33 receitas doces e salgadas com sour cream para aproveitar seu sabor azedinho

Escrito por Vanessa Herrmann

O sour cream, ou creme azedo, em português, é um laticínio obtido através da fermentação de algumas bactérias no creme de leite. Há diversas receitas diferentes para obter esse resultado, algumas também usam cream cheese e limão, por exemplo.

Independente da maneira que o creme azedo é feito, ele resulta em um ingrediente que pode ser usado para incrementar o sabor dos mais variados pratos, podendo se encaixar em qualquer momento do seu dia.

Confira uma lista com 33 receitas que levam sour cream para testar em casa:

Petiscos e entradas com sour cream

Foto: Reprodução / vamos receber

1. Bolinho de siri com sour cream: que tal aprender a preparar uma receita de bolinho de siri que conta com uma apresentação super charmosa? Essa é uma ótima pedida para surpreender com uma entradinha super gostosa!

2. Barquinhas de batata com sour cream: essa é uma receita super simples, em que batatas são cortadas no formato de barquinhas e cobertas com carne seca e creme azedo. Não é uma opção muito rápida, mas o sabor é tão gostoso, que a espera compensa.

3. Ovo pochê com sour cream: nessa receita, você confere como preparar três diferentes canapés feitos com ovo de codorna pochê. São os ovinhos que levam creme azedo, que também é combinado com salmão defumado e ovas do mesmo peixe.

4. Sopa de cenoura com sour cream: que tal preparar uma sopinha de cenoura super diferente? Aqui, a laranja e o creme azedo entram em cena para deixar seu caldo ainda mais especial. É uma ótima pedida para entrada ou até mesmo como refeição principal nos dias mais frios.

5. Caldo de mandioquinha com sour cream: essa é uma receita que não leva apenas mandioquinha e sour cream, o alho-poró e um azeite trufado também entram em cena para completar o sabor do caldo. O passo a passo é super simples, mas o resultado é muito gostoso.

6. Abóbora cremosa: uma sopinha de abóbora cai muito bem como entrada, não é mesmo? Melhor ainda se ela levar um toque de creme azedo para incrementar seu sabor. Essa é a proposta dessa receita que é feita em pouquíssimo tempo.

7. Canapés de sour cream: se você quer preparar um canapé que seja feito em apenas alguns minutos, deve conferir essa receita que leva apenas três ingredientes. Seu tempo na cozinha será curtinho, mas o sabor é muito bom.

Pratos salgados variados com sour cream

Foto: Reprodução / torrada torrada

8. Sanduíche de porco com sour cream: que tal preparar um sanduíche de porco super incrementado, mas que não dá um super trabalho para ser feito? Aqui, o lombo suíno é empanado e combinado com sour cream e outros itens para o recheio do pão. Essa é a proposta dessa receita que cai muito bem como uma refeição principal mais descontraída.

9. Pão de sour cream: essa é uma receita de massa de pão que leva sour cream no preparo da massa. Além disso, você confere como preparar esse alimento usando uma máquina de pão, batedeira ou batendo na mão mesmo. As opções são para todos os gostos, por isso, qualquer um pode testar em casa.

10. Pão de forma de sour cream: essa é uma receita bem tradicional que tem o acréscimo de creme azedo. É uma ótima pedida para quem quer se deliciar com um pão quentinho, mas que conte com um toque extra de sabor.

11. Batata recheada com bacon e sour cream: que tal rechear uma batata com queijo cheddar, creme azedo e bacon? Essa é uma combinação que não tem como dar errado e que pode agradar os mais variados paladares.

12. Batata ao murro com sour cream: batata é bom de tudo quanto é jeito, não é mesmo? Se você adora esse legume, não deixe de conferir essa receita que é super simples de ser feita e que ainda leva uma lista de ingredientes bem curtinha. Para melhorar ainda mais, o sabor é divino!

13. Salada de batata com sour cream: a salada de batata é um prato super comum nos almoços de domingo, por isso, é muito interessante aprender como variar no preparo desse prato. Aqui, a maionese é deixada de lado e dá lugar ao creme azedo, além disso, o kani também entra em cena para dar um toque extra de sabor.

14. Contra-filé e batata com sour cream: que tal conferir uma receita de uma refeição completa? Aqui, você confere dicas para fazer um contra-filé bem gostoso e uma batata que é coberta com creme azedo. O resultado dessa combinação é tão gostoso, que não vai sobrar nenhum pedaço para contar história.

15. Salada de beterraba com sour cream: uma salada de beterraba pode ser uma ótima pedida para incrementar as suas refeições e se tiver o creme azedo, melhor ainda! Essa é uma opção bem rápida e simples de ser preparada, mas que pode deixar seu dia mais gostoso.

16. Camarão com sour cream: essa é uma receita em que o camarão é servido com um creme de abacate e sour cream. O resultado é uma combinação super inovadora. Então, se você gosta de testar novos sabores, não deixe de conferir essa opção.

