37 receitas com shitake que vão te fazer incluir este cogumelo no cardápio

Escrito por                          

Muito comum na culinária oriental, o shitake tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Esse cogumelo conta com poucas calorias, é rico em fibras e ainda gera diversos benefícios ao organismo, como, por exemplo, o auxílio no combate ao câncer, a redução do colesterol, o fortalecimento do sistema imunológico, a ajuda na perda de peso e muito mais!

Além de tudo isso, esse é um alimento que conta com uma grande quantidade de proteínas, por isso, pode ser um ótimo substituto para quem quer deixar a carne um pouco de lado. Para melhorar ainda mais, você pode usar esse ingrediente no preparo de variados pratos.

Para conhecer algumas receitas que usam o shitake, basta conferir a lista abaixo, que conta com uma grande quantidade de opções para serem testadas em casa.

Petiscos e lanches com shitake

Foto: Reprodução / gordelícias

1. Hambúrguer com shitake: é difícil encontrar quem não goste de um hambúrguer feito em casa, não é mesmo? Assim, você pode usar seus ingredientes favoritos e deixar o lanche com a sua cara. Se você adora cogumelos, que tal conhecer essa receita em que a combinação de carne e pão é incrementada com queijo e cogumelo?

2. Bruschetta de shitake: a bruschetta é uma ótima opção de petisco para quem procura uma receita rápida de ser preparada, mas que conte com um gostinho incrível. Para experimentar esse prato, você vai precisar apenas de pão italiano ou baguete, shitake, manteiga, shoyu, alho e queijo gruyère, mas esse último item é opcional.

3. Rolinho primavera com shitake: essa não é uma receita simples de ser feita, pois, aqui, você aprende como fazer a massa e o recheio. Caso esteja procurando por mais praticidade, você pode usar uma massa de pastel ou a massa pronta de rolinho primavera, que pode ser encontrada em casas de produtos orientais. O recheio fica por conta de uma combinação de proteína de soja e cogumelo, o que é uma ótima opção para quem quer um petisco vegetariano.

4. Shitake com queijo: se você está procurando por uma opção de petisco superleve e que fique pronto em apenas alguns minutos, essa pode ser a receita ideal. Aqui, o cogumelo sem caule é recheado com queijo e depois levado ao forno por aproximadamente 15 minutos. Depois disso, basta se deliciar com o seu aperitivo.

5. Torta de abóbora e shitake: a torta é o tipo de prato que cai muito bem em diversos momentos do dia, não é mesmo? Independente da hora, basta bater aquela fominha que você pode se deliciar com esse item. Aqui, a massa é incrementada com uma combinação que pode até parecer inusitada: abóbora e shitake.

Carnes com shitake

Foto: Reprodução / figos e funghis

6. Medalhão com cogumelos: quer conhecer uma receita que fique pronta em apenas 30 minutos, mas que pode surpreender quem experimentar? Aqui, o medalhão de mignon é incrementado com um molho cremoso, que leva shitake, cream cheese e conhaque ou whisky.

7. Frango com shitake: essa é uma receita em que o peito de frango é usado, e para deixá-lo com um gostinho incrível, ele precisa marinar em uma combinação de limão siciliano e temperos por no mínimo 2 horas. Depois, a carne é refogada junto com tomates e cogumelos. O passo a passo é supersimples, mas o sabor pode te surpreender.

8. Filé de porco com shitake: combinar tiras de filé de porco com shitake pode ser uma ótima opção. Esse é um prato com um toque oriental, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Além disso, o passo a passo não é dos mais complicados.

9. Linguado com shitake: quer dar um sabor novo ao seu peixe? Então, basta conferir essa receita em que o linguado é incrementado com um molho feito com vinho tinto e shitake. O preparo não é dos mais complicados, mas você pode se surpreender com o resultado final.

Massas com shitake

Foto: Reprodução / gastrolandia

10. Nhoque com cogumelos: se você está com disposição para cozinhar, deve conhecer essa receita de nhoque de mandioca salsa que é coberto com um molho de queijo e cogumelos. O resultado é um prato que combina sabores incríveis e que pode ser servido em ocasiões especiais.

