35 receitas com farinha de tapioca para refeições mais leves e nutritivas

Escrito por                          

A tapioca tem se tornado a queridinha das dietas nos últimos tempos. Derivada da mandioca, a sua origem está enraizada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil!

Com inúmeras possibilidades de sabores e combinações, a farinha de tapioca pode ser utilizada para preparar um prato principal ou lanches entre as refeições. Sua versatilidade permite a elaboração de receitas variadas!

Confira algumas dessas opções deliciosas que irão fazer você sentir o gostinho da parte mais alta do Brasil:

Bolos com farinha de tapioca

Receitas com tapioca

Foto: Reprodução / Sal de flor

1. Bolo de tapioca sem forno: essa receita com coco tem a praticidade de não ir ao forno, o que torna o preparo muito mais fácil. A atenção deve ser voltaa ao tempo de geladeira, para que o bolo fique úmido e gostoso.

2. Bolo saudável de tapioca: versões mais saudáveis são sempre uma ótima opção para quem não quer sair da dieta. Esse bolo leva ingredientes como leite de coco light, mix de farinha sem glúten e adoçante. Tudo isso para deixá-lo com menos calorias e mais sabor!

3. Bolo de rapadura, tapioca e castanhas : para quem não quer utilizar açúcar branco ou quer diminuir a farinha de trigo, essa receita é ideal, já que leva mais da farinha de tapioca. O resultado é um sabor suave, sem ficar tão doce!

4. Bolo de tapioca com coco: simples, esse bolo leva coco e ingredientes básicos das massas pão-de-ló, como ovo, farinha e leite. É uma receita típica da Bahia e parece perfeita para aquele café da tarde em um dia frio e chuvoso.

5. Bolo de caneca de chocolate: bolo de caneca é uma das alternativas mais fáceis e rápidas de se fazer. Nessa receita, é utilizado a alfarroba ao invés do cacau ou do chocolate, deixando-o naturalmente mais doce. O bolo ainda é sem glúten e pode ser sem lactose, dependendo do iogurte utilizado.

6. Bolo de banana, nozes e chocolate: a banana, além de nutritiva, combina bem com diversos ingredientes, como nesse bolo com farinha de tapioca e sem glúten, que pode ser servido em um saboroso café da manhã.

Doces e sobremesas com farinha de tapioca

Receitas com tapioca

Foto: Reprodução / Gastrolândia

7. Sonhos de tapioca com recheio de cupuaçu: essa versão do tradicional sonho de padaria cria novas texturas ao trocar a massa de farinha de trigo por tapioca. A receita fica ainda mais brasileira com o delicioso recheio de geleia de cupuaçu!

8. Sorbet de açaí com farinha de tapioca: o sorbet, mistura gelada composta sem leite, pode ser feito com diversos sabores e texturas. Nesse, os principais ingredientes são o açaí, o açúcar e a farinha de tapioca flocada.

9. Pudim de tapioca: esse pudim é uma daquelas receitas de família que não podem faltar no almoço de domingo. Comum na Bahia, a receita contém farinha de tapioca, deixando o pudim mais leve e aerado.

10. Sorvete de tapioca e doce de leite: a junção de uma farinha de tapioca vinda do Acre com um doce de leite de Minas Gerais resultou nesse sorvete surpreendente. Perfeito para os dias de calor, ele pode ser consumido sozinho ou acompanhando uma outra sobremesa, como bolos e brownies, por exemplo.

11. Cuscuz de tapioca: esse cuscuz é uma excelente opção para quem não pode ou não quer consumir glúten. Também é chamado de cuscuz branco e pode ser comido com leite condensado ou apenas regado com leite de coco adoçado.

12. Muffin de banana e amêndoas com tapioca : o muffin, um minibolinho, é uma receita fácil e que pode ser consumida em qualquer momento do dia. A combinação da banana com amêndoas e tapioca traz um equilíbrio entre proteínas e carboidratos.

13. Brigadeiro de açaí : que tal misturar dois dos elementos gastronômicos mais brasileiros? Para fazer o brigadeiro de açaí, é só juntar o leite condensado, a manteiga, o açaí e um corante rosa para dar ainda mais destaque ao seu doce.

14. Manjar de tapioca com calda de ameixa : o manjar não precisa ser aquela sobremesa sem graça servida apenas no Natal em família. Ao fazer a base com tapioca e leite de coco, ele é incrementado e pode ser servido com uma deliciosa calda de ameixa.

15. Tortinha de banana com tapioca: os lanchinhos da manhã ou da tarde sempre pedem alimentos gostosos e leves, como essa tortinha de banana com tapioca. É só misturar todos os ingredientes, levar ao forno e aproveitar!

Pratos quentes salgados com farinha de tapioca

Receitas com tapioca

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

16. Omelete de tapioca: uma refeição leve e saudável pede por ingredientes como a tapioca. Esse omelete tem uma massa fofinha, integrada e bem uniforme! O sabor pode ser ainda mais intenso de acordo com a sua criatividade para escolher o recheio.

