9 receitas com puba para experimentar e se encantar com esta massa

Escrito por    
Em 15.05.20

A puba é uma massa feita com mandioca que ficou bem popular na culinária nordestina. Além de ser utilizada no preparo de doces, ela pode servir para compor pratos salgados, como a panqueca e a lasanha. Aprenda a fazer essa massa e confira uma série de receitas incríveis:

Continua após o anúncio

1. Como fazer puba

Fazer puba pode ser mais fácil do que você pensa e este passo a passo prova isso. São três etapas principais de preparo: o molho, a batida no liquidificador e a lavagem. O preparo pode ser conservado no formato de bolinhas ou, então, inteiro no congelador.

2. Mingau de puba

iStock

Esta receita também é conhecida como papa de puba e é bem tradicional em Pernambuco. Além da massa, o preparo leva ingredientes como coco ralado, leite e açúcar. Para finalizar, deve-se utilizar canela em pó. É uma sobremesa que vai te fazer voltar à infância. Confira o modo de fazer com o sabor do nordeste.

3. Pudim de puba

A base deste pudim é a massa de puba e o coco ralado. Como toda versão clássica do doce, o preparo também conta com leite condensado e ovos. A sobremesa deve ser assada em uma forma já caramelizada e para desenformar é preciso esperar esfriar.

4. Panqueca de puba

Esta panqueca tem um preparo simples e vai te dar água na boca. O preparo da massa é feito primeiro na panela e depois no liquidificador para ficar tudo bem homogêneo. A dica é utilizar manteiga para fritar os discos, pois, além de untar, ela acrescenta um sabor especial. Veja a receita completa.

5. Pamonha de puba

Quem disse que pamonha é só de milho? A versão desta receita mostra que é possível inovar no preparo deste prato. Além disso, é um preparo que pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose. O doce também conta com os sabores para lá de marcantes da canela e do coco.

Continua após o anúncio

6. Cuscuz de puba

O cuscuz dessa receita vai te impressionar pela facilidade. Para compor o prato, você vai precisar apenas de puba, coco ralado e sal. A mistura dos ingredientes deve ser cozida em uma cuscuzeira. A sugestão é servir o preparo com manteiga e acompanhado por um cafézinho. Confira o passo a passo.

7. Lasanha de panqueca de puba

A receita utiliza a massa da panqueca de puba como base para uma lasanha superincrementada. O recheio do prato é feito um refogado de carne seca bem temperadinho. O queijo mussarela fatiado é intercalado entre as camadas e a finalização fica por conta do queijo parmesão ralado. Saiba como fazer.

8. Bolo de puba

Se o bolo de mandioca já é delicioso, aquele com massa de puba vai te surpreender pela textura cremosa. O preparo é básico e consiste em reunir os ingredientes em uma batedeira e depois levar para assar. É um doce que vai deixar seus lanches e cafés ainda mais especiais!

9. Bolo de puba com queijo

Para incrementar o bolo feito com esta massa, é possível adicionar ingredientes como o queijo meia cura. Ele pode ser substituído por outros queijos, desde que não sejam muitos salgados. O liquidificador é usado para bater o preparo que deve ser assado por mais ou menos 45 minutos.

Viu como é possível acrescentar a puba ao menu e se deliciar com preparos incríveis? Esta massa pode ser usada para compor diferentes pratos e os resultados são bem agradáveis. É um ingrediente que, com certeza, merece uma atenção especial. Veja também receitas de bolo de mandioca ralada e purê de mandioca!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