15 receitas com queijo gouda que dão vontade de comer sem parar

Escrito por                          

De origem holandesa, o queijo gouda é facilmente encontrado nos supermercados brasileiros. Com um sabor suave e uma textura que pode variar entre mais macia e mais dura dependendo do tempo de maturação, ele é muito versátil. Pode ser apreciado puro ou também usado no preparo de pratos variados. Veja as opções abaixo:

Lanches e petiscos com queijo gouda

1. Hambúrguer de picanha com queijo gouda: nessa opção, o preparo começa com um suculento hambúrguer de picanha. Quando ele estiver quase pronto na grelha, o queijo entra em cena para derreter. Na hora de montar o sanduíche, você também vai precisar de um pouco de maionese, tomate picado e cebola.

2. Hambúrguer com queijo gouda: hambúrguer caseiro, gouda e maionese de wasabi compõem essa receita. Para quem quer um resultado diferenciado, vale a pena apostar nessa opção. O contraste de sabores fica irresistível, isso sem contar no toque picante do wasabi.

3. Sanduíche de presunto cru e queijo gouda: se você quer se deliciar com um sanduíche fácil de ser feito, mas com uma pegada sofisticada, essa pode ser a receita ideal. Aqui, fatias de pão de forma são regadas com azeite e douradas em uma frigideira. Depois, são recheadas com tomate, queijo e presunto cru.

4. Sanduíche de pão de queijo com queijo gouda: essa é uma receita em que pão de queijo é recheado e grelhado em uma sanduicheira. Olha só que entra no pãozinho: vinagrete de azeite, limão, mostarda e alecrim, queijo, presunto e rúcula. Em poucos minutos, você consegue um petisco que pode surpreender.

5. Torta de espinafre com queijo gouda: torta de liquidificador é uma mão na roda para quem busca praticidade e ao mesmo tempo um prato gostoso, certo? Então, vale a pena conferir essa receita em que o recheio fica por conta de espinafre com requeijão, gouda e temperinhos.

6. Snack de queijo gouda: essa é uma receita prática, ideal para quem gosta de ter sempre um petisco em mãos. Para isso, só é preciso ter em mãos farinha de amêndoas, gouda, mussarela, cream cheese, ovo e flor de sal. Aqui, poucos ingredientes são usados, o preparo é simples, mas o sabor fica uma delícia.

7. Bolinho de queijo gouda: sucesso em festinhas, o bolinho de queijo é uma delícia, mas fica melhor ainda com gouda. Afinal, como resistir a uma casquinha crocante, um interior macio e um recheio que derrete, não é mesmo? Para melhorar ainda mais, é possível congelar o salgadinho e deixar para fritá-lo quando bater aquela fome.

8. Palito de polenta com queijo gouda: nessa receita, a polenta é feita com dois queijos: gouda e de cabra. Primeiro, ela é cozida e, depois de gelada, é cortada em palitos e frita. Para que o resultado fique bem gostoso, a dica é servir o petisco acompanhado de geleia de pimenta.

Pratos salgados com queijo gouda

9. Risoto de queijo gouda e açafrão: o risoto é uma pedida ideal para quando você busca um prato com uma pegada mais sofisticada, mas que seja simples de ser feito. Aqui, a combinação de gouda com açafrão harmoniza muito bem, então, vale a pena experimentar.

10. Mac and cheese com queijo gouda: nessa receita, um molho branco feito com manteiga, farinha de trigo, leite, sal e pimenta é incrementado. Para isso, entram em cena três queijos na mesmo quantidade, são eles: gouda, gorgonzola e mussarela.

11. Canelone de quatro queijos: feito com massa de pastel, aqui, o canelone leva como recheio um creme feito com gorgonzola, mussarela, gouda e requeijão. Além disso, o prato ainda leva um molho branco com requeijão e parmesão. Para cobertura, queijo parmesão também entra em cena. Se você ama queijo, não deixe de experimentar essa opção.

12. Conchiglione de três queijos: catupiry, parmesão e gouda são os queijos escolhidos para rechear o conchiglione. Além disso, a massa é coberta com um molho de tomate. O modo de preparo é tão simples, que você vai querer fazer sempre essa delícia.

13. Creme de mandioquinha com queijo gouda: essa é uma receita que mescla o sabor adocicado da mandioca salsa com o suave do queijo gouda. Para fechar com chave de ouro, um crispy de presunto parma também entra em cena. Tudo isso sem contar na textura extremamente cremosa. Essa é uma receita perfeita para dias que pedem uma refeição mais leve.

14. Galette de pera com queijo gouda: com uma aparência mais rústica e um recheio à mostra, a galette é uma ótima torta para quem quer sair da rotina. Aqui, ela conta com um sabor agridoce, afinal, combina gouda, pera e cebolas roxas caramelizadas. Além disso, a massa leva ingredientes integrais e curry.

15. Fondue de queijo gouda: três queijos são usados para fazer essa receita: gouda, gruyère e emmental. O diferencial aqui está principalmente na escolha da bebida alcoólica escolhida para o preparo do prato. O vinho branco é deixado de lado e dá lugar para uma cerveja do tipo ale.

O gouda tem um sabor tão incrível, que agrada os mais variados paladares, por isso, vale a pena testar as receitas que mais são a sua cara da lista acima. Além disso, o queijo gruyère também é uma ótima aposta para ajudar a incrementar o cardápio.

PARA VOCÊ