31 receitas com queijo parmesão que vão aprimorar o cardápio da semana

Escrito por                          

O queijo parmesão é um ingrediente (praticamente) mágico: ele tem a capacidade de elevar o nível de sabor de quase todos os pratos. Já pensou em expandir as suas possibilidades e aprender a fazer uma porção de receitas com queijo parmesão?

Confira a lista abaixo e tenha em mãos opções simples, elaboradas, para comer no almoço, na janta, no lanche da tarde… Tem para todos os gostos!

Receitas com queijo parmesão simples

1. Pãozinho de parmesão: que tal servir um pãozinho macio e de sabor pronunciado? Além de ser uma excelente opção para o café da tarde, ele tem um preparo pra lá de simples. Separe farinha de trigo, leite integral, açúcar, fermento biológico, óleo, queijo parmesão ralado e sal, e coloque a mão na massa.

2. Molho parmesão: o molho parmesão é capaz de deixar qualquer receita mais gostosa, desde um sanduíche rápido até uma massa elaborada. Leite integral, queijo parmesão ralado, creme de leite, maionese e alho são os ingredientes que você vai precisar ter para fazer essa delícia. Vamos testar?

3. Ovos mexidos com parmesão: se você é do time da praticidade, essa é uma ótima sugestão para inserir no cardápio da semana. O toque especial do queijo faz com que a receita fique ainda mais interessante, podendo ser servida como entrada, ajudando a compor uma jantinha rápida e até recheando um sanduíche. Você escolhe!

4. Biscoito de queijo parmesão: aprenda a fazer esses biscoitos de queijo parmesão e deixe as versões industrializadas no chinelo. Além de obter um resultado mais saudável e natural, o sabor e a textura do queijo aparecem muito mais! E o melhor de tudo é que você vai precisar apenas de uma horinha na cozinha.

5. Molho branco com queijo parmesão: o molho branco é um daqueles acompanhamentos que valorizam o sabor do prato e combinam com todas as propostas. Para fazer essa versão caprichada em casa, basta cozinhar todos os ingredientes em fogo médio até obter uma consistência cremosa e finalizar com uma porção extra de parmesão.

6. Crisp de queijo parmesão: o crisp nada mais é do que um aperitivo crocante e sequinho que lembra aqueles salgadinhos industrializados – só que muito mais saboroso. Já pensou em preparar uma versão desse lanchinho utilizando apenas o queijo parmesão? O passo a passo completo te ensina como.

7. Abobrinha gratinada com queijo parmesão: abobrinha, cebola roxa, queijo mussarela, queijo parmesão, manjericão fresco, sal e pimenta: nem precisa ser vegetariano para se encantar com essa combinação de sabores. Uma opção e tanto para quem está procurando uma receita mais saudável e levinha para adicionar ao menu.

8. Purê de cabotiá com parmesão: prático, fácil e delicioso. Nada como uma receitinha curinga para os momentos de pressa ou preguiça, né? Confira se você tem todos os ingredientes necessários em casa: abóbora cabotiá, leite integral, manteiga, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. Se tiver, é só correr para o abraço!

9. Pão low carb com queijo parmesão: pouco mais de meia hora é o que você precisa para fazer essa receita de pão low carb. Além de caber na sua dieta e ter um sabor incrível, essa é uma excelente opção para levar na bolsa e saborear durante o dia. Confira o passo a passo e aprenda.

10. Berinjela grelhada com queijo parmesão: os amantes de churrasco vão adorar conhecer essa nova opção de acompanhamento. A berinjela é preparada na grelha e coberta com muito queijo parmesão, o que resulta em uma deliciosa junção de sabores e texturas. Se você está querendo experimentar algo diferente, essa é a hora.

11. Gratinado de couve-flor com parmesão: as receitas gratinadas são perfeitas para compor um prato visualmente atraente sem precisar passar horas na cozinha. Um gratinado de couve-flor pode ser a salvação para agradar aquela visita inesperada! Capriche também nos temperos e tenha o pacote completo.

12. Pão de queijo fácil com parmesão: um pão de queijo feito com apenas três ingredientes e que não fica atrás das versões de padaria. O grande segredo é adicionar uma boa porção de queijo parmesão ralado na massa dos pãezinhos. Para dar consistência ao lanche, invista no polvilho azedo e no creme de leite.

13. Chips de abobrinha com queijo parmesão: leve, saudável e incrivelmente delicioso: essas são as palavras que melhor definem esse petisco. Tempere as abobrinhas como preferir, passe as rodelas no queijo parmesão e leve para assar. Lembre-se de virar o legume para mantê-lo douradinho dos dois lados e pronto, é só retirar e saborear!

Receitas com queijo parmesão elaboradas

14. Risoto de queijo parmesão: combine esse risoto com carnes vermelhas e outros ingredientes de sabor marcante e surpreenda com uma harmonização impecável. A receita tem um ar de sofisticação e rende duas porções, portanto, é excelente para um jantar romântico ou uma reunião especial entre amigos.

15. Risoto de brócolis e parmesão: uma receita que leva arroz, brócolis, queijo parmesão e manjericão não tem como ser menos que deliciosa, né? E o mais legal é que, embora seja um risoto, o preparo não é tão complexo quanto se imagina. Vale a pena se aventurar em nome de uma jantinha especial.