11. Yakisoba: o yakisoba é um prato oriental que faz um grande sucesso no mundo todo. Aqui, um macarrão frito é combinado com legumes variados e um molho que é feito com shoyu e cogumelos. O resultado é uma mistura de sabores que pode deixar muita gente com água na boca. Além disso, essa é uma opção supernutritiva para o seu dia!

12. Macarrão com shitake: sabe o tradicional macarrão alho e óleo? Nessa receita, ele é incrementado com um toque de shitake. Essa é uma ótima pedida para quem quer uma refeição rápida, prática e ao mesmo tempo muito saborosa. Então, se é isso que você procura, não deixe de testar essa opção na sua casa.

13. Massa com shitake: essa é uma receita bem básica de macarrão com cogumelo, ideal para aquele momento em que bate uma fome e você quer um prato gostoso, mas sem precisar passar muito tempo na cozinha.

14. Massa com molho de shitake: essa é uma receita de macarrão que é coberto com um molho branco que também leva cogumelo. É uma ótima opção de refeição rápida, mas que conta com um sabor que pode surpreender os mais variados paladares.

Arroz e risoto com shitake

Foto: Reprodução / figos e funghis

15. Arroz 7 grãos com shitake: quer uma receita de um arroz bem saudável e que ao mesmo tempo seja supersaboroso? Então, pare para conferir essa opção em que o arroz é combinado com shitake e espinafre. O resultado é um gostinho incrível e que pode surpreender os mais variados paladares.

16. Risoto de cogumelos vegano: se você quer preparar um risoto que deixa de lado os ingredientes de origem animal, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, o tofupiry entra em cena para deixar o prato ainda mais cremoso e saboroso.

17. Arroz com shitake: essa é uma receita parecida com o risoto, mas que é feita com o arroz comum. Uma prova disso é que o vinho branco entra em cena para deixar o prato com um gostinho ainda mais incrível. Se você quer uma opção para sair da rotina, não deixe de testar essa aqui na sua cozinha.

18. Risoto de mignon e shitake: essa é uma ótima opção de receita para quem está procurando por um risoto com um sabor marcante, pois esse é o resultado da combinação do mignon com shitake. O preparo do prato é supersimples e rápido, mas você pode se surpreender com o gostinho dele.

19. Risoto de shitake e presunto: essa é uma receita de risoto que combina sabores bem diferentes. Aqui, o arroz arbóreo é incrementado com courgette, também conhecida como abobrinha, shitake e presunto. Com um passo a passo simples e uma lista de ingredientes curtinha, você pode se surpreender com o sabor desse prato.

20. Risoto preguiçoso de shitake: quer preparar um risoto extremamente prático? Então, pare para conhecer essa opção em que o prato é preparado em uma panela de pressão. Essa é uma excelente escolha para quem não tem paciência para ficar mexendo o arroz ou apenas está procurando por um risoto que fique pronto em poucos minutos.

21. Risoto de cogumelos: se você adora cogumelos, pode se encantar com essa receita que combina o funghi com o shitake. A dica é comprar os fungos em sua versão seca e hidratá-los em casa mesmo. A lista de ingredientes é curtinha e o passo a passo é tão simples, que você vai até se perguntar como nunca tinha feito esse prato antes.

22. Risoto de shitake simples: quer uma receita de risoto de shitake bem básica? Então, pare para conhecer essa opção que é supersimples, não exige o uso de muitos itens e que pode te surpreender pelo gostinho incrível.

Legumes e saladas com shitake

Foto: Reprodução / figos e funghis

23. Salada de abóbora com shitake: essa é uma receita de salada que não combina apenas abóbora e shitake, mas também leva grãos integrais. O resultado é um prato que fica muito bem se servido morno e que conta com uma grande quantidade de nutrientes. Para melhorar ainda mais, o preparo é rápido.

24. Abobrinha com shitake: essa é uma receita em que a abobrinha é cortada ao meio e cada parte é recheada com cotagge e shitake, além de alguns temperos. Depois disso, basta levar o prato ao forno por aproximadamente 1 hora. O resultado será uma refeição leve, mas que combina sabores incríveis.

