20 receitas com queijo grana padano para aproveitar todo seu sabor

Por
Atualizado em 31.01.20

O queijo grana padano é um dos queijos italianos mais populares e mais consumidos! Ele é feito com leite de vaca cru, ou seja, não pasteurizado, e é considerado um queijo duro e semi-gordo.

O nome deste queijo pode ser explicado da seguinte forma: “grana” se refere à textura granulada que o queijo possui e “padano” faz referência ao Vale do Rio Pó, um lugar em que sua produção é alta e bem tradicional.

Se você gosta muito do sabor desse queijo, aprenda diferentes receitas que podem ser preparadas com ele:

Massas com grana padano

Foto: Reprodução / gastrolandia

1. Nhoque de mandioquinha com creme de queijo e cogumelos: essa receita transforma um prato clássico e simples ao utilizar mandioquinha na massa, creme de queijo grana padano e shiitake. Prepare com carinho e sirva quentinho!

2. Espaguete com abobrinha, tomates e pignoles: a combinação de abobrinha e tomate é leve e muito saborosa e, aqui, esses ingredientes são misturados com espaguete e com os pignoles e servidos com bastante queijo grana padano.

Publicidade

3. Macarrão integral com molho de tomate e mussarela de búfala: para uma boa alimentação, é importante conciliar ingredientes saudáveis e saborosos e essa receita faz isso muito bem! Prepare um macarrão integral polvilhado com grana padano delicioso!

4. Nhoque de semolina gratinado: essa receita de nhoque é bem diferente! O prato leva semolina no lugar da batata e vai ao forno com bastante queijo – grana padano e parmesão. Você precisa experimentar!

5. Macarrão carbonara sem creme de leite: para fazer essa receita, você vai precisar de bacon, cebola, ovos, queijo grana padano, sal, pimenta-do-reino e uma massa de sua preferência. Você vai se surpreender com o resultado!

6. Macarrão com cogumelos mistos: esta receita tem uma massa fresca de ovos como base e um molho de cogumelos superleve como protagonistas. Esse é um prato que cai muito bem em dias frios!

Publicidade

7. Macarrão dentro do queijo: aqui, você vai preparar um delicioso macarrão com grana padano e molho branco. O mais legal dessa receita é que você vai aprender a servir o macarrão dentro da própria peça de queijo!

Lanches com grana padano

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

8. Torta de tomatinhos com massa de queijo: a massa de queijo dessa torta fica salgada e crocante e combina superbem com o adocicado suave dos tomatinhos! Você ainda pode servir esse prato com uma saladinha de tomates temperada com azeite e manjericão, se quiser.

9. Pasteis de grana padano: o destaque desta receita fica por conta do recheio, que leva queijo grana padano e noz moscada. Sirva os pasteizinhos com uma geleia deliciosa de pimenta.

10. Pão de queijo: aprenda a preparar um pão de queijo caseiro com uma receita extremamente fácil de fazer! Você vai precisar apenas de mussarela, grana padano, creme de leite e polvilho dolce (ou farinha de mandioca!).

11. Torta com massa de nozes: diferente da outra torta da lista, esta leva nozes na massa e o resultado é sequinho e crocante. O queijo grana padano aparece no creme de cenoura que é usado no recheio da torta!

12. Tronco de queijo: esse tronco de queijo, na verdade, é uma pasta feita à base de cream cheese e outros queijos numa apresentação bem bonita. Você pode servir em uma reunião especial com os amigos!

13. Bolo de fubá: quem foi que disse que o grana padano só pode ser utilizado em receitas salgadas? Aprenda a preparar esse bolo de fubá delicioso que também leva um pouco do queijo!

Pratos variados com grana padano

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

14. Abobrinha frita recheada com ricota: a flor de abobrinha, apesar de difícil de encontrar, é suave, delicada e crocante, tudo ao mesmo tempo! Nessa receita, ela é recheada com ricota, grana padano e manjericão e frita.

15. Risoto de grana padano: apenda a preparar um risoto supersimples de grana padano! Você vai precisar, além do queijo, de vinho branco, caldo de legumes, arroz arbório, alho, manteiga, pimenta, sal, azeite e cebola.

Publicidade

16. Polenta cremosa, ovo, cogumelo e fonduta de grana padano: esse prato possui uma receita prática e, ao mesmo tempo, deliciosa e sofisticada. Aprenda a fazer uma fonduta de queijo grana padano digna de um chef de cozinha!

17. Frango cremoso com queijo: essa é uma receita de filé de frango em cubinhos com um molho supercremoso feito com queijo grana padano, creme de leite e cachaça e temperado com cebola, sálvia e noz moscada.

18. Arroz gratinado: para preparar esse delicioso arroz gratinado, você vai precisar de molho branco (pronto ou caseiro), arroz cozido, salsinha picada, queijo parmesão, manteiga e queijo grana padano. Experimente!

19. Molho pesto: dá pra encontrar e comprar molho pesto pronto para consumir em qualquer mercadinho, mas não existe nada melhor do que preparar uma versão caseira! Aqui, você confere 3 opções diferentes de preparo.

20. Risoto com ragu de costela: essa outra opção de risoto é mais sofisticada, pois você também vai aprender a preparar um ragu de costela delicioso para acompanhar o risoto. Confira!

Se você é louco ou louca por queijos, que tal conhecer também diferentes opções de receitas com queijo feta e de receitas com queijo cottage? Amplie seu cardápio aprendendo a preparar novos pratos!