18 receitas com semolina para você aproveitar o melhor desse grão

Escrito por    
Em 29.11.19

Também conhecida como sêmola, a semolina é um subproduto do trigo. Ela é rica em nutrientes, em especial vitaminas do complexo B. Muito versátil, ela pode ser usada em receitas doces e salgadas. E para adicionar a semolina à sua alimentação do dia a dia, você não pode deixar de dar uma olhadinha na lista de receitas abaixo:

Continua após o anúncio

Receitas salgadas

iStock

1. Pão de semolina: nada melhor do que começar o dia com uma refeição gostosa e, de preferência, bem rápida de preparar, não é mesmo? E com esse pão de semolina, você pode saborear um café da manhã delicioso, seja com doces ou com salgados. Sirva com uma boa xícara de café e aproveite!

2. Pão de semolina com fermentação natural: com gostinho de casa de vó, esse pão de semolina tem um processo um pouco diferente – o da fermentação natural. Isso garante um sabor e uma textura muito interessantes para a massa. Ficou com vontade de experimentar? Então, confira o modo de preparo certinho e corra para a cozinha testar!

3. Massa de pizza: difícil encontrar quem não goste de pizza. Clássica, a massinha italiana é aquele tipo de refeição versátil, gostosa e que deixa todo mundo feliz! E que tal preparar a sua própria versão de massa de pizza? Com essa receita, você consegue fazer uma base bem gostosa e prática.

4. Polenta cremosa: ótima para acompanhar diferentes tipos de carnes, a polenta cremosa é um prato quentinho e muito gostoso para servir nos dias mais frios. Com poucos ingredientes, você consegue preparar uma versão bem saborosa dessa delícia, anote aí: semolina, água, caldo de legumes, sal e manteiga.

5. Cuscuz marroquino: para inovar as suas refeições de maneira prática e simples, a dica é apostar nessa versão maravilhosa de cuscuz marroquino. Sem ingredientes de origem animal, ela é liberada para todo mundo! Tempere com bastante pimenta-branca e tempero baiano e se delicie.

6. Nhoque de semolina: esqueça aquele nhoque comprado e sem graça do mercado, com essa receita de nhoque de semolina, você prepara a sua própria versão caseira e pode servir com o acompanhamento que preferir: aqui a dica é usar um delicioso molho pesto com tomate seco, mas você pode optar por carnes e legumes também.

7. Nhoque de semolina com presunto cru: mais refinada, essa receita é aquele tipo de refeição curinga que você precisa ter anotada no caderninho para preparar e servir naquele jantar especial com a família. Além de ser muito lindo, esse prato também é uma delícia! Você e seus convidados vão se apaixonar.

8. Nhoque de semolina vegano: opções veganas são sempre bem-vindas até mesmo para quem não come carne. Mais leve, essa versão de nhoque é feita com semolina, sal, leite vegetal da sua preferência, levedura nutricional, manteiga vegana e noz-mocada para dar aquele saborzinho bem gostoso.

Continua após o anúncio

9. Massa de macarrão caseira: preparar uma massa caseira de macarrão não é tão difícil quanto você imagina. Na verdade, com a receita e os ingredientes certos, você consegue fazer um macarrão bem gostoso e com uma textura incrível. E tudo o que você vai precisar é azeite de oliva, semolina e água.

10. Ravioli de bacalhau: recheado com bacalhau, esse ravióli tem, ao mesmo tempo, um sabor gostoso da Itália e de praia. E aqui, você faz tudo: desde a massa até o recheio e o molho. O preparo leva um tempinho a mais, mas acredite, cada minuto gasto na cozinha vale a pena!

Receitas doces

11. Bolo de semolina: que tal preparar um bolo bem simples, gostoso e diferente para servir no café da tarde? Com essa receita de bolo de semolina, você consegue preparar, com poucos ingredientes, um doce bem original e que vai surpreender todo mundo. Dá só uma olhadinha!

12. Bolo de semolina com amêndoas: se você vai preparar um jantar com comidas típicas do oriente médio, você precisa servir esse bolo de semolina com amêndoas. O iogurte natural usado na massa garante um sabor e uma textura muito gostosos para o bolo. Já a calda de canela, limão e flor de laranjeira é a responsável pelo gostinho cítrico.

13. Bolo grego: quer surpreender a família com um doce superdiferente e saboroso? Então, você não pode deixar de testar esse bolo grego feito a base de semolina. O modo de preparo é bem fácil e rápido. Porém, depois de pronto, ele deve ficar descansando por pelo menos oito horas antes de servir.

14. Doce árabe: os apaixonados por sobremesas árabes vão ficar encantados por essa receita simplesmente maravilhosa. Lápis e papel na mão para anotar os ingredientes necessários: água, açúcar, cravo-da-índia, semolina, fermento em pó, margarina sem sal, leite condensado, leite integral e amendoim cru com casca.

15. Doce de semolina: você sabia que o tahine também pode ser usado em receitas doces? Pois é o caso dessa opção incrível! Muito fácil de fazer, esse doce feito a base de semolina fica pronto rapidinho e é ideal para quem quer saborear algo bem diferente e inusitado. Ficou curioso? Então, confira o passo a passo certinho e teste aí em casa.

16. Creme de coco com abacaxi: até mesmo quem não é muito chegado em receitas veganas vai se apaixonar por esse creme de coco com abacaxi. Aqui, a semolina é usada para engrossar e dar uma textura bem linda ao docinho. Sirva tudo bem geladinho e com folhinhas de hortelã por cima!

17. Migliaccio: mamma mia! Muito tradicional, o migliaccio é um doce típico da Itália e muito comum no Carnaval. O modo de preparo é um pouquinho mais trabalhoso, mas com bastante cuidado e atenção, você consegue tirar de letra. Experimente você também!

Continua após o anúncio

18. Galaktoboureko: semolina, leite integral, laranjas, gemas, ovos inteiros, açúcar, água, canela, mel e limão siciliano são os ingredientes que compõem essa sobremesa grega de nome complicado, mas que é uma delícia e bem fácil de preparar: a galaktoboureko!

Quer incrementar o seu caderninho com mais opções diferentes e bem gostosas? Então, confira só essas receitas com farinha de maracujá e farinha de arroz.

PARA VOCÊ