17 receitas com queijo gruyère para pratos sofisticados e gostosos

Escrito por                          

Originário da Suíça, o queijo gruyère é muito popular na culinária mundial e existe desde o século XII. Um pouco diferente da versão suíça, o queijo brasileiro é mais suave e perfeito para preparar receitas salgadas diversas ou, simplesmente, comer puro! A lista abaixo trás opções diferentes e muito gostosas de como usar essa delícia em diferentes pratos:

Receitas simples com queijo gruyère

1. Pãozinho de gruyère: parecido com o pão de queijo tradicional, esse pãozinho é perfeito para servir no café da manhã ou no lanche da tarde. Salgadinho e muito saboroso, ele é prático de fazer e leva poucos ingredientes. A dica é temperar com pimenta tabasco e alecrim!

2. Sanduíche de lombinho e queijo gruyère: sabe quando sobra comida do almoço e você não sabe o que fazer com os restos? Pois essa receita é a solução! Aqui, você pode utilizar aquele pedacinho de lombo, dar uma esquentada novamente e combinar com queijo gruyère e tomate para fazer um sanduíche bem gostoso!

3. Hot dog com queijo gruyère: um pouco mais refinado do que os tradicionais hot dogs de rua, essa versão leva bastante queijo e molho bechamel. E para deixar o seu lanche ainda mais gourmet, a dica é usar uma salsicha Frankfurt e uma generosa camada de mostarda Dijon!

4. Mac and cheese com queijo gruyère: o mac and cheese é um clássico da culinária dos EUA e é perfeito para preparar naqueles dias mais friozinhos. Muito prático, ele fica pronto rapidinho e é perfeito para saborear acompanhado de um bom vinho tinto! Confira o modo de preparo e aproveite.

5. Fondue de queijo gruyère: o fondue de queijo é aquele prato que combina muito com uma reunião entre amigos. E, aqui, o queijo utilizado é o gruyère. O preparo é bem simples, mas atenção: você precisa ficar de olho na panelinha para garantir que a mistura não passe do ponto.

6. Panini de presunto e queijo gruyère: o panini é um lanche tradicional italiano muito gostoso e simples de ser feito. Parecido com o bauru, ele se diferencia pelos recheios usados e o tipo de pão. Aqui, ciabatta, presunto parma, molho pesto e queijo gruyére entram em cena. O resultado final é de surpreender!

7. Bolinho de presunto e queijo gruyère: se você quer fazer o happy hour aí na sua casa, então esse bolinho de presunto e queijo gruyère não pode faltar no cardápio. Com cara de petisco de bar, essa delícia é bem fácil de fazer e é perfeita para comer bebendo uma cerveja bem geladinha!

8. Sopa de cebola gratinada com queijo gruyère: esfriou e você está morrendo de vontade de comer algo quentinho e bem gostoso? Confira essa sopa de cebola gratinada com queijo gruyère. Extremamente cremosa e saborosa, ela é daqueles pratos que parecem fazer um carinho no estômago!

Receitas especiais com queijo gruyère

9. Croque monsieur com queijo gruyère: muito popular na França, o croque monsieur é um lanche prático e superdiferente! Aqui, o que deixa tudo bem cremoso é o molho bechamel, que tem um toque especial: a noz-moscada. É importante usar um presunto de boa qualidade, isso faz toda diferença no resultado final!

10. Suflê de queijo gruyère: leve como um sopro, o suflê de queijo é um prato típico da França que se popularizou no mundo todo! Aqui, o queijo usado é o gruyère, que garante um sabor maravilhoso para o prato. Mas atenção: é preciso servir assim que ele sair do forno, antes que comece a murchar.

11. Torta de cenoura, alho-poró e queijo gruyère: feita em duas etapas (massa e recheio), essa torta de cenoura com alho-poró e queijo é perfeita para servir no café da tarde ou, até mesmo, como o prato principal de um jantar especial. Você pode comer acompanhada de uma salada bem fresquinha e gostosa!

12. Quiche de queijo gruyère e aspargos: para a massa dessa quiche você vai precisar de farinha de trigo, manteiga, sal, gemas de ovos e água. Já para o recheio, tenha em mãos cebolas, manteiga, azeite, vinho branco seco, sal, pimenta-do-reino, ovos, creme de leite, cream cheese, queijo gruyère, queijo pecorino e noz-moscada. O resultado final é extremamente saboroso!

13. Quiche lorraine com queijo gruyère: aqui, você aprende a preparar a tradicional quiche lorraine com queijo gruyère, que acabou dando origem às diversas outras versões da torta. Para dar o sabor característico da receita, bacon e creme de leite fresco são usados. Vale a pena testar aí na sua casa!

14. Camarão ao molho de queijo gruyère: que tal sentir aquele gostinho de mar sem sair da sua casa? Essa receita de camarão ao molho de queijo é, ao mesmo tempo, muito simples e sofisticada. Basta ter os ingredientes certos e de boa qualidade que o prato será um sucesso garantido!

15. Escondidinho de camarão com queijo gruyère: que tal preparar um escondidinho de camarão com um delicioso aligot de mandioquinha e queijo gruyère? Um pouco mais complexa, essa receita requer mais atenção na hora do preparo. Para isso, confira o passo a passo certinho!

16. Risoto de linguicinha com queijo gruyère: o risoto é um prato versátil e que agrada os mais variados paladares. E aqui, ele recebe uma combinação maravilhosa: linguicinha defumada e um porção caprichada de queijo. A dica para deixar o prato ainda mais gostoso é adicionar caldo de legumes!

17. Risoto de gruyère com cogumelos assados: até quem não é muito adepto a comidas vegetarianas vai se apaixonar por esse risoto de gruyère com cogumelos assados. Para isso, são utilizados champignon de paris, shimeji e shitake. A combinação dessas delícia é de deixar qualquer um com água na boca!

Com versões de receitas variadas e muito gostosas, o queijo gruyère é aquele ingrediente que não pode faltar na sua geladeira. Aproveite o embalo e aprenda a fazer um creme de queijo simplesmente delicioso!

PARA VOCÊ