20 receitas com pimenta-rosa para deixar o seu cardápio mais sofisticado

Escrito por                          

Originária do Brasil, a pimenta-rosa possui um sabor único e é aquele tipo de ingrediente curinga que ajuda a dar um toque muito especial para as mais variadas receitas. Pensando nisso, separamos uma seleção bem completa de opções em que você pode usar essa iguaria: tem desde versões salgadas até doces e drinks! Confira:

Receitas com peixe e pimenta-rosa

1. Bacalhau na brasa com pimenta-rosa: muito gostosa, essa receita é uma opção perfeita para servir como prato principal em uma reunião com a família ou com os amigos. Então atenção para os ingredientes: filé de bacalhau, azeite, alho, folhas de louro, pimenta-rosa, pimenta-preta, tomilho e sal.

2. Torta de bacalhau com pimenta-rosa: o preparo dessa receita se divide em duas etapas. Comece pela massa, levando para a batedeira o ovo, o leite, o óleo, a farinha de trigo e o parmesão. Em seguida, coloque a pimenta-do-reino, o fermento em pó e misture com as mãos. Enquanto isso, cozinhe o bacalhau com os temperos em uma panela. Por último, é só montar em uma forma e levar para assar por vinte minutos.

3. Bolinho de bacalhau com molho de pimenta-rosa: bolinho de bacalhau já é uma delícia, agora imagine esse petisco acompanhado de uma geleia de pimenta feita no capricho! Não tem como dar errado, não é mesmo? E o modo de preparo dessas duas receitas é bem simples e rápido. Vale a pena testar aí na sua casa.

4. Lasanha de salmão com pimenta-rosa: quem gosta de inovar nas lasanhas vai se apaixonar por essa opção de salmão com pimenta-rosa. Extremamente sofisticada e saborosa, ela leva ingredientes mais finos como o limão siciliano, a mussarela de búfala e o molho limone. O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca!

Outras receitas salgadas com pimenta-rosa

5. Berinjela ao forno com queijo, pimenta-rosa e mel: com poucos ingredientes – berinjela, mel, pimenta-rosa e queijo feta – você consegue preparar um prato bem simples e gostoso. Perfeito para servir como entrada, ele fica pronto em menos de meia hora e é sucesso garantido entre os convidados!

6. Picadinho de fraldinha com legumes e pimenta-rosa: o picadinho é um prato que é a cara do Brasil. Fácil, ele leva ingredientes que com certeza você tem aí na sua casa. E a dica para quem quer inovar é investir em temperinhos diferentes e bem gostosos. Aqui, por exemplo, a pimenta-rosa entra em cena para dar um sabor a mais na sua receita!

7. Medalhão ao molho de catupiry e curry com pimenta-rosa: muito fácil de fazer, o segredo dessa receita é comprar uma carne de qualidade, assim ela ficará macia e muito suculenta. O molho também é bem simples de ser preparado: basta colocar em uma panela o leite, o catupiry, o curry, sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhar até obter uma mistura homogênea. A pimenta-rosa dá o toque final sobre a carne com o molho!

8. Espaguete com crisps de presunto parma e pimenta-rosa: que tal preparar um jantar diferente e gourmet, mas sem ter muito trabalho na cozinha? Então anote aí os ingredientes que você vai precisar: espaguete, sal, água, azeite, pimenta-rosa, presunto parma, cebola, alho-poró, orégano, alecrim, creme de leite e manteiga.

9. Lombo de cordeiro com purê, molho de jabuticaba e pimenta-rosa: um pouco mais elaborada, essa receita é feita em quatro etapas: o lombo, o purê de batatas, o funghi e o molho de jabuticaba. O segredo é seguir as instruções do modo de preparo certinho e comprar ingredientes de boa qualidade. Você vai arrasar naquele jantar especial!

10. Espaguete ao alho e óleo risotado com pimenta-rosa: espaguete, alho, pimenta dedo-de-moça, sal, pimenta-do-reino, azeite, tomilho, alecrim, manjericão, sálvia, queijo parmesão, pimenta branca, pimenta-rosa, sementes de erva-doce, pimenta verde e gengibre desidratado são os ingredientes que compõem esse prato delicioso e muito sofisticado!

