11 receitas com queijo roquefort marcantes na medida certa

Escrito por    
Em 20.03.20

O queijo roquefort conta com um sabor salgado e picante. De origem francesa, ele é feito a partir do leite de ovelha e precisa maturar entre três a quatro meses em cavernas naturais. Nesse tempo, o fungo Penicillium roqueforti auxilia na formação de veias azuis na massa. Um dos principais representantes dos queijos azuis, o roquefort rende ótimas receitas.

Continua após o anúncio

1. Molho roquefort

Com um sabor intenso, esse molho é uma ótima pedida para quem quer incrementar uma salada de folhas verdes – que também pode levar frutas – ou carnes. Para o preparo, além do queijo, você vai usar iogurte natural, alho, sal e molho inglês. A lista de ingredientes é curta, mas o resultado é surpreendente. Vale a pena conferir o passo a passo.

2. Salada de escarola com pera e molho roquefort

Saladas não precisam ser sem graça e essa receita está aqui para te provar isso. Só a combinação de escarola com pera já consegue um incrível contraste de sabores. Para fechar com chave de ouro, um molho feito com o queijo azul também entra em cena.

3. Quiche 3 queijos com roquefort

Massa crocante e recheio cremoso definem a quiche. Para obter esse resultado, a massa é feita com farinha de trigo, manteiga, ovo, água e sal. Já o recheio leva ovos, creme de leite, leite, queijos emmental, comté e roquefort, sal e pimenta-do-reino.

4. Quiche de roquefort e nozes

Outra alternativa para se deliciar com uma quiche é essa receita que combina a cremosidade do roquefort com a crocância das nozes no recheio. Se você busca por um prato para surpreender seus convidados, não deixe de checar o modo de preparo dessa opção.

5. Creme de abóbora com queijo roquefort

Fácil de ser feita, essa receita é perfeita para mandar o frio para longe nos dias de inverno. Além disso, a lista de ingredientes é curtinha, então, anote aí o que você vai precisar para testá-la em casa: abóbora, cebola, azeite, creme de leite fresco, caldo de galinha, roquefort, sal e pimenta-do-reino. Viu só como são poucos itens? Se você se interessou, confira o passo a passo.

6. Sopa de abóbora com roquefort e amêndoas

Continua após o anúncio

Faça uma deliciosa sopa usando apenas quatro ingredientes: abóbora, roquefort, amêndoas e leite. Além disso, ela é rápida de ser preparada e não tem segredos. Para melhorar ainda mais, você confere dicas de como servir esse prato para bebês.

7. Filé ao molho roquefort com nhoque de nozes

A carne bovina combina muito bem com um molho feito com roquefort. De quebra você ainda aprende a preparar um nhoque de nozes para servir como acompanhamento. O tempo na cozinha pode até não ser dos mais curtos, mas o sabor compensa todo o trabalho.

8. Bifes com rúcula e queijo roquefort

Nessa receita, bifes bem temperadinhos são servidos com um molho que tem como base azeite e vinagre balsâmico. Para a cobertura, o roquefort entra em cena. Já para o acompanhamento, a sugestão é usar folhas de rúcula.

9. Carne assada com batata-doce e espuma de roquefort

Se você quer dicas para uma refeição caprichada, fique ligado nesse vídeo. Aqui, você aprende como assar carne e batata-doce, além de aprender a fazer uma espuma que tem nata e roquefort como principais ingredientes.

10. Galette de couve-flor e queijo roquefort

iStock

A galette é uma torta aberta francesa com uma aparência rústica e que deixa todo seu recheio aparente. Assim, é fácil ficar com água na boca só de olhar para o prato. Para melhorar ainda mais, a combinação de roquefort com couve-flor gera um equilíbrio irresistível. Veja o modo de preparo e aproveite todo o sabor dessa delícia.

11. Terrine de queijo roquefort e figos

Para fechar a lista, uma receita tão simples, que está mais para uma dica. Para testá-la em casa, é preciso colocar em uma forma camadas de roquefort, creme de mascarpone, figos e mel. Depois, basta levar para gelar por 1 hora. A dica é servir a terrine com torradas e pão sueco. Para saber as quantidades de cada item, confira o passo a passo.

Continua após o anúncio

Com tantas receitas gostosas, fica fácil se deliciar com o queijo roquefort e mesmo assim não cair na rotina. Para ampliar seu repertório culinário, aprenda também maneiras de utilizar o queijo gorgonzola.

PARA VOCÊ