32 receitas com polvilho azedo tão deliciosas que podem te surpreender

Escrito por Vanessa Herrmann

O polvilho azedo, assim como o doce, é feito a partir da mandioca. Por ser um ingrediente livre de glúten e gorduras, é ótimo para ser acrescentado ao cardápio. Além disso, ele gera uma sensação de saciedade bem grande, o que é ótimo para quem quer perder peso ou apenas quer evitar fazer refeições fora de hora.

Esse é um alimento com sabor intenso e levemente azedo, que passa por um processo de fermentação em seu preparo, o que faz com que seu uso em massas gere uma expansão que lembra um pouco a do fermento.

Você pode usar o polvilho azedo no preparo de biscoitos, pães de queijo e até mesmo em algumas receitas inusitadas, como o requeijão vegano. Se você ficou curioso, confira a lista abaixo e se delicie com as opções.

Biscoitos e petiscos com polvilho azedo

Foto: Reprodução / na minha panela

1. Biscoito de polvilho: para preparar essa receita em casa, você vai precisar apenas de polvilho azedo, sal, leite, ovo, óleo e água. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, o sabor desse biscoito pode te impressionar. Além disso, o passo a passo é supersimples e pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

2. Biscoito funcional de polvilho: já pensou em preparar uma receita de biscoito de polvilho funcional, que leva chia e deixa a lactose de lado? Se você se interessou, basta conferir todas as dicas dessa receita. Se escolher testar esse quitute, você vai obter um petisco com um gostinho incrível e com poucas calorias.

3. Biscoito de polvilho assado: essa é outra opção simples de biscoito de polvilho, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Os ingredientes usados são poucos e o modo de preparo é superprático. Por isso, vale a pena testar essa receita em casa.

4. Rosquinha de queijo: que tal preparar uma receita de rosquinha que tem como principais ingredientes o polvilho azedo e a ricota ou o queijo cottage? Essa é outra opção que conta com uma lista de itens curtinha e um passo a passo simples, mas que pode te surpreender pelo gostinho incrível.

5. Biscoito de polvilho ao curry: se você está procurando por uma receita de biscoito de polvilho que tenha um toque extra, essa opção feita com curry pode ser uma ótima pedida para você testar na sua cozinha! O passo a passo continua sendo simples, mas o gostinho pode te surpreender positivamente.

6. Biscoito de polvilho com queijo e orégano: outra maneira de incrementar o sabor do seu biscoito de polvilho é com o acréscimo de mussarela e orégano. Esses são ingredientes simples, mas que fazem toda a diferença no sabor final do petisco.

7. Rosquinha de polvilho fit: para preparar essa receita de rosquinha fit, você só vai precisar de polvilho azedo, ovo, óleo de coco, água quente e sal. A lista de ingredientes é curtinha, o resultado é saudável e, ainda por cima, gostoso, por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado final.

8. Lascas de polvilho: essa é uma ótima receita para um petisco crocante e ao mesmo tempo saboroso. Que tal preparar essas lascas de polvilho para servir em uma reunião de amigos ou até mesmo como entrada antes da refeição principal?

9. Chipa: a chipa é um quitute paraguaio que lembra bastante nosso pão de queijo, pois tem o polvilho azedo e o queijo branco como principais ingredientes. Como você não precisa sovar a massa e nem esperar que ela cresça, o tempo na cozinha é bem curtinho.

10. Biscoito de polvilho funcional: essa é outra opção de biscoito de polvilho funcional. Ela é ideal para quem quer um petisco leve, saboroso e que ainda seja feito com ingredientes saudáveis.

11. Biscoitinho de polvilho: se você está procurando por uma receita bem basiquinha de biscoito de polviho azedo, essa pode ser uma excelente escolha para ser testada na sua cozinha. Aqui, todo o processo é muito simples, mas o sabor pode te surpreender.

Pães com polvilho azedo

Foto: Reprodução / tempero alternativo

12. Pão de queijo vegano: essa é uma receita de pão de queijo falso vegano. Aqui, o queijo não é usado, mas a batata doce entra em cena para dar um toque extra de sabor e ainda deixar a textura do quitute mais interessante. Além desse item, você vai precisar apenas de polvilho azedo, sal e óleo vegetal.

13. Pão de queijo tradicional: essa é uma receita de pão de queijo supersimples, mas que pode fazer toda a diferença na sua mesa do café. O quitute tem um gostinho incrível e ainda dá pouco trabalho para ser preparado. Por isso, essa é uma ótima escolha para você testar na sua cozinha.

14. Pão de queijo 3 ingredientes: já pensou em preparar um pão de queijo com apenas 3 ingredientes? Essa é a proposta dessa receita, que é feita com queijo ralado, polvilho azedo e creme de leite. Mesmo com uma lista de itens tão curtinha, você pode se surpreender positivamente com o resultado final.

15. Pão de queijo de frigideira: o pão de queijo de frigideira é uma ótima opção para quem busca praticidade e um lanche que pode ser feito em apenas alguns minutos. Além disso, aqui, o formato desse prato é parecido com o de uma omelete, então, se você quiser, ainda pode acrescentar um recheio bem gostoso para sua refeição ficar melhor.

