12 receitas com painço para aproveitar esse cereal incrível

Escrito por                          

Adora incorporar grãos aos seus pratos? Então confira uma seleção de receitas criativas com painço. Ele é o alpiste sem casca e é um substituto nutritivo para o arroz. Não tem glúten, pode ser transformado em farinha e fica uma delícia em pratos quentes ou frios.

Continua após o anúncio

1. Salada de painço

O painço vai ser a base de uma salada deliciosa e refrescante. Além dos grãos, ela é composta por pepino, cenoura, tomate, damascos e castanhas. Tão completa que vai te satisfazer em qualquer refeição.

2. Leite de arroz

Se você consome leite vegetal, uma ótima pedida é fazê-lo na sua própria casa. É bem fácil! Basta cozinhar o painço, triturar com água e coar. Uma opção fresca e muito versátil.

3. Painço com legumes

Essa é uma ótima opção para congelar e ter sempre algo saudável à disposição. O painço é refogado com legumes como abobrinha, pimentão, alho-poró e cogumelos. Fica uma delícia e pronto em apenas 10 minutos. Confira aqui como arrasar no tempero.

4. Bolinho de painço

Um acompanhamento perfeito para qualquer refeição é esse bolinho. Ele não leva farinha, mas fica incrivelmente firme e molhadinho. Você vai precisar apenas de painço, cenoura, cebola e aipo, e pode finalizá-lo na frigideira ou forno.

5. Cozido de painço e batata-doce

Divida esse prato com a família inteira! Ele rende bastante, é nutritivo e pode ser congelado se sobrar. Feito em uma única panela, o painço é acompanhado de batata doce e grão-de-bico. Confira aqui como temperar corretamente.

Continua após o anúncio

6. Papinha de polenta com carne e espinafre

Economize as idas até o mercado e cozinhe você mesmo uma papinha deliciosa. Perfeita para a introdução alimentar dos bebês, ela é uma polenta de painço acompanhada de carne, espinafre e temperos frescos. Uma ótima opção para ajudar a regular o intestino.

7. Risoto de painço

Quer saborear um prato leve, mas convidativo? Confira essa receita de risoto de painço. Ela promete uma combinação deliciosa entre grãos e temperos inusitados, como a folha de taioba. Vale a pena experimentar!

8. Queijo vegano

Se você é vegano, precisa colocar essa receita de queijo em prática. O painço é cozido e depois triturado com levedura nutricional, alho e cebola em pó. Superversátil, ele pode ser utilizado em inúmeras receitas.

9. Pão integral sem glúten

Sem glúten, vegano e low carb. Esse pãozinho é tudo de bom para quem está buscando uma alimentação mais saudável. Ele é feito com farinha de painço e psyllium e fica com a textura macia com um levain que deve descansar por 12 horas. Se programe!

10. Sobremesa de painço

iStock

Inove na cozinha com essa sobremesa. Ela é um creme de painço que possui uma cobertura de calda de caqui deliciosa. A mistura é adoçada com coco ralado e açúcar demerara. Confira o passo a passo aqui para comer sem culpa!

Continua após o anúncio

11. Muffin de painço

iStock

Esses muffins vão transformar a hora do café. Ele fica supermacio e é feito com farinha de painço, iogurte caseiro e limão siciliano. Assados em apenas 15 minutos, ficam ainda mais gostosos combinados com manteiga ou geleia. Confira aqui os demais ingredientes.

12. Bolo de cenoura vegano

Esse bolo é uma ótima pedida para o café da tarde. Sua massa é feita no liquidificador e leva cenoura, farinha de painço, aveia em flocos e polvilho doce. Ele ainda ganha uma cobertura de lamber os dedos, feita com cacau em pó, açúcar demerara e leite de coco.

Se você é fã de cereais e gosta de um lanchinho prático e saudável, não deixe de fazer receitas de barrinha de cereal.

PARA VOCÊ