25. Brócolis com shitake: essa é uma receita em que o cogumelo e o brócolis são refogados com óleo de amendoim e temperados com shoyu e sal. O preparo leva apenas alguns minutos, mas esse é um prato que pode deixar sua refeição muito mais gostosa.

26. Batata com shitake: a batata é um legume que é adorado pela maioria das pessoas, seja ela cozida, frita ou assada, não é mesmo? Então, que tal combinar esse ingrediente com o shitake? Essa é a proposta dessa receita que é simples de ser feita, mas que pode ter um gostinho que agrada variados paladares.

27. Abóbora com shitake: essa é uma receita em que tanto a abóbora, quanto o shitake são refogados, porém, em panelas diferentes. Depois, eles são misturados e alguns temperos também entram em cena para incrementar o sabor. O resultado é um prato bem levinho, mas que pode te surpreender.

28. Refogado de brócolis com shitake: se você quer um refogado de brócolis e shitake mais incrementado, deve conhecer essa opção que leva ingredientes como o pimentão, por exemplo. Esse é um prato que fica pronto em apenas alguns minutos e cai muito bem apenas com um arroz branquinho.

29. Bifum com shitake: o bifum é um macarrão de arroz muito comum na culinária oriental. Como sua massa é bem fininha, seu cozimento leva apenas 1 minuto em água morna. Aqui, ele é incrementado com shitake, cenoura e alguns temperos.

30. Brócolis e shitake oriental: essa é uma receita superprática, em que o brócolis e o shitake são refogados e depois temperados apenas com shoyu e pimenta preta. Essa é uma ótima opção de acompanhamento para quem busca sabor e praticidade em um único prato.

Pratos variados com shitake

Foto: Reprodução / pitadinha

31. Strogonoff de shitake: que tal deixar a carne de lado e preparar um strogonoff de shitake? Essa é uma ótima pedida para os vegetarianos ou para quem quer dar uma cara nova a um prato que é tão comum na mesa de muitos brasileiros.

32. Niguiri com shitake: o niguiri é um tipo de sushi em que o arroz é coberto normalmente por uma fatia de peixe, mas aqui, é o shitake que entra em cena. Para enrolar o seu sushi, é preciso ter a alga nori.

33. Sopa de shitake: já pensou em peparar uma sopa que combina o shitake com alho-poró? Além disso, a dica é colocar o caldo dentro de um pão italiano redondo, o que faz com que a apresentação seja mais charmosa e o sabor ainda mais gostoso.

34. Bobó de shiitake: o bobó é um prato que normalmente é feito com camarão, mas nessa receita, o fruto do mar é deixado de lado e dá lugar ao shitake. O resultado é um prato com um gostinho incrível e que ainda pode surpreender os mais variados paladares. Ah, essa é uma ótima adaptação para quem não come ingredientes de origem animal.

35. Feijão com shitake: quer preparar uma receita simples, mas que seja o maior sucesso no seu prato? Então, confira todas as dicas dessa receita que combina o feijão branco com shitake. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o preparo é supersimples e prático.

36. Strogonoff de cogumelos variados: outra ótima opção para quem quer um strogonoff diferente é essa receita que combina quatro cogumelos diferentes, são eles: portobello, champignon – também conhecido como Paris -, shitaki e funghi secchi. O resultado é um prato com um sabor marcante e que pode ser o maior sucesso na sua mesa.

37. Polenta com shitake: a polenta é um prato com um custo muito baixo e com um preparo supersimples, por isso, está presente com grande frequência na mesa de muitos brasileiros. Para inovar no seu sabor, você pode testar essa receita, que também leva cogumelos.

O shitake é uma ótima fonte de proteína, tem um gostinho incrível e ainda é superversátil, já que pode ser usado no preparo dos mais variados pratos. Se você adora esse tipo de alimento, ainda pode conferir uma lista com receitas feitas com cogumelos variados ou apenas com shimeji.

PARA VOCÊ