41 receitas com tomate seco para deixar sua refeição mais sofisticada

Escrito por                          

Tomate seco é um ingrediente que faz muito sucesso, dando sempre um toque de sofisticação à comida. Uma combinação muito comum é esse tipo de tomate com a rúcula e queijo, nos mais variados tipos de pratos: pizza, macarrão, risoto etc.

Mas, as combinações e possibilidades são inúmeras: é possível combiná-lo, por exemplo, com calabresa, salmão, abobrinha, ovo e muitos outros alimentos!

Está precisando de ideias para utilizar mais o tomate seco em seus pratos? Confira as receitas abaixo e inspire-se!

Entradas e aperitivos com tomate seco

Foto: Reprodução / Sabores da vida

Foto: Reprodução / Sabores da vida

1. Mousse de tomate seco: boa opção para dias mais quentes, já que é uma mousse salgada geladinha, que fica ótima para uma entrada, ou mesmo para servir como um aperitivo, junto com torradinhas. Fica bonita, sendo ideal para quando você vai receber visitas em casa.

2. Patê de tomate seco: ideal para quando você vai receber visitas em casa, para servir simplesmente com torradas. Você só precisará de alho, tomates secos, ricota, manjericão, sal e pimenta.

3. Abobrinhas grelhadas com tomate seco: uma opção diferente de entrada. Você utilizará as abobrinhas, os tomates secos, sal, azeite, gorgonzola, manjericão, pimenta-do-reino e palitos para finalizar.

4. Salada de alface e tomate seco: você vai usar os três tipos de alface, uva passa, tomate seco, e finalizar com um molho de mostarda e mel. Salada diferente e muito saborosa.

5. Tosta de espinafre, tomate seco e queijo: a receita leva apenas pão, folhas de espinafre, molho, tomate seco e mussarela, e é feita apenas utilizando uma tostadeira.

6. Maionese de tomate seco sem ovo: diferente e fácil de fazer. É versátil, pois pode ser utilizada em sanduíches, massas, saladas e muitas outras coisas. Você vai precisar apenas de leite gelado, tomate seco, óleo e sal.

7. Mussarela de búfula e tomate seco: combinação de sucesso, o queijo é “recheado” com o tomate seco. Uma opção que cai muito bem para você servir como entrada ou acompanhamento. Fica bonita e é simples de fazer (apesar de não ficar barata).

8. Pão com tomate seco: mostra que das receitas mais simples saem os melhores sabores e visuais. Você pode utilizar pão francês mesmo, mas um ciabata ou um pão italiano também caem muito bem. Boa dica para servir como entrada em um jantarzinho entre amigos.

9. Patê de tofu com tomate seco: o sabor vai depender da qualidade do tofu utilizado, então use o melhor tofu que encontrar (quanto mais fresco melhor). A dica é usar tomates secos que não são conservados em óleo, mas, se você não encontrar, use uma folha de papel toalha pra enxugar um pouco do óleo.

10. Strudel de tomate seco e mussarela: receita diferente, que rende uma deliciosa entrada para quando você for receber amigos em casa, por exemplo. Você usará massa folhada pronta, tomate seco, mussarela de búfala, pimenta, ovo e pesto (de rúcula, ou outro que você desejar).

11. Pão de liquidificador com tomate seco: uma receita sem lactose, simples e deliciosa. Para fazer o pão, você precisará apenas de açúcar, leite vegetal, ovo, óleo, sal, fermento biológico seco e farinha de trigo. Para rechear, tomate seco e orégano.

12. Wrap de rúcula e tomate seco: nada mais é do que um sanduíche mais fininho enrolado e que fica perfeito com essa combinação de rúcula e tomate seco. Simples de fazer, delicioso e sacia.

13. Rondelli de búfala, rúcula e tomate seco: você utilizará manta de mussarela de búfula, que deverá ser aberta e recheada. Mas, se não encontrar no supermercado, utilize pequenas fatias de mussarela mesmo.

