32 receitas com tangerina para aproveitar todo o sabor cítrico da fruta

Ponkan, mimosa, morgote e mexerica são os quatro tipos mais comuns de tangerina. Para os gaúchos, a fruta também é conhecida como bergamota. A principal característica delas são os gomos. Porém, o sabor pode ser mais doce ou mais cítrico, dependendo da opção escolhida. Mesmo assim, todas são gostosas e rendem ótimas receitas.

Receitas salgadas com tangerina

1. Frango ao molho de tangerina: para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos peito de frango, tangerina, alecrim, creme de leite, sal e pimenta-do-reino. A carne é grelhada e acompanhada de um molho agridoce irresistível.

2. Ceviche de salmão com suco de tangerina: se você está procurando por uma opção refrescante e simples de ser feita, acabou de encontrar. Aqui, o salmão deve marinar em uma mistura de suco de tangerina e limão. Depois, é só temperar a carne com raspas das frutas, azeite, sal, pimenta e cebolinha.

Publicidade

3. Molho de tangerina para salada: a dica dessa receita é fazer um molho com o suco da fruta, azeite, mostarda dijon, salsinha e sal. São poucos ingredientes, assim como o passo a passo é simples. Mesmo assim, essa é uma ótima opção para dar um sabor novo para as suas saladas.

4. Cuscuz de tangerina com molho mediterrâneo: nessa receita, o suco de fruta é usado para hidratar o cuscuz marroquino, que é temperado com azeite e sal. Enquanto, isso, a casca entra em cena no preparo de um molho de tomate, que também é incrementado com cebola, sal, páprica defumada, louro, uva-passa e azeitona

5. Medalhão de porco ao molho de tangerina: açúcar, vinagre, cachaça, suco de tangerina e manteiga são os ingredientes usados para fazer o molho. O medalhão suíno é grelhado e servido junto com esse molho. Para quem gosta de sentir vários sabores na mesma garfada, vale a pena experimentar.

Bolos com tangerina

6. Bolo de tangerina fofinho: que tal fazer um bolo simples, mas que já surpreende logo de cara pela aparência? Isso acontece porque a fruta é usada em fatias na decoração. A massa fica fofa, mas com um toque molhadinho, sem contar no sabor intenso de tangerina.

7. Bolo de tangerina amanteigado: já pensou em unir o sabor da manteiga com o da tangerina no preparo de um bolo? O resultado fica tão gostoso, que será difícil comer apenas um pedaço. Em contrapartida, o passo a passo é bem simples, viu? Vale a pena experimentar.

8. Bolo de tangerina de liquidificador: a massa de liquidificador é ótima para quem busca praticidade. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, anote o que você vai precisar: tangerina, ovos, óleo, açúcar, farinha de trigo e fermento em pó.

Publicidade

9. Bolo de tangerina com cobertura cítrica: nessa receita, os gomos da fruta são usados para deixar o seu gostinho na massa do bolo. A cobertura é feita apenas com suco de tangerina e açúcar. Para evitar o desperdício, você ainda aprende a fazer um docinho com a casca.

10. Bolo de tangerina com calda: a massa desse bolo é bem versátil, já que ela pode ser feita tanto na batedeira, quanto no liquidificador. A calda é feita apenas com suco de tangerina e açúcar, mesmo assim, faz toda a diferença no sabor final. Então, que tal experimentar?

11. Bolo vegano de tangerina: que tal testar em casa uma receita de bolo de tangerina livre de ingredientes de origem animal? Para isso, além dessa fruta, você também vai precisar de limão, óleo, açúcar, farinha de trigo, fermento em pó e sal. A massa fica fofinha e com um toque úmido.

12. Bolo de tangerina sem glúten: nessa receita, a farinha de trigo é deixada de lado e dá lugar para a de amêndoas. O resultado é uma massa leve, fofinha e bem aromatizada. Parece até um sonho, mas é verdade. Confira a lista de ingredientes e o passo a passo.

13. Bolinho de tangerina e chocolate: massa de tangerina com banana e recheio e cobertura de chocolate compõem essa receita. Ela é uma ótima alternativa para quem quer sair do comum. Além disso, o modo de preparo não é nada complicado. Aprenda a fazer.

14. Bolinho amanteigado com perfume de tangerina: para deixar a massa do bolinho com o sabor de tangerina, a dica dessa receita é usar raspas da casca da fruta. Para completar com chave de ouro, a cobertura fica por conta de uma farofa com gostinho de amêndoa.

Doces com tangerina

15. Mousse de tangerina com manga: unir duas frutas é uma ótima maneira de obter uma sobremesa irresistível. Aqui, além delas, você também vai precisar de creme de leite, gelatina incolor, água e açúcar. São poucos ingredientes, assim como o modo de preparo é fácil. Vale a pena testar em casa.

16. Geleia de tangerina simples: usando apenas tangerina, açúcar e água você consegue obter um doce bem versátil. Afinal, a geleia cai bem tanto com pratos doces, quanto salgados. E com uma lista tão curtinha de ingredientes, vale a pena experimentar, não é mesmo?

