticos. Nesta versão, são utilizados abóbora cabotiá, grão-de-bico e cogumelos frescos. Sirva com arroz e uma salada de folhas!

46. Salada de batatas e mostarda: essa salada de batatas é uma adaptação da sua versão clássica, já que ao invés da maionese, é utilizado o iogurte natural. Para complementar, ingredientes como o vinho branco, a mostarda – dijon e em grãos – e o melaço de cana entram em cena.

47. Salada de alface americana com abacate e molho de mostarda: essa salada pode ser mais do que um acompanhamento. Você pode aproveitar legumes e verduras que tiver em casa, como alface, abacate, pepino e tomate-cereja! Cubra tudo com um delicioso molho de mostarda.

48. Carpaccio de abobrinha com mostarda: essa receita, além de ser uma versão vegana do tradicional carpaccio, é uma referência em sabor. Feita com abobrinha italiana, mostarda, alcaparras e queijo parmesão, é refrescante, saudável e fácil de fazer.

49. Salada de espinafre com presunto cru e molho de mostarda: uma salada que leva poucos ingredientes é tudo que você precisa para os dias mais corridos. Além de gostosa, ela fica linda para servir para a família e amigos. Leva apenas espinafre, presunto cru, rabanete e queijo gruyere, que são combinados com um molho de mostarda e ervas.

50. Salada de batata com cebola roxa e mostarda: uma salada é sempre bem-vinda, principalmente se for como essa, que pode ser servida tanto fria quanto quente. A cebola roxa traz crocância para o prato e o sabor vem da misturinha de mostarda, azeite, manteiga e vinho branco.

51. Salada de cenoura com molho de laranja e mostarda: crocante e muito gostosa, essa salada é uma excelente opção para variar o sabor de saladas no dia a dia. O ideal é sempre tentar usar produtos orgânicos e ervas frescas para dar ainda mais sabor.

52. Salada com molho de mostarda, balsâmico e mel: a salada tem folhas variadas como base, que são complementadas com tomates, sementes e queijo. Depois de pronta, a salada é regada por um molho de mostarda, vinagre balsâmico e mel. Sirva acompanhada de rolinhos de peito de peru!

53. Carpaccio de pêras com mostarda e nozes: essa é uma receita agridoce, que pode ser servida com folhas verdes e leva pêras, nozes, mostarda, mel e suco de limão.

54. Salada de frango com molho de mostarda e mel: ótima escolha para quem quer uma refeição completa, essa salada fica deliciosa e supercolorida. O prato é montado por camadas, intercalando alface, tomate, cenoura, frango e croutons.

55. Salada de beterraba, endro e mostarda: com uma cor surpreendente, essa receita traz a textura da beterraba e o sabor do endro e da semente de mostarda. O segredo está em jogar as sementes na frigideira antes de usá-las, para que o aroma fique ainda mais intenso.

56. Salada de salmão defumado com queijo de cabra e molho de mostarda: se está procurando uma receita fácil e com ingredientes supersaborosos, essa salada é perfeita. Ela leva salmão defumado, queijo de cabra, molho de mostarda, agrião e erva-doce e é só montar a salada, bater todos os ingredientes do molho em um processador e misturar tudo.

57. Salada de folhas e queijos com molho de mostarda: que tal uma salada leve, linda e colorida? A combinação monocromática da alface, da rúcula e do agrião é quebrada com a presença de queijos, palmito, amêndoas e molho de mostarda.

58. Salada de alface e tomate seco com molho de mostarda: nessa receita, são usadas três tipos de alface – a crespa, a mimosa e a americana. Os acompanhamentos são o tomate seco, o molho de mostarda e a uva passa.

Lanches e aperitivos com mostarda


59. Croquete de carne de porco com mostarda escura : apesar de trabalhosos, bolinhos fritos são muito gostosos! Esse croquete feito com lombo desfiado é muito bem temperado e pode ser acompanhado de molho de mostarda escura, dando um sabor muito gostoso. O ideal é comê-los recém fritos para ficarem ainda mais crocantes!

60. Sanduíche de frango com mostarda dijon: para quem quer fazer um lanchinho sem precisar apelar para a fritura, o recheio desse sanduíche é feito sem qualquer tipo de óleo. Para não ficar seco, a mostarda dijon é acrescentada ao frango desfiado.

61. Hambúrguer com bacon e molho de mostarda e mel: o molho de mostarda e mel é um acompanhamento clássico para hambúrgueres. Esse, é preparado e montado com carne, queijo cheddar, molho de mostarda e mel e salada. Para complementar, sirva com batatas rústicas fritas.

62. Enroladinho de salsicha com molho de mostarda: esse é um ótimo lanche ou aperitivo para aproveitar o happy hour com os amigos. O ideal é usar a massa folhada para enrolar as salsichas, para deixá-las bem crocantes. Depois de pronto, é só servir com um molho de mostarda e aproveitar.

63. Conserva de frutas com grão de mostarda: apesar de parecer uma ideia exótica, essa conserva de frutas com grão de mostarda pode te surpreender. Você vai precisar de kiwi, kinkan, manga, casca de laranja, mostarda em grão, açúcar, mel e vinho branco. Quanto mais tempo a conserva ficar apurando, mais saboroso será seu resultado.

64. Almôndegas de frango ao molho de de laranja e mostarda : por ser uma carne magra, o frango pode ficar um pouco seco depois de pronto, por isso, é bom servir com o molho de mostarda. O gergelim torrado com sal e as ervas frescas dão um toque saudável e saboroso.

65. Nuggets de frango com molho de mostarda: mesmo sendo mais trabalhoso que o comprado pronto, esse nuggets tem muito mais sabor. Deixe os pedaços de frango de molho no iogurte natural – isso faz com que a carne amoleça e fique mais fácil de empanar, e sirva com um tradicional molho de mostarda e mel.

66. Quinoa com brotos e molho de mostarda: os brotos são uma maneira de deixar o prato mais interessante, diversificado e saboroso. Nessa receita, brotos diversos são misturados à quinoa e aos tomates. O complemento é um ovo com a gema bem mole e molho de mostarda.

67. Sanduíche de salmão defumado com molho de mostarda: esse sanduíche de salmão defumado, além de delicioso, é lindo e supernutritivo. O sabor agridoce do prato fica por conta do molho de mostarda e mel e do abacate, que compõem o sanduíche.

68. Almôndegas picantes ao molho de mostarda escura: o diferencial dessas almôndegas de carne são os temperos da receita. Entre eles, estão gengibre, alho, cominho, sementes de coentro e canela. Para finalizar, adicione meia colher de chá de pimenta calabresa e sirva com molho de mostarda escura.

69. Focaccia de mostarda: a focaccia é um pão achatado e macio que pode ser consumido no café da manhã ou como aperitivo. Essa, leva mostarda dijon na massa, que dá sabor e uma cor amarelada. Na finalização, basta salpicar sal grosso e alecrim.

70. Croquete de arroz com mostarda: esse croquete é uma variação do tradicional bolinho de arroz. O arroz é refogado sem água e misturado aos temperos, à mostarda e ao queijo parmesão, para ficar bem cremoso.

Com esse tanto de receitas, não vão faltar oportunidades para usar a mostarda em suas refeições. Você pode conferir também e se deliciar com algumas receitas de molho de mostarda e mel para incrementar seus pratos!