Macarrão com tomate seco

Foto: Reprodução / Comida do dia

Foto: Reprodução / Comida do dia

14. Linguini com tomate seco e rúcula: preparo simples, mas um prato delicioso para um almoço de fim de semana, por exemplo. Você só usará o macarrão, os tomates secos, alho, azeite, rúcula, sal e pimenta-do-reino.

15. Penne ao pesto de tomate seco: muito fácil de fazer e fica com um sabor especial. Como todo bom macarrão, é uma ótima dica para um almoço de fim de semana. Para o pesto, você usará manjericão, tomate seco escorrido, nozes, alho, parmesão, azeite, sal e pimenta.

16. Tagliatelle com salmão e tomate seco: massa simples e rápida, com sabor diferente, enriquecida pela mistura de tomate seco e salmão. Além desses ingredientes principais, você usará alho, azeitonas, nata, mostarda e parmesão.

17. Rigatoni com bacalhau e tomate seco: simples de preparar, mas com sabor sofisticado e diferente. Você pode usar rigatoni ou outra massa de sua preferência, além do tomate seco, bacalhau dessalgado, rúcula, azeite e alho.

18. Espaguete de abobrinha ao molho de tomate seco: ideal para quem quer variar o cardápio e preparar uma comida vegetariana diferente, leve e nutritiva. Você usará abobrinhas, cebola, alho, pesto de tomate seco, champignons, pimentão, vinho branco seco, ervas, pimenta-do-reino e sal.

19. Salada de macarrão com molho de tomate seco: diferente e saborosa. Para o molho, você só precisará de tomate seco, alho, vinagre, azeite, sal e pimenta. Para a salada, usará macarrão parafuso, azeitona preta, tomate cereja, manjericão e parmesão.

Risoto com tomate seco

Foto: Reprodução / Brisando na cozinha

Foto: Reprodução / Brisando na cozinha

20. Risoto de tomate seco e rúcula: combinação infalível, que resulta num prato elegante, porém, sem segredos para preparar. A receita rende para seis pessoas. Ideal para um jantar especial entre amigos.

21. Risoto de brie e tomate seco: fica bem cremoso, sofisticado e delicioso. Você utilizará arroz próprio para risotos, caldo de frango, cebola, manteiga, vinho branco seco, queijo brie, tomate seco e pimenta-do-reino.

22. Risoto de chouriço e tomate seco: uma combinação diferente, mas saborosa para quem aprecia chouriço. Além dele, a receita leva cebola, alho, azeite, tomate seco, vinho branco, água, arroz para risoto, caldo de legumes, sal, pimenta e parmesão.

23. Risoto de tomate seco, cabernet e provolone: combinação que resulta num prato elegante e saboroso. A dica da receita é não lavar o arroz e fazer o caldo em casa. O risoto deve ficar úmido e o arroz al dente. O prato deve ser servido quente.

24. Risoto de palmito com tomate seco: receita gostosa, simples de preparar e leve. Boa dica para quem não come carne. E, para quem come, pode ser acompanhada de um frango grelhado ou outra carne que preferir.

25. Risoto de calabresa, tomate seco e pimentão: um prato elegante e saboroso. Você usará arroz arbóreo, calabresa, conhaque, pimentões, cebola, alho, tomate desidratado, caldo, páprica picante, manjericão, cebolinha, manteiga, parmesão e amêndoas tostadas para finalizar.

Ovos com tomate seco

Foto: Reprodução / Comida do dia

Foto: Reprodução / Comida do dia

26. Omelete com queijo de cabra e tomate seco: o tomate seco dá um toque especial a esta omelete, apesar do preparo ser bem simples. Além dos ovos e do tomate seco, você precisará de leite, sal, pimenta-do-reino, salsinha, queijo de cabra, rúcula e manteiga para untar.

27. Ovos mexidos com tomate seco no pão chapata: boa dica para dias em que se quer saborear ovos de uma maneira diferente. O tomate seco dá um sabor especial, e o pão chapata já é comprado pronto, ou seja, é uma receita bem prática.

