33 receitas com nibs de cacau para doces com sabor intenso

Escrito por                          

Os nibs de cacau, também conhecidos como amêndoas de cacau, são obtidas nas primeiras etapas de produção do chocolate. Para sua fabricação, é preciso que as sementes sejam secas, tostadas e esmigalhadas até se transformarem nos nibs. Seu sabor é amargo e sua textura, crocante.

Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e rico em nutrientes, esse é um ingrediente livre de açúcar, ideal para quem quer o gostinho do chocolate de uma maneira marcante em suas receitas e sem contar com muitas calorias.

Para conhecer algumas receitas que usam esse item, basta conferir a lista abaixo:

Sorvete com nibs de cacau

Foto: Reprodução / cozinha travessa

1. Sorvete funcional: para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso congelar bananas e morangos. Depois disso, bata as frutas em um processador e acrescente essência de baunilha, água de coco, semetes de chia e mel. O próximo passo é congelar o creme. Na hora de servir, acrescente calda de morango e nibs de cacau.

2. Sorbet com nibs de cacau: essa é uma receita de sorbet que combina suco de maracujá com nibs de cacau, porém, para prepará-la em casa, é preciso ter uma sorveteira. O passo a passo é bem simples e o resultado, além de saudável, é muito saboroso.

3. Sorvete funcional de cacau: essa é outra receita que usa a banana como base, mas você vai precisar da fruta congelada e da biomassa dela. Isso faz com que o preparo não seja tão rápido, mas o resultado é muito gostoso, por isso, toda a espera compensa.

4. Semifredo: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de creme de leite fresco, mel, gemas, ovo inteiro e nibs de cacau. A lista de ingredientes é curtinha, mas o passo a passo, não, mas não desanime, o resultado é compensador.

5. Sorvete vegano: que tal preparar um sorvete de caramelo e chocolate que não usa ingredientes de origem animal? Essa é a proposta desta receita, que não é complicada de ser preparada e ainda pode te deixar morrendo de amores.

Sobremesas cremosas com nibs de cacau

Foto: Reprodução / sunday slices

6. Pudim de chia: o pudim de chia é uma ótima pedida para quem busca uma sobremesa gostosa e, ao mesmo tempo, saudável. Para testá-lo em casa, primeiro, é preciso misturar em uma tigela aveia, chia e açúcar e, depois, acrescente canela, leite vegetal de sua preferência e essência de baunilha. O pudim deve gelar por 4 horas e, na hora de servir, basta acrescentar nibs de cacau, amêndoas e morangos.

7. Creme de amarula: para fazer esse creme em casa, só é preciso processar sorvete Tablito, amarula e uva passa. A sugestão é servi-lo com mais sorvete e nibs de cacau. O modo de preparo é extremamente simples, mas o resultado é uma delícia.

8. Creme de caqui com nibs de cacau: usando apenas caquis bem maduros, creme de leite fresco, nibs de cacau e folhas de hortelã é possível preparar um creme bem saboroso. Além de poucos itens, essa é uma receita extremamente prática de preparar em casa. Para melhorar ainda mais, é servida geladinha, ideal para os dias de calor.

9. Mousse de chocolate: mousse de chocolate é uma delícia e, se for saudável, melhor ainda, não é mesmo? Para testar essa receita em casa, é preciso usar abacate como base, uma fruta gostosa e rica em nutrientes. Além dela, você vai precisar apenas de nibs de cacau, melado, extrato de baunilha e cacau em pó.

10. Mousse de Whey Protein: para testar essa receita em casa, só é preciso amassar abacate e misturar Whey Protein e cacau em pó. Para finalizar, acrescente nibs de cacau e leve para geladeira por 2 horas. Depois disso, basta aproveitar o resultado.

11. Mousse de biomassa: nessa receita, a base do mousse é feita com biomassa de banana verde, que deve ser combinada com cacau em pó e adoçante de sua preferência. Para a decoração, você pode usar nibs de cacau, castanhas frescas ou coco ralado.

Bolos com nibs de cacau

Foto: Reprodução / a casa encantada

12. Bolo de chocolate e banana: para preparar essa receita em casa, primeiro, é preciso amassar as bananas, depois, basta misturá-las com os outros ingredientes necessários para fazer a massa. Você ainda confere como fazer uma cobertura de chocolate, que pode ser incrementada com nibs de cacau.

13. Bolo de caneca vegano: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem extensa, mas não se assuste, como o preparo é feito no micro-ondas, você vai precisar passar apenas cinco minutos na cozinha e terá um bolo de caneca sem ingredientes de origem animal prontinho para saborear.

14. Torta crua de cacau: essa é uma receita que não vai ao forno, mas isso não faz com que seu preparo seja extremamente rápido, pois ela leva castanhas que devem descansar de um dia para o outro antes de começar o passo a passo. Tirando isso, seu tempo na cozinha será bem curtinho.

15. Bolo zero carboidratos: nessa receita, você aprende como preparar uma massa de bolo de baunilha, que é incrementada com nibs de cacau. O resultado é um bolo extremamente saboroso e com poucas calorias, ideal para quem não quer ganhar peso.

