62 receitas com presunto arrasadoras para qualquer momento do dia

Escrito por    
Atualizado em 20.05.20

O presunto é um alimento que aparece com grande frequência na mesa dos brasileiros, mas você sabe sua origem? O pernil de porco é o protagonista nessa história, que depois lavado, é desossado, misturado com alguns outros itens, como conservantes e cozido. Depois de passar por todo esse processo, ele chega nas nossas casas para que possamos apreciar cada mordida do seu sabor e textura.

Você sabia que além dessa versão mais comum, também podemos encontrar o presunto cru? Na verdade, essa segunda opção não é tão comum no Brasil e tem um preço elevado, mas tem um sabor que também pode agradar muitos paladares.

Esse é um ingrediente muito versátil, pois pode ser usado no preparo de sanduíches, massas, pizzas, outras carnes, petiscos, enfim, a quantidade é muito grande. Por isso, preparamos uma lista que conta com as melhores receitas para você conferir e não cair na rotina.

Continua após o anúncio

Petiscos e entradas com presunto

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

1. Enroladinho de presunto: para quem gosta de um salgado assado, essa receita pode ser uma ótima escolha. Aqui você aprende como preparar a massa em casa e o recheio é bem simples: presunto e mussarela. O resultado é tão gostoso que você vai querer comer vários pedaços.

2. Canudinho de presunto e queijo: já pensou em preparar um canudinho recheado com presunto e queijo que é feito com massa de pastel empanada e frita? O resultado é tão gostoso quanto cheio de calorias, mas, que como um petisco de vez em quando cai muito bem.

3. Bolinhas de queijo e presunto: as bolinhas de queijo fazem muito sucesso em festas de aniversário ou reuniões, mas aqui, a carne também entra em cena para dar um toque extra de sabor. Se você gosta de frituras, vale a pena apostar nessa opção e se deliciar com o sabor de cada salgadinho.

4. Cogumelos recheados com presunto: já para quem busca uma opção mais leve e sofisticada, essa receita pode vir muito bem a calhar. Aqui a dica é rechear cogumelos Portobello e levar tudo ao forno para assar. O tempo de preparo é bem curtinho, por isso, essa é uma boa dica de entrada para as suas refeições.

5. Aspargos com presunto: já pensou em enrolar fatias de presunto em aspargos? Fica uma delícia! Mas a receita não para por aí, queijo ralado e molho béchamel também entram em cena para incrementar o sabor. Para quem gosta de inovar, a dica é servir com fatias de melão, pois isso faz com que o resultado seja mais suave.

6. Muffin de presunto: para preparar essa receita, além da carne, você só vai precisar de ovos, azeite e temperos. O nível de dificuldade também é bem baixo, o que faz com que essa opção possa ser feita até mesmo por quem tem pouca experiência na cozinha.

Continua após o anúncio

7. Enroladinho de presunto sem gordura: a dica dessa receita é preparar o enroladinho e usar uma fritadeira elétrica. Mesmo sem usar óleo, o resultado é um salgadinho que tem uma casquinha crocante e um recheio que derrete a cada mordida.

Massas com presunto

Foto: Reprodução / Cozinha legal

8. Macarrão com presunto, queijo e ervilha: uma combinação de ingredientes simples pode render um prato saboroso e que não leva muito tempo para ser feito. Essa é uma receita ideal para aqueles dias que você quer uma refeição prática, mas muito gostosa.

9. Macarrão de forno com presunto e queijo: a sugestão para o preparo desse prato é usar o macarrão do tipo penne, mas você também pode usar outro formato de sua preferência. O trabalho é bem curtinho e o resultado é incrível, por isso, vale a pena apostar.

10. Massa com tomate e presunto: para um resultado mais charmoso, que tal usar tomates cerejas no preparo do seu prato? Como essa também é uma opção de macarrão de forno, o trabalho é mínimo, mas tanto a aparência quanto o sabor são de dar água na boca.

11. Ninho recheado com presunto: o macarrão do tipo ninho é uma excelente escolha para uma receita de forno, já que é possível usar ingredientes para o recheio da massa. A escolha aqui fica por conta da carne e de requeijão, mas com o complemento de molho de tomate para uma textura bem molhadinha.

12. Penne ao molho branco com presunto: o molho branco não é difícil de ser feito, mas pode dar outra cara e sabor ao seu prato. Aqui o presunto e a mussarela são usados ralados para incrementar a textura da sua macarronada.

13. Espaguete com presunto e ervilhas: o espaguete é uma das massas mais usadas na culinária do mundo todo, por isso, é muito legal conhecer diversas combinações de ingredientes que combinam com esse tipo de macarrão. Essa é uma receita que não é nada complicada, mas que pode surpreender pelo sabor incrível.