17. Geleia de tangerina com anis-estrelado: se você quer uma opção um pouco mais aromatizada de geleia, pode testar essa opção. O anis-estrelado é um ingrediente simples, mas que dá um toque especial ao doce. Tudo isso sem te dar trabalho extra na cozinha.

Publicidade

18. Geleia de tangerina com ágar-ágar: quer que sua geleia conte com uma textura um pouco mais consistente? Então, você pode usar o ágar-ágar para obter esse resultado. Além dele, a receita leva apenas tangerinas e açúcar. Uma opção simples e deliciosa para o seu dia.

19. Geleia de tangerina com suco de laranja: tangerinas sem casca e caroço, açúcar, suco de laranja e folhas de hortelã são batidos no liquidificador. Depois, é só levar ao forno e esperar atingir o ponto de geleia. Esse último passo leva aproximadamente 30 minutos.

20. Sorvete de tangerina: nessa receita, a tangerina é batida em um liquidificador com leite condensado e creme de leite. Depois, a mistura ainda é combinada com chantilly antes de ir ao freezer. O resultado é um sorvete com uma textura para lá de cremosa.

21. Nevados de tangerina: com base de chantilly, essa é uma sobremesa que fica com uma textura extremamente leve. Para compor o doce, é feita uma combinação de tangerina, limão siciliano, açúcar refinado e vinho do Porto, que é misturada ao chantilly.

22. Geladinho de tangerina: ter geladinho no congelador é uma ótima pedida para te ajudar a se refrescar nos dias de calor, não é mesmo? Se for saudável, melhor ainda. Para isso, é preciso ter em mãos suco integral de tangerina, amêndoas e extrato de baunilha.

23. Barrinha de amêndoas com tangerina: essa não é uma receita com uma lista de ingredientes curinha. Porém, para quem quer se deliciar com uma barrinha que além de saudável, também seja nutritiva, vale a pena testar em casa. Assim, você pode comê-la sem culpa quando bater aquela fominha.

24. Pudim de tangerina: pudim é aquele tipo de sobremesa que agrada os mais variados paladares, não é mesmo? Para fugir do comum no seu preparo, você pode testar essa receita, que conta com o toque cítrico da tangerina. Além disso, essa é uma versão livre de leite condensado, que conta com uma textura leve e ao mesmo tempo cremosa.

Bebidas com tangerina

25. Suco de tangerina com morango: que tal preparar um suco bem gostoso que leva apenas dois ingredientes? É isso mesmo, essa receita leva apenas tangerina e morango. Da primeira fruta, você só vai precisar do suco, já a segunda é usada inteira, só é preciso tirar os talos. Tudo é batido no liquidificador e prontinho.

26. Smoothie de tangerina: curte uma bebida um pouco mais densa? Então, essa pode ser uma boa pedida para você. Aqui, os ingredientes usados são: banana, gelo de suco de tangerina, açúcar de coco e hortelã. Tudo isso é batido no liquidificador. Na hora de servir, a dica é acrescentar granola.

Publicidade

27. Smoothie de tangerina e blueberry: nessa receita, é preciso bater no liquidificador banana, mirtilo, leite, iogurte, gomos de tangerina e mel. Depois que a mistura estiver homogênea, é só beber seu smoothie. Essa é uma opção simples e cheia de sabor.

28. Gin com tangerina e manjericão: que tal inovar no preparo da sua caipirinha? Aqui, o passo a passo não foge do comum, mas os ingredientes utilizados, sim. A bebida é feita com tangerina, gin, manjericão, açúcar e gelo. São poucos ingredientes, mas o resultado é surpreendente.

29. Caipirinha de tangerina: essa já é uma receita para quem quer uma caipirinha mais tradicional. Afinal, ela é feita com tangerina, açúcar, cachaça e gelo. O diferencial mesmo está no uso da fruta, já que o limão é deixado de lado. Vale a pena experimentar.

30. Caipirinha de tangerina com maracujá: outra opção para quem quer sair do comum é essa opção que combina duas frutas. Além da tangerina e do maracujá, a receita também faz uso de gelo, laranja e cachaça. Como não leva açúcar, o resultado não é adocicado.

31. Caipiroska de tangerina: para quem prefere um drink com vodka, vale a pena investir nessa opção. Aqui, além do destilado, você também vai precisar de gomos de tangerina, açúcar e gelo. Poucos ingredientes podem render uma bebida bem saborosa.

32. Caipiroska de tangerina com pimenta rosa: tangerina, pimenta rosa, xarope de açúcar, gelo e vodka com usados nessa receita. Se você quer dar um toque especial ao seu drink sem ter muito trabalho na cozinha, vale a pena apostar nessa receita.

Como você pode perceber, a tangerina é uma fruta bem versátil, podendo ser usada no preparo de pratos salgados, doces e bebidas. Se você gosta do sabor cítrico, ainda pode aprender a fazer receitas com limão.