12 receitas com queijo meia cura para mineiro nenhum botar defeito

Escrito por                          

O queijo meia cura é aquele mineiro que conta com um tempo de maturação em que ele fica com uma tonalidade dourada. Ele conta com um sabor marcante e, ao mesmo tempo, levemente ácido. Seu uso é muito comum para o preparo do nosso queridinho pão de queijo, mas como você pode ver na lista abaixo, vai muito mais além disso. Veja só:

1. Pão de queijo com queijo meia cura

Essa é uma receita que rende 30 pães de queijo médios. Para preparar o quitute é preciso misturar polvilho doce, leite, óleo, sal, ovo e queijo meia cura ralado. Depois, é só moldar a massa em bolinhas e levar ao forno para assar até que os pães de queijo fiquem dourados.

2. Chipa com queijo meia cura

A versão paraguaia do pão de queijo é a chipa. Ela conta com uma textura mais sequinha, por isso, acaba lembrando também um biscoito. Para isso, é preciso ter em mãos polvilho doce, queijos meia cura e parmesão, sal, ovo, manteiga e leite. Há algumas dicas para uma massa de sucesso, como adicionar o leite aos poucos, por exemplo.

3. Arroz com queijo meia cura

Para fazer essa receita em casa, primeiro, é preciso começar a fazer um arroz normalmente. Quando a água estiver quase seca, creme de leite e o queijo entram em cena. O resultado é um prato cremoso, ideal para deixar as refeições do dia a dia mais gostosas.

4. Aperitivo de queijo meia cura

Nessa receita, o queijo é cortado em fatias grossas, temperado e levado para grelhar na churrasqueira. Para o sabor, é possível conferir três temperos diferentes. Assim, é possível variar nos aperitivos que são servidos com as carnes sem ter muito trabalho. Então, que tal experimentar essa delícia que derrete na boca?

5. Croquete de queijo meia cura

Ideal para ser saboreado como petisco, esse croquete fica simplesmente divino. Ele é feito a partir da combinação de mandioca cozida, queijo, pimenta, sal, cheiro-verde e amido de milho. Quando a massa estiver pronta, basta moldar os croquetes e fritá-los em óleo quente.

6. Pizza de sardinha e queijo meia cura

Essa é uma receita de pizza coberta, por isso, sua aparência é de uma torta. Aqui, você aprende a fazer tanto a massa, quanto o recheio. Esse último combina sardinha, molho de tomate e o queijo. O preparo pode até não ser dos mais rápidos, mas não é complicado de ser feito. Além disso, o resultado final é bem gostoso.

7. Bolinha de queijo com queijo meia cura

Para testar essa opção em casa, é preciso misturar os queijos meia cura e mussarela ralados, requeijão cremoso, ovo e amido de milho. Quando a massa estiver homogênea, é preciso moldar as bolinhas e depois passá-las em farinha de rosca para dar um toque crocante. Para finalizar, é só fritar os petiscos em óleo quente.

8. Torta salgada com queijo meia cura

Torta de liquidificador é sinônimo de praticidade, não é mesmo? Ainda mais se os ingredientes usados para o recheio forem simples, que é o caso dessa opção. Para ele, é preciso ter em mãos milho em lata, queijo, linguiça calabresa, tomate, cheiro-verde, azeitona verde sem caroço e requeijão cremoso.

9. Batata com bacon e três queijos

Batata já é uma delícia por si só. Se for combinada com bacon e três queijos, melhor ainda! São eles: meia cura, parmesão e requeijão cremoso. Aqui, é feito um purê de batata, que é recheado com o embutido e os queijos. Com um passo a passo simples de ser seguido, difícil mesmo vai ser parar de comer essa delícia.

10. Bolo de carne com queijo meia cura

Aqui, a massa do bolo é feita com carne moída, cebola, salsinha, ovo, pão umedecido com leite, sal e pimenta. O recheio leva queijo e abobrinha picados e um toque de pimenta. Se você quiser, também pode usar outros legumes de sua preferência. Na hora de servir, uma salada de folhas verdes como acompanhamento já é suficiente.

11. Clafoutis de abobrinha com queijo meia cura

Claufoutis é um tipo de torta francesa, que conta com uma textura delicada. A massa é feita com ovos, leite e farinha de trigo, na mão mesmo. Já o recheio é composto por abobrinhas, queijo, tomate-cereja, tomilho, azeite, pimenta, sal e noz-moscada.

12. Pudim com queijo meia cura

Para fechar a lista, receita de pudim com um gostinho agridoce. Combinar leite condensado e queijo na mesma receita pode soar um pouco estranho, mas se você gosta de inovar na cozinha, vale a pena testar essa opção em casa e se deliciar com o resultado final.

Viu só como é possível fazer pratos incríveis usando esse ingrediente? Para inovar mais ainda no cardápio, você pode conhecer receitas feitas com o queijo prato.

PARA VOCÊ