16. Risoto de alho-poró, limão e queijo parmesão: mais um risoto para incorporar ao cardápio e se tornar especialista no preparo desse prato certeiro. O alho-poró e o limão taiti são toques simples, mas que fazem uma diferença enorme no sabor final, por isso, não abra mão de adicioná-los na receita.

17. Risoto de gorgonzola e parmesão: para os que acreditam que queijo nunca é demais, aqui está uma proposta de risoto com uma dose extra de parmesão e gorgonzola. A receita também leva vinho branco seco para encorpar o arroz e manteiga para dar cremosidade ao prato. Como resultado, você tem quatro porções caprichadas.

18. Risoto de linguiça e queijo parmesão: essa proposta rende apenas duas porções e conta com uma quantidade razoável de passos, mas o sabor final compensa e muito. Se você adora cozinhar e está procurando um novo prato para chamar de seu, não perca a chance de testá-lo em casa.

19. Risoto de filé mignon com parmesão: filé mignon picadinho, queijo parmesão em lascas e um tempero de tirar o fôlego: que tal? Aqui está mais uma possibilidade deliciosa para adicionar ao menu da semana. Vale fazer um agrado à família ou até mesmo saborear enquanto assiste o seu filme preferido.

20. Bolinho de risoto com parmesão: também chamado de arancini, o bolinho de risoto é uma opção de entrada que vai bem em dias comuns e até mesmo em ocasiões especiais. Nessa versão, o destaque fica para a junção de queijo parmesão, mussarela, tomate, cebola, alho e vinho branco. Experimente!

21. Frango empanado com parmesão: se você nunca provou uma porção de franguinhos empanados, não sabe o que está perdendo. Nessa receita, o resultado é ainda mais saboroso, já que os frangos são empanados e cobertos com queijo parmesão. Sirva com o molho de sua preferência e tenha um petisco de sucesso.

22. Tilápia com crosta de parmesão: os principais passos dessa opção são temperar os filés de tilápia, empaná-los com queijo parmesão, salsinha, sal e pimenta-do-reino e levar para assar. O peixe vai ganhar uma casquinha crocante que se mistura com a maciez da carne e promete arrancar suspiros.

23. Pão de parmesão e orégano: além de ficar muito mais saboroso, fazer o seu pão em casa é a garantia de que todos os ingredientes são confiáveis. Se você se preocupa com isso mas não quer abrir mão do sabor, essa é uma excelente pedida. Recheie com os ingredientes de sua preferência e tenha várias versões de sanduíche para saborear durante o dia.

24. Muffin de parmesão: provando a versatilidade do queijo parmesão, essa opção te ensina a preparar um muffin salgado para comer no café da tarde. Entre os ingredientes necessários estão a farinha de trigo, o açúcar, o leite desnatado, a manteiga sem sal, o orégano e o tomilho. Agora é só conferir e experimentar.

25. Pão de queijo gigante com queijo parmesão: é fato que os momentos ficam mais gostosos quando também conseguimos agradar o paladar, não é mesmo? Pensando nisso, aprenda a fazer esse pão de queijo tamanho família e convide as pessoas que você mais gosta para compartilhar dessa receita.

26. Batata crocante com queijo parmesão: a batata é um acompanhamento que nunca tem erro, ainda mais quando é incrementada com queijo e tem uma textura crocante. Está sem criatividade e não sabe o que preparar para o almoço de domingo? Essas batatinhas podem ser um bom começo!

27. Rosca de queijo parmesão: a principal dica dessa receita é sovar a massa na noite anterior e deixar para moldar o pão no dia seguinte. O queijo está presente na massa, no recheio e também na finalização, portanto, é uma opção de lanche que tem tudo para ser um sucesso no seu café da tarde.

28. Biscoitos de parmesão e alecrim: farinha de trigo, manteiga sem sal, queijo parmesão ralado, alecrim e sal são os ingredientes necessários para fazer esses biscoitinhos. Acessível e delicioso! Sirva com um café preto coado na hora e tenha uma das melhores combinações de lanche.

29. Filé mignon com crosta de parmesão: quando o assunto é carne, não há nada como um bom filé mignon. Já imaginou prepará-lo com uma crostinha de queijo e acompanhado de abobrinha frita? É de morrer de amores! Confira a receita completa e fique por dentro de dicas incríveis para acertar o ponto da carne e arrasar na apresentação do prato.

30. Tender com queijo parmesão: essa receita é a prova de que você pode consumir tender em qualquer época do ano. Quem disse que ele não pode fazer parte das refeições do dia a dia? Veja o vídeo, tire todas as dúvidas e dê uma chance para essa sugestão caprichada. Você não vai se arrepender!

31. Sorvete de queijo parmesão: se você é do time dos que gostam de experimentar novos sabores, essa pode ser uma boa opção de sobremesa para refrescar o dia e fechar a refeição com chave de ouro. Separe creme de leite, leite condensado, requeijão e queijo parmesão ralado, siga o tutorial completo e se delicie.

Agora que você já tem um repertório incrível para experimentar na sua cozinha, é só colocar a mão na massa. Invista também em uma salada verde para contrapor a gordura do queijo e compor uma refeição igualmente equilibrada e saborosa!

PARA VOCÊ