16. Bolo de abacate e chocolate: já pensou em usar o abacate como principal ingrediente para a base do seu bolo de chocolate? Essa é a proposta desta receita, que não leva ingredientes de origem animal, mas pode te surpreender pelo sabor.

17. Brownie: essa é uma receita de brownie que, como a opção anterior, não leva ingredientes de origem animal. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o sabor é tão gostoso, que vale a pena testar essa delícia em casa.

18. Cupcake de banana: que tal aprender a preparar deliciosos cupcakes de banana e cacau recheados com doce de leite e castanhas? Além de um gostinho incrível, essa é uma receita saudável e livre de lactose.

19. Bolo de chocolate e beterraba: pode até soar estranho, mas é possível usar a beterraba como base para o preparo de um bolo de chocolate. Essa é uma receita que não leva lactose e conta com um passo a passo pra lá de simples.

20. Bolo de caneca simples: se você quer se deliciar com um bolo bem gostoso, mas tem apenas alguns minutos, pode testar essa receita em casa. Em menos de 5 minutos, você poderá saborear o resultado.

21. Bolo de caneca de banana, nozes e cacau: essa é outra opção de bolo feito no micro-ondas, porém, aqui, os principais ingredientes usados são a banana, o cacau e algumas nozes. Mesmo com uma lista de ingredientes que não é das mais curtas, seu tempo na cozinha será bem pequeno.

22. Bolo bloco de chocolate: se você está procurando por uma receita de bolo que leve nibs de cacau e que seja mais incrementada, essa pode ser a opção ideal. Aqui, além da massa, você confere como fazer um delicioso recheio e uma cobertura especial.

Doces variados com nibs de cacau

Foto: Reprodução / essência studio

23. Cocada assada: essa não é uma receita de uma simples cocacada assada, já que, além de aprender a preparar esse doce, você também confere como fazer um delicioso ganache e um merengue de açúcar de coco, que são combinados para uma sobremesa incrível.

24. Trufa vegana: para preparar a trufa vegana em casa, primeiro, é preciso derreter chocolate em banho-maria e misturá-lo com açúcar. Depois, leve ao liquidificador com abacate e cacau. Na hora de servir, acrescente nibs de cacau e framboesas. O resultado é uma textura cremosa e um sabor que pode deixar qualquer um com água na boca.

25. Trufa de tâmara: essa é uma receita de trufa bem diferente da tradicional, já que é feita com grão de bico, tâmaras, tahine, farinha de aveia, cacau em pó, cardamomo em pó e nibs de cacau. Como a receita não leva nenhum tipo de adoçante, o sabor levemente adocicado fica por conta das tâmaras.

26. Trufa de tâmara e nozes: essa é outra receita de trufas de tâmaras, mas com uma lista de ingredientes bem mais curtinha do que a opção anterior. Para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de tâmaras sem caroço, nozes, cacau em pó, essência de baunilha e nibs de cacau. Aqui, os nibs são usados para a decoração.

27. Cookies: preparar seus cookies em casa pode ser uma ótima pedida para ter um lanchinho na mesa sempre que bater aquela fominha ou vontade de comer um doce, certo? Além de ser uma opção muito prática, essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal.

28. Suspiro de chocolate: fazer suspiro é uma tarefa bem simples, mas que resulta em um docinho saboroso. Aqui, a receita foge do tradicional e leva um toque de nibs de cacau, o que é ideal para quem gosta de inovar na cozinha ou quer alguns suspiros que não sejam extremamente adocicados.

29. Pavê de panetone: tem panetone dando bobeira na sua cozinha? Então, que tal aproveitar e usar esse ingrediente para o preparo de um delicioso pavê? Com essa receita, além de evitar o desperdício, você ainda pode conhecer uma sobremesa nova e muito gostosa.

Bebidas com nibs de cacau

Foto: Reprodução / Dani noce

30. Milk-shake funcional: essa receita de milk-shake é feita com a combinação de leite de coco, tofu orgânico, coco raldo, mel, extrato de bainilha, morangos e nibs de cacau. Caso você queira uma versão vegana, basta substituir o mel por agave que o resultado também será bem saboroso.

31. Smoothie de banana e chocolate: para fazer essa receita em casa, só é preciso misturar em um liquidificador banana congelada, cacau em pó, leite desnatado, gelo e nibs de cacau. Mesmo com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passso simples, você pode se surpreender com o sabor desse smoothie.

32. Chocomel: que tal preparar um chocolate caramelado que ainda ganha uma cobertura de chantilly com nibs de cacau? O preparo não é dos mais práticos, mas o resultado é tão gostoso, que você vai esperar pelos dias frios para poder saborear essa delícia bem quentinha.

33. Chocolate quente: para testar essa receita em casa, é preciso esquentar em uma panela leite de coco, leite de amêndoas, açúcar, pasta de amendoim e, depois, cacau. Quando a bebida estiver quentinha, basta servir com nibs de cacau por cima.

Com tantas opções gostosas nesta lista, fica até difícil escolher qual testar primeiro, não é mesmo? Se você adora o gostinho de cacau, ainda pode conferir receitas variadas com chocolate e, assim, preparar sobremesas que vão deixar todo mundo com água na boca.

PARA VOCÊ