14. Lasanha de presunto e queijo: lasanha tem muita cara de almoço de domingo, não é mesmo? Mas já pensou em testar uma versão desse prato que não dê muito trabalho para ser feita até mesmo durante a semana? Se você tem essa vontade, não deixe de conferir as dicas dessa receita e depois se delicie com cada mordida.

15. Canelone de presunto e queijo: para um preparo prático desse prato, a dica é utilizar massa de lasanha para moldar os canelones. O recheio é bem prático e é acompanhado de molho vermelho para um toque mais úmido para sua refeição.

Continua após o anúncio

                   

16. Lasanha à bolonhesa com presunto: essa não é uma simples receita de lasanha à bolonhesa com toque de presunto, já que para incrementar o sabor do prato você também vai precisar de ovos, queijo e de molho branco. Essa é uma ótima pedida para quem gostar de dar um novo sabor para pratos tradicionais, por isso, vale a pena apostar.

Carnes com presunto

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

17. Bacalhau com presunto: essa é uma receita que combina presunto, bacalhau desfiado, batata palha, ovos, azeitonas, tomates e alguns temperos. O resultado é um prato com uma grande quantidade de sabores e super colorido.

18. Bife de peru com presunto: uma ótima opção de receita para aquele dia que você quer surpreender com um prato novo, mas sem ter muito trabalho. Os ingredientes foram escolhidos a dedo, por isso, o resultado é bem harmonioso.

19. Peixe assado com presunto: o peixe escolhido para o preparo desse prato foi o robalo. A lista de ingredientes é curta, mas uma dica importante é utilizar legumes para um resultado de sucesso. Assim, você terá uma refeição bem colorida e cheia de sabor.

20. Pescada com presunto: já nessa receita, lombos de pescada são embrulhados com a carne de porco e misturados com azeite, cebola e outros temperos. Essa combinação deve ficar no forno por aproximadamente 25 minutos. É ideal para quem busca praticidade, mas sem deixar o sabor de lado.

21. Bacalhau com pimentos e presunto: o bacalhau é um peixe que mesmo tendo sabor marcante, agrada vários paladares. Então, que tal testar essa receita que combina peixe com carne de porco para a sua próxima refeição? O preparo é super prático, vale testar.

22. Lombo recheado com presunto e queijo: já para quem curte mesmo carne de porco, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui quem entra em cena para quebrar um pouquinho o gosto da carne é o queijo mussarela. A combinação de ingredientes fica super gostosa e a dica extra é servir o prato acompanhado de alface e tomate.

23. Pernas de coelho com presunto: já pensou em preparar pernas de coelho em casa? Essa pode não ser uma opção muito comum, mas cai muito bem naqueles dias que você quer surpreender seus convidados. Além disso, ervas são usadas para dar um toque extra de sabor ao prato, só que sem muito trabalho.

24. Pescada recheada com presunto: e que tal preparar filés de pescada recheados? Como o peixe é assado, você não precisará ficar muito tempo cozinhando, mas apenas verificando de vez em quando se o ponto já está certo.

Pratos diversos com presunto

Foto: Reprodução / Brisando na cozinha

25. Arroz de forno com presunto: se você já tiver um arroz pronto em casa pode preparar essa receita tanto no forno, quanto no micro-ondas. A dica é acrescentar ingredientes que ajudem a incrementar o sabor do grão para a sua próxima refeição.

26. Gratinado de chuchu com presunto: até mesmo quem não curte muito chuchu pode cair de amores por essa receita, que além de surpreender pelo sabor, também é muito prática. O legal é que você pode preparar o prato no dia anterior e levar ao forno para gratinar alguns minutos antes de servir.

27. Gratinado de batata e presunto: já se você não quer mesmo experimentar um gratinado de chuchu, que tal testar o de batata? Esse é um legume que faz um grande sucesso entre os mais variados paladares, por isso, a chance de sucesso desse prato é bem grande. Para melhorar ainda mais, o tempo na cozinha é bem curtinho.

28. Salada de legumes com queijo e presunto: além dos frios, essa salada combina couve-flor, brócolis, cenoura e vagem. Todos esses ingredientes juntos resultam em um prato colorido, cheio de sabor e nutrientes. Por isso, vale a pena investir no preparo dessa opção para a sua próxima refeição caseira.

29. Creme de abóbora com presunto: um creme é uma boa pedida para aqueles dias que desejamos uma refeição leve, mas que seja nutritiva. O prato cai melhor em dias com temperaturas amenas, mas nada te impede de preparar essa refeição em qualquer dia do ano.

30. Salada de cuscuz com presunto: já essa é uma receita de cuscuz marroquino que cai muito bem em qualquer refeição que você fizer. A lista de ingredientes é grandinha, mas o trabalho não é muito grande e o sabor é incrível, por isso, vale a pena apostar.

