9 receitas com paio que vão dar mais sabor aos seus pratos

Escrito por                          

Existe uma grande variedade de linguiças e o paio é uma delas! Ele é o resultado da combinação entre carne bovina e suína, que deve ser curada e depois defumada. O resultado de todo esse processo de fabricação é um embutido com sabor único e que pode ser usado em diferentes pratos.

Esse é um tipo de linguiça muito comum em Portugal, mas que também pode ganhar um espacinho na sua mesa, seja para incrementar o sabor do feijão ou até mesmo o arroz do dia a dia. Independente da escolha, com certeza sua refeição ficará muito mais gostosa.

Quer conhecer algumas opções deliciosas para testar em casa? Então, confira a lista abaixo:

Receitas com paio

1. Feijão tropeiro

Foto: Reprodução / cozinha legal


Essa é uma receita em que o feijão carioca é combinado com paio, linguiça calabresa, bacon, ovo, farinha de mandioca e alguns temperos. O resultado é um prato bem encorpado e que pode deixar sua refeição ainda mais gostosa! Para melhorar ainda mais, o passo a passo não é complicado e não exige muita experiência na cozinha. Então, que tal testar em casa?

2. Feijoada

Foto: Reprodução / pimenta do reino


A feijoada é um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros, não é mesmo? Mas, isso não quer dizer que todo mundo saiba como prepará-la. Se você faz parte desse grupo que não tem nem ideia de como fazer uma feijoada bem gostosa, basta conferir todas as dicas dessa receita e sua refeição vai ficar uma delícia!

3. Feijão tropeiro diferente

Foto: Reprodução / sabor sonoro


Essa é outra receita de feijão tropeiro, mas que é diferente da primeira opção da lista. Aqui, você vai precisar de feijão, paio, bacon, costelinha de porco defumada, calabresa, carne seca, paio, farinha de mandioca temperada e de biju, além de vários temperos. É uma ótima opção para um prato bem incrementado e que mescla várias carnes diferentes.

4. Canjica salgada

Foto: Reprodução / menu criativo


Você já comeu um canjica salgada? Muita gente só conhece a versão doce desse prato, mas saiba que a versão feita com paio também fica uma delícia. Essa é uma ótima pedida para quem quer uma refeição bem baratinha, que não conta com uma lista de ingredientes extensa, que tenha um preparo simples e que ainda possa agradar os mais variados paladares.

5. Caldo verde

Foto: Reprodução / cozinha travessa


A receita de caldo verde é uma ótima opção para quem está procurando por um prato leve, nutritivo, gostoso e quentinho. Além disso, essa é uma receita tão simples de ser feita, que até mesmo quem não tem experiência na cozinha pode testar sem medo de errar.

6. Caldo de feijão branco

Foto: Reprodução / menu criativo


Para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de feijão branco, calabresa, paio, sal e pimenta. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, é possível obter um caldo com um gostinho incrível para saborear nos dias mais frios. Além disso, você também pode servir essa receita com o clássico arroz do dia a dia.

7. Arroz com tomate e paio

Foto: Reprodução / gourmandise brasil


Inovar no preparo do arroz pode ser uma ótima alternativa para não cair na rotina, já que esse é um prato que está presente diariamente na mesa de muitos brasileiros. Aqui, a sugestão é incrementar o grão com o acréscimo de paio e tomate. O uso de apenas dois ingredientes extras pode deixar sua refeição muito mais gostosa.

8. Risoto de paio com couve

Foto: Reprodução / gastrolândia


Que tal combinar a culinária brasileira com a italiana em um único prato? Essa é a proposta desta receita, que tem como principais ingredientes o arroz arbóreo, a couve e o paio. Essa é uma ótima pedida para quem quer uma refeição simples de ser feita, mas que conte com um gostinho que possa deixar muita gente com água na boca.

9. Melão com paio

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja


A última receita da lista vem de um blog de Portugal e é uma opção de petisco supersimples de ser preparado. Aqui, só é preciso espetar pedaços de meloa (melão) e paio intercalados em um palito. A combinação de carne com a fruta resulta em um sabor único e que pode surpreender.

O paio é um ingrediente simples, mas que pode deixar suas refeições com um gostinho incrível, e sem te dar muito trabalho extra no preparo. Se você adora linguiças, ainda pode conferir outras receitas variadas. Assim, você pode estar sempre inovando!

PARA VOCÊ