19 receitas com tomate-cereja para você que adora uma refeição levinha

Escrito por                          

Preparar receitas com tomate-cereja é ótimo para os dias mais quentes e, também, quando você deseja uma refeição mais leve. Em um primeiro momento, as saladas e entradas parecem ser a única opção para o tomatinho. Porém, você sabia que ele pode fazer parte do prato principal? Confira algumas dicas deliciosas:

Entradas de tomate cereja

1. Confit: esta receita é bem fácil de fazer. Primeiro, você deve cortar todos os tomates ao meio e levá-los a uma assadeira. Em seguida adicione alho, tomilho, alecrim, pimenta-do-reino, sal, um pouquinho de mel e azeite. Leve ao forno e pronto.

2. Espetinho Caprese com molho pesto: para aqueles que não comem carne, uma dica deliciosa de espetinho com tomate-cereja e queijo frescal. Corte os tomatinhos ao meio e as fatias do queijo em pequenos quadrados. Depois, é só colocar em um palito de churrasco na seguinte ordem: tomatinho, folha de manjericão e queijo.

3. Tomate-cereja recheado: nesta receita você utiliza apenas tomates-cereja, maionese sabor azeitona, requeijão e azeitonas verdes picadas em rodela. Corte a ponta do tomate-cereja e retire todo o conteúdo de sua parte interna (as sementes). Recheie alguns tomates com requeijão e outros com maionese. Finalize com uma rodela de azeitona por cima.

4. Tomates-cereja amarelos e vermelhos ao forno: nesta sugestão, você vai misturar tomates-cereja vermelhos e amarelos. Basta colocá-los em uma forma, adicionar cebola roxa, manjericão, pimenta e cheiro-verde. Adicione cinco colheres de azeite e sal a gosto. Por último, adicione uma colher (sopa) de alho picado e leve ao forno por cerca de 40 minutos.

5. Tomate-cereja em conserva: que tal ter tomates-cereja em conserva para sempre que quiser uma entrada leve e especial? A receita é bem fácil de fazer. Você coloca uma caixa de tomatinhos em uma assadeira e adiciona manjericão, alho, sal e azeite a gosto. Em seguida leve ao forno por cerca de 20 minutos. Depois, guarde todo o conteúdo da assadeira em um vidro de conserva.

6. vinagrete de tomate-cereja: vinagrete acompanha qualquer entrada ou prato principal. Aqui nesta dica, você vai substituir o tomate tradicional pelo cereja e misturar com outros ingredientes apetitosos, como o pepino japonês e a cebola roxa.

Saladas de tomate cereja

7. Salada Caprese: em busca de uma receita rápida e fácil? Pois esta sugestão foi feita para você. Basta cortar ao meio 300 g de tomate-cereja, picar em cubos 300 g de queijo mussarela e colocar em uma tigela. Depois, adicione meia xícara de manjericão, duas colheres de vinagre balsâmico, sal e azeite de oliva a gosto, e misture com a ajuda de uma colher ou garfo.

8. Salada Primavera: a combinação de ingredientes desta salada é o que a torna deliciosa. Você vai precisar de alface americana e crespa, uma xícara de tomates-cereja, uma xícara de palmito pupunha, uma manga picada, azeite, sal e orégano a gosto. É rápida e fácil de fazer.

9. Salada de tomate-cereja e batata bolinha: batata bolinha e tomate-cereja também fazem uma ótima combinação. A batata deve ser picada, misturada a alecrim, sal, azeite de oliva e vinagre balsâmico, para depois ser levada ao forno. Os tomatinhos são misturados com cebola, alho e azeitona verde picada para se juntarem as batatas posteriormente. Dá água na boca só de imaginar!

10. Saladas fit com tomate-cereja: em busca de uma saladinha que combine com sua dieta fit? Vem dar uma olhada nesta sugestão que leva pepino, cebola roxa, salsinha, abacate e azeitonas pretas.

11. Salada de tomate-cereja com cebola: sugestão simples e rápida de fazer, rendendo quatro porções. Além do tomate-cereja, a cebola roxa, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino são parte da receita. E tem uma dica superespecial de como tirar o ardido da cebola roxa, para a salada ficar ainda mais gostosa.

Pratos principais de tomate cereja

12. Risoto de tomate-cereja e mussarela de búfala : risoto é um prato que dá água na boca e fica ainda melhor quando você adiciona tomates-cereja e mussarela de búfala. Leva também cebola, sal, pimenta, manteiga e parmesão ralado.

13. Clafoutis de tomate-cereja: para o recheio desta receita você vai precisar de óleo de soja, tomates-cereja picados ao meio, orégano, sal e açúcar mascavo. Coloque todos os ingredientes em uma frigideira e refogue. A massa é feita com ovos, farinha, creme de leite, sal, leite e pimenta.

14. Focaccia de tomate-cereja: que tal uma focaccia para o prato principal? Primeiro, prepare a massa com a ajuda da batedeira e deixe descansar por uma hora. Em seguida, prepare o molho pesto com a ajuda do liquidificador. Depois que a massa crescer, coloque os tomatinhos-cereja e leve ao forno.

15. Macarrão com molho de tomate-cereja: o molho do macarrão fica ainda mais gostoso se você substituir os tomates tradicionais por tomate-cereja. O mais legal desta sugestão é que molho e macarrão são preparados juntos, em uma mesma panela. Receita prática para quem mora sozinho e quer cozinhar uma refeição para uma pessoa!

16. Risoto de tomate-cereja com abobrinha: mais uma receita incrível para quem gosta de comida vegetariana. Leva cebola, arroz, caldo de legumes, vinho branco, abobrinha, queijo brie e parmesão, além dos próprios tomatinhos-cereja.

17. Risoto de tomate-cereja assado: a receita não é difícil de fazer e você deve começar pelos tomates. Corte-os pela metade e leve a uma assadeira junto com manjericão e alho. Deixe assar por uma hora e, enquanto espera, prepare o risoto. Finalize adicionando os tomates assados.

18. Torta de tomate-cereja: tortas salgadas são ótimas para serem servidas no almoço ou jantar. E o que você acha de preparar um delicioso recheio de tomatinhos-cereja? Primeiro você deve preparar a massa, que tem como ingredientes farinha de trigo, alho, sal, manteiga, água e sal. Depois é só adicionar os tomates (cortados ao meio) e levar ao forno.

19. Frittata de tomate-cereja: apesar de não ser uma receita leve, por ter farinha entre seus ingredientes, é fácil e muito gostosa. Você vai precisar de: iogurte natural, leite, ovos, manteiga, sal, abobrinha, fermento, bicarbonato de sódio, pimenta e tomates-cereja. Cozinhe os tomates em uma frigideira, para depois misturar com a massa da frittata e a abobrinha.

Os tomatinhos-cereja definitivamente ficam deliciosos em qualquer receita, desde algo simples, para servir de entrada, até um prato completo. Você não dispensa tomates em suas refeições? Vem dar uma olhada nestas sugestões de tomate recheado!

PARA VOCÊ