31. Risoto de cogumelo com presunto: o risoto é um prato muito simples de ser preparado, mas que pode ser servido desde uma refeição durante a semana ou até mesmo em um dia que exige uma refeição mais elaborada. O segredo dessa opção é a combinação de sabores que pode surpreender quem experimentar.

32. Gratinado de aspargo com presunto: essa é outra receita que tem uma lista extensa de ingredientes, mas que tem um resultado tão saboroso, que você nem irá lembrar disso depois de provar o prato. Além disso, o tempo na cozinha não é muito longo.

33. Omelete com presunto: um omelete criativo pode ser feito com muitos ingredientes, e essa é uma ótima opção para sair da rotina. Com um gostinho incrível, poucas calorias e muitos nutrientes, difícil vai ser não se deliciar com o prato.

Pães e tortas com presunto

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

34. Pão trançado com presunto: essa é uma receita de pão que leva cebola na massa, por isso, o sabor desse ingrediente fica bem marcante no prato. Além disso, o recheio não é feito somente com a carne de porco cozida, mas também com mussarela, molho de tomate e pepino, mas esse último item é opcional.

35. Pãozinho macio de presunto e queijo: essa é uma daquelas receitas que você prepara e pode saborear a qualquer momento do dia. Além da versatilidade, o preparo é bem simples e a lista de ingredientes não é muito grande. Então, que tal testar em casa?

36. Quiche de alho-poró e presunto: o quiche é uma torta bem leve e que por isso agrada os mais variados paladares. A combinação de ingredientes usados no preparo do recheio fica muito saborosa, e por isso, vale a pena ser preparada em casa. Para um resultado de sucesso, siga todas as dicas com bastante atenção.

37. Torta de milho com presunto: e que tal preparar uma torta que leva milho na massa e recheio de presunto, queijo e brócolis? O resultado é uma torta cheia de cores e sabores, que fica ideal para um café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo refeição principal.

38. Pãozinho com presunto e queijo: essa é uma receita bem simples, mas que tem um toque especial: molho de mostarda e mel. Todo o preparo leva apenas alguns minutos, já que a dica é comprar os pães prontos. Essa é uma ótima pedida para um lanchinho que tem um gosto que foge do convencional, mas que pode conquistar muita gente.

39. Tortinha de presunto e milho: e que tal preparar tortinhas que que têm como base a massa podre? Essa é uma versão que tem uma textura tão macia, que chega a derreter na boca. Além disso, o recheio leva apenas alguns minutos para ficar pronto.

40. Quiche de presunto e queijo: já pensou em uma receita de quiche que leva maionese na massa? É uma ótima pedida para inovar no sabor, mas sem ficar muito tempo na cozinha. Além disso, o recheio fica com uma cremosidade de dar água na boca. Por isso, vale a pena experimentar e se deliciar com um lanche super prático.

45. Torta de presunto: se você busca uma receita de torta que seja bem cremosa, pode ter encontrado a opção ideal. Além de uma textura incrível, essa é uma torta bem prática de ser preparada e ainda leva outros ingredientes no recheio para incrementar o sabor, como requeijão, molho de tomate e azeitonas.

41. Torta pizza de liquidificador: essa é uma receita de torta de liquidificador bem simples de ser preparada, por isso, é ideal para quando aparece aquela visita de surpresa em casa ou você quer um lanche prático e gostoso usando apenas o que tem na geladeira.

Pizzas e lanches com presunto

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

42. Pizza de brie com presunto: o brie não é um queijo muito comum como recheio de pizza, mas você pode se surpreender com o resultada da combinação de sabores dessa opção. Além disso, a lista de itens que você vai precisar é bem curtinha e o resultado é bem leve. Por isso, dá para comer sem culpa e ainda se deliciar com cada mordida.

43. Pizza de presunto e calabresa: preparar a sua própria massa de pizza em casa pode não ser tão trabalhoso como parece, sabia? Essa é uma receita que não é muito demorada, pois você só deve esperar que cresça por alguns minutos. Além disso, você pode fazer outras combinações de recheios que também te agradem.

44. Sanduíche de presunto: um sanduíche é uma ótima pedida para uma refeição rapidinha, não é mesmo? Aqui a carne de porco cozida é combinada com alface, tomate, pimenta biquinho e pão integral. Com pouquíssimos itens você consegue saborear um lanche rápido e saudável, o que é ótimo para sua saúde e para o seu tempo.

45. Wrap de presunto: você pode usar massa para wrap ou pão sírio para preparar essa receita, que tem como recheio, além da carne, apenas alface e requeijão. Devido aos ingredientes utilizados, é uma ótima opção para quem quer um lanche bem leve e com poucas calorias, mas que ajude a matar a fome.