Pratos mexicanos com sour cream

Foto: Reprodução / gastrolândia

17. Tacos com chilli e guacamole: essa é uma receita em que você aprende a preparar as famosas tortillas de milho em casa. Além disso, você também confere como fazer o recheio de chilli, guacamole e sour cream. O passo a passo pode não ser dos mais rápidos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.

18. Chilli de feijão vermelho: essa é uma receita em que o chilli é preparado com feijão vermelho e o seu segredo está na combinação de temperos usados. A dica é servir esse prato coberto por guacamole, creme azedo e usar alguns nachos como acompanhamento.

19. Chilli com cheddar e sour cream: que tal preparar um chilli com cheddar e creme azedo e um refratário? Essa é a proposta dessa receita, que é uma ótima pedida para quem está procurando por praticidade, mas sem deixar o gostinho de lado.

20. Tacos mexicanos: nessa receita, você aprende como preparar o chilli e o creme azedo. Além disso, você também confere dicas de outros ingredientes que podem ser usados para deixar o recheio dos seus tacos ainda mais gostoso.

21. Sour cream e chilli com carne: aqui, você aprende como preparar um creme azedo falso, pois ele é feito com cream cheese, limão e leite, porém, o resultado também é bem gostoso. Para uma refeição completa, você ainda vê todas as dicas para um chilli delicioso.

22. Almoço mexicano: quer um almoço mexicano delicioso? Então, confira as dicas para preparar no conforto da sua cozinha guacamole, creme azedo e uma carne bem temperadinha. Tudo isso pode ser usado como recheio para os tacos!

23. Tacos de peixe: a proposta dessa receita é deixar a carne bovina de lado e dar lugar para o peixe. Além do creme azedo, bastante salada é usada para rechear a tortilla. Isso faz com que essa seja uma ótima pedida para quem procura por uma versão mais saudável de um prato mexicano.

Sobremesas com sour cream

Foto: Reprodução / kitchenlicious

24. Cheesecake de chocolate branco: essa é uma receita de cheesecake que conta com uma casquinha bem crocante, um recheio cremoso que leva creme azedo e uma cobertura que combina chantilly, creme de maracujá e chocolate branco. Essa é uma combinação que pode deixar muita gente com água na boca, pois tem toques doces e azedos.

2. Terrine com figo e sour cream: para preparar essa receita você vai precisar apenas de figos, creme azedo e mel. Mesmo assim, o resultado é surpreendente. Como a lista de itens é bem curtinha e o preparo é super simples, é uma ótima pedida para aquele dia que você não tem muito tempo para ficar na cozinha, mas não quer deixar de servir uma sobremesa.

26. Torta de mirtilo e sour cream: essa é outra opção que conta com uma casca crocante e um recheio cremoso feito com sour cream e mirtilos, porém, aqui, uma farofinha que também é crocante é usada para a cobertura. A combinação de texturas e sabores fica tão gostosa, que será difícil comer apenas um pedaço.

27. Morangos Romanov: essa é uma receita de um chefe francês que foi criada especialmente para um Czar russo, que dá nome ao prato. Essa é uma receita que usa apenas laranja, sour cream, creme de leite, morangos, essência de baunilha e açúcar. Mesmo com poucos itens, o resultado pode deixar qualquer um com água na boca.

28. Bolo de sour cream e limão: se você quer testar uma receita de bolo simples, mas que conte com um sabor completamente especial, deve testar essa receita. A combinação de sour cream e limão siciliano dá um toque azedinho à massa. Além disso, a textura é bem fofinha.

29. Bolo de banana e café: essa é uma receita de bolo super especial, perfeita para aqueles momentos que você quer surpreender com um prato. A massa combina os sabores do creme azedo, banana, café e nozes. Mas o sabor não para por aí, já que uma cobertura de caramelo com flor de sal é usada no bolo.

30. Key lime pie: essa é uma receita de torta de limão que faz o maior sucesso nos Estados Unidos, e que também pode fazer na sua mesa. A massa é bem crocante e o recheio cremoso com um toque azedinho. É uma ótima pedida para quem não gosta de sobremesas extremamente doces!

31. Muffin de banana e chocolate: já pensou em preparar um muffin de banana e chocolate que também leva creme azedo no preparo da sua massa? Essa é a proposta dessa receita, que rende uma sobremesa com uma textura bem molhadinha.

32. Torta búlgara: a torta búlgura, na verdade, é um bolo e é um daqueles que conta com uma massa extremamente úmida e um pouco pesada. Além disso, é outra opção para quem não gosta de sobremesas muito doces.

33. Cheesecake de abóbora e Oreo: nessa receita, a casquinha crocante do cheesecake é feita com biscoitos Oreo. Além disso, o recheio, que leva creme azedo, também é incrementado com um purê de abóbora. Para melhorar ainda mais o sabor do doce, a cobertura é super cremosa e leva pedacinhos de chocolate.

Depois de conferir essa lista com tantas opções de receitas que são feitas com sour cream, fica até difícil escolher qual testar primeiro, não é mesmo? E se você adora pratos bem cremosos, ainda pode checar algumas opções de receitas que são feitas com cream cheese.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS