9 receitas com tremoço que vão do aperitivo a refeição completa

Escrito por    
Em 17.04.20

O tremoço é uma semente de leguminosa conhecida por ser nutritiva e pela textura marcante. É possível utilizar este ingrediente no preparo de queijos vegetais, patês e até molhos. Além disso, ele também funciona bem para incrementar recheios. Confira uma seleção de receitas que vai te encantar.

Continua após o anúncio

1. Tremoço simples

Esta é uma versão bem básica de tremoço. A semente deve ser deixada de molho, depois cozida e ficar de molho por mais três dias. É importante ir trocando a água por pelo menos três vezes ao dia para tirar o amargor. O tempero do aperitivo é feito apenas com sal.

2. Queijo cremoso com tremoço

Aqui, a semente utilizada é o tipo em conserva. A mistura dos ingredientes é realizada no liquidificador. Além da semente, a receita leva azeite, água, suco de limão e pimenta caiena. O preparo pode ser conservado na geladeira por até 10 dias.

3. Queijo vegetal amarelo com tremoço

O queijo desta receita tem uma consistência bem firminha e o ponto alto do preparo é a rapidez. O que faz o queijo ficar duro é o uso do ágar-ágar. Já o suco de limão dá um gostinho cítrico ao preparo. Depois de batida, a mistura dos ingredientes deve ficar entre uma a duas horas na geladeira.

4. Queijo cheddar vegano de tremoço

O leite de tremoço é um dos ingredientes base desta receita de queijo vegano. Para prepará-lo, você precisa bater a semente – já sem pele – com água no liquidificador. A coloração parecida com cheddar fica por conta do corante alimentício.

Continua após o anúncio

5. Patê de tremoço

O patê desta receita vai deixar seu happy hour mais gostoso. Aqui, a semente descascado é demolhado e levado para o mixer com alho. Então, é hora de acrescentar o azeite e bater mais um pouco. A finalização é feita com o vinagre, a salsinha, a pimenta e o tomilho.

6. Patê proteico com tremoço

Esse é um patê supernutritivo e aromático. Além do tremoço, o preparo também leva abacate como base. O tempero fica por conta do suco de limão e do manjericão. A amêndoa tostada dá um toque crocante à textura do aperitivo.

7. Quiche vegano com tremoço

Aqui, o tremoço aparece como um dos ingredientes que recheiam a quiche. A semente e a abobrinha são utilizadas como base de um queijo vegano que também leva polvilho azedo. Para temperar, você vai precisar de alho, cebola, sal e suco de limão.

8. Falafel de tremoço

O falafel também pode ser usado como ingrediente principal do falafel. A linhaça hidratada é utilizada para dar liga e a farinha integral também compõe a massa. A cúrcuma e o cominho dão um gosto bem característico ao preparo.

9. Macarrão com queijo vegano de tremoço

Continua após o anúncio

Esta receita prova que o queijo de tremoço pode incrementar muito bem um macarrão. Aqui, o tipo à carbonara conta com um molho branco bem cremoso que leva a semente e castanha-de-caju como base. Um destaque é o tempero com sal negro e o “bacon” usado é de cogumelo.

O tremoço é um ótimo ingrediente para compor refeições vegetarianas e veganas. Além disso, pode ser servido como aperitivo cozido ou como patê. Com certeza, há uma versão que vai conquistar seu coração e o estômago. Veja também mais receitas de queijo vegano e falafel!

PARA VOCÊ