17. Arroz de tacacá com pintado empanado na tapioca: o tacacá é um caldo feito com a goma da mandioca, camarões, tucupi e jambu, uma erva conhecida por provocar uma leve dormência na boca. Para acompanhar, nada melhor que um delicioso peixe pintado empanado na farinha de tapioca!

18. Hambúrguer de lentilha vegano: a versatilidade da farinha de tapioca vai permitir a execução desse hambúrguer de lentilha vegano e sem glúten. O segredo está no tempero, que é feito com alho, cebola e salsinha.

19. Lasanha de crepioca de berinjela: a crepioca nada mais é que o ovo batido com goma de tapioca e preparado em formato de panqueca. Ainda que normalmente consumida no café da manhã, quando presente na lasanha, a crepioca completa o almoço do dia a dia.

20. Bacalhau com castanha do pará e tapioca: essa receita leva mandioca em forma de farinha d’água e farinha de tapioca. Com sabores típicos do Brasil, ela une também o bacalhau com ingredientes como a castanha do pará!

21. Almondegas de lentilha sem glúten: entre as várias formas de preparar lentilha, está essa deliciosa receita. Basta preparar a massa, fazer as bolinhas em forma de almôndega, assar e cozinhar no molho de tomate.

22. Pizza com massa de tapioca: nesta versão, a massa da tradicional pizza é substituída pela tapioca para ficar ainda mais gostosa. O recheio fica por sua conta, mas uma sugestão simples e gostosa é utilizar presunto, queijo e orégano.

23. Panqueca de tapioca: para se manter sempre saciado, é importante ter opções de lanches rápidos e fáceis. Essa panqueca com massa de tapioca é ideal, já que basta misturar os ingredientes, colocar na frigideira, rechear e levar para onde você quiser.

24. Suflê de tapioca: esse suflê, tradicionalmente feito à base de um creme de farinha de trigo, é feito com a farinha de tapioca nessa receita. Ingredientes deliciosos, como o bacon e o parmesão, ajudam a compor o prato final.

Lanchinhos e aperitivos com farinha de tapioca

Receitas com tapioca

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

25. Mingau de tapioca: mingau é uma das coisas mais rápidas de fazer. Feito com tapioca granulada, é simples, barato e gostoso: basta misturar tudo numa panela e aquecer! Em menos de 10 minutos sua receita estará pronta para ser servida.

26. Smoothie de morango com farinha de tapioca: esse smothie não tem segredo. Basta misturar no liquidificador o iogurte natural com o morango picado e congelado e, depois é só servir com a farinha de tapioca.

27. Queijo vegano: se você é vegano, essa receita deve ser um item básico no seu dia a dia. Feito com creme de soja, esse queijo ainda pode ser fatiado e derretido. É uma ótima combinação para qualquer ocasião!

28. Mingau de banana pacovan com farinha de tapioca: mingau e banana são dois ingredientes que sempre dão certo juntos. A farinha de tapioca dá um toque especial, trazendo um sabor e textura diferentes para a receita!

29. Iogurte de morango vegano: um iogurte vegano e sem glúten é a desculpa perfeita para se esbaldar em um docinho gostoso e refrescante. O leite de coco caseiro, a tapioca e o limão combinados geram um sabor único.

30. Cubinhos de tofú assado: para quem está cansado dos salgadinhos industrializados, a dica é preparar esses cubinhos de tofú assados. Eles ficam bem crocantes e podem ser servidos com diversos molhos, como com uma maionese caseira, por exemplo.

31. Empada de tapioca: a base dessa empada é feita com ovo e tapioca. Aqui, é importante sempre usar recheios mais sequinhos para não umedecer a massa, como alho-poró, palmito, frango desfiado ou cogumelos.

32. Pãozinho de tapioca: sabe aqueles pãezinhos ótimos para todas as ocasiões? Esse de tapioca é um deles! Feito com parmesão ralado, pode estar presente em um café da manhã ou da tarde, junto de um cafezinho.

33. Dadinho de tapioca e queijo coalho: o dadinho de tapioca é um tira-gosto perfeito para receber os amigos e a família. Contém apenas três ingredientes – leite, tapioca e queijo coalho – e ainda pode ser feito na versão frita ou assada!

34. Pão de queijo: esse pão de queijo é uma das receitas mais simples da lista. É preciso apenas misturar os ingredientes e assar por 40 minutos no forno. Além de delicioso, ele fica macio por dentro e crocante por fora.

35. Pão de frigideira sem glúten: muito parecido com o pão sírio que conhecemos, essa receita pode ser usada para fazer sanduíches ou preparar massas de pizza, por exemplo. O truque está em prestar atenção ao ponto da massa, que deve ficar macia e firme ao mesmo tempo.

Se você está em busca de pratos leves, nutritivos, versáteis e deliciosos, não pode deixar de experimentar essas receitas. Convide os amigos e a família para aproveitar o que esse ingrediente surpreendente tapioca pode oferecer! Além de comer novos pratos, essa também vai ser uma forma de aprender sobre e degustar um pouco mais os inúmeros sabores brasileiros.

PARA VOCÊ