Receitas doces com pimenta-rosa

11. Torta de frutas vermelhas com pimenta-rosa: quer surpreender a família no almoço de domingo com uma sobremesa diferente e simplesmente irresistível? Então invista nessa torta de frutas vermelhas que tem um toque todo especial: a pimenta-rosa. Prepare aí na sua casa e já esteja preparado para receber muitos elogios!

12. Tortinha de abacaxi com pimenta-rosa: quem é apaixonado por confeitaria vai se encantar por essa tortinha de abacaxi com pimenta-rosa. Além de ser extremamente saborosa, ela também é um banquete para os olhos graças a sua coloração intensa e 100% natural: o colorante usado aqui é o purê de amora!

13. Geléia de maracujá com pimenta-rosa: ótima para comer com doces e salgados, essa geleia é bem fácil e rápida de se fazer. Tenha em mãos maracujá, água filtrada, açúcar demerara, pimenta-rosa e maçã descascada. Para conservar o seu doce, armazene fora da geladeira em local seco e fresco por cerca de um mês. Após aberta, guarde na geladeira e consuma em até duas semanas.

14. Geleia de amora com porto, tomilho e pimenta-rosa: em uma panela coloque as amoras, o açúcar, as raspas e o suco de limão e cozinhe em fogo baixo até ficar tudo bem macio. Em seguida, adicione a pimenta-rosa, as folhas de tomilho e o vinho. Deixe cozinhando e assim que atingir a consistência de geleia desligue. Espere esfriar e transfira o doce para um potinho bem bonito!

15. Bolo mousse com pimenta-rosa: muito cremoso e saboroso, esse bolo mousse é perfeito para preparar como sobremesa de datas especiais. Confira os ingredientes necessários: ovos, leite integral, óleo vegetal, farinha de trigo, açúcar demerara, fermento em pó, cacau em pó, morango, cream cheese, leite condensado, creme de leite, gelatina em pó sem sabor e pimenta-rosa.

Bebidas com pimenta-rosa

16. Caipiroska de tangerina com pimenta-rosa: que tal fazer o seu próprio happy hour com bebidas mais finas e saborosas? A dica aqui é preparar essa deliciosa caipiroska de tangerina com pimenta-rosa. Amasse bem as pimentinhas para elas liberarem sabor e aroma e deixar o seu drink ainda mais gostoso!

17. Caipiroska de morango e carambola com pimenta-rosa: coloque na tampa de vidro da coqueteleira os morangos, a carambola, o açúcar e macere bem. Depois, adicione o gelo, a pimenta-rosa, tampe a coqueteleira e bata. Para finalizar, sirva com morango e carambola picados e, claro, muito gelo!

18. Caipirinha com limão siciliano, pimenta-rosa, manjericão e mel: esse drink surpreende não apenas pelo sabor, mas também pelo aroma e estética. Muito refinado, ele pode ser servido em uma reunião especial com os amigos ou familiares. E para não ter dor de cabeça no dia seguinte, a dica é comprar uma cachaça boa, ok?

19. Drink com licor, limão e pimenta-rosa: para fazer essa bebida deliciosa, você precisa ter em mãos phisalys, pimenta-rosa, água com gás, suco de limão, gelo e cointreau. O preparo é bem simples: basta amassar os phisalys com a pimenta e um pouco da bebida. Complete com o restante do cointreau, junte a água, o suco do limão, misture e sirva com bastante gelo!

20. Drink de abacaxi com pimenta-rosa: em um liquidificador coloque o abacaxi, a água de coco, o capim limão e suco de limão e bata até desmanchar todo o abacaxi. Coe essa mistura e coloque em uma jarra cheia de gelo. Para finalizar, adicione o rum e misture com a pimenta-rosa. Prontinho!

Como você pode ver, a pimenta-rosa pode ser adicionada aos mais variados pratos salgados, doces e bebidas! E se você é fã desse tipo de especiaria, não deixe de conferir essa lista de receitas bem gostosas e diferentes com pimenta biquinho.

PARA VOCÊ