16 receitas com tomilho para inovar nos sabores dos seus pratos

Escrito por    
Em 24.06.19

Com um sabor muito marcante, o tomilho pode ser usado nos mais diversos pratos! Com uma grande propriedade antisséptica, ele é um poderoso agente no combate e destruição de micróbios causadores de infecções! E para adicionar essa plantinha na sua alimentação, separamos uma lista com diversas opções de receitas deliciosas, confira:

Continua após o anúncio

Receitas salgadas com tomilho

1. Frango assado com tomilho, sal e limão: frango assado é, normalmente, o prato principal de um bom almoço de domingo, não é mesmo? E nada melhor do que inovar esse clássico com alguns temperinhos simples, mas que fazem toda a diferença no resultado final. A dica aqui é usar alho, limão e tomilho!

2. Batata rústica assadas ao tomilho: um ótimo jeito de inovar o almoço ou o jantar é preparar uma batata rústica no capricho. Aqui, a batata asterix é utilizada, já que contém mais amido do que água e, assim, fica mais sequinha e crocante. Para temperar, use tomilho, alecrim, alho e pimenta-do-reino.

3. Flor de alho com acrecrim e tomilho assado: que tal experimentar uma comida de bar diferente e muito gostosa? Quem não é muito fã de alho não precisa se preocupar, pois todo o ardor desaparece e ele fica supersuave e com a consistência bastante cremosa. Vale a pena testar aí na sua casa!

4. Nhoque ao molho de calabresa e tomilho: feita em duas etapas – a massa do nhoque e o molho – essa receita é uma mão na roda para quem quer cozinhar algo fácil e muito gostoso. Para a massa, tenha em mãos batata baroa, ovos, queijo parmesão, farinha de trigo, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. Já para o molho, os ingredientes usados são tomate italiano, linguiça calabresa, cenoura, tomilho, alho, sal e pimenta do-reino.

5. Risoto de abóbora com carne-seca e tomilho: difícil encontrar quem não gosta de um bom risoto, certo? E essa versão com certeza vai arrancar suspiros de todo mundo que provar. Aqui, a combinação da abóbora japonesa com a carne seca e o tomilho provocam uma explosão de sabores simplesmente irresistível.

6. Peixe assado ao molho e tomilho: para uma receita mais refinada, aposte nesse peixe assado! A dica é usar um bom filé de salmão, pois ele combina perfeitamente com os temperos usados, que são manjerona, orégano, salsinha, tomilho, pimenta e suco de limão. O resultado final vai te surpreender!

7. Tender com mostarda, mel e tomilho: ficou encarregado de preparar o prato principal do almoço com a família e não sabe o que fazer? Então aposte nesse tender com mostarda, tomilho e mel. Extremamente saboroso e suculento, ele é aquele tipo de receita que agrada os mais variados paladares!

8. Chilli mexicano com tomilho: os amantes de comidas mexicanas vão se apaixonar por esse chilli que é superprático e rápido de ser feito. Atenção para os ingredientes necessários: carne moída, pimentão vermelho e amarelo, cebola, tomate, feijão vermelho, coentro, extrato de tomate, pimenta dedo-de-moça, tomilho, cominho, páprica picante, sal e óleo.

Continua após o anúncio

Receitas salgadas e saudáveis com tomilho

9. Sopa de tomates com tomilho e páprica: sabe aqueles dias friozinhos que tudo o que você quer é um prato quentinho e bem gostoso para saborear embaixo das cobertas? Pois essa sopa de tomates com tomilho e páprica é a opção perfeita para aquecer o seu coração e ainda matar a fome!

10. Creme de cenoura com tomilho: gostoso e versátil, esse creme de cenoura com tomilho é perfeito para servir como entrada de um jantar com os amigos. E o preparo é bem simples, basta bater tudo muito bem no liquidificador e depois dar uma cozinhada até atingir o ponto de creme. Fácil, né?

11. Cenoura assada com laranja e tomilho: inovar na cozinha pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Essa receita, por exemplo, é uma ótima maneira de preparar algo diferente e com ingredientes que com certeza todo mundo tem na geladeira. Ficou curioso? Então confira o modo de preparo e aproveite!

12. Salada de beterraba com tomilho: nada melhor nos dias mais quentes do que uma salada refrescante preparada no capricho. E aqui, até quem não gosta muito de beterraba vai repetir o prato. Os outros ingredientes usados são azeite, gengibre, orégano, cebola roxa, alho, cebolinha, tomilho, limão, sal e pimenta-do-reino.

13. Salada de batata-doce com maionese vegana e tomilho: além de ser supersaborosa, essa receita é liberada para todo mundo, pois é totalmente vegana! Feita à base de castanha de caju, a maionese que é utilizada aqui é muito cremosa e gostosa! Prepare essa delícia aí na sua casa e esteja preparado para receber muitos elogios!

14. Salada de cogumelos com tomilho: champignon, pimenta dedo-de-moça, salsinha, azeite, alho, sal, tomilho, orégano , pimenta cayenna, cenoura, palmito pupunha, radiccho, agrião, pão sueco e limão siciliano são os ingredientes que compõem essa salada muito gostosa e fresquinha.

15. Couve-flor assada com tomilho: quer preparar um prato diferente e muito gostoso, mas não quer ter trabalho na cozinha? Então, invista nessa couve-flor assada que é temperada com azeite, sal, pimenta-do-reino e tomilho. Para deixar tudo ainda mais gostoso, você pode servir com algum molho de iogurte ou tahine.

16. Sopa de cenoura com grão-de-bico e tomilho: e para encerrar essa lista, que tal aprender a preparar uma típica comfort food? Essa sopa é tão gostosa e aconchegante que é como um carinho no estômago. A dica, para deixar tudo mais bonito, é servir em tacinhas bem lindas e com umas fatias de chouriço para decorar!

São tantas opções gostosas que fica difícil escolher a sua preferida, não é mesmo? Na dúvida, experimente todas! E para explorar novos sabores, não deixe de conferir essa lista de receitas com hortelã.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