16. Pão de queijo prático: essa é uma receita de pão de queijo tão prática de ser feita e que fica com um gostinho tão bom, que você vai se perguntar como nunca tinha testado ela antes. Aqui, uma dica importante é usar um polvilho azedo bem fino, pois isso fará com que seu quitute fique muito mais gostoso. Além disso, você ainda irá combinar mussarela e parmesão na receita.

17. Bolo de pão de queijo: se você está procurando praticidade, essa receita também pode cair muito bem. Isso porque, aqui, não é necessário ficar fazendo bolinhas com a massa, só é preciso colocar a mistura toda em uma forma e levar ao forno para assar.

18. Pão de queijo com goiabada: se você está procurando por uma receita de pão de queijo mais incrementada, essa opção pode ser uma excelente escolha. Isso porque a goiabada entra como recheio da massa, o que faz com que a combinação de sabores e texturas seja muito interessante e suculenta.

19. Pão de queijo com ricota e chia: para quem quer uma versão de um pão de queijo mais saudável e com uma menor quantidade de calorias, essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui, a ricota é usada para dar o gostinho de queijo e a chia também entra em cena para deixar seu quitute mais nutritivo.

20. Pão de queijo de frigideira diferente: essa é outra opção de pão de queijo de frigideira para quem busca praticidade e não quer perder muito tempo na cozinha. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha. Para melhorar ainda mais, você pode amar o sabor desse quitute que é muito fácil de ser feito em casa.

21. Pão de queijo com tofu: essa é uma ótima opção de receita de pão de queijo para quem não come alimentos de origem animal. Além disso, o tofu temperadinho entra em cena para que seu petisco fique ainda mais gostoso.

22. Pão de milho: essa é uma receita que combina o polvilho azedo com ingredientes como o milho e o fubá. O resultado é um pãozinho que tem cheiro de casa de vó e um gostinho que pode te surpreender. Se você quer um quitute com um sabor bem diferente, não deixe de testar essa opção em casa.

23. Pão de coco: essa é outra opção de pãozinho vegano. Aqui, o polvilho azedo é combinado com farinha de coco, por isso, essa também é uma receita livre de glúten. O resultado é uma massa tão gostosa, que pode cair muito bem no café da manhã ou até mesmo em outras refeições do seu dia.

Receitas variadas com polvilho azedo

Foto: Reprodução / cumbuquinhas

24. Waffle de pão de queijo: já pensou em preparar um waffle com gostinho de pão de queijo? Essa é a proposta dessa receita, que pode te surpreender pela combinação de sabor e textura. Se você está procurando praticidade, não deixe de conferir todas as dicas dessa opção e depois teste na sua cozinha.

25. Fondue vegano: essa é uma receita de fondue salgado que não leva ingredientes de origem animal. Aqui, o principal ingrediente usado é a castanha de caju, seguida pela mandioquinha salsa. O polvilho azedo entra em cena para encorpar a textura do prato!

26. Tofupiry: o tofupiry é uma ótima opção de alimento para ser usado para deixar os pratos veganos mais cremosos e ainda com um gostinho especial. O seu preparo é muito simples, mas o resultado fará toda a diferença nas suas próximas refeições.

27. Waffle sem glúten/lactose: que tal aprender a preparar uma receita de waffle que é livre de glúten e lactose? Mesmo assim, o prato fica supergostoso e você ainda pode fazer em uma versão doce ou salgada. Além disso, também é possível preparar recheios deliciosos para que sua refeição fique ainda mais gostosa.

28. Bororó: essa é uma receita de pão de queijo falso, pois, na verdade, ele não leva queijo. Esse quitute é feito apenas com polvilho azedo, leite, óleo, sal e ovos. Mesmo assim, é uma ótima pedida para um quitute simples e prático, mas que conta com um gostinho muito bom.

29. Requeijão sem leite: quem é vegano ou intolerante à lactose, não pode comer o requeijão tradicional, mas pode se deliciar com essa receita que tem uma textura bem parecida. O principal ingrediente usado é a mandioca, mas você também vai precisar de polvilho azedo, azeite e alguns temperos.

30. Pastel de angú: essa é uma receita de pastel bem parecida com um risole. Aqui, o principal ingrediente para o preparo da massa é o fubá, mas o polvilho azedo também entra em cena. Além disso, você ainda confere como fazer um delicioso recheio de carne moída para incrementar o sabor do seu salgado.

31. Omelete de pão de queijo: o omelete de pão de queijo é uma ótima pedida para aquele café da manhã simples, rápido, gostoso e que ao mesmo tempo é nutritivo. Seu preparo é superprático e o resultado é bem saboroso.

32. Crepioca de frango: nessa receita, você confere como preparar uma deliciosa crepioca recheada com frango cremoso. O preparo não é dos mais rápidos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.

O polvilho azedo pode ser usado para preparar várias receitas bem gostosas e suas refeições ainda mais incríveis. Se você gostou das opções dessa lista, que tal conferir algumas dicas de receitas com polvilho doce para testar em casa também?

PARA VOCÊ