46. Sanduíche cremoso de presunto e queijo: gosta de um pão bem quentinho que tenha um recheio bem derretido? Essa receita de sanduíche de forno cremoso pode ser a ideal para você. O que faz com que a textura seja essa é o preparo de um molho bem básico, que leva creme de leite, maionese, leite, creme de cebola e mostarda.

47. Pizza de figos e presunto: pizza pode ser uma refeição bem simples, como também pode surpreender com uma combinação de ingredientes inovadora. Aqui o figo e o presunto geram uma harmonia surpreendente, por isso, vale a pena testar em casa.

48. Pizza de wrap com presunto: essa é uma receita de pizza falsa, que pode cair muito bem para quem não quer comer uma grande quantidade de carboidratos, já que a massa do wrap é bem fininha. Além disso, você pode alterar os ingredientes do recheio conforme suas preferências na cozinha.

49. Calzone de presunto: o calzone é uma massa muito parecida com a da pizza, mas que depois de recheada, é fechada. Aqui o presunto é o ingrediente principal para o recheio, mas você também vai precisar de mussarela, molho de tomate e temperos.

Receitas com presunto parma

Foto: Reprodução / Gastrolândia

50. Risoto de camarão com presunto parma: essa é uma receita de risoto ideal para quem está procurando um prato sofisticado, mas que não dê muito trabalho para ser preparado. A combinação de camarão com presunto parma é irresistível, por isso, vale a pena apostar.

51. Macarrão com presunto parma e rúcula: e que tal combinar a carne de porco com rúcula e limão? A fruta é essencial para que o resultado seja bem saboroso, então, não a deixe, de lado, viu? Além disso, esse é um prato bem prático de ser feito.

52. Quiche com presunto parma: o quiche é uma torta que tem uma textura bem leve, por isso, combina muito bem com os ingredientes que foram escolhidos nessa receita. A lista de itens não é grande, mas rende um prato surpreendente.

53. Beirute com presunto parma: não é sempre que um sanduíche precisa ser simples, não é mesmo? Então, se você está procurando um lanche fácil de ser feito, mas que surpreenda pelo, sabor, pode apostar nessa opção, que o resultado com certeza será de sucesso.

54. Carne embrulhada com presunto parma: se você está procurando por um prato principal, qjue tal testar essa receita? Aqui a maminha é envolvida com o presunto parma e combinada com batatas. Todos esses ingredientes são levados ao forno.

55. Risoto de alcachofra e presunto parma: essa é outra receita de risoto simples de ser feita, mas que pode surpreender pelo sabor. Todas as dicas para o preparo podem ser seguidas sem grandes dificuldades, por isso, a chance de um resultado de sucesso é bem grande.

56. Bruschetta de presunto parma e rúcula: a bruschetta é uma ótima opção de entrada ou até mesmo de lanche. Essa é uma versão que combina ingredientes leves, mas que contam com sabores marcantes. Se você gosta desse tipo de mistura, não deixe de experimentar e depois contar para gente o resultado.

57. Salmão com presunto parma: o salmão também pode ser embrulhado em presunto parma para depois essa mistura ser levada ao forno. O legal dessa receita é que além de um sabor divino, o tempo de preparo é de aproximadamente 30 minutos.

58. Risoto com aspargos e presunto parma: mais uma receita de risoto para a nossa lista. Nessa daqui, o presunto parma é assado por 10 minutos, o que faz com que as fatias fiquem bem crocantes. O resultado é um prato que mistura texturas e sabores.

59. Nhoque ao mascarpone com presunto parma: o mascarpone é um queijo italiano super cremoso, por isso, cai muito bem como molho de um nhoque. O parma entra em cena para incrementar o sabor e a textura desse prato que fica sensacional.

60. Empanado de frango com presunto parma: já pensou em rechear um peito de frango com parma e mussarela? É isso mesmo o que essa receita faz, e ainda conta com uma crosta empanada crocante que pode deixar qualquer um com água na boca.

61. Sopa fria de tomate e presunto parma: para quem quer saborear uma sopa mesmo nos dias de calor intenso, uma versão fria pode cair muito bem, não é mesmo? A lista de ingredientes é bem curta, mas o sabor é incrível, por isso, vale a pena experimentar.

62. Croquete de queijo com presunto parma: o croquete de queijo é um salgadinho bem simples, mas que nesse caso, ganha um toque sofisticado por causa do parma. Essa receita é ideal para festas ou reuniões entre amigos, ou seja, momentos que pedem um petisco prático de ser servido e saboreado.

Cozido ou cru, o presunto pode ser um ótimo ingrediente para dar sabor ao seus pratos. Além disso, ele também pode ser usado em qualquer momento do dia, desde o café da manhã até o jantar. Por isso, vale a pena testar várias receitas presentes nessa lista.