Pratos especiais com tomate seco

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

28. Lasanha de tomate seco: um prato elegante, ideal para um almoço de família, por exemplo. Boa dica também para quem não comer carne. Você já pode comprar a massa de lasanha pronta, aí precisará de molho de tomate e do tomate seco, e fará um creme de ricota e mussarela. Para cobrir, creme de leite, requeijão, mussarela ralada, sal, pimenta-do-reino e parmesão.

29. Abobrinhas ao molho pesto: prato leve e saudável, porém, cheio de sabor. É fácil de preparar, sendo ideal para um jantarzinho rápido durante a semana.

30. Atum com tomate seco: receita diferente, saborosa e fácil de fazer. Você pode usar batata palha na preparação, mas, se preferir algo mais saudável, opte por alguns legumes ralados ou picados (cenoura, couve etc.).

31. Pizza de rúcula com tomate seco: um prato já tradicional, que sempre agrada, já que tomate seco e rúcula combinam perfeitamente bem. Ideal para servir aos amigos num final de semana qualquer, acompanhada de um bom vinho.

32. Abóbora assada: nesta receita, foi usada a abóbora paulista, que não é muito doce e pode ser encontrada pequena, o que é melhor para assar mais rápido. A dica é servir com contra filé temperado com sal e erva doce.

33. Pizza caseira de tomate seco: a massa é feita com farinha de trigo, sal, açúcar, azeite, água e fermento biológico seco. Para o recheio, molho de tomate, rúcula e mussarela. O resultado é delicioso, prato ideal para uma sexta-feira em casa.

34. Cuscuz de tomate seco e atum: você utilizará o cuscuz marroquino, que é bem versátil, podendo ser servido numa refeição mais leve ou mais substancial. Além dele, usará atum em lata, sal, azeite, limão, mel e cebolinha.

35. Quiche de mussarela de búfala: boa dica para os dias mais quentes, em que não se tem vontade de comer pratos pesados. A quiche combina perfeitamente com uma salada completa com folhas misturadas com morangos e pedaços de manga.

36. Escondidinho de carne com tomate seco: você fará um purê de aipim e, para preparar a carne, utilizará cebola, azeite, manteiga, alho, cheiro verde, cenoura, vinho tinto seco, tomilho desidratado, sal, pimenta-do-reino e amido de milho. Para finalizar, parmesão para gratinar.

37. Bolo salgado de tomate seco e salmão: é light, fácil, rápido e não precisa nem de batedeira. A receita leva salmão e tomate seco, mas, o bolo pode ser feito também com outros ingredientes de sua preferência, como, por exemplo, linguiça calabresa e pistache, entre outras ideias.

38. Frango ao pesto: trata-se de um filé de peito de frango coberto com pesto de tomate seco, parmesão e amêndoas laminadas assado em forno. Fácil, bonito e saboroso! Qualquer tipo de castanha pode ser usada por cima e o queijo também pode variar.

39. Pão com calabresa picante e tomate seco: a composição integral e enriquecida com farinha de linhaça torna o pão uma ótima pedida para acompanhar saladas em refeições leves e saudáveis. Sua textura e seu sabor combinam perfeitamente com um generoso fio de azeite, servido para amigos na companhia de uma cerveja gelada, por exemplo.

40. Sopa cremosa: ótima dica para dias frios. A receita leva tomilho, mas, se você não gostar, pode optar por manjericão ou orégano. O segredo é o uso da cenoura, que adoça na medida certa e balanceia a acidez do prato.

41. Lasanha com passas e tomate seco: se você quiser fazer uma entradinha para surpreender convidados, essa é uma excelente escolha. Afinal, a lasanha sempre agrada, e a união dos ingredientes utilizados nesta receita tem sabor único. O resultado é um prato elegante e muito saboroso.

Agora você já sabe: é sempre interessante usar o tomate seco para dar um toque mais sofisticado a um prato, como uma omelete ou uma massa, por exemplo. Afinal, ele é um ingrediente superversátil e pode ser usado nas mais variadas receitas com garantia de sucesso, basta usar a criatividade!

